As Aventuras de Tom Sawyer

As Aventuras de Tom Sawyer Mark Twain

Resenhas - As Aventuras de Tom Sawyer

Filipe.CAceres 28/01/2024

Um Pentelho Fascinado Em Viver
Sendo um dos meus primeiros ? senão "O" ? livros que eu realmente me interessei e peguei para ler até o fim, "As aventuras de Tom Sawyer" simboliza o despertar da leitura em minha alma. Lembro de lê-lo em meio ao clima chuvoso e gelado do inverno de 2019 (pelo menos o final dele, já que, desde o mesmo até o mais recente, eu não consigo evitar um intervalo de dias ou semanas entre alguns capítulos) e, desde então, espero encontrar uma história tão vibrante e inocente quanto.

Acho que o que mais me prendeu nessa trama toda foi a forma de viver do Tom. Essa ousadia dele, essa sede de não deixar a vida passar sem ser aproveitada. Acredito que eu tenha visto um pouco de mim mesmo na infância nele, mas, no meu caso, eu acabei cedendo a opressão e perdendo muito da minha (pré)adolescência por medo de ser.

Um livro muito especial para mim, este aqui.

Laura.Alapone 27/01/2024

Livro super tranquilo
Gente esse livro é incrível super bonitinho de ler é bem parado no início mas depois eles passam por várias aventuras como já diz no título, é meio infantil mas é bom

Tiago 23/01/2024

Um livro para todas as idades
Apesar de ser um livro infanto-juvenil, "As Aventuras de Tom Sawyer" não deixa de ser uma leitura agradável para alguém em idade adulta. Neste caso, é uma leitura que traz alguma nostalgia das brincadeiras e bagunças da infância, uma infância cada vez mais rara nos dia de hoje com toda tecnologia e com a insegurança das grandes cidades. Tom Sawyer é aquela criança bagunceira, sonhadora, cheia de imaginação e ao mesmo tempo tem o dom de manipular e contar mentiras como ninguém. Mark Twain diz no prefácio do livro que muito do que vai escrito ali aconteceu realmente (com ele ou com colegas de escola) e que personagem Tom Sawyer é baseado em três garotos que ele conheceu.

Ao longo do livro vamos acompanhando diversas "aventuras" de Tom e seus amigos. Vão de travessuras inofensivas a aventuras arriscadíssimas e perigosas que colocam toda a cidade em polvorosa. Joe Harper e Becky Thatcher são alguns de seus amigos. Destaco a parte em que Tom e Becky se provocam através de outras pessoas. O destaque, entretanto, fica para Huckleberry Finn, que é um personagem ímpar, o outcast da cidade, o anti-social mas que tem um senso de amizade e lealdade imensos.

Achei fascinante a parte em que Mark Twain faz uma crítica ao sistema educacional americano. O retrato da escola, por incrível que pareça, é bastante atual (a exceção do castigo físico).

Ler o livro no original foi um pouco mais desafiador que o esperado. Mark Twain usa muito do coloquialismo e oralidade mas a leitura flui razoavelmente bem. Recomendo.

Raquel.Furchinetti 23/01/2024

Qué sabé? Amei
Que delícia de livro. Muito gostoso e leve de ler. Li e me diverti muito com o Tom e os seus amigos. Traz uma nostalgia gostosa de infância e um carinho grande por todos os personagens. Ao mesmo tempo faz um retrato da época muito interessante, de modo que fica sendo um registro histórico dos bons e maus momentos, dos costumes que deixaram saudades e de outros nem tanto. Um livro para crianças (eu diria acima de 10 anos) e com certeza para adultos. E qué sabé? Já estou com saudades :)

Denise.Marreiros 20/01/2024

Leitura gostosinha para quem quer passar o tempo se entretendo, mas sem pensar em nada.
Tom é esperto e cativante, valeu a pena conhecê -lo assim como ao seu autor que teve muita importância na literatura americana.

Duda França 19/01/2024

Resumo do livro As Aventuras de Tom Sawyer, de Mark Twain
? Olá Guardião da Leitura, tudo bem? O resumo de hoje é do livro As Aventuras de Tom Sawyer, do autor Mark Twain. Eu gostei desse livro e tem uma narrativa encantadora, ele pertence à Coleção Grandes Histórias de Todos os Tempos, da editora Nova Fronteira.

??? Todo mundo já foi criança um dia e isso não podemos negar. Nas páginas desse livro, acompanhamos a infância de um garoto órfão que mora com sua tia, o irmão e a prima em um povoado de Mississippi, durante o século XIX.

? Sempre buscando aventuras e tentando ser mais esperto que os outros (na maioria das vezes ele consegue, então preste muita atenção nesse livro pra não cair nas enganações desse personagem), arranjava um jeito de fugir do trabalho e se juntava com seu amigo Huckleberry Finn, ambos em busca de tesouros.

? Chegou um dia que a aventura foi tão perigosa que Tom caiu nos braços de um assassino. Com toda a sua astúcia, vai fugir das garras do criminoso com os seus amigos, ganhando mais uma história para sua lista de coisas terríveis que já fizeram.

? O livro narra as peripécias de Tom, suas travessuras, amizades e desventuras, incluindo a famosa cena em que ele pinta uma cerca para os outros meninos pagarem para fazê-lo por ele. A cena da Igreja foi engraçada também, quando um homem pediu pro Tom falar o nome de dois apóstolos e ele não soube responder (sendo que Tom havia falado que decorou todos versículos da Bíblia).

? Esse romance é uma obra atemporal que encanta leitores de todas as idades por justamente mostrar esse lado da infância... as bagunças, piadas, aventuras, as fugas do trabalho e da escola. Ao ler esse livro, você vai se identificar com pelo menos alguma coisinha que Tom fez.

Bottonlina 19/01/2024

Bom humor e nostalgia
Essa leitura foi como recordar da infância na questão de travessuras, inocência e bom humor.
A jornada das crianças é bem engraçada.

Felipe Augusto 16/01/2024

O livro é verdadeiramente encantador, reavivando inúmeras lembranças da minha infância, quando brincar na rua com meus colegas era uma fonte inesgotável de alegria. O autor habilmente glorifica cada objeto simples, desde uma humilde bola de gude até uma figurinha, transportando-nos numa viagem nostálgica pelo tempo.

Contudo, a obra vai além da mera celebração das lembranças. Ela se revela como uma profunda incursão na história, oferecendo diversos pontos de reflexão, especialmente no que diz respeito à política da época. Ao explorar a tratativa dos escravos e abordar críticas sociais, o livro instiga uma análise minuciosa do contexto histórico, incitando o leitor a confrontar as nuances complexas do passado.

A leitura, embora agradável, não se limita a um mero deleite juvenil. O livro se revela um convite à pesquisa e à reflexão, apresentando uma riqueza de temas que demandam uma análise mais aprofundada. Assim, embora seja cativante e acessível, esta obra transcende as fronteiras da simplicidade, oferecendo uma experiência literária enriquecedora e provocativa.

Carina 09/01/2024

Uma delícia de história
Uma história leve, divertida e perfeita para jovens e crianças que procuram uma aventura entre crianças travessas.
Apesar de ser um infanto-juvenil, a história e os personagens são bastante divertidos, cativantes e com um enredo e escrita que prende a atenção de leitores de todas as idades.
O livro é bem curtinho e fluido; mesmo com poucas páginas, a gente se afeiçoa aos personagens e fica com vontade de ler muito mais.

Rangel25 07/01/2024

Livro infantil para adulto
É preciso primeiro pontuar duas coisas sobre o livro que não vi na maioria das resenhas sobre o livro.

1- Foi escrito em um tempo e lugar em que o debate racial era inexistente. O racismo transparece em várias partes da história, revelando bem o estereotipo escravagista estadunidense.

2- Há outra perspectiva de infância e sobre o que é literatura para criança, uma vez que se trata de uma obra do final do século XIX.

Por esses depois pontos eu não o enxergo como um livro para crianças do nosso tempo. Pelo menos não para uma leitura isolada. Se fosse trabalhado em uma leitura conjunta, mediado por uma problematização consciente de pontos da história, talvez pudesse ser apresentado a pré-adolescentes. Contudo, me parece fazer mais sentido o perceber como uma obra para adultos que queiram permitir o contato com sua infância.

Sim, pois é um livro - a parte dos pontos que levantei - bastante divertido e inteligente. Tom é aquele típico menino levado, custoso como dizemos em Minas, extremamente esperto e malandro. Suas travessuras são divertidas e é impossível não reconhecer nele muito de toda criança que um dia fomos. Mas ele tem mais que isso, Tom tem complexidade, seus sentimentos são ambíguos como o de todos nós na vida real, mas nem sempre na literatura. Ele é um órfão cuidado por uma tia que o ama muito, porém sente dificuldades em dosar seu amor com a educação (esse ponto também precisa ser entendido no modelo americano do século XIX).
A orfandade de Tom é aquela que toda criança em maior ou menor grau tem, ainda que possua os pais vivos. Qual criança nunca acreditou que os responsáveis não a amariam mais se descobrissem alguma traquinagem cometida? Qual criança nunca desejou que os pais desaparecessem por um instante para poder se sentir muito mais livre? Que menina ou menino nunca fantasiou um amor? Quem nunca quis ser o vilão das fantasias, o pirata ou ladrão?
Por esse lado, vemos que há muito desse menino em todos nós. Mesmo que já sejamos adultos. E toda essa complexidade é desenvolvida muitíssimo bem pelo autor. A gente consegue rir em algumas situações, se envergonhar em outras e ficar apreensivo em outras. Conseguimos entender Tom em algumas escolhas e nos irritar com outras. Vemos o jovenzinho sofrer algumas injustiças e termos de imediato pena dele, Em outras situações o vemos cometer injustiçadas, mentir e enganar que muito o ama.
Quanto à história, o enredo é bem simples, Tom mora com a tia, com o irmão e uma prima. Mas é com os amigos que apronta suas espertezas, descobre o mundo e aproveita a infância. Infância, aliás, com brincadeiras e aventuras típicas de qualquer pessoa que cresceu no interior. É em uma dessas aventuras que o menino, junto com o amigo Huckleberry Finn, presencia um crime que torna o medo ainda mais presente na sua vida. Afinal, ele precisará decidir entre revelar a identidade do terrível assassino e correr o risco de sofrer alguma vingança ou conviver com o sentimento de culpa.
Dentro desse monte de brincadeiras e perigo, o menino ainda consegue encontrar um tempinho para o amor e o ciúme. Tudo inocente, mas com a potência típica dessa fase de descobrimentos.
As aventuras de Tom Sawyer é, por tudo isso, uma homenagem à infância com toda a sua inocência e contradição. Tom é um bom menino, tão bom que consegue ter raiva, ciúmes, agredir, enganar etc. Por isso, ele encanta demais. Ao contrário do que se espera, o menino também não passa por uma transformação moralizante como costuma acontecer em algumas histórias infantis. Tom não encerra sua história como um menino angelical e obediente. Sua jornada não serve de viés didático para mostrar como meninos levados se metem em encrenca, para ao final se tornar uma boa criança.
Para mim, a história de Tom merece ser lida. Seria facilmente cinco estrelas. No entanto, ainda que se considere o contexto histórico de produção do livro, há questões que incomodam, como o já mencionado racismo e a representação infeliz do indígena americano.
Por tudo isso, não consegui avaliar com uma nota melhor.

Ju 03/01/2024

Ser Criança é Construir Memórias
As Aventuras de Tom Sawyer é um clássico da literatura e narra as várias aventuras de Tom e seus amigos, mas, principalmente, mostra o processo de construção de memórias de uma infância saudável e feliz em que se brinca na rua e com os amigos.
Dizem que o poder dos clássicos é ser atemporal e acredito que o poder dessa obra hoje é nos mostrar que nossas crianças estão criando memória através do que assistem em tela. Ao ler todas as aventuras de Tom, suas travessuras, espertezas, imaginações e inocência, vejo uma criança sendo criança da maneira certa.

Mari M. 03/01/2024

Primeirinho do autor
Uma história infantil que nos leva ao melhor da nossa infância e um retrato da infância do século 19 nos EUA. Tem um pouco de xenofobia e racismo, mas não dá pra esperar outra coisa de um autor de sua época, branco e no sul norte-americano. Vale a pena ler.

alicmaiap 28/12/2023

Li por causa da escola e me diverti bastante. A história é engraçadinha e bem leve de ler. Tem a escrita fácil e uma leitura fluída.

Wania Cris 27/12/2023

Divertido
Peguei como passatempo e ele foi eficiente nesse quesito. São crianças vivendo aventuras (nem todas infantis), nada de muito profundo ou inovador, mas gostosim.