Os Animais Têm Alma?

Os Animais Têm Alma? Ernesto Bozzano

Resenhas - Os Animais Têm Alma?

tataskoob 30/03/2024

Relatos
Estava procurando um livro que se tratava sobre a pós vida dos animais e encontrei esse livro.
Confesso que no geral achei uma leitura bastante maçante, é muito cansativo de ler a obra, demorei meses para terminar.
Mas para quem tem paciência e quer saber mais sobre o tema, acho que super vale a pena pois os casos são bastantes interessantes.

miya 14/06/2020

Cansativo.
Uma vez entrei em uma pequena discussão com meu professor de filosofia, pois ele acredita que animais não têm almas, e eu já acredito o contrário. Bem, achei esse livro por acaso enquanto pesquisava sobre, logo me interessei e comecei a ler. Confesso que não gostei muito da escrita, pois é tão maçante que levei meses para conseguir terminar. Apesar disso, o livro trás inúmeros casos interessantes e informações relevantes sobre o assunto.
Recomendo apenas se tiver paciência rsrs

Li 23/04/2020

Nao gostei do livro. Acho que primeiro porque não era bem o que eu buscava de informação e segundo porque (ao menos para mim) tratou no espiritismo de forma um tanto quanto sobrenatural.

Vivi.Montarde 04/12/2019

O livro trata-se de uma apresentação de casos relacionados a faculdades supranormais nos animais.

São 130 casos envolvendo: telepatia com animais, sejam eles tanto agentes como pacientes, em situações percebidas pelo animal e pelo homem, visões de espíritos percebidos coletivamente por homens e animais, premonições de morte percebidas por animais ou aparições de animais sob forma premonitória, materialização de animais e visão e identificação de animais mortos.

O livro não tem uma abordagem teórica, ele não explica nem discute muito o tema. Ele apenas apresenta os casos, que foram publicados em revistas ou livros. E o autor os reúne e cataloga. O que tem sua relevância para comprovar a existência e a sobrevivência de uma psique animal sobrevivente à morte do corpo (afinal situações que ocorreram em vários momentos, com pessoas diferentes, em diferentes países e em várias épocas, não podem ser encaradas como coincidência ou alucinação) mas que por outro lado torna a leitura cansativa em alguns momentos. Por isso sugiro a leitura desse livro concomitante com outro livro, para evitar que se fique entediada ;)

Simone Guimarães 04/11/2019

Apesar de trazer relatos interessantes que certamente nos alimentam de esperança quanto a encontrar nossos pets um dia, foi uma das leituras mais maçantes do ano, linguagem cansativa, por pouco não abandonei.

Eduardo 03/10/2019

Excelente livro de Ernesto Bozzano, que complementa com caso reais a comprovação da existência de alma pelos animais irracionais, num ciclo evolutivo irreversível. Grande leitura!

Camilla 19/06/2014

Resenha postada no blog SEgredos e Sussurros entre Livros
Confesso que eu estava com medo de ler esse livro, apesar de o ter escolhido, justamente, pelo tema. Não sou espírita e, na verdade, morro de medo desses assuntos de almas andando para lá e para cá à nossa volta. Acontece que a premissa do livro era abordar um tema que muito me atrai: a alma dos animais. Não é segredo para ninguém que sou louca por animais, especialmente os de estimação. Esses bichinhos me despertam um sentimento tão bom que é impossivel não cogitar a existência de uma essência como a nossa, e até mais pura, enfim... uma alma.

Basicamente, o livro se parece muito com um trabalho de conclusão de curso, mostrando fatos e argumentos que embasam a tese, que no fim é concluída. Na maior parte da leitura, encontramos uma série de relatos de pessoas lá dos anos mil oitocentos e antigamente. São fatos velhos, de uma época em que as pessoas nem tinham TV e, portanto, muito tempo sobrando para a imaginação. Apesar disso, creio que algumas histórias são bem interessantes e, até mesmo críveis.

Neste livro, não estamos falando sobre a essência das aparições humanas, embora estas sejam coadjuvantes em boa parte dos relatos. Todos os fatos narrados são marcados pela presença de um animal (cães, gatos, pássaros e cavalos), estando ele vivo ou presente em espírito. Em alguns casos, a abordagem é feita na forma de premonições de morte, vividas pelo animal em relação ao seu dono ou vive e versa. Também se relata a parte sensitiva da natureza animal ao perceberem manifestações antes ou em conjunto com os seres humanos, dentre outros detalhes.

Como eu disse, não é o tipo de leitura que me agrada muito, especialmente antes de dormir... mas gosto da ideia de saber que, talvez, eu possa encontrar os bichinhos de estimação que já tive e tanto amei quando a minha viagem terminar. Como a leitura faz parte da maratona literária, um dos requisitos era citar uma música que tivesse a ver com o tema do livro e, logo, não conheço letra mais adequada do que a de Encontros e Despedidas, cantada pela Maria Rita.

“Mande notícias do mundo de lá
Diz quem fica
Me dê um abraço, venha me apertar
Tô chegando
Coisa que gosto é poder partir
Sem ter planos
Melhor ainda é poder voltar
Quando quero...”

(trecho de Encontros e Despedidas)

site: http://ssentrelivros.blogspot.com.br/

Keka 08/07/2011

O livro traz vários relatos, extraídos de revistas científicas sobre aparições de animais mortos, visões de espíritos por animais, e gente, e premonições realizadas pelos animais.
Junto disso o outro analisa e argumenta os fatos, dando no final uma conclusão muito bem escrita e satisfatória.
A princípio achei meio maçante os relatos, mas a conclusão final valeu a pena, e a tentativa de trazer o tema para ciência foi memorável.

Luiz 29/11/2009

Há algum tempo eu procurava um bom livro espírita que tratasse da questão da desencarnação dos animais, já que as obras da codificação não dedicam muitas linhas a este tema. A intenção era presentear uma amiga que gosta muito de bichos e que vive fazendo perguntas a respeito (as quais eu não sabia responder). Só encontrei alguns títulos um tanto suspeitos, de autores desconhecidos, não vendidos pela livraria da FEB, então não arrisquei. Mas para minha surpresa, na própria estante da FEP, durante o Encontro da Juventude, deparei-me com Os Animais têm Alma? (Editora Lachâtre, 174 págs., 2009). A capa lembrava algo como Marley & Eu e trazia estampado o aviso: "Mais de 110 mil exemplares vendidos". Parecia ser algo extremamente leve, perfeito para a minha amiga, e recomendado pela Federação Espírita, então não pensei duas vezes e o adquiri.

Porém, logo que ele já estava de minha posse, me toquei que o autor era o Ernesto Bozzano (1862-1943), um dos grandes estudiosos espíritas, contemporâneo de Allan Kardec. Já dava para notar que o conteúdo seria um pouco diferente do que a capa propunha. E isto tornou-se ainda mais óbvio depois que eu li o subtítulo da obra (mais fiel a seu título original): Cento e trinta casos de manifestações de assombração, aparições e fenômenos supranormais com animais.

Neste caso, fiquei mais interessado pelo livro, e já deduzi que não seria um bom presente para minha amiga, ainda não muito avançada nos estudos espíritas. Obra puramente científica e racionalista, Os Animais têm Alma? condensa, como o subtítulo anuncia, vários casos em que se comprova que os animais comunicam-se telepaticamente com seus donos, principalmente quando se encontram em perigo; que podem sentir, ouvir ou enxergar espíritos; preveem a morte de seus donos e podem manisfestar-se depois de desencarnados. O que chama a atenção é que quase todos os relatos envolvem cães ou gatos (e cães, talvez por coincidência, na maioria da raça Fox Terrier). Há algumas histórias com cavalos e pássaros, também.

Cada caso narrado é muito interessante. Alguns são muito ternos e emocionantes, como os de vários donos que, ligados intensamente aos seus bicinhos de estimação, chegaram a vê-los depois de mortos. Mas também há aqueles misteriosos (que podem até dar um pouco de medo), como o de uma família cujas mortes de seus membros eram sempre anunciadas alguns dias antes por estranhos uivos agourentos, de cães invisíveis, ou o da "vitela de olhos reluzentes", que assombrava uma floresta (só lendo o capítulo para levar a sério). Todos os casos foram publicados em renomadas revistas espíritas da época (início do século XX), assinados por pessoas de caráter reconhecido, que não estariam inventando histórias.

Ernesto Bozzano mostra nem é preciso dizer muito critério ao selecionar tais casos, e faz comentários bastante pertinentes após cada um, com uma mente puramente científica. Diante de cada fato "sobrenatural" (as aspas são porque na verdade não existe nada sobrenatural - tudo pode ser explicado) , o autor apresenta primeiro as possibilidades mais lógicas, como alucinações, para só então vislumbrar aparições de espíritos.

Um livro sério e necessário, recomendável a todos que estudam o espiritismo, principalmente àqueles que já possuem alguma bagagem de conhecimentos sobre a doutrina.