As Aventuras de Tom Sawyer

As Aventuras de Tom Sawyer Mark Twain

Resenhas - As Aventuras de Tom Sawyer

Priscilla Tôrres 01/04/2021

Livro sobre a infância
Um livro bem legal sobre a infância/adolescência ao acompanhar Tom crescendo em suas aventuras.

Michela Wakami 31/03/2021

O começo não é empolgante, mas a história vai criando vida depois da metade do livro.
Embora tenha algumas partes divertidas no começo, é da metade para frente que a aventura fica interessante e divertida.
As encrencas não são poucas!

Rayana 29/03/2021

Apaixonante e comovente
Que livro lindo! Tom Sawyer é um menino em sua pré-adolescência, vivendo em uma cidadezinha do interior dos Estados Unidos no século XIX. Gosta de aventuras e sempre apronta, sendo considerado um menino levado e até mau, em uma sociedade altamente religiosa. Mas no desenrolar do livro ele vai se transformando, demonstrando coragem, inteligência e cuidado com os seus amigos.

Jenny Vokalnii 17/03/2021

Ri muito
Meu deus, eu demorei muito pra ler esse livro, mas ele foi tão incrível que valeu a pena. Cada aventura, cada traquinagem, tudo isso foi muito bem contado. A inocência deixa tudo mais engraçado também, e eu já quero conhecer outras obras do Mark Twain, e talvez...invadir uma casa abandonada em busca de um tesouro.

Gabez 08/03/2021

Uma leitura incrivelmente gostosa que eu não esperava.
Esperava que fosse algo mais pesado em alguns momentos, mesmo se tratando de algo infantil, pela época que se passa a história e mesmo não sendo vemos em alguns momentos como era comum tratar pessoas que não eram brancas com grande desdém pra dizer no mínimo.
Mas o livro se foca bastante em Tom e suas aventuras sozinho ou com seus amigos, principalmente Huck que é um personagem que acabei me pegando torcendo pra dar algo certo na vida dele não tem como não sentir pena do menino e mesmo com a amizade de Tom é claro que ele é exatamente sozinho ali sem pai e nem mãe e muito menos uma casa.
Mas voltando a história toda é dívida em vários pequenos episódios da vida de Tom, um em especial que acaba por virar a "trama principal" do livro, e como ele lida com as situações que normalmente se mete sozinho e depois se arrebentendo e tendo seus momentos extremamente dramáticos.
Vale dizer que também é um livro interessante para se ver como eram os costumes da época pela visão de uma criança.

DTG 01/03/2021

Livro de entrada
Se tivesse conhecido esse livro na adolescência, ele provavelmente seria um dos meus favoritos. Por isso digo que é um bom ?livro de entrada? para o mundo viciante da leitura.

Tom Sawyer é um jovem perspicaz que não se abate diante das dificuldades e das ordens dos adultos. Usando sua criatividade ele encontra formas de matar aula, participar de aventuras, conquistar amores e se tornar o menino mais invejado e idolatrado do povoado.

É um clássico de Mark Twain, considerado o pai da literatura americana moderna. Isso porque antes de suas linhas, os livros tinham um estilo europeu. Em ?As aventuras de Tom Sawyer?, Talwain traz vocabulário e elementos do interior dos Estados Unidos. Divertido passar momentos junto ao Rio Mississippi.

As aventuras continuam em outros livros da série, que lerei com certeza!

Loba 20/02/2021

As aventuras de Tom Sawyer
A escrita de Mark Twain é impecável!

A história descreve as loucas aventuras do Tom e seu melhor amigo, além da inocência e compaixão da idade.

A forma criativa de como as crianças se divertiam naquela época, sem TV ou celular, sem muita diversidade de brinquedos, muito mais saudável do que a diversidade atual.

jehanfilipi 15/02/2021

Surpreendentemente incrível!
Um livro surpreendente incrível, que vai te conquistando a cada página e te deixa com a sensação de querer fazer parte das aventuras do Tom. Mesmo sendo um livro "infantil", a leitura é envolvente e te faz querer ler cada vez mais, principalmente no final. Recomendo!

L Soares 11/02/2021

O livro conta as travessuras de Tom Sawyer, e o livro é muito bem escrito no sentido de que o leitor realmente vivencia os dias daquela criança tão real ali nas páginas. Me lembrou muito outro livro que li, Paddy Clarke Ha Ha Ha. E o início de ambas as experiências foram bem parecidas. Tendo uma infância muito distinta, e tendo experiências bem negativas com crianças irritantes, a leitura pra mim se tornou arrastada. Foi demorado terminar o outro livro inteiro, e esse estava se mostrando uma tarefa igualmente cansativa. Mas de certo ponto do livro, a história fica bem mais acelerada, Tom passa menos tempo em lamentações, e o livro foi surpreendentemente divertido e fácil de terminar dali pra frente. Com as ressalvas feitas, é um bom livro.

mari 02/02/2021

Além, muito além das Aventuras.
Como não se apaixonar por essa linda história?
O título leva o nome do autor principal, mas também nos encantamos com o melhor amigo do Tom,o Hulck,menino como ele,de alma livre, inquieta, que precisam de muito espaço físico,como também imaginário,e aí, então são ilimitados. Tom nos leva a viajar no seu mundo perfeito,onde tudo toma forma e vida, às vezes,seu mundo imaginário se faz tão real que, decisões desastrosas aos olhos dos adultos, é pra ele muito tranquilo,como a decisão de saírem de casa, navegarem pelo Mississipi e viverem uma vida livre tal como suas almas inquietas.
Sawyer, no entanto é dono de um senso de justiça muito grande,de um coração muito sensível, não sendo capaz de viver com um grande segredo e, deixar que,por conta de seu silêncio,uma pessoa inocente pague com a própria vida, também,de se colocar como culpado,pra livrar uma pessoa amada do castigo, como fez com a Becker e também de não denunciar o culpado das travessuras ao professor.
Encantadora história que nos leva a grandes reflexões.

Lucia101 29/01/2021

Gostei muito do livro, achei a narrativa envolvente, me envolvi com os personagens, as aventuras deles. Eu me peguei torcendo por eles em várias ocasiões.
Gostei bastante dessa edição também porque tem uns textos complementares no final muito interessantes.

Lore 27/01/2021

...
muita enrolação pra chegar onde realmente importa

Pri 25/01/2021

Um livro que ensina sobre liberdade e amizade
Sempre tive interesse de ler este livro desde que vi o Sawyer, da série Lost, falando um pouco sobre ele.
Muito mencionado como leitura obrigatória entre os jovens nos EUA, me intrigou e não me decepcionou!
Gostei muito da forma como o enredo é apresentado, trazendo a história de meninos do interior, em uma educação bem ?raiz?.
Nele, Tom Sawyer, um aventureiro nato, se coloca nas mais diversas situações que vão testar sua honestidade, lealdade e poder de persuasão.
É um livro bem gostoso de se ler. Leitura essa que pode ser feita em um final de semana bem tranquilo.

Duda.Silveira 19/01/2021

A resenha é bem ruim mas como eu gosto de falar sobre livros que me fizeram ficar surpresa eu vou fazer mesmo

Eu tava com muita pouca expectativa para esse livro, eu não me dou bem com clássicos e achei que ia ser muito ruim ler ele mas até que gostei.

Tom Sawyer é um menino que mora em um vilarejo e gosta muito de aventuras, aparece a oportunidade de fazer uma e ele já tá lá.

Ele também tem seu amor por Becky, que fazem um casalzinho lindo no livro, precisa ter um romance né?

Tem várias aventuras, virar pirata, ficar preso em uma caverna, perseguir assasinos, descobrir coisas novas, etc.

Recomendo, dei 3.5 estrelas pois sou meio exigente e não achei que faz muito meu estilo de leitura mas é legal o livro e acho que para dar uma diferenciada foi um ótimo livro! (Desculpa pela resenha simples)

docinhocababa 09/01/2021

Inocência e travessuras
Todo mundo já foi um pouco Tom Sawer, ou ao menos conheceu alguém assim. Uma criança ativa, sonhadora e aventureira. Não poderia ser diferente, afinal é um clássico. Mark Twain tem uma narrativa única, traz personagem com características bem marcantes, que nos encanta e nos envolve. Assuntos como preconceito social, racismo e xenofobia são abordados com muita sutileza.