O Caso Laura

O Caso Laura André Vianco

Resenhas - O Caso Laura

LiUmLivro 16/04/2011

Resenha "O Caso Laura" - Blog Li Um Livro
Desta vez, não temos vampiros. E não falta mérito nenhum aí. Nas páginas do novo livro, inicialmente um roteiro para o cinema, encontramos o mesmo autor das histórias dos sombrios seres da noite. Se o seu problema é receio, já aviso que ele é completamente desnecessário.

Juntando suspense, romance e sobrenatural, O Caso Laura nos encanta com uma bela narrativa e uma escrita detalhadamente visual, ao melhor estilo André Vianco de ser.

Laura - uma restauradora de arte sacra, vive perturbada por fantasmas do passado, que não a deixam tomar as rédeas de sua vida de volta. Marcel - um detetive particular fissurado por quebra-cabeças, mal sabia que estava diante de um caso que mudaria sua vida. Alan - um investigador da Polícia Civil, que busca justiça no adormecer de todos aqueles que julga não serem dignos de suas vidas em meio à sociedade.

Em capítulos que alternam o foco da trama, conhecemos um pouco da vida de cada um deles. Bem característico do autor, seus personagens são dissecados aos poucos. O leitor nunca conhece plenamente aquelas pessoas ali retratadas, suas personalidades e aflições são apresentados no desenrolar da história.

O mistério está fortemente presente. Neste aspecto, posso até fazer uma comparação com o seriado americano Lost: cria enigmas e questionamentos na cabeça do leitor, que trazem aquela expectativa pela explicação a cada nova página.

É um livro que nos surpreende, criando tramas que você só se dá conta do que realmente está acontecendo momentos depois. A narrativa é estruturada de forma que as pontas se ligam no decorrer da história, garantindo o fator surpresa.

Sabe mesclar bem o romance com o mistério e suspense, aliando cenas eletrizantes que não te deixam largar o livro. Envolvente até a última página, é difícil interromper a leitura em meio a tantas novas revelações e questionamentos.

Mexe com o psicológico, nos faz refletir sobre a vida, os aspectos da sociedade atual e o ser humano. Por trás de toda a fantasia, vemos um propósito, um sentido para os acontecimentos.

Um detalhe na estrutura dos capítulos que, ao meu gosto, merece ser destacado: capítulos curtos. Como resultado, uma leitura menos cansativa e mais fluida.

Destaque também para os ótimos acabamento, edição e revisão.

Tá esperando o que pra conferir? =P

5/5
Jean 05/08/2011minha estante
Capítulos curtos é uma marca do autor... raramente o André Vianco escre capítulos longos no decorrer de seus mais de 10 livros escritos... e mesmo quando o faz não deixa a narrativa cansativa.
PS: sua resenha ficou ótima! :)

Tatiane.Nogueira 01/06/2023

Perfeito
O Caso Laura" conta a história de um detetive particular contratado para investigar os encontros que Laura mantém com um homem misterioso.

site: https://www.wattpad.com/user/TatianeNogueira0

Lu 17/06/2020

André Vianco é um caso a parte na minha vida, leio seus livros há pelo menos 13 anos, sou apaixonada em tudo o que ele escreve. Em "O Caso Laura" demorei meio livro para me apegar aos personagens, não entendia como as histórias se interligariam, mas daí pra frente me apeguei a Alan, me apeguei a Marcel, me apeguei a Laura. O background da história é muito bonito, não dá pra falar muito sem dar spoiler, mas foi uma leitura muito agradável, que fez pensar bastante no valor da vida.

MLuíza 19/02/2022

Caso Laura
A ideia do enredo em si é muito bom, mas achei o desenrolar rápido demais e alguns acontecimentos achei desnecessários, poderia ser melhor.

Jimmy Deyvid 25/09/2021

Nada tão surpreendente...
Livro típico do André Vianco suspense sobrenatural, mas nada demais nesse o André ficou devendo uma resolução mais legal, porém no fim a leitura até que vale a pena

Anna.Carolina 30/03/2023

O livro é bem interessante. Surpreendeu algumas vezes. Revoltou outras. Mas gostei do tema abordado. Só uma coisa me incomodou muito. O uso de ?Tou? no lugar de Estou.

Aline.Rodrigues 20/07/2020

Livro decepcionante
O que dizer desse livro?A princípio ele começa com uma narrativa muito boa,com um bom mistério e com uma história que tem tudo para ter um ótimo desenvolvimento.
Porém no decorrer da história,mais da metade a história vai te decepcionando e muito.
Não sei o que passou na cabeça do autor,mas o final não faz o menor sentido.
E no fim da leitura eu estava com muita raiva por perder meu tempo lendo esse livro.
É o primeiro livro que leio do autor e realmente odiei o final e achei que ele não soube tirar proveito da história,mas vou dar uma chance aí autor,que a meu ver tem talento e lerei outras histórias dele,espero não me decepcionar,como me decepcionei com esse livro.

Rick 02/10/2021

Enredo fraco e decepcioante
André Vianco é um excelente autor, mas esse livro não conseguiu me prender. O mistério não me instigou, os personagens não me conquistaram e achei a trama bem fraquinha, sem falar naquele romance que surge do nada e a personagem da Laura, não havia nada de interessante nela, a trama do policial Alan foi bem melhor desenvolvida, enfim, decepção define essa leitura.

Carol Chiovatto 19/04/2011

Resenha de O CASO LAURA, do André Vianco
Trata de uma mulher depressiva, Laura, cuja história real só vai ficando clara com o desenrolar dos fatos. Há o detetive particular contratado por um sujeito misterioso para segui-la e descobrir tudo sobre o homem com quem ela conversa, Miguel.

A história tem outros núcleos, como é de hábito do Vianco, e eles se entrelaçam de certa forma. O mistério maior vem quando o detetive percebe que várias pessoas com quem ele cruza durante as investigações, que fazem parte ou não do universo de Laura, têm um símbolo do infinito em algum objeto, ou mesmo tatuado no corpo.

E aí?

Bom, é um desses livros insuportáveis que você não consegue parar de ler, porque um parágrafo é tão bem amarrado no outro que ficamos com medo de perder alguma coisa.

Fiquei toda hora: 'só mais esse parágrafo', ou 'só até o fim desse capítulo', ou 'ah, o próximo é tão curtinho', e assim por diante. Nessa brincadeira, abri o livro na casa do namorado às sete da noite, e fechei-o às duas da manhã. Terminado.

Por mais que o Vianco não goste de saber que devoramos o livro em algumas horas, quando ele demora às vezes anos para escrever, isso costuma ser um elogio. Nós não lemos um livro chato de uma tacada só, lemos?

Ideia mestra.

Eu JAMAIS teria imaginado a conclusão da trama. O Vianco nos passa uma mensagem interessante (ele gosta de fazer isso), que é, ao mesmo tempo, incômoda e óbvia.

Mari Briese 09/01/2022

Vianco ?
Um livro que te pega de jeito. Estava há algum tempo sem ler, e este livro me ajudou a voltar totalmente com meu hábito de leitura.
Um livro impossível de largar porque quanto mais tu ler mais tu vai querer ler!
Misterioso, não dá para dizer o que vai acontecer a seguir.
Um final cativante

Karyn 30/07/2021

O Caso Laura
O que parecia ser um livro de investigação, foi para outro caminho. O livro começa interessante como uma boa história de investigação, mas depois de um certo tempo começa a seguir outros caminhos e muda completamente. Eu, como uma boa amante de investigação criminal, não curti o livro. Não me apeguei pelos personagens, e não gostei do livro se vender como algo e ser outra coisa.
Lucas 05/02/2022minha estante
Eu que o diga! Quando li, esperava uma trama de um clássico romance policial instigante. Quando apareceu uma cena de crime pensei "ó, agora assim, algo mais característico de uma investigação!"; errei. A linha pela qual imaginava que o livro seguiria foi excluída totalmente da expectativa quando o divino foi revelado como explicação pra tudo.

VâniaAkira 05/02/2022

Que livro
Um livro que você pensava ser apenas mistério e suspense policial e no meio por fim se torna algo além de só apenas isso !!
Isso é a verdadeira forma do André vianco fazer a gente mergulhar no mundo em que ele nos mostra !!
Seus personagens bem contruidos,e a ambientação não tem como não se envolver...
Amei do começo ao fim !!

Eli Coelho 10/02/2012minha estante
Gostei da sua indignação. Achei o livro legal, mas realmente algumas coisas são inconcebíveis. Gostei mais do personagem Alan que dá própria Laura ou Marcel.

Mione 05/05/2014minha estante
Concordo contigo, era soh o q faltava acontecer o q aconteceu no final, não sei como ela se recuperou dessa perda, nada justifica. Porem, o fato ocorrido com o André não eh tão incomum ou imperdoável, já ocorreu com um vizinho, q saiu da rotina e ocorreu essa desgraça,bem como outras pessoas...eh realmente uma pena.

Jeff Ettore 09/09/2014minha estante
Assim como o Eli, eu gostei muito mais do personagem Alan, que é muito mais humano e realista do que o casal protagonista. Uma das coisas de que não gostei no livro é que Laura e Marcel, tem diálogos muito infantis e irritantes, que para mim, tornaram a leitura muito chata.

Felipe Santos 07/05/2011

Uma excelente leitura!!!
Neste romance, o foco principal é a solidão humana e como isso pode destruir a vida de uma pessoa. A personagem principal é Laura, uma mulher que está prestes a perder o pai, seu único familiar ainda vivo. Sozinha na vida, Laura vive na escuridão da tristeza e pensa em se matar todos os dias. A esperança na vida desta mulher é seu misterioso amigo Miguel. Um senhor reservado que dá conselhos e mantém Laura neste lado do manto (palavras do próprio autor). Para completar a trama, um detetive particular é contratado por um homem anônimo para descobrir tudo sobre esse amigo secreto de Laura. E é nesse clima de suspense que ocorre todo o desenrolar da história. Apesar desse clima meio depressivo, André Vianco narra com maestria este romance. Laura tem um brilho único e especial. Mas é acompanhando o detetive Marcel que você se vê envolvido nos mistérios da trama. E esse clima de mistério e depressão que acabou me conquistando logo de começo. Neste livro também temos uma história paralela. É a história do policial Alan, um justiceiro que mata traficantes para vingar a morte de sua esposa. Impossível não se afeiçoar a este policial e sua vingança pessoal contra o crime.

Isso aí em cima foi uma introdução da sinopse. Como vou descrever o livro? Uma das coisas que mais me agradou neste são os capítulos curtos e intrigantes, que te mantêm grudado na história. Os personagens são cativantes e você logo se vê envolvido com cada um deles. Após ler vários dos seus livros, vi como André Vianco melhorou substancialmente o enfoque psicológico das personagens. Isso te faz criar uma grande afeição por eles. O autor também sabe como narrar uma boa história. Quando você acha que conhece um personagem, uma nova informação te faz ficar pensativo. Quando você acha que a história se encaminha para uma determinada direção, uma reviravolta te mostra que não é bem assim. Não existe enrolação neste livro também. O autor sempre vai direto ao ponto, o que também te prende ao livro. Outro ponto-chave que me agradou bastante é a narrativa do livro como se fosse um filme. Mesmo quando você está ouvindo (lendo) uma gravação de voz, o autor narra toda a cena para o leitor. Como se você também fosse um espectador oculto desta história.

Uma característica de André Vianco é que ele é um escritor do sobrenatural (#fato). Então você pode esperar encontrar esses elementos nos livros e O Caso Laura não é uma exceção. Mas ao contrário dos seus livros de vampiros, anjos e fantasmas, onde a ação e a aventura são o principal foco, aqui o foco do autor é a natureza humana, suas limitações e fraquezas. O elemento sobrenatural é um mero coadjuvante neste processo, embora o foco no sobrenatural cresça ao final do livro, o que achei um pouco desnecessário (ficarei quieto para não entregar nenhum spoiler). Quem leu o livro A Casa vai entender o que estou falando. Se você ainda não leu, fica a dica de uma excelente leitura.

O final do livro é surpreendente, uma marca registrada do autor. São pelo menos três grandes desfechos. Dois deles me agradaram bastante pela criatividade e coragem do autor e um deles foi mediano no meu ponto de vista. Nada que me faça diminuir o entusiasmo pela leitura deste romance. A linguagem dinâmica deste livro junto a doses de mistério e drama me agradou MUITÍSSIMO e recomendo FORTEMENTE a leitura. A capa é belíssima e a tatuagem nas costas de Laura tem um significado bastante especial (que você vai descobrir ao final do livro). O tom cinzento é perfeito e combina com o clima do romance. Não sei se consegui expressar o quanto eu gostei deste livro. Apesar do foco ser na solidão humana e o suicídio, a mensagem final é de esperança. Minha nota para este livro é 4,5 estrelas em um total de cinco.

Felipe Santos
Autor "O Preço da Imortalidade"
Blog: williambrenauder.blogspot.com

Rodrigues 21/09/2020

Livro decepcionante
O que dizer desse livro?A história começa muito bem,com uma boa narrativa e um bom desenvolvimento.
A história estava indo muito bem,porém da metade pro final o autor se perde completamente e o final desse livro é totalmente sem sentido.
Fiquei muito decepcionada porque esse livro tinha um potencial pra ser muito bom,porém o autor acabou fantasiando e o livro se perdeu no final.
Andre Vianco não é um escritor ruim.Porem não gostei da história,lerei outras obras do mesmo pra se acontece as mesmas coisas nos seus livros.