As Aventuras de Tom Sawyer

As Aventuras de Tom Sawyer Mark Twain

Resenhas - As Aventuras de Tom Sawyer

voandocomlivros 02/07/2023

Não são poucas as vezes em que bate uma vontade de voltar a tudo o que amamos quando eramos crianças. Escutar uma canção, ver fotos de objetos ou comidas que não são fabricados mais, assistir desenhos, revisitar lugares, ler nossos primeiros livros... Tudo isso traz aquele sentimento de nostalgia bem gostoso. Ler "As Aventuras de Tom Sawyer" despertou em mim algumas dessas sensações.

Tom Sawyer é um jovem de uma cidadezinha perto do Mississippi, de algum momento do início do século XIX. Ele faz travessuras a torto e a direito, mas todos o amam. A narrativa, apesar de divertida e descontraída, não trata apenas de trivialidades infantis. Já na primeira metade do livro, Tom e seu amigo Huck Finn (sim ele mesmo, protagonista do livro "As Aventuras de Huckleberry Finn") são testemunhas de um assassinato pelo qual um homem inocente é acusado, e na segunda parte do livro acompanhamos as tentativas de Tom em se livrar da ameaça de morte de um sinistro assassino.

No livro, Mark Twain descreve alguns costumes, superstições e mentalidade das pessoas daquele lugar e daquela época. É uma boa leitura para passar o tempo e curtir algumas aventuras de crianças. Algumas personagens que dão corpo ao enredo me conquistaram, vou destacar a tia Polly, uma fofura de pessoa, e o irmão do Tom, Sid, que, infelizmente, é um personagem bastante marginalizado e secundário, fiquei querendo ver mais de sua rivalidade com Tom, tenho certeza que poderia render uma história muito legal.

site: https://www.voandocomlivros.com/post/as-aventuras-de-tom-sawyer-resenha

JuKirchhof 02/07/2023

A incrível história da criança sem limite
... mas que não é chata! Tom é uma figura que está vivendo uma infância livre, no século XIX, numa cidade de interior, com imaginação e aventura. Mark Twain dosa com mestria o suspense e o humor, sem ser pastelão ou forçado.

Pollyanna Reis 26/06/2023

AS AVENTURAS DE TOM SAWYER
As aventuras de Tom Sawyer é um clássico da literatura. Um livro que foi publicado originalmente em 1876, e conta a história de um garoto travesso e curioso, que me lembrou muito o Dennis Pimentinha, um desenho que eu amava.

Tom mora com sua tia Polly *nome lindo né?! ??, seu irmão Sid e sua prima Mary, às margens do rio Mississipi, no interior dos Estados Unidos. A história se passa na década de 1840, abordando questões sociais e morais da época, como a escravidão e a desigualdade social.

Tom é aquele persongens que nos proporciona momentos de pura diversão ao decorrer da história, pois o mesmo tem uma habilidade incrível de se envolver em diversas travessuras, confusões, e sua imaginação é super fértil.

Aqui Tom e seus amigos embarcam em uma série de aventuras emocionantes, incluindo busca por tesouros escondidos, criação de uma gangue de piratas e até mesmo um pacto de silêncio, após testemunharem um assassinato. ?

A narrativa do autor é cativante, cheia de humor e com uma escrita que retrata com precisão a vida no interior dos Estados Unidos naquela época. O autor aborda temas como amizade, liberdade, justiça e moralidade. E através das peripécias de Tom, somos levados a refletir sobre a importância da imaginação, da superação de desafios, da amizade verdadeira e do crescimento pessoal.

Um livro que encanta leitores de todas as idades, pois captura bem a essência da infância, com suas descobertas e desafios. Um clássico atemporal que mescla aventura, humor e reflexão. Me divertir muito lendo esse livro, me emocionei e recomendo demais a leitura.

? Essa edição da Zahar está super caprichada, em capa dura, com ilustrações e a diagramação é super confortável para leitura.

Biblioteca Álvaro Guerra 26/06/2023

"As Aventuras de Tom Sawyer" é um clássico norte-americano. O romance de Mark Twain apresenta personagens icônicos, como Huck, Jim e o próprio Tom, que elevaram o autor ao status de gênio. Revolucionário ao trazer para a literatura a voz das comunidades sulistas dos Estados Unidos, o livro é despretensioso em sua proposta: divertir o leitor com as artimanhas de um garoto que só quer gazetear, fugir do trabalho e ser, um dia, um grande pirata. Tom Sawyer é, até hoje, um símbolo da esperteza, da malandragem e do encantamento das crianças com o mundo. De início, castigado pela tia, que o obriga a caiar a cerca, para escapar à tarefa Tom convence os colegas de quão divertido é cobrir a madeira com a tinta. De quebra, recebe das outras crianças todos os seus pertences em troca da oportunidade de "brincar". Com Huck, ele parte em busca de aventuras e tesouros, até presenciarem um assassinato, o que causará uma reviravolta em suas vidas e trará grande fama para a dupla no vilarejo. Uma história divertida sobre as aventuras de um garoto problema; uma sátira da realidade da sociedade escravocrata às margens do Mississippi. Ao mesmo tempo simples e complexo, "As Aventuras de Tom Sawyer" desperta, há gerações, o universo infantil adormecido em todos nós.

site: http://bibliotecacircula.prefeitura.sp.gov.br/pesquisa/isbn/9788506068731

Giordano.Sereno 25/06/2023

Um livro cativante!
Confesso que não esperava muito desse livro... Comecei a ler quase que obrigado, como uma preparação para ler "As Aventuras de Huckleberry Finn" no futuro. Um começo meio arrastado que me fez torcer o nariz, logo deu lugar a uma aventura divertida e cativante. É impossível não se conectar com Tom Sawyer, seus gestos nobres e a criança que um dia fui.

O livro narra as aventuras de Tom Sawyer, um garoto travesso que vive em uma cidadezinha às margens do rio Mississippi, nos Estados Unidos, durante a década de 1840. Ele é um personagem cativante, cheio de energia e imaginação. Ele vive diversas aventuras ao lado de seus amigos, como Joe Harper e Huckleberry Finn. Juntos, eles exploram a região, brincam, se metem em confusões e descobrem segredos escondidos.

Uma das partes mais marcantes do livro é quando Tom e Huck testemunham um assassinato e juram nunca revelar o que viram. Essa promessa se torna um dilema moral para Tom, que se vê dividido entre a lealdade aos amigos e a responsabilidade de fazer o que é certo. Essa história traz reflexões sobre ética, amizade e responsabilidade.

Além disso, "As Aventuras de Tom Sawyer" também apresenta uma visão crítica da sociedade da época, expondo questões como o racismo e a desigualdade social.

Michel.Nascimento 18/06/2023

Nós faz relembrar das crendices e superstições de uma garoto, na maioria das vezes nem sabemos de onde surgiram. Livro leve e divertido de ler.

Susana 17/06/2023

Lendo clássico! ??????
É um infanto juvenil de 1876, com rastros do seu tempo, com muitas aventuras.

Edu021 11/06/2023

Gostinho de infância
"Havia uma canção em cada coração, e se o coração era jovem, a música saía pelos lábios".

Que moleque atentado é esse Tom! Tadinha da tia Polly, sofreu na mão desse garoto. Livro bem tranquilo de ler, morri de rir em algumas partes. Tive uma crise de risos dentro do ônibus por causa do que ele fez com o gato, maior loucura. Rsrsrs.

(Não vai ter jeito, agora terei que ler As Aventuras de Huckleberry Finn.)

Vivis 08/06/2023

Clássico, com gosto de infância
Minha indicação de leitura de hoje, é um clássico de aventura infanto-juvenil.

As Aventuras de Tom Sawyer de Mark Twain, acabou de ganhar uma linda edição ilustrada e comentada pela Clássicos Zahar, com capa dura, as ilustrações originais, lindo projeto gráfico, conteúdo extra, que incluem apresentação e notas escritas pelo tradutor o excelente José Roberto O’Shea, o livro está impecável.

As aventuras de Tom Sawyer, é o primeiro grande romance de Mark Twain, publicado originalmente em 1876.
Na obra iremos acompanhar as aventuras do jovem órfão Tom, que vive com seus irmãos aos cuidados de uma tia e prima, da quais vive fugindo das regras para viver aventuras típicas da infância, com grande carisma, se não fosse ser dedurado constantemente por seu irmão caçula, ele conseguiria viver suas estripulias sem ser pego.

Mas nem essa rebeldia diminui o encanto do garoto.

É um livro super fluído e reli super rápido, e confesso que foi uma releitura quase primeira leitura, pois li este livro mais ou menos com 12/13 anos, e só tinha na memória, acontecimentos bem vagos. Lembrava apenas que tinha gostado da leitura, eu tinha piratas, homens maus e meninos endiabrados.

Tem tudo isso e muito mais.

Tom, é o líder do seu grupo de amigos, este que inclui, Huckleberry Finn, (sim este mesmo que é protagonista de seu próprio livro, considerado a grande obra de Mark Twain!) e eles vivem brincando e aprontando pela cidade, Finn, assim como Tom é órfão, mas vive abandonado e segue Tom, em tudo.

Tudo estava indo bem na vida animada dos amigos, quando os meninos presenciam um assassinato durante uma de suas brincadeiras, além de perderem um pouco da inocência de suas vidas, eles vão precisar toda a esperteza deles para sobreviverem, já que apesar de fugirem da cena do crime, o fato de Tom, resolver fazer o que é certo e garantir que o assassino pague pelo que fez, colocará os dois amigos em apuros que nunca imaginaram.

Agora precisando se defenderem e salvarem suas próprias vidas, se tornaram piratas, um deles se apaixonará pela primeira vez, se perderam em cavernas e serão os próprios heróis de suas vidas.

Sim, um livro cheio de aventuras, com uma jornada de amadurecimento, de amizade e lealdade.

É um clássico, apesar do autor ter escrito pensando nos jovens leitores, o livro é uma leitura divertida para qualquer idade, a trama nos leva aquela sensação nostálgica da infância e das aventuras que vivemos com nossa imaginação e criatividade.

É um livro que também aborda de maneira leve, mas direta os perigos do abandono das crianças e da necessidade de que suas infâncias, inocências sejam protegidas. As crianças ambas são órfãs, mas apenas uma foi acolhida pela família. E isso é algo que deixa marcas em Finn, que veremos mais no livro dele. Que é quase uma continuação deste aqui, mas se minha memória não falha com anos de diferença.

O livro foi escrito no século passado, e por isso deixo aviso de que existem alguns estereótipos racistas, o vilão é um índio por exemplo, e infelizmente existe o preconceito vigente da época da escrita, porém, não senti que isso estragou a escrita e trama. Incomodou, mas ainda não tirou a diversão que foi ler as aventuras de Tom.

Um livro atemporal, que indico para quem ama tramas com crianças e aventuras.

Espero que tenha gostado da indicação e até a próxima.

site: http://www.eupraticolivroterapia.com.br/2023/06/as-aventuras-de-tom-sawyer-mark-twain.html

Matheus 08/06/2023

Nostálgico!
"A imaginação é mais importante que o conhecimento. O conhecimento é limitado, mas a imaginação envolve o mundo."

Esse foi meu primeiro contato com Mark Twain e que livro divertidíssimo. Uma história cativante, cheia de acontecimentos e reviravoltas. O livro tem um sabor nostálgico de infância. Que personagem magnífico é Tom Sawyer, não é atoa que essa obra é um dos grandes clássicos da literatura norte americana. Depois de uma experiência maravilhosa com As Aventuras de Tom Sawyer iniciarei imediatamente a leitura de Aventuras de Huckleberry Finn do mesmo autor e que contará a história do inseparável amigo de Tom Sawyer.

Publicado em 1876, o livro se passa na fictícia cidade de St. Petersburg, às margens do rio Mississippi, na década de 1840, e narra as travessuras e aventuras de Tom Sawyer, um jovem garoto cheio de imaginação e curiosidade.

Uma das principais características da obra é a sua abordagem do ponto de vista de uma criança, retratando as experiências, pensamentos e emoções de Tom Sawyer de maneira autêntica. Mark Twain captura com maestria a mentalidade e a inocência infantil, proporcionando ao leitor uma visão nostálgica e encantadora da infância.

O enredo é construído em torno das diversas peripécias de Tom e seus amigos, como Huckleberry Finn e Joe Harper. Eles se envolvem em aventuras como explorar uma caverna, fingir serem piratas em uma ilha deserta, testemunhar um assassinato e até mesmo encontrar um tesouro escondido. Essas situações envolventes e cheias de suspense mantêm o leitor entretido ao longo do livro.

Além das aventuras emocionantes, "As Aventuras de Tom Sawyer" também aborda temas importantes, como a amizade, a moralidade e a justiça. Tom aprende lições valiosas ao longo da história, como a importância de fazer a coisa certa, mesmo quando é difícil, e como suas ações podem ter consequências tanto positivas quanto negativas. A obra também oferece uma crítica sutil à sociedade da época, com suas regras e restrições que muitas vezes sufocavam a liberdade e a criatividade das crianças.

"As Aventuras de Tom Sawyer" é uma obra atemporal. Ela retrata a infância de forma vívida e nostálgica, enquanto também aborda questões universais de moralidade e crescimento pessoal.

ailu 04/06/2023

Me surpreendi? um pouco
Resolvi ler esse livro por causa do desafio de leitura da Rory Gilmore. na lista dela tem o livro do Huck Finn e eu quis ler esse antes de ler o dele.
é um livrinho rápido de ler, acho que deve ser muito comum entre crianças que estão iniciando a vida de leitoras lá nos Estados Unidos. um clássico antigo precursor dos nossos amados querido diário, otário ou diário de um banana.
acho muito difícil alguém que leu ele depois dessa fase pela primeira vez (como eu) considera-lo favorito. mas é uma boa leitura. é bem antiga então é legal pra quem quer começar a se acostumar a ler clássicos. e a história até te surpreende em alguns pontos, mesmo sendo um livro supostamente mais ?parado?. vale a pena, viu? eu gostei :)

Fabio.Nunes 23/05/2023

Curti e me diverti
As aventuras de Tom Sawyer - Mark Twain
Editora: Autêntica, 2017

Este é um livro para quem quer algo leve, sair de uma ressaca literária, se divertir um pouco com as aventuras dessa personagem marcante.
Mark Twain, ou Samuel Langhorne Clemens, não deixa de colocar aquela pitada de acidez e excelentes tiradas críticas ao longo da estória.
"Há cavaleiros ricos na Inglaterra que, no verão, conduzem todos os dias carruagens de quatro cavalos por 40 ou 50km, porque esse privilégio lhes custa uma quantia valiosa de dinheiro; no entanto, se lhes oferecessem um salário para fazerem isso, a mesma atividade se tornaria trabalho e, portanto, eles não aceitariam."

"Por um breve período de tempo, a esperança pareceu reviver... Não que houvesse um motivo para trazê-la de volta, mas simplesmente porque é de sua natureza renascer quando sua teimosia ainda não foi destruída pela idade e pela familiaridade com o fracasso."

Livro publicado em 1876, portanto, cuidado com os anacronismos.
Recomendo.
Max 24/05/2023minha estante
Boa dica!

@vidaliterata 20/05/2023

O livro foi escrito em 1876 pelo autor norte-americano, Mark Twain, inspirado em sua própria infância.

A história se passa no vilarejo fictício de Saint Petersburg, localizado nos EUA. E o protagonista é Tom Sawyer, um garoto bem travesso e destemido, que adora se meter em encrencas, sendo esse o motivo de dor de cabeça para sua Tia Polly.

O vilarejo é um lugar tranquilo. No entanto, tudo muda quando Tom e um dos seus amigos, Huckleberry testemunham, sem querer, um assassinato no cemitério. Um homem inocente é preso no lugar do assassino e apenas eles sabem desse segredo. Essa trama, aliás, vai render bastante ao longo do livro.

É interessante que a narrativa é contada em terceira pessoa e os diálogos dos personagens têm uma variação linguística (ou seja, não seguem a norma-padrão) típica de pessoas que moram no interior brasileiro e/ou com baixa escolaridade. Tradução e adaptação excelente de José Roberto O?Shea.

Através de seus personagens carismáticos, Mark Twain retrata a inocência da infância, a amizade, as superstições, o fanatismo religioso, maus-tratos infantil e também a desigualdade social, por meio de Huckleberry, menino órfão e marginalizado.

No livro temos vários momentos divertidos e engraçados com os personagens, momentos tensos e de mistério. E de fato, tem muitas aventuras: Tom e os meninos fogem de casa e viram piratas numa ilha; forjam sua morte e descobrem um tesouro. Só para citar alguns exemplos.

Por se tratar de uma obra escrita no século XIX, é comum encontrar trechos problemáticos/ofensivos. Naquela época, a abolição da escravidão ainda não tinha ocorrido. Fora os temas sensíveis como assassinato e violência. Portanto, não é um livro apropriado para crianças pequenas.

Foi uma leitura agradável e gostosa, apesar de algumas vezes arrastada. Gostei bastante da experiência e fiquei curioso para ler a sequência dele, "As aventuras de Huckleberry Finn".

Cris 17/05/2023

17.05.2023
Como o nome mesmo diz, tratam-se de aventuras criadas e vividas por garotos. Umas boas e outras não tão boas. Mas vale a experiência de leitura.

Guynaciria 17/05/2023

As aventuras de Tom Sawyer/ Mark Twain / @companhiadasletras

Considerado um dos maiores clássicos mundiais, esse livro nos faz refletir a respeito da inocência que só vemos nas crianças e que à medida que crescemos vai sendo perdida. Isso faz com que o leitor se apegue aos personagens e suas aventuras.

O livro e dividido em cenas e no início de cada uma delas, temos um pequeno resumo, que ambienta o leitor ao episódio que vai ser narrado, fazendo ainda uma ligação com os acontecimentos passados.

Tom Sawyer, é um garoto esperto, imaginativo, que sempre sai das situações mais complexas de forma criativa, atualmente ele seria considerado alguém que tem uma personalidade empreendedora, que vê oportunidades mesmo nos acontecimentos mais desvantajosos.

O amor que o menino demonstra pela família, amigos e pela pequena Becky é outro ponto positivo dá obra, já que ele descreve de forma delicada e respeitosa cada relação que possui, mesmo que às vezes tenha conflitos momentâneos com as pessoas, como é o caso do irmão dedo duro.

Temos ainda o personagem de Huckleberry Finn, que devido à aceitação do público, acabou ganhando um livro próprio. Esse é um jovem, com uma vida sofrida, cheia de negligência por parte de seu pai, que masca fumo mesmo sendo uma criança, passa privações até em coisas básicas como comida e roupas, mesmo assim ele é doce e gentil, e nos cativa do início ao fim.

Só tenho elogios a essa obra, a escrita do autor é fluida, a edição está belíssima, cheia de ilustrações. Mas me conta, você já leu essa obra?

#HuckleberryFinn #TomSawyer #MarkTwain #companhiadasletras #aventuras #livroinfantojuvenil #caçaaotesouro