Moby Dick

Moby Dick Herman Melville

Resenhas - Moby Dick

Bela Ribeiro 12/03/2024

Muito complicado, é bem arrastado, demorei, quase um ano para ler, mas em si ele é bom, bem complicado mas é bom

André 12/03/2024

Esplêndido
Moby Dick foi o livro mais "diferente" que já li e um tanto difícil. Demorei bem mais que o habitual para concluí-lo. Entretanto é uma leitura que recompensa a insistência. Os personagens são memoráveis, cada qual com personalidades e pontos de vista distintos. Amei os capítulos sobre as características de cada baleia. Já o final... O final realmente me surpreendeu.
Eu sabia que uma determinada situação aconteceria, mas não esperava que aquela fosse apenas uma pequena parte do todo.

Uma obra que vale muito a pena!

Ana 10/03/2024

Diferente de Ahab, Moby Dick não me venceu. Melville sustentando a literatura estadunidense toda numa história de obsessão e ironia.

Adriana791 09/03/2024

Estou me desafiando a ler vários clássicos e, mesmo sabendo que Moby Dick não seria uma leitura fácil, dediquei a semana a desbravar os mares junto com o Pequod, o capitão Ahad e o narrador Ismael.

Eu estava certa em ter adiado a leitura, pois não a teria vencido há alguns anos.

Já tinha lido e amado Bartebly, do Melville, há algum tempo.

Moby Dick é mais que uma história de aventura, é muito sobre desafios, busca espiritual e filosofia.

A obsessão do capitão Ahad em se vingar da baleia que o privou de uma das pernas nos remete a nossas pequenas obsessões diárias. Nos faz pensar em quão importantes são nossos objetivos na vida.

Outro grande ponto que me pegou foi a própria caça às baleias. Ao mesmo tempo que me indigna e me faz torcer pelas baleias o livro todo, me faz refletir sobre nossa hipocrisia. Até que ponto a vida da baleia é mais importante do que a dos animais dos quais nos alimentamos até hoje? Claro que a magnificência das baleias e o fato que essa caça desenfreada por tanto tempo está levando a espécie à extinção (a caça às baleias ainda é praticada legalmente no Japão, Noruega e Islândia).

Enfim, é uma obra prima que vale a pena ser lida e refletida.

Só não dou nota máxima pois as partes descritivas e técnicas são realmente muito cansativas.
Fabio909 09/03/2024minha estante
???

Vanderlei.Augusto 05/03/2024

Não recomendo
A pessoa que termina de ler Moby Dick merece os parabéns. Pq são 752 extremamente entediantes. O autor se prende demaaais nos detalhes do navio, da cabeça das baleias, da nadadeira, da calda, etc, etc, etc.
É difícil manter o ânimo para continuar com a leitura. Particularmente eu acreditava que o livro seria repleto de ação. Me enganei e muito. Mesmo o final dele, quando há o confronto com a baleia, não há aquela emoção tão aguardada.
Enfim, continua sendo um clássico da literatura mundial mas na minha opinião está muito aquém do esperado.
Como ponto positivo, o único, é a edição da editora Antofágica. O livro é lindo

paupspaups 05/03/2024

Li essa versão porque tinha em casa e me fez ter muita vontade de ler a original algum dia :) história muito boa.

E.H.M 01/03/2024

Li justamente essa versão lá por 2006/2007, com pouca maturidade. Foi uma leitura arrastada. De repente, com a maturidade que tenho hoje, veria o livro de maneira mais leve. Me lembro que me comparecia com a obsessão do capitão Ahab ao mesmo tempo que a teimosa dele me irritava.

Algum dia talvez eu releia.
E.H.M 01/03/2024minha estante
*compadecia
Maldito corretor de celular :S

Danlmg 29/02/2024

Moby Dick
Gostei da leitura em geral, mas um livro com leitura muito pesada.
Fala sobre morfologia das baleias, como era feita a extração do óleo (que por sinal me sentia meio mal, sla me sentia triste kkk)
Mas a forma que ele trata o rancor, a amizade é magnífica.

Nádia 27/02/2024

Uma leitura difícil
Eu sou uma pessoa que está acostumada a ler livros grandes de literatura clássica, já Guerra e Paz, David Copperfield, O conde de Monte, entre outros, mas sem dúvidas Moby Dick foi o mais difícil.

O livro tem muitos detalhes técnicos sobre baleias, como detalhes da anatomia, caça, e etc. E isso foi o que mais dificultou a minha experiência. Imagina que seria algo mais voltado pra aventura.

Mas de forma alguma posso dizer que o livro é ruim, muito pelo contrário, a escrita é excelente. Não leria de novo, mas valeu a experiência.
Caco 19/04/2024minha estante
Tenho muita vontade de ler esse livro mas a preguiça é enorme rs. Precisa ser um expert de baleia pra entender o romance rs?

Miguel 26/02/2024

Baleia fantasma
Incrível li em menos de duas horas woooooooooooooohhhhh livro insano incrível detalhes maravilhosos bem escrito simplesmente viciante

eduarda 25/02/2024

Eu sou team baleia
Comecei o livro como boa vegetariana querendo que a baleia vencesse e matasse todo mundo no barco. Clássico bonito, legal entender como teve impacto na cultura mundial, apesar de ter lido a versão resumida do monteiro deu pra entender o propósito sem 200 páginas a mais descrevendo como içar um barco na água.

skuser02844 21/02/2024

Classico porem chatinho
O livro é um clássico e dá pra perceber o porquê enquanto lê, mas é meio entediante. acho que o autor se perde demais nas descrições e termos técnicos e acaba ficando difícil de imaginar o que ele quis dizer.

Gabriella756 21/02/2024

Esperava mais
Apesar de pequeno é um pouco maçante de ler, tem muitos detalhes. Eu esperava mais, por ser um clássico confesso que pensei que seria mais interessante mas, só começa a ficar realmente intrigante e envolvente na última parte do livro.

Rafaela1103 15/02/2024

O significado real de calhamaço
O que dizer de um livro clássico, calhamaço de 752 páginas, 135 capítulos, e a versão pdf como 999 páginas? Pois é...
O que não se pode negar é que esta obra do Herman é muito rica em detalhes, seja das baleias, dos navios, dos tripulantes, das culturas, enfim. Moby Dick é totalmente carregado de infinitos detalhes e descrições, alguns essenciais e enriquecedores para dar estímulo à imaginação e noção da grandeza da história e de seus personagens, PORÉM, peca pelo excesso, que acaba por cortar as partes mais empolgantes do livro com informações dispensáveis, o que o torna prolixo. Uma versão resumida/de bolso dessa aventura cairia super bem, por essas razões classifiquei com três estrelas.

deardean 14/02/2024

Moby Dick há de nos sobreviver
Levei tempo pra terminar, um livro denso e cheio de significados e metáforas, e ainda um livro sobre um navio baleeiro.

Por isso ele tem muitas partes e não aconselho ler de forma rápida. Tem pouquissíma ação, e é um livro beeem detalhado, você terá vários capítulos sobre filosofia, cetologia, arquitetura, biologia, religião (várias), etc. são ótimos capítulos, mas se quiser ler tudo rápido você vai cansar.

Apesar disso, o livro por abordar também o cotidiano no navio, faz conhecer várias pessoas e admirar e temer por elas, levado junto aos personagens e se transformar em um marinheiro cheio de medo e glória. A caça da humanidade para algo fora do vazio e a loucura. É uma leitura espetacular por seus detalhes e suas reflexões.

Imensidão, tão profunda e eclética e uma das maiores obras-primas da literatura norte-americana.