As Aventuras de Tom Sawyer

As Aventuras de Tom Sawyer Mark Twain

Resenhas - As Aventuras de Tom Sawyer

Ana.Lomba 04/11/2021

Leitura leve gostosa e rápida. O livro acompanha as aventuras de um grupo de meninos levados do Sul dos Estados Unidos nos anos 1800, sempre com a visão infantil e pura, cheia de inusitadas reviravoltas, recomendo a leitura tanto de Tom Sawyer quanto de Huckleberry Finn

Alle_Marques 21/10/2021

Tudo acontece com Tom Sawyer
...
[...] Com bastante diligência e muita atenção, Tom logo pegou o jeito e seguiu caminhando rua abaixo, com a boca cheia de harmonia e a alma cheia de gratidão. Sentia-se bem do jeito que um astrônomo que acabou de descobrir um planeta novo sente. E se pensarmos simplesmente em um prazer forte, profundo e completo, a vantagem estava com o menino, e não com o astrônomo. [...]
...
É tudo muito conveniente, Tom parece sempre está no lugar certo e na hora certa (mesmo para as desventuras, já que até elas terminam em coisas boas), e mesmo ele sendo o protagonista, fica difícil de acreditar que tudo sempre acontece com ele ou perto dele.
Além disso, para gostar realmente da obra, é necessário uma boa vontade e uma suspensão da descrença gigantescas para os absurdos que a trama conduz, entre eles o de três CRIANÇAS cruzarem um rio sozinhas e no meio da noite, passarem uma semana se divertindo em uma ilha deserta, preocuparem uma cidade inteira e voltarem apenas para assistirem seus próprios funerais como se a vida fosse uma grande brincadeira, e mesmo depois disso tudo, depois dos vários perigos que eles correram, das várias tragedias que poderiam ter de fato acontecido aos meninos, ainda assim, não receberam nenhum castigo, nenhuma bronca e nenhuma repreensão por parte dos adultos, isso por si só já exigiu mais boa vontade do que eu estava disposta a dar.
Em certo momento da leitura cheguei até a pensar se o Tom não tinha certo grau de psicopatia, isso pelo egoísmo dele em alguns momentos, pelo seu impulso, pela sua aparente dificuldade em distinguir o ‘bem’ e o ‘mal’ e pelas diversas travessuras que ele apronta que, como fica claro na obra, ele mal sente arrependimento por elas e quando sente, é sempre após ser repreendido. Mas claro, foi apenas uma impressão, um pensamento rápido.
Não duvido que na época tenha sido uma ótima leitura, tem algumas passagens legais, engraçadas e marcantes, quem sabe até consiga agradar algumas crianças de hoje, mas acredito que não tenha envelhecido tão bem, é problemático, por vezes monótono e repetitivo e, como já disse no início, ‘é tudo muito conveniente’, isso quebra o encanto do livro, ele exige muito e entrega pouco. Ainda assim, ainda pretendo ler “As Aventuras de Huckleberry Finn”, imagino que será igual, mas pelo menos já saberei pelo que esperar.
25° de 2021
Desafio Skoob 2021
z..... 21/10/2021minha estante
Acredito que a obra reproduz e instiga conceito de superioridade cultuado na identidade norte americana. Fiquei com essa sensação na leitura. Tom é como conquistador que impõem suas vontades sem limites.

Alle_Marques 21/10/2021minha estante
Não tinha pensado nisso, mas agora que você falou fica claro, Tom é quase um exemplo estereotipado do 'menino branco norte-americano': criados para pensarem que são os donos do mundo. Por isso pode ser que o livro ainda seja muito cultuado em seu país de origem, mas fora dele já não funciona tão bem.

Leonardo Bezerra 18/10/2021

Cada merda chata e inútil que estadunidense torna clássico... Pense em um livro que parece que nunca sai do lugar e ainda é extremamente maçante se considerar o título.

Wisley 16/10/2021

Uma história muito legal, além de ser um clássico da literatura Estado Unidense, apesar de não ter lido o texto integral ( na qual eu pretendo um dia) o livro é muito cativante e nos consegue trazer a vibe daquela época. Simplesmente um amorzinho?

"Teria compreendido então que Trabalho consiste em tudo o que se é obrigado a fazer e que Prazer consiste naquilo que não se é obrigado a fazer.?

Paulo Ricardo 15/10/2021

Um estímulo à minha imaginação
Alguns livros têm esse poder de nos fazer viajar, nos perder nas suas páginas. 'As aventuras de Tom Sawyer' fez isso comigo. Embarquei junto de Tom Sawyer em suas empolgantes e, muitas vezes, emocionantes aventuras. Aventuras cheias de imaginação, criatividade e, até mesmo, inocência. Uma ótima leitura. Vale ressaltar que, pelo fato de o livro ter sido escrito no século de 1800, algumas passagens têm um tom discriminatório, ao se referir a pessoas negras. Mas isso se deve ao tempo em que o livro foi escrito. Tendo sido feita essa observação, eu recomendo a leitura!

Marcelo 05/10/2021

Depois de ler Adventures of Huckleberry Finn, também do Mark Twain, e me apaixonar pelo livro, procurei outros títulos do autor e cheguei a este. Ambos se passam no mesmo mundo, e seus protagonistas são crianças e amigos. The Adventures of Tom Sawyer é um livro leve e sensacional, com um humor fácil e agradável. Recomendo a leitura, é um clássico da literatura americana e vale cada segundo.

Belly 09/09/2021

Li pela escola mesmo.No começo para eia chato mais depois...fiquei presa nele, só que aí desisti não sei por que,outros livros??talvez

igsuehtam 03/09/2021

As aventuras de Tom Saywer
A princípio, achei que fosse um livro com uma história linear sobre a história de Tom. No meio do livro eu estranhei um pouco, porque são crônicas que vez ou outra se interligam.

Também o livro foi um pouco arrastado, esperei muito melhorar. E realmente melhora um pouco no final.

daisy 28/08/2021

honestamente, eu achei o livro bem parado, sem nada de emocionante. a história parece não ter rumo algum, e quando você pensa que algo interessante está acontecendo, a escrita é tão cansativa que tira o clima completamente. dei 2 estrelas e meia pq achei divertido.

Helena 21/08/2021

Não só para crianças
Com uma premissa muito simples - sobre crescimento, amadurecimento, peripécias, superstições e confusões de um menino travesso - "As Aventuras de Tom Sawyer" é um livro que encanta. Não é a toa um bom clássico da literatura infanto-juvenil há séculos, pois demonstra com leveza e bom humor passagens comuns sobre a infância. Me divertiu e, até mesmo, agora me sinto preparada para entender as referências a Tom Sawyer tão embutidas nos produtos nos entretenimento norte-americano - e no rock haha

Cada capítulo termina com um "gancho" que te leva ansiosamente para o próximo. Além disso, o nome dos capítulos é a antecipação do que vai acontecer ali - e é por isso que o livro se torna envolvente. Inspira certas reflexões que definitivamente não são direcionadas às crianças, mas sim aos adultos. É de um fato um livro que agrada aos adultos, e saímos de certa forma saudosistas em relação a infância.

Não posso deixar de comentar sobre a doçura e simplicidade de Huckleberry Finn, o melhor amigo de Tom. Huck é um garoto humilde, que vive nas ruas, e não consegue se adaptar "às rédeas" dos adultos polindo, moldando, forçando a ser um "menino respeitável e de bons modos". É colocada uma reflexão de como somos livres quando podemos ser quem realmente somos, e não o que a sociedade quer que a gente seja, agir como querem que a gente aja. Huck expressa nosso desejo interno de liberdade, de fugir, viver "nas ruas e na natureza".

Outro ponto que não posso deixar de passar. Não confunda livro racista, com livro que reproduz o racismo dos personagens, ou seja, personagens racistas de séculos atrás, reflexo de outra época e costume, expondo seu racismo. A diferença é tênue, mas existe. O livro foi inspirado na infância no autor, vivendo no interior dos EUA no século XIX. Portanto, há falas passageiras de alguns personagens sendo racistas - não significa que a obra como um todo é racista. É um estudo de comportamento e pensamento da comunidade norte-americana na época de infância do autor. Vamos lembrar que existe muita reprodução de racismo nos clássicos brasileiros também, aos montes, como produto daquela sociedade - inclusive livros estudados na escola. Já existem edições dessa obra no mercado, com editoras mais modernas, que apontam em "Notas" que o livro traz reproduções de falas racistas.