A Sangue Frio

A Sangue Frio Truman Capote

Resenhas - A Sangue Frio

Larissa.Azevedo 08/02/2023

Quando você lê esse livro sem saber como foi escrito, é incrível, mas quando você lê sabendo que foi um jornalista que pesquisou e apurou todas as informações, fez incontáveis entrevistas e se aprofundou nas características de todos os personagens que tiveram um papel considerável na história, é fenomenal. O livro é uma grande reportagem sobre uma história que ocorreu no século XX em uma pequena cidade do Kansas.
Uma família de quatro pessoas foi assassinada por dois criminosos que planejavam roubar uma grande quantia de dinheiro, mas na casa não havia mais que alguns dólares.
Truman Capote faz diversas entrevistas e pesquisa as personalidades dos personagens de uma forma que faz o leitor sentir que conhece a mente deles. Além disso nenhuma opinião parece priorizada na história, trazendo todos os lados possíveis e deixando por conta do público tirar suas próprias conclusões.
Desde a introdução dos personagens antes do assassinato até a conclusão do caso e a pena dos criminosos, a história envolve o leitor de uma forma sensível com uma escrita perfeita.

Livia.Salles 03/02/2023

A sangue frio - Truman Capote
Gosto bastante desse tipo de livro, mas também me sinto bastante esgotada emocionalmente quando leio algo do tipo, pois sempre me envolvo com a história (que é real). Capote escreveu muito bem esse livro, me senti totalmente dentro da história, isso é incrível, mas também muito assustador.

Brasil Vermelho 02/02/2023

Spoiler está na capa do livro
Já tinha tentado ler outra vez, mas logo troquei a leitura. Dessa vez eu terminei o livro.
Livro é ótimo, é cativante, te segura na leitura e tem gancho pra saber oq vai acontecer depois. Mesmo a conclusão estando na capa do livro.
O começo é demorado, leva várias e várias páginas até se falar do assassinato em si.

A cena do assassinato é chocante, durante esse trecho eu estava torcendo para os bandidos mudarem de ideia sobre o assassinato, mas logo que começaram a matar eu torci para as vítimas fugirem de alguma forma.

É muito bom mesmo a leitura, 5 estrelas

Priscila.Lujan 27/01/2023

Escrita impecável!
Para quem gosta do tema, definitivamente é uma livro que não pode faltar em sua lista.
O livro é dividido em quatro partes e a história é contada intercalando a narrativa entre a família e os assassinos. Minha parte preferida, sem dúvidas, é a terceira, onde acontece a descrição dos fatos.
Li por recomendação de um amigo e foi uma ótima recomendação. Portanto, deixo a minha aqui também.

Claudia.Michelin 14/01/2023

Capote
Livros com temas de casos criminais não me chamam a atenção. O interesse para realizar a leitura se ?A sangue frio? foi a narrativa. Capote é considerado o pioneiro do jornalismo literário. O autor nos fala sobre a família (todos assassinados) A fuga, a vida, a prisão, julgamento e execução dos acusados. Acompanhamos as investigações. A narrativa realmente é interessante mas em alguns momentos, para mim, a leitura foi cansativa e difícil devido ao tema

debora_pereira 13/01/2023

Pra quem gosta de livros de casos criminais, esse é perfeito! Ainda baseado em um caso real o livro conseguiu me envolver e a cada página eu ficava mais curiosa. Eu consegui perceber como Capote as vezes romantizava os assassinos, querendo "provar" que eles eram daquela forma pelo seu passado triste.
Eu gostaria que o autor tivesse falado mais sobre a família, já que eles foram as vítimas do crime. Mas com certeza esse livro foi um marco na história literária, Capote foi o primeiro a juntar o jornalismo em um livro!

Luciana1005 12/01/2023

A sangue frio
O livro ?A Sangue Frio? me proporcionou uma experiência de leitura maravilhosa. Gostei tanto da narrativa de Capote que ao finalizá-lo quis conhecer outros livros do autor e foi então que passei a nutrir um sentimento bem conflituoso por Truman Capote. Sou completamente apaixonada pela forma que ele organiza o raciocínio para criar os seus textos. Sua narrativa é fluida e muito envolvente. Funciona muito para mim. Porém, seus textos, muitas vezes, são carregados de ideias muito problemáticas e preconceituosas. O que faz com que meu amor por ele se limite a construção da sua narrativa e não necessariamente na mensagem de suas estórias.

Em a Sangue frio, Capote traz uma narrativa mais ?neutra? ao assumir a missão de fazer uma reportagem sobre o assassinato da família Clutter que aconteceu no ano de 1959 em Holcomb, no Kansas, EUA.

No decorrer da leitura vamos conhecer detalhadamente como era a rotina da familia Clutter (um pouco antes do seu assassinato), a personalidade do casal Clutter e seus dois filhos. Teremos acesso a seus amigos, a sua casa, a sua comunidade. E também teremos acesso a história de vida, personalidade e rotina dos assassinos: Perry Smith e Dick Hickcok. Ou seja, ora acompanhamos a rotina das vítimas, ora acompanhamos a rotina dos assassinos até o dia dos assassinatos. E paralelo a isso, acompanhamos a visão da comunidade sobre todo ocorrido após o crime. É sensacional.

Sem sombras de dúvidas uma das minhas melhores leituras! Recomendo muito!

kaunescau 11/01/2023

É um livro jornalístico, onde o autor relata um crime real, o que eu não sabia a princípio, conta a história do assassinato da Família Clutter no interior do Kansas nos EUA.
É um peculiar e interessante, porque você começa a leitura conhecendo a história de todos os personagens, e o que levou a desencadear todos os eventos e também nos revela todos os aspectos humanos dos personagens da história.
O autor explora ao máximo o perfil de todas as pessoas apresentadas no livro, tanto da família que foi vítima, dos assassinos e até mesmo dos moradores da cidade, remontando a história de vida de todos eles de uma maneira que eu não conseguia parar de ler, é uma escrita genial e única.

visreading 31/12/2022

tudo que se fale de positivo sobre esse livro nunca vai chegar aos pés do quão brilhante ele realmente é

Marcelo.Alencar 23/12/2022

Relato jornalístico de um crime bárbaro
Um bom livro. Bem escrito porém não deu liga. Até a metade é muito bom. Trata-se história de um brutal latrocínio ocorrido nos EUA relatado por um grande escritor e jornalista. A trama descreve os pormenores da preparação do crime, das vítimas e da fuga dos assassinos.
Vale a leitura. O livro é muito bem escrito.
Talvez eu não simpatize com o tema. Os de Rubem Fonseca eu adorei.

Rejane.Viegas 20/12/2022

Tive que ter força de vontade
Eu demorei 4 meses nesse livro e tive que terminar na força da persistência, mas não pelo livro ser ruim, mas pq definitivamente não foi pra mim, mesmo eu gostando de true crime.
Julia 20/12/2022minha estante
eita, é minha próxima leitura e eu tô com medo de ficar igual você kkkkk

Bergmann 13/12/2022

Aliciador mental
O romance de não ficção cria uma atmosfera capaz de despertar toda sua curiosidade sobre vida e atos dos assassinos da família Clutter, desde o nascimento até a morte. Desta forma, o autor te prende nas páginas- as vezes um pouco cansativas, pelo fio da ansiedade em saber os detalhes e o destino dos personagens, ainda que reais e citado claramente o ponto final da trajetória deles em páginas incipientes - ou com uma fácil busca online.

joao 26/11/2022

Meu primeiro contato com o gênero e com o autor não poderia ser melhor, A Sangue Frio é o exemplo perfeito do que pode ser o jornalismo criativo e bem feito.

Anna 21/11/2022

Leitura excelente! Achei que teria dificuldades devido à linguagem, mas isso não ocorreu. O autor intercala a narrativa entre a vida das vítimas e dos assassinos, com relatos dos vizinhos e toda a história ficou bem presa e cativante. Indico muito a leitura! Apesar de eu ter tido contato por uma leitura obrigatória, gostei bastante.

Martony.Demes 15/11/2022

Um livro bem forte e marcante, com descrições e narrativas bem intensas sobre um episódio trágico que ocorrera na década de 50!

Truman foi fundamental para a construção dessa obra que ficou marcada por ser um dos primeiros best-seller de true-crime! (não-ficção)!

Eu o li no pdf e predento adquirir a versão impressa para memória e nova leitura! RECOMENDO!