Moby Dick

Moby Dick Herman Melville

Resenhas - Moby Dick

Luiz111 27/12/2023

Um clássico da literatura, porém?
Li esse ano, no App Kindle, confesso que foi uma leitura difícil de acabar, mas me comprometi a concluir esse livro e isso tbm me ajudou a fortalecer o hábito da leitura, os motivos para eu achar uma leitura difícil: tem alguns capítulos que são cheios de termos técnicos sobre os cachalotes (baleias) e sinceramente pra alguém que não entende do assunto vai ser bem entediante essas partes; o autor usa bastante termos náuticos que poucos conhecemos, e a leitura fica um pouco cansativa.
Não é um livro que indicaria para um amigo pq sei que a chance da pessoa não concluir seria grande.

Renata.Bertagnoni 25/12/2023

Um grande livro !!! Principalmente se você for navegar para caçar baleias. Muito cansativo mas vale a experiência l.

Fer 20/12/2023

Eles eram um homem, não trinta. Pois, assim como o navio que levava todos eles era um só, embora tivesse sido construído a partir de todo tipo de coisa diferente - carvalho, e bordo, e pinheiro; ferro, e piche, e cânhamo -, no entanto, todas essas coisas se encontravam num mesmo casco concreto, que seguia por seu caminho ao mesmo tempo equilibrado e dirigido pela longa quilha central; do mesmo modo, todas as individualidades da tripulação, o valor deste homem, o medo daquele; a culpa e a responsabilidade, todas as variações foram fundidas em uma unidade, e todas foram direcionadas para aquela meta falta que Ahab, seu senhor único e sua única quilha, indicou.

Icaro 17/12/2023

Tratado sobre baleias
Um livro difícil de definir, mas com certeza a frente do seu tempo e com características bem interessantes:

1 - O autor praticamente faz um tratado sobre baleias. Durante uma boa parte do texto, é feita uma detalhada descrição física e comportamental do animal;
2 - A história é longa e analisa vários aspectos da caça da baleia, com críticas mordazes, mas difíceis de serem percebidas numa leitura simples. Essa crítica no auge da caça do animal é um marco para a época;
3 - Moby Dick é um livro com vários livros dentro. Tem peça de teatro, tem narração em primeira e em terceira pessoa, tem ensaio, tem texto sociológico, filosófico, várias visões e análises sobre o ser humano.

Por fim, a publicação da Editora Antofágica está perfeita, li no Kindle mas comprei o físico para guardar. Gravuras impecáveis.

Nota 9,8/10 ???

Albino 16/12/2023

Um clássico em uma edição perfeita
Moby Dick é do tipo de livro que a pessoa terá o maior amor ou o maior desprezo. Mas, se a leitura for feita na edição da Antofagica a experiência será a melhor possível.

Moby Dick é a representação de nossa própria vida pela insistência e insanidade de coisas despropositadas em colocamos em nossas vidas, mas que não deveriam estar.

É uma jornada profunda, de uma sagacidade, de um amor pelo ego e de um respeito pelo ofício. Ismael, que não tem lá suas habilidades pesqueiras, embarca no Pacequod sob comando de Ahab.

A diversidade de etnias, crenças e culturas que Ishmael encontra no navio contrasta com a cultura segregaria em terra firme.

A jornada do Pequod ao longo do mundo, em busca da Moby Dick, a cachalot que é o algoz de Ahab, que em outra incursão lhe tirou a perna, mostra como homem pode ficar cego com a fúria e com seu ego ferido.

O navio baleeiro novamente perde a batalha para a cachalot e Ismael é o único sobrevivente, que relata toda a jornada.

uma obra rica em simbolismo e temáticas profundas. O romance é uma meditação sobre a natureza humana, a obsessão, a vingança, a justiça e a mortalidade. Ahab é um personagem trágico que personifica a futilidade da busca obsessiva pela vingança. Ishmael, por outro lado, representa a visão mais equilibrada da vida, e sua sobrevivência ao fim da história sugere a importância da moderação e do equilíbrio

Herman Melville, o autor, também passou pela jornada longa, sendo seu único livro escrito. Ele, talvez, tenha alcançado a sua Moby Dick

Leiam, leiam na edição da Antofagica.
AndrAa58 16/12/2023minha estante
Muito obrigada pela dica da edição. Vou ler em 2024 ?

Luiz Rodrigo de 09/12/2023

Hahahuu este Mar ê nosso, Moby Dick !!!!!!
Moby Dick de Herman Mwelvile

Vigésima Quinta leitura
Período de leitura 12/03/2023 à 02/12/2023
Páginas lidas: 750/7.479

Então esta foi uma releitura para esta obra. O livro é o mesmo, eu definitivamente não.
Hoje não vou fazer uma resenha, pois desta vez, Moby Dick não foi uma leitura, foi uma experiência repartida pelos membros do *Clube de Leitura das Grandes Narrativas. Um consenso entre os integrantes é que a leitura só aconteceu pois estivemos juntos nesta leitura.
Vou deixar a resenha da minha primeira leitura no final desta seção . E falar das coisas que eu concordo ou não com este meu escrito. Uma coisa de cada. Eu concardo que o livro tem esta complexidade em determinar o gênero literário, e isto o tornar um livro tão único que é maravilhoso. Ainda amo o Queequeg, e agora mais pessoas amam este personagem. Agora uma coisa que vi com outros olhos, foram as terríveis cenas de carnificina com os corpos dos cetáceos, que eu tinha dito na minha resnha que sobrava humor, para mim agora não existe este tipo de espaço. Para mim falta humanidade nas mãos dos baleiros. E fiquei com ranço do Ismael cada vez que ele exaltava a profissão de baleiros.
Quando reflito sobre esta leitura penso o quanto a humanidade evoluí em alguns aspectos ou não... e ao mesmo tempo o que é interessante que eu também mudei ao longo destes anos. E isto é bom.
[Resenha 2018 Moby Dick
Este livro me surpreendeu de diversas maneiras. Primeiramente a complexidade de colocá-lo em um único gênero literário. Às vezes, se comporta como romance, uma peça de teatro e enciclopédico com os diversos capítulos de citologia. Apesar de ser um livro do século dezenove, a linguagem rebuscada me impressionou muito pois enriqueceu a narrativa e meu vocabulário. Outro ponto interessante é que no meio de tanto drama, e dissecação de baleia há espaço para humor.
A história se passa no baleeiro Pequod, o capitão Ahab e sua obsessão de vingança contra o Moby Dick, o cachalote que devorou a sua perna, em temporadas anteriores. Ele é muito persuasivo com os marujos, uma coleção de tipos, hoje em dia diriam que é uma cota para cada minoria, índios, negros, e canibais pagãos. O capitão Ahab é o personagem mais cruel. O arpoador Queequeg é o personagem mais legal, tatuado, pagão, canibal, príncipe de uma ilha tipo Polinésia, selvagem e principalmente sábio.
Eu li duas versões, o livro físico na versão bilíngue da Landmark (não foi dessa vez que arrisquei em ler em inglês), e uma cópia digital da Cosac & Nafy (os textos de apoio são incríveis). Além da magnifica versão da HQ do Moby Dick Christophe Chabouté da editora Pipoca Nanquim. Foi uma experiência maravilhosa.
Amei esta história desta obsessão, desta vingança. Apesar do final trágico dos tripulantes junto ao Pequod, fiquei feliz pois o meu monstro favorito ganhou.
Estes foram o livro de número 21 e 22, em 6534 páginas. Dou 4 estrelas e não cinco, pois na verdade eu sempre torci para Moby Dick, eu detesto a crueldade com os animais.]

Canteli Marcio 07/12/2023

Mais um clássico da literatura mundial
Um livro de viagem, aventura e vingança.

Torna-se um livro bastante didático quando descreve todas as espécies e tipos de baleias, o navio, como se cassa, a culinária, enfim procura esgotar o tema a ponto de você se sentir um baleeiro profissional ao final do livro.

Muito se engana quem pensa que esse livro se trata somente de baleias. Achei excelente quando ele descreve a hierarquia naval fazendo um paralelo com a hierarquia da sociedade (em terra).

Sr. Quadros 07/12/2023

Falta de profundidade não consegue atrapalhar a trama
"Moby Dick," escrita por Herman Melville, é uma obra que mergulha os leitores em uma jornada marítima épica, repleta de desafios, e a busca incessante pelo gigantesco cachalote branco. O autor, com, transporta seus leitores para o vasto oceano, proporcionando uma experiência única de imersão. No entanto, é importante destacar que, por vezes, a riqueza de termos técnicos pode criar uma barreira para alguns leitores, transformando a leitura em um processo desafiador e, por vezes, enfadonho.

A narrativa, embora fascinante em sua premissa, revela uma lacuna no aprofundamento das personagens. Melville apresenta uma gama diversificada de tripulantes, cada um com sua peculiaridade, mas a falta de exploração mais profunda de suas histórias individuais deixa muitos personagens em um estado de superficialidade. Esta ausência de desenvolvimento impede que o leitor se conecte de maneira mais significativa com as figuras que povoam as páginas do livro, tornando-os menos empáticos e, por conseguinte, diminuindo o impacto emocional da narrativa.

Entretanto, é impossível ignorar a grandiosidade da história e a habilidade de Melville em explorar temas complexos, como a obsessão, vingança e a relação intrincada entre o homem e a natureza. A busca incansável do Capitão Ahab por Moby Dick transcende a narrativa, tornando-se uma metáfora poderosa para as batalhas humanas contra forças além de nosso controle. Essa dimensão filosófica da obra eleva seu status literário, proporcionando aos leitores uma reflexão profunda sobre a condição humana.

Em conclusão, "Moby Dick" é uma obra-prima que, apesar de seus desafios, oferece uma experiência literária única. A história envolvente e as reflexões profundas sobre a natureza humana e o desconhecido marcam a contribuição duradoura de Herman Melville para a literatura clássica. Mesmo diante das críticas à falta de desenvolvimento das personagens, a grandiosidade da narrativa continua a inspirar leitores a explorarem as profundezas do oceano literário de Melville.

Samuel920 06/12/2023

Moby Dick

As velas foram içadas,as armas e os barões assinalados,serão 3 anos navegando no infinito, não há filtro, o azul é imperial, Poseidon pode nos guiar? O líquido branco cujo nome deriva do líquido fértil humano tornou homens comuns em agentes do caos. Diante da imensidão azul ,surge o branco,o ser albino, onipresente ,seu rosto lembra uma grande muralha,seus olhos são capazes de enxergar dois inimigos em direções opostas,sua calda possui uma força titânica ,que já arremessou vários botes no ar. O cachalote transeunte que já atravessou todos os mares, soberano,monarca dos oceanos, chame-o(a) de Moby Dick,ó, mãe natureza!!

Nathalia222 04/12/2023

"A vingança nunca é plena, mata a alma e envenena"
O livro traz uma representação do narcisismo e fanatismo humano de uma maneira incrível, personagens memoráveis e uma narrativa interessante.

helenaslodk 03/12/2023

O livro começa com Ishmael que quer participar de uma caça às baleias e conhece Abah, o capitão do navio que muitos anos antes teve a perna comida por Moby Dick, uma baleia, depois que Abah tentou matá-la (por que será que a baleia arrancou a perna dele, né...). Mesmo após muitos anos esse louco tenta encontrar a baleia para se vingar.

Não dá pra negar que teve bastante pesquisa envolvendo esse livro por parte do autor, por que é bastante rico em detalhes sobre o funcionamento das baleias, do navio e da caça. O problema é que tem muitos capítulos explicando sobre isso que são inúteis para o enredo em si, o que torna o livro cansativo. Praticamente metade do livro são essas explicações, o auge pra mim foram os capítulos explicando sobre todos os tipos de baleias e suas diferenças e a anatomia das baleias.

Acontece também que no meio disso eu fui ficando com dó das baleias, mesmo que boa parte do livro colocasse as baleias como monstros dos mares etc, principalmente quando descrevia sobre como caçavam e matavam.

O enredo do livro em si é bem interessante, o ruim mesmo foram esses capítulos inúteis para a história.

Gabe_Yoda 21/11/2023

Significado
Ler Moby dick é uma jornada por si só. Um calhamaço denso em conteúdo técnico e metafísico. Aliás, qual o significado que essa narrativa trás? Bem, o Ismael acredita que é apenas uma história de algo que aconteceu, mas reconhece que terá alguns que consideram Moby Dick "sendo uma fábula monstruosa ou, ainda pior e mais detestável, uma hedionda e intolerável alegoria."

Quão interessante essa tendência humana de querer ver significado nas coisas. Incluindo também em sua vida. Eventos e padrões que tem que ter uma metáfora, uma analogia por trás. Uma significância. Como se nós humanos só conseguíssemos vivenciar a realidade crua, com olhos de ficção. E Moby Dick alimenta isso com inúmeras chaves interpretativas. Em outras palavras, o significado é aquele que você escolhe.

Não vou mentir, tem vários capítulos que perdem o ritmo com suas exposições sobre cetelogia e detalhes técnicos de caça as baleias, mas na minha interpretação eles fazem sentido. Principalmente, quando eles escondem trechos cheios de "food for thought". É como um bolo de cenoura com cobertura de chocolate, o chocolate pode ser a melhor parte, mas o bolo em si tem a sua parte no sabor.

Recomendo

-----
"[...] Pois assim como esse terrível oceano circunda a terra verdejante, na alma do homem existe um Taiti insular, cheio de paz e alegria, mas cercado por todos os horrores da vida que ele conhece pela metade. Deus te guarde! Não saia dessa ilha, você nunca poderá voltar!"

Gabriella.Baldini 20/11/2023

Fiz essa leitura a um tempo atrás, emprestado de uma amiga, e na minha opinião eu não gostei tanto quanto eu pensei que ia gostar, não é um livro do meu estilo, foi bom ler, li em poucos dias, mas foi uma leitura meio forçada, pra quem gosta de histórias mais de mar, aventuras no oceano, e pouco romance vai gostar, mas eu não gostei mto por não ser meu estilo de leitura.