A Linguagem das Emoções

A Linguagem das Emoções Paul Ekman

Resenhas - A Linguagem das Emoções

Francine.EstevAo 16/01/2012

“A Linguagem das Emoções” de Paul Ekman
O livro “A Linguagem das Emoções” veio junto com o sucesso da série “Lie to Me”. Mas no papel você não vai conferir casos que foram desvendados a partir da leitura de microexpressões como acontece na série.
O livro é na verdade uma aula (básica) para que qualquer um de nós possa entender um pouquinho mais sobre esse mundo teoricamente invisível onde se escondem as emoções.
O cientista Paul Ekman, que é consultor da série “Lie to Me”, conta no livro “A Linguagem das Emoções” suas experiências durante os anos de pesquisa sobre microexpressões.
Ele fala sobre tristeza, angústia, raiva, medo, surpresa, aversão, desprezo, emoções agradáveis entre outras coisas, e ainda te possibilita testar seus conhecimentos com um teste que vem no final do livro.
Apesar de ser resultado de um trabalho “científico”, a linguagem utilizada pelo autor é bastante simples e de fácil entendimento, além das imagens que ilustram o que está sendo dito e facilita ainda mais a compreensão. Portanto, leigos - como eu - no que diz respeito à linguagem comportamental conseguem entender e até mesmo aprender um pouco sobre o assunto.
Além de “ensinar” a ler microexpressões, Paul Ekman nos ensina o que fazer com isso. Você está conversando com águem e percebe que em algum momento essa pessoa demonstra raiva. E ai, o que você faz com essa informação? Bem, ele dá algumas orientações.
Outro ponto que achei interessante no livro é a parte em que ele dá algumas dicas de como identificar os seus próprios gatilhos emocionais e como responder às emoções antes mesmo que elas aflorem. Você está no meio de uma discussão e você percebe que vai chorar embora não queira que isso aconteça. Ele dá algumas dicas para você se conhecer e interpretar seus sentimentos antes que o choro venha à tona.
E claro, como fã de “Lie To Me”, o ponto alto do livro é o capítulo sobre mentiras, onde o autor apresenta alguns sinais claros que podemos observar para saber se uma pessoa está mentindo ou não.
Mas não pense que só de ler “A Linguagem das Emoções” você vai virar um Cal Lightman (“Lie To Me”) e sair por ai acusando as pessoas porque você viu que ela disse uma coisa e fez outra. Afinal, como o próprio Paul Ekman diz “Qualquer um que afirma categoricamente que alguém está mentindo está mal orientado ou é um charlatão” (pág. 232).

Resenha publicada no blog Sociedade do Livro RP (http://sociedadedolivrorp.blogspot.com/2012/01/resenha-linguagem-das-emocoes-de-paul.html)

Sathy 01/04/2021

Psicologia aplicada às emoções.
Excelente livro, nunca pensei que Paul Ekman citaria em seus estudos meditação, budismo e ter encontrado-se pessoalmente com Sua Santidade Dalai Lama.
Suas pesquisas são contundentes e usa uma linguagem simples, com muitas imagens e no final do livro há um teste muito interessante.

Sabrina758 15/01/2022

Não é autoajuda
Paul Ekman nos apresenta seus estudos sobre as emoções e suas manifestações no corpo, por meio da linguagem corporal e microexpressões.

Não é um livro fácil de se ler, como futura psicóloga, não recomendaria a um paciente que não estude essa área a ler.

Tiago.Zulian 23/09/2022

Sutileza nas expressões
O livro é muito útil para melhorar a comunicação não verbal entre as pessoas através da compreensão de nossas expressões e microexpressões faciais e ajuda também na compreensão das nossas emoções e dos dos outros. Recomendo.

Coiote 17/12/2011

O que esperar
Primeiramente, não é um livro de auto-ajuda. O que alguns podem inferir baseado no título.
Segundo, não é um livro para quem deseja uma base em linguagem corporal, ao contrário do que o anúncio de Lie to Me sugere. Para aqueles que procuram algo nesta linha o livro "Desvendando os Segredos da Linguagem Corporal" é mais indicado. O próprio autor sugere que escreveu um livro mais direcionado nesta aspecto: Telling Lies. Ainda não li nada a respeito dele.
Este livro é um relato científico, com bastante semelhança a uma tese, do aspecto psicológico das emoções e seu reflexo na face. O foco são as emoçoes, como surgem, o que provocam... Se procura algo nesta linha, o livro possui muitos aspectos interessantes. Mas a linguagem, pelo caráter científico, não flui com facilidade.
A tradução é ruim. Algumas frases simplesmente não fazem sentido. Se tem a opotunidade de ler o original, pode ser uma boa idéia.
Matthaeus 06/01/2012minha estante
Mas também, o livro ensina ler as micro expressões faciais universais, que com base nisso e com conhecimentos que você aprende na série lie to me, facilmente você descobre se alguém está mentindo. Lógico que saber linguagem corporal básica é requisito para isso.

Márcio Lima 18/10/2013minha estante
Que pena saber isso sobre a tradução do livro. Então é ruim? É uma pena. Mas infelizmente é o único livro do Ekman publicado no Brasil. Vou adquiri-lo, o assunto realmente me interessa. Grato pela resenha crítica.

Lis48 03/05/2013

Para esse livro passo uma dica
Comece pelo fim: veja as fotos e anote a emoção que você acha que cada imagem representa. Depois de ler o livro, faça isso novamente para, então, comparar.

Ana Paula 27/01/2021

Um dos melhores livros que já li.
As pesquisas do nosso amado Psicólogo Paul Ekman sempre nos impressionam.

O Livro A Linguagem das Emoções é um dos melhores livros que já li e ajuda a entender e compreender mais o comportamento humano e principalmente as Micro-Expressões Faciais.

Matthaeus 31/03/2011

Aprenda a ler expressões faciais
Esse não é um livro de auto-ajuda, é muito mais científico. Com ele você vai aprender a entender as emoções e como "lê-las" nas pessoas, além de usar isso para descobrir mentiras. O único ponto ruim do livro é que no início ele fala muito de pesquisas, não vai direto no assunto, o que pode desanimar alguns leitores. No geral, as pesquisas de Ekman são excelentes comprovando que leitura de linguagem corporal não é fantasia, é provada cientificamente.

Madeira 02/04/2023

Expectativa não atendida
Realmente expectativas não valem a pena. Nem no que se refere a leitura ? É o caso desta obra. Muita qualidade técnica por ser resultado de um laborioso estudo do Paul Ekman, o que o tornou um precursor no estudo da linguagem das emoções. Apesar disso, creio que falta uma simplificação em determinados conceitos. Tenho ciência de que não é uma missão fácil pois a complexidade de emoções é absurda. Mas por ser uma referência na área, eu sugiro a leitura ?

Viviribeiiro 15/08/2022

O livro é fantástico!! Apenas não foi 5 estrelas, pois como é uma leitura densa, que necessita ser digerida levei mais do que pensava para ler. Mas a genialidade do Paul é de outro mundo. Vale muito conferir este livro. Ele explica de maneira específica as emoções e no final tem um teste para colocar em prática o aprendizado. Existe uma série chamada ?Lie To Me? que é baseada neste livro e que inclusive o próprio Paul orientou todo a série, muito boa por sinal.

Freitas 30/06/2020

Emoção
Livro de fácil leitura e que nós faz identificar características comuns nos seres humanos para tentarmos antecipar ou entender ações. Dá algumas dicas úteis.

Bru | @serialivros 27/03/2024

Esperei mais
O livro em si é muito bom e a leitura também, mas eu esperava mais conhecimento e os apontamentos das microexpressões. Até teve, mas muito superficialmente

Alan Leone 19/02/2015

Ótima pesquisa
A pesquisa realizada e descrita por Paul Ekman é muito boa e o livro é excelente!
Cabe alertar que a propaganda mencionando a série "Lie to Me" pode enganar um pouco. Se você espera um livro todo a respeito da mentira, pode esquecer. O livro é ótimo, mas foca nas emoções e não em seu mascaramento. Há, porém, um capítulo interessante sobre a mentira.

Não gostei nem um pouco da tradução/edição! Infelizmente tem partes que ficaram muito complicadas de entender e há até mesmo alguns erros ortográficos.

Gabriel Wtm 03/04/2021

Estudo bem embasado, didática bem acessível
Paul Ekman foi o antropólogo que acessorou o seriado Lie to Me, também dê assistência para a produção do Pixar Divertidamente. Isso por que ele foi até tribos isoladas para descobrir que quando se está feliz, independente de em que canto do mundo se vive, a reação natural do ser humano é sorrir. Ele detalha fisiologicamente tudo o que acontece no corpo quando essas reações naturais acontecem e como evitar gatilhos.

Alecson.Machado 18/05/2021

Esse livro é uma introdução ao estudo de microexpressões faciais. Nesse livro o Paul Ekman aborda o tema da universalidade das microexpressõese quais emoções representam, os gatilhos mais comuns paras essas emoções, como controlar as emoções e um treinamento para identificar as expressões. É um livro muito bom e bem explicativo.