As Aventuras de Tom Sawyer

As Aventuras de Tom Sawyer Mark Twain

Resenhas - As Aventuras de Tom Sawyer

Helena 21/08/2021

Não só para crianças
Com uma premissa muito simples - sobre crescimento, amadurecimento, peripécias, superstições e confusões de um menino travesso - "As Aventuras de Tom Sawyer" é um livro que encanta. Não é a toa um bom clássico da literatura infanto-juvenil há séculos, pois demonstra com leveza e bom humor passagens comuns sobre a infância. Me divertiu e, até mesmo, agora me sinto preparada para entender as referências a Tom Sawyer tão embutidas nos produtos nos entretenimento norte-americano - e no rock haha

Cada capítulo termina com um "gancho" que te leva ansiosamente para o próximo. Além disso, o nome dos capítulos é a antecipação do que vai acontecer ali - e é por isso que o livro se torna envolvente. Inspira certas reflexões que definitivamente não são direcionadas às crianças, mas sim aos adultos. É de um fato um livro que agrada aos adultos, e saímos de certa forma saudosistas em relação a infância.

Não posso deixar de comentar sobre a doçura e simplicidade de Huckleberry Finn, o melhor amigo de Tom. Huck é um garoto humilde, que vive nas ruas, e não consegue se adaptar "às rédeas" dos adultos polindo, moldando, forçando a ser um "menino respeitável e de bons modos". É colocada uma reflexão de como somos livres quando podemos ser quem realmente somos, e não o que a sociedade quer que a gente seja, agir como querem que a gente aja. Huck expressa nosso desejo interno de liberdade, de fugir, viver "nas ruas e na natureza".

Outro ponto que não posso deixar de passar. Não confunda livro racista, com livro que reproduz o racismo dos personagens, ou seja, personagens racistas de séculos atrás, reflexo de outra época e costume, expondo seu racismo. A diferença é tênue, mas existe. O livro foi inspirado na infância no autor, vivendo no interior dos EUA no século XIX. Portanto, há falas passageiras de alguns personagens sendo racistas - não significa que a obra como um todo é racista. É um estudo de comportamento e pensamento da comunidade norte-americana na época de infância do autor. Vamos lembrar que existe muita reprodução de racismo nos clássicos brasileiros também, aos montes, como produto daquela sociedade - inclusive livros estudados na escola. Já existem edições dessa obra no mercado, com editoras mais modernas, que apontam em "Notas" que o livro traz reproduções de falas racistas.

Natiele 03/08/2021

Amo a linguagem do Mark. Não podemos levar em conta as peculiaridades da época como se fossem ditas agora, temos que mergulhar no passado e aproveitar a aventura em sua plenitude. senão fica muito facil julgar. e essa historia é incrivel.
Gabi 03/08/2021minha estante
Eu li esse livro esse ano. A história me emocionou muito e tom era custoso demais hahahaha

Gonçalves 23/07/2021

Aventura não falta!
Tom Sawyer! Um rapaz que inspira toda a gente, emociona e ajuda. Eu achei o livro super fixe, mesmo depois de ver os episódios em desenhos animados. Aprendi muitas coisas e uma delas, é não sair da beira dos adultos.

Esther 18/06/2021

Bom para crianças
É um livro bom para crianças, mas para mim foi meio cansativo, achei que começou a ficar legal perto do final só.

Isocaxxz 06/06/2021

Só terminei porque fui obrigada
Essa não foi uma história que me agradou pelo contrário achei essa edição horrível nada caprichada e também não gostei muito da história mas é apenas a minha opinião.

Skravonski 02/06/2021

Uma pequena opinião
Acho que o início fica demasiadamente enfadonho, porém o mistério e aventuras posteriores seguem uma dinâmica bem eufórica!

Oliv 30/05/2021

As aventuras de Tom Sawyer
Adorei demais
Uma viagem longa e cheia de travessuras , perdas , sumiço , enfim perfeito para sair do comodismo literário e embarcar em algo mais clássico e jovial

Noerbeck 22/05/2021

Uma volta aos tempos da inocência
Lembro-me de ter sido este livro, um dos primeiros que li na minha vida. Lendo novamente, tive o mesmo sentimento de tempos atrás, uma leitura leve e divertida, sobre um moleque que ainda habita em mim.

Marcos-1771 17/05/2021

A liberdade da juventude.
Tom Saywer é um menino travesso que faria raiva a qualquer ser vivo. Mas ele busca por algo que na juventude é gigante: a liberdade. A liberdade para fazer o que quiser e imaginar qualquer coisa, e tenta tornar os seus pensamentos e vontade, realidade.

O livro é uma leitura fluida e conta várias aventuras de Tom Saywer e sua trupe. Tom tem uma paixão por uma garota e um senso de aventura enorme e muitas vezes sem pensar nas consequências.

Natã 27/04/2021

Fofo
Demora pra pegar embalo mas fica muito bom do meio pro final, gosto de imaginar como um Spin Off de O Sol É Para Todos

z..... 24/04/2021

Edição Rideel (Coleção Aventuras Grandiosas)
Edição em resumo, lida para relembrar a história.
Tirou bastante do encanto em detalhes curiosos (como o navio imaginário), porém, ainda que abreviados, conserva os principais desdobramentos do clássico: o engodo na pintura da cerca (em que Tom parece Pedro Malasartes); o testemunho da morte do médico (Dr Robinson por Inju Joe); a aventura no rio como pirata, com surgimento triunfante dos desaparecidos no funeral (Tom, Huck e Ben); o achado do tesouro; além de novo episódio de desaparecimento e salvamento (na caverna, envolvendo Tom e Beck).
É uma aventura divertida e interessante, principalmente por ter inspirações em fatos reais, o que torna a obra reveladora do contexto de época (quando li a versão integral ficaram em evidência as tradições do imaginário e a vivência religiosa)..
Só não curto a disposição um tanto arrogante do protagonista em vários momentos, que até hoje é admirada e serve de referencial para muitos.

Macapá, nos idos da pandemia...

Felipe1503 21/04/2021

Menino Custoso
Tom Sawyer é um menino travesso que tem facilidade em se encrencar. As aventuras que ele passa são bastante divertidas, e apesar de ser uma história bem infanto-juvenil, dá pra se distrair e se divertir bastante com ele. Eu diria que podemos tirar até algumas reflexões da obra. Recomendado! Agora quero ler a continuação sobre Huckenberry Finn.

purestxheroine 13/04/2021

INCRÍVEL
eu poderia apontar 928384 erros nesse livro mas tenho que considerar o período histórico em que ele foi escrito então é inevitável que tenha umas asneiras porém amo demais é tãooooo gostosinho de ler

André Hausmann 06/04/2021

O livro narra as estripulias e aventuras do personagem título que sua sagacidade, e um pouco de sorte, consegue passar pelas complicações em que se mete.
Retrata como era a vida das pessoas no sul dos Estados Unidos, apresentando personagens bem construídos.
As Aventuras de Tom Sawyer é uma leitura fluida, divertida, leve que aborda temas e assuntos as vezes complexos sob o olhar de uma criança que nem sempre entende o que ela mesmo está falando. É uma homenagem a plenitude da infância.