Oliver Twist

Oliver Twist Charles Dickens

Resenhas - Oliver Twist

calculanjos 15/02/2021

História e literatura em um combo só
Ao se passar em um período tão distinto da história ( Rev Industrial) temos essa obra de Charles Dickens que mostra tanto os percalços da época ( intensificação da criminalidade, dentre outros problemas urbanos) quanto questões emocionais que podem ser relatáveis até os dias de hoje.

Leticia2513 21/07/2020

Uma história bem curtinha mas com elementos bem interessantes, com ações muito desesperadoras em uma narrativa agradável. Ótimo para quem procura aperfeiçoar o inglês.

z..... 10/04/2020

Edição em resumo RIDEEL (Coleção Aventuras Grandiosas, 2004)
Londres em uma impactante visão, não de todo fantasiosa, sobre a marginalização no século 19, presente e visceral, em submundo aliciador de crianças e com corrupção em larga escala na sociedade. A história parece maré crescente de infortúnios a cada onda que chega, sensibilizando e revelando ao leitor uma triste realidade.

Se analisarmos o contexto de época, existia o aliciamento infantil, permissivo no ultrajante trabalho escravo imposto pela Revolução Industrial, com especializações para as crianças, a olhos vistos. Charles Dickens deu uma romanceada, levando as coisas para debaixo do pano, destacando o submundo da sociedade, onde Oliver Twist é símbolo da exploração e injustiça... que se expandia, porém, além do que fora revelado em sua obra.

História bonita não é, mas instiga albo bom, a sensibilização para a esperança e triunfar da justiça.

Não li no texto original, mas mesmo em resumo é um livro que não economiza na emotividade.

Leitura na quarentena...
Sexta-Feira Santa!

Kat 29/01/2014

Nunca será velho demais
É definitivamente meu livro favorito. Esse livro foi escrito no século passado, mas nunca será velho demais. A maneira que o Charles Dickens escreve é com certeza avançada demais para sua época. E eu recomendo para todos.
Depois que li percebi que família não é necessariamente aquela que tem o mesmo sangue que você, mas aquela que você ama. E sempre haverá pessoas que vão querer te colocar em um caminho errado.
Bom, isso vou como eu interpretei, não sei as outras pessoas. ;)

Ana 17/04/2012

"Por favor, senhor, quero um pouco mais"
Oliver é um menino órfão que vive na Londres do século XIX. No orfanato, vive em meio à pobreza, à falta de amor, de carinho e de atenção. Em um determinado dia, Oliver atreve-se a dizer: "Por favor, senhor, quero um pouco mais". Faminto, ele referia-se a um pouco mais de comida. A partir daí então, Oliver vai viver muitas aventuras e sofrimentos, como ser acusado de roubo, ser raptado e explorado. Mas também encontra bons amigos que o ajudam a resgatar seu passado e sua identidade.