Moby Dick

Moby Dick Herman Melville

Resenhas - Moby Dick

Maria 24/09/2023

Leia a versão resumida
Eu comecei a ler Moby Dick día 29 de junho. No início, a leitura fluiu bastante. Não é um livro de linguagem rebuscada, os nomes não são difíceis. E tava indo tudo bem.
O que me mata é o tanto de encheção de linguiça. Vários capítulos são completamente desnecessários, e estragam a história. Se não fosse por essa encheção de saco, eu daria 5 estrelas. E eu tô acostumada com encheção de linguiça, mas Moby Dick é outro nível, nossa.
Estava quase desistindo quando resolvi tentar um audiobook no Spotify. Acho que era uma versão resumida, e salvou o livro demais.
A história é bem interessante, e achei a conclusão bem satisfatória.
Eu geralmente, não gosto de audiobook mas esse me prendeu completamente.
Pretendo ouvir novamente sim
Jenner Azevedo 26/09/2023minha estante
Eu também achei o mesmo. Não consigo terminar, é muito maçante esse livro. É melhor assitir o episódio de moby dick do pica-pau? Também comecei a ler faz 2 meses e não tenho empolgação nenhuma continuar? Acho que vou dropar ele com 82% lido

Ricardo743 22/09/2023

Superestimado e enfadonho
Maior decepção literária que já tive. 90% do livro é composta por discussões sobre termos náuticos obsoletos e legislação baleeira do século XIX.
Jenner Azevedo 26/09/2023minha estante
Também achei? Quando vejo pessoas colocando resenhas toda cheias de floreios aqui, só me faz pensar que ou querem pagar de inteligentes ou leram a versão resumida.

Mari M. 19/09/2023

Sobre ódio,obcessão e influência.
Livro difícil,no sentido de ter muitas informações técnicas,detalhes de cada uma das baleias,maneiras de caça,instrumentos e por aí vai...é preciso estar em uma fase tranquila,com tempo e vontade para adentrar este livro.
Ele surpreende por ter toques bem humorados, personagens únicos,pra quem ama literatura acho válido em algum momento da vida conhecê-lo. Como disse,idade e momento ideias, pra não correr o risco de abandonar. Eu mesma pulei algumas partes,corri os olhos por outras,e contei com vídeos do YouTube pra me animar a continuar. Mas é um livro impressionante.

Clio0 17/09/2023

Ler Moby Dick é sentir cheiro de maresia e gordura de peixe nos dedos. É enjoar com o ritmo das palavras e semicerrar os olhos na penumbra das páginas. É uma história para ser lida em voz alta, reverberando por paredes ou recitada para amigos.

Melville escreveu numa época em que a maioria das pessoas era analfabeta ou impossibilitada de conhecer o mundo ao qual ele se referia, logo a abundância descritiva de cada paragráfo. Porém, essa não é a característica mais marcante, mas sim o clima que o autor criou.

Ishmael é o narrador que transmite o horror de ver seu capitão transformar-se durante a caçada ao seu monstro pessoal, Moby Dick. O livro que começa com tons de vermelho - de sangue, de paixão, de cólera - aos poucos tem seu ambiente enegrecido, com um quê de depressão que apenas não possui a palavra por não ser esse conceito conhecido na época.

A história de vingança de Ahab não é suave, e reluto em chamá-la romântica. O heroísmo trágico está lá, mas diferente de Edmundo Dantes, não há esperança de redenção para Ahab. O personagem de Melville é o que se tem quando não há retorno e a cólera é tudo o que resta.

O rico universo marinho vai morrendo aos poucos, assim como a mania vai aumentando. Ao final, tem-se a impressão que há apenas o duelo entre homem e animal, e que a racionalidade é incapaz de resistir aos solavancos do instinto. O animal reina.

Recomendo.
wel - @nanquimcomleite 17/09/2023minha estante
Ótima resenha!

Luana 10/09/2023

A ação da natureza
A história começa com vários bobões procurando uma baleia para matar e termina com o ataque da baleia contra os folgados kkkk não tem como não amar.

ViniHl 08/09/2023

Ele é um clássico, mas a leitura foi bem tediosa com várias partes cansativas de se ler mas pelo menos temos a baleia que é interessante o mistério dela.

Mariana 08/09/2023

Moby dick
Mais do que eu esperava eu peguei gosto por ler coisas no mar, foi maçante para mim a escrita e a forma de narrativa ainda mais quando passou para o Ahab(por mais que extremamente necessário a passagem) enfim, um clássico difícilmente é ruim, e eu gostei, agora toda vez que leio coisas que se passam no mar lembro desse livro (oq n faz mto sentido já que já havia lido histórias que se passam no mar)

Fabio.Fatori 03/09/2023

Um pouco cansativo
O livro é muito bom, tem uma boa história, mas com o tempo começa a ficar cansativo o excesso de detalhes, no começo o barco, depois a baleia e seus costumes e sua anatomia, a gente fica quase um especialista em baleia. Acostumamos com a escrita e vários detalhes acabam sendo precisos e usados posteriormente. Final quando perto acaba sendo previsível e de certa forma triste. A história foca principalmente onde a vingança cega pode levar o ser humano à ruina
e como uma boa oratória e poder de persuasão arrasta muitos inocentes junto.

Marcos 01/09/2023

O livro é grande, mas não é esse um problema, eu esperava mais ação com as caças as baleias, demora bastaaaante isso, talvez eu com a espectativa sobre a luta entre a baleia e o Homem, fiquei esperando muito e isso me fez perder um pouco do interesse do livro.
Ele explica muito sobre o mundo náutico e é uma enciclopédia sobre a fisionomia das baleias, gostei muito disso.
Gostei do livro, aprendi muito com ele, mas achei "lento" com muito corpo para personagens pequenos, talvez falha minha por chegar com expectativas.

Telma77 30/08/2023

Imponente...
A história é incrível. A leitura para mim funcionou como 'em ondas' , no mar com nossos personagens.
Em alguns momentos senti o frio na barriga diante da grandeza das ondas e a emoção do desconhecido e em outras fiquei meio vagando, mareada e morosamente entre um capítulo e outro.
Ainda assim, entre ler e não ler, é preciso se aventurar, se jogar nesse mar e conhecer Moby Dick.

Cintia295 30/08/2023

Esse livro tem umas passagens lindas, muitas passagens bíblicas, várias camadas, algumas mais superficiais e outras bem profundas.
Só não favoritei pois alguns capítulos foram cansativos. Mas no geral gosto muito do livro

Uedison Pereira 28/08/2023minha estante
Olá a todos. Escrevi este texto com meu pequeno Samsung A20 e à noite. Agora reparo algumas gralhas e peço que compreendam...

Contrário ao que digo no início do texto, o autor e o livro Moby Dick Não tiveram boa recepção de crítica e pública à época. O livro só foi ter sucesso no inicio do séc. XX.

Sou UEDISON PEREIRA, autor de "O LEÃO E AS HIENAS - e outras estórias", já aqui no skoobs e em vários outros sites.

Caso queiram fazer alguma pergunta sobre o meu trabalho, podem enviar-me uma mensagem. Terei o maior prazer em respondê-los.

Abraço a todos e boas leituras.

UEDISON PEREIRA

Uedison Pereira 28/08/2023minha estante
Obrigado RegisMaz
Obrigado Gabytes

Paula1798 26/08/2023

Recomendo
Não gostei do livro em geral mas adorei a mesnagem e os simbolismos escondidos. uma investigação profunda sobre o caráter, a fé e a natureza da percepção.

Emi 25/08/2023

Uma leitura extensa, que poderia ser muito mais interessante, a meu ver, se não houvesse tantas minúcias a respeito da caça a baleia, uma vez que não trazem tanta importância ao texto quanto as divagações das personagens