Intelectuais e Classe Dirigente no Brasil (1920-1945)

Intelectuais e Classe Dirigente no Brasil (1920-1945) Sergio Miceli

Resenhas - Intelectuais e classe dirigente no Brasil (1920-1945)

Wagner 23/04/2022

O QUE SE LE NO BRASIL
(?) ela é nefasta porque toma o lugar das obras verdadeiramente construtivas, daquelas que realmente concorrem para a formação do espírito. A novela policial atrasa a nossa cultura (?) O público, a massa prefere a literatura de ficção, que distrai sem fazer pensar (?)

Diz um dos nossos mais eminentes críticos, que esse interesse vem da ?necessidade do sonho, a premência de distrair a mente na oscilação igual da vida cotidiana, a procura daquilo que eles não vivem , aquilo que está além dos limites de suas existências pacíficas e metodizadas (?)

Galeão Coutinho -
romancista proprietário Companhia Editora Nacional (SP)

Anuário Brasileiro de Literatura, Rio de Janeiro , Irmãos Pongetti editores, 1938, p 407.

Zeca 11/09/2020

Interessante
Miceli faz o traço e desenvolve todo o percurso da escola literaria, ou melhor, o campus da literatura brasileira, desde 1920 até o final do Estado Novo, digamos assim. Vou até citar uma frase dele, que explica bastante o objetivo do livro, que ele quer expor ao longo da obra as determinações objetivas que fizeram os escritores adentrarem o campo político, na verdade, sofrerem essa coerção por parte de vargas. Ele vai enumerando todas as situações que levaram a tal e também, mostra o impacto dessas mudanças para o campo literário. Bem elucidativo e interessante, recomendo a leitura, não chega se um livro de forma alguma pedante, sem aquela escrita cheia arrastada e sim, muito mais explicativa.