A Sangue Frio

A Sangue Frio Truman Capote

Resenhas - A Sangue Frio

Francini.Lessa 24/04/2023

Um crime sem precedentes
Um jornalista que se aproxima de dois criminosos para descobrir como um assassinato que chocou a sociedade americana aconteceu.

manu 19/04/2023

5/5
Não tenho palavras para descrever o quanto esse livro é incrível, eu achava que o Truman Capote havia carregado uma enorme frieza durante os 6 anos que ele trabalhou nesse livro, porém nas últimas páginas se percebe o cansaço mental que o mesmo ficou após chegar a conclusão dessa história.

E só se sabe disso por relatos de outras pessoas, em nenhum momento ele se colocou como "personagem" da história, sempre escondido e apenas ouvindo.

Truman Capote era complexo e mesmo eu achando que ele não foi uma pessoa fria durante os 6 anos, ele escreveu de forma fria. Entregou os fatos, palavras ditas e não ditas, momentos no passado e no presente tudo de tal forma que fica difícil encontrar uma passagem de sentimentos vinda da parte dele.
Havia sentimentos de todos, as dores de cada um até mesmo daqueles que não se espera e muita vezes não queremos ler sobre os sentimentos.

Ainda que é óbvio para todos que Perry e Dick eram pessoas ruins, de inicio fica dificil de entender o que levou ambos a cometerem tal atrocidade, os motivos de cada um foram entregues ao leitor no momento certo para que pudesse ser feita uma análise de todas as coisas que foram lidas desde o começo até a conclusão da história.

Fico curiosa sobre o quanto Truman se aproximou dos assassinos, principalmente de Perry, os boatos que surgiram com o tempo sobre eles foram ridículos mas me faz questionar se eles eram próximos o suficiente para que Capote acreditasse de alguma forma que ele era sim uma pessoa boa.

É interessante também como você percebe as mudanças que ocorreram na cidade depois dos assassinatos, de uma cidadezinha simples, confiável e segura para um lugar cheio de desconfiança e medo.
E que Truman conseguiu mostrar isso muito bem, pois mesmo após a conclusão do caso ninguém foi o mesmo.

Não esperava nada do que eu encontrei, uma leitura incrível que estava na minha lista fazia um bom tempo e finalmente consegui concluir.

Mendex0 18/04/2023

De nada adianta ser bom, se o mundo em que vivemos não é?
Como sendo considerada a primeira obra de true crime escrita, A Sangue Frio ?cria? o padrão a ser repetido em tudo que viria depois. Nem bem um capítulo inteiro foi dedicado às vítimas. Pouco ficamos sabendo além do seu último dia de vida. Já a respeito dos assassinos, vê-se que a pesquisa foi bem mais intensa. Sua infância, adolescência, primeiros crimes, anseios, medos, qualidades e defeitos são amplamente explorados como que buscando em seu passado uma justificativa para o pior de todos os crimes.

O escritor parece ter a pretensão não de entender por que pessoas boas morrem, mas por que existem pessoas ruins que matam. O resultado, de um lado, um estudo fascinante de dois personagens completamente opostos em caráter e passado, porém, igualmente culpados no crime terrível. De outro, é triste pensar que a casa e todos os pertences dos Clutter logo foram vendidos, da vida dos sobreviventes nada ficamos sabendo, enquanto a passagem dos dois assassinos em nosso mundo ficará eternamente registrada no segundo livro de crime mais vendido da história.

Julia Manjko 18/04/2023

Chocada que isso tudo aconteceu de verdade !!!
Um ótimo livro jornalístico , com muitos detalhes. Fiquei muito impressionada que isso tudo aconteceu de verdade e isso me fez ter outra visão sobre a história.

A escrita me lembrou muito Pequenos Incêndios por Toda Parte da Celeste Ng, que é aquele estilo mais fluido com poucas ou nenhuma separações de partes ou capítulos. Esse estilo se encaixou super bem com a história.

Tem umas partes que exagerou nos detalhes, dando muitas voltas. Tirando isso é um livro muito bom.

Recomendo !!!

Sarah Nimer 12/04/2023

Uma obra de arte
Minha primeira experiência com um livro de não-ficção e com a escrita de Capote. É de fato uma obra de arte da escrita. Mostra os desdobramentos de um crime tão bárbaro e sem motivo nenhum aparentemente, mas que te prende de uma forma inexplicável. Me causou náuseas em vários momentos, mostra as facetas do ser humano que muitas vezes não gostaríamos de saber. Um livro com um tema tão pesado, mas com uma escrita tão delicada e respeitosa.

Entrou fácil para os melhores do ano.

Tayara.Vergueiro 05/04/2023

Emocionante
Esse livro mexeu muito comigo, sonhei diversas noites com os personagens. Tenho costume de escutar e consumir muito conteúdo de true crime mas nenhum chegou a me impactar tanto como a sangue frio, nem tanto pelo crime mas pela narração de Capote. Muito bom!

@limakarla 05/04/2023

É até difícil fazer alguma resenha para esse livro, sinto que nada do que eu falar vai contemplar a experiência que foi ler um autor contando sobre um crime terrível, mas sem transformar os autores dos crimes em completos monstros. Há tanto respeito e cuidado ao falar de todas as pessoas envolvidas nesse crime, era até difícil largar o livro.

Acredito que esse livro será atemporal, é uma aula para jornalistas que desejam contar histórias sobre crimes violentos, sobre como se deve observar um panorama geral das vítimas, mas também de quem cometeu o crime. Todos são seres humanos com qualidades, defeitos e muitos também foram vítimas da pobreza, maus tratos, falta de amor e incentivo durante a vida, enfim, são muitas camas, acredito que o Capote foi genial nesse aqui.

Filino 02/04/2023

Uma leitura impactante e difícil de largar
Do modo como está construído, o leitor em muitos momentos pode esquecer que se trata de fatos reais, tamanho o talento de Truman Capote ao relatar esse caso. Aqui existem diálogos e perfis que passariam como algo oriundo da mente fértil do autor, mas em última instância dizem respeito a pessoas que vive(ra)m.

A descrição de várias cenas provocam algum asco no leitor. Mas isso é um reflexo não de mau gosto, mas da própria genialidade de Capote. A morte horrenda da família e o perfil dos assassinos (e seus respectivos históricos familiares) provocam um misto de sentimentos quando essas páginas são percorridas. Um relato impressionante.

Matheus.Schulz 10/03/2023

Simplesmente fantástico! Estava ansioso pela leitura e mesmo assim tive minhas expectativas superadas.
Capote escreve de uma maneira que eu jamais esperaria diante do assunto do livro, e, apesar de longo, a leitura vale muito a pena.

Milebookstan 28/02/2023

Excelente
O livro é excelente no quesito trabalho investigativo. Entregou detalhes importantes de todos os envolvidos na história. Em alguns momentos acredito que deu até informações demais.

Muito triste como uma família foi tão brutalmente assassinada por nada, foi um crime por pura maldade. A verdade que me pergunto: É o porque das mortes? Já que nenhum membro da família reagiu? Muito, muito triste.

rafaelgoncalves 18/02/2023

Arrebatador
É incrível como um livro que dá o grande spoiler logo na capa consegue ser tão interessante e quase impossível de não ser devorado.

Os desdobramentos do crime na pequena cidade e perfis psicológicos dos personagens somados a qualidade narrativa do autor é tudo o que um leitor em busca de um bom livro pode querer.

Todavia, existem diversas passagens fortes que nos obriga a encarar toda a potencialidade da perversidade humana, se você for um leitor extremamente sensível talvez A Sangue Frio não seja uma boa indicação.

Fernanda2407 14/02/2023

Demorei para terminar esta leitura devido a compromissos pessoais. Sem isso, seria uma leitura para terminar em 4 dias, pois se trata de uma história instigante e brilhantemente escrita por Capote

Victor Albertini 12/02/2023

Angustiante
SOBRE:

"A Sangue Frio" é o relato, em forma de romance, de um dos casos de violência mais chocantes dos Estados Unidos, e que muito provavelmente teria caído no esquecimento (dado o local dos fatos e a forma como foram parcamente divulgados na época) se não fosse pela obra de Truman Capote. O caso em questão é o assassinato de quatro membros de uma tradicional e bem sucedida família do interior do Kansas, em 1959, pelas mãos de Richard Hickock e Perry Smith, uma dupla de criminosos que se conheceram na prisão anos antes e entraram para a história da pior forma possível.

IMPRESSÕES:

Diferentemente do que pensava, a obra não explora cenas sangrentas de forma apelativa ou busca fazer sensacionalismo barato em cima da tragédia à la "jornalismo" policial brasileiro (embora alguns críticos tenham considerado o livro sensacionalista). Os fatos principais são apresentados na medida certa de uma boa narrativa, que tem potencial de prender a atenção e comover o leitor, mas sem causar desconforto. A angústia fica por conta dos capítulos finais, em que são narrados os últimos momentos da vida dos assassinos, condenados à pena de morte.

Nunca havia lido um romance jornalístico antes. Este é considerado uma das principais, ou talvez A Principal referência para os autores do gênero, e de fato, motivos não faltam. Apesar de algumas descrições monótonas que volta e meia quebram o ritmo, em geral a leitura é fluida e proveitosa.

Em determinados momentos, pude notar um certo "exagero" de detalhes em algumas passagens, o que causou estranhamento, visto que a narrativa foi construída com base em entrevistas que eram realizadas sem o auxílio de gravadores ou bloco de notas. As desconfianças foram endossadas no posfácio, intitulado "Nem tudo é verdade, apesar de verdadeiro", mas acredito que são artifícios do gênero, além da personalidade peculiar do autor.

CITAÇÃO:

"As pessoas não estariam tão alteradas se isso tivesse acontecido com outros que não os Clutter, com uma família menos admirada, menos próspera, menos segura. Mas eles representavam tudo o que as pessoas daqui valorizam e respeitam. E o fato de uma coisa dessas ter acontecido com eles é o mesmo que dizer que Deus não existe. Dá a impressão de que a vida não tem sentido. Acho que as pessoas não estão apenas assustadas, estão é profundamente deprimidas."

Vicky.Schneider 12/02/2023

"Se eu me sinto arrependido? Se é isso que você quer saber - não. Não sinto nada. Bem que eu queria."
Pq as pessoas cometem crimes violentos? Sempre existe uma razão? Às vezes, simplesmente, não há justificativas aceitáveis para crimes hediondos. E nem por isso esses crimes aparentemente inexplicáveis e injustos deixam de acontecer, dia após dia, ano após ano. Esse livro disseca um crime chocante, porém não tão incomum. Aborda todas as personalidades diretamente envolvidas no caso e nos traz um panorama bem detalhado de todo o desdobramento do caso. Único ponto que julguei um pouco cansativo foram as descrições. Na minha opinião, excessivamente detalhadas, o que tornou a leitura pesada em determinados momentos.

Mauricio.Carvalho 08/02/2023

Um crime desconcertante
De início a leitura pareceu-me que não seria agradável porque parecia entediante para um livro policial você já saber quem são os culpados. Mas ao nos apresenta os personagens dessa história, vítimas e assassinos, Capote consegue conduzi-la até levá-la ao um ponto onde consegue criar certo suspense e mistério. E a partir desse ponto seguimos com ele ávidos por essa(s) resposta(s). Para mim no final o livro perde um pouco seu ritmo na tentativa do autor criar uma base científica suficiente para apoiar sua posição contra a pena de morte.