Chega de Falar de Mim...

Chega de Falar de Mim... Jancee Dunn

Resenhas - Chega de Falar de Mim...

Bianca Martins 07/07/2020

Basiquinho
É um livro divertidinho, intercala os capítulos entre autobiografia e dicas de uma entrevistadora de celebridades/rockstars.
A parte das dicas são legais, dá para tirar boas dicas para puxar um bate papo com desconhecidos, por exemplo.
Já a parte da biografia é sem graça, eu esperava mais pela sinopse do livro. Pensei que ela tivesse tido boas histórias loucas...
Se vc não estiver fazendo nada pegue ele para ler, mas se tiver outra opção nao pense duas vezes.

Su 20/05/2014

Hilário, envolvente e viciante
"I'm nobody! Who you are?
Are you nobody too?"

(Emily Dickinson)

Já imaginou ficar cara a cara com Madonna? Ter um papo com Beyoncé ou Cameroz Diaz? Ganhar um buquê de flores em agradecimento da cantora Christina Aguilera? Ou então caminhar em um lugar tranquilo e isolado com nada mais, nada menos do que Brad Pitt? Ou que tal essa opção: ser confundida como a nova namorada de Ben Affleck?
Esta é apenas Jancee Dunn em um de seus papéis principais da sua vida: entrevistadora de celebridades da música, cinema e TV da revista Rolling Stone.

Sinceramente nem sei por onde começar essa resenha, pois esse livro me ganhou de uma forma que nem sei explicar ao certo. Ele mistura todos os ingredientes na dose certa, conta sobre como a entrevistadora e V.J., Jancee Dunn, passou a compor a equipe de uma das revistas mais conhecidas e respeitadas do mundo e que fala sobre diversos temas, como: música, cultura e política.

A história é separada em duas partes, basicamente: uma que conta sobre a vida profissional e sentimental de Jancee; e outra em que ela dá dicas de como se comportar em situações que envolvam fatores como os astros da música e dos cinemas, além de bebidas e drogas. Mas, para ficar ainda mais interessante, é tratado de uma forma muito bem humorada. Várias vezes me peguei rindo sozinha do jeito como ela abordava fatos de sua trajetória em cada parágrafo. Como esse trecho.

"A mulher que pilotava o avião passou a viagem toda falando animadamente com os passageiros que estavam atrás dela, permanecendo virada de costas quase todo o tempo. Enquanto isso, o co-piloto ficou com a cara enterrada em um livro. Então me veio a pergunta: Quem exatamente está pilotando o avião? Deus, talvez! Ou um computador! Bem, eu sabia que os DC-10 possuíam computadores de bordo, mas esse aviãozinho não me passava nenhuma confiança. Dei uma olhada nos passageiros do vôo só para localizar o mais robusto, no caso de o avião se espatifar e termos de comer alguém." (pg. 36)

E para quem deseja um dia, sendo jornalista ou não, entrevistar ou apenas fazer uma pergunta de curiosidade a uma das inúmeras e famosas celebridades e não quer cometer qualquer gafe, ela dá dicas de como fazer isso. Por exemplo: como controlar o pânico ao entrevistar alguém absurdamente famoso; como abordar um cantor de R&B quando se é a maior branquela da face da terra; como esquecer um ex-namorado com a ajuda do maior de todos os conquistadores.

Como jornalista, recomendo essa obra de olhos fechados. E como leitora e viciada em livros, classifico a história com cinco estrelas (ou até mais, se puder), pois o enredo é interessante, envolvente, curioso e muito engraçado. E o humor, na minha opinião, deixa a leitura muito mais prazerosa e instigante, pois é justamente o que falta em nossos dias: rir e dar muitas gargalhadas das situações em que nos metem e em que nos metemos, e de nós mesmos.

site: http://nodivadaverdade.blogspot.com.br/

Ayla Honorato 30/09/2013

Fale mais de você
O livro conta a historia de uma colunista da revista Rolling Stones que nasceu numa familia simples mas se descobriu como uma pessoa criativa que tinha muito a conquistar. Este livro é incrivel, envolvente e de uma leitura rápida, mais que recomendo.

Lidy 26/12/2011

Textos que trazem celebridades como tema podem acabar na categoria “mais do mesmo”: repetitivos, óbvios e até um pouco irritantes. Felizmente, há jornalistas competentes, capazes de atribuir toques especiais a matérias que poderiam transbordar futilidade. E que ainda conseguem adicionar a isso tanto aventuras pessoais cotidianas quanto momentos curiosos relacionados à profissão.

Jancee Dunn concilia em seu primeiro livro, Chega de Falar de Mim..., seu primeiro livro, concilia esses dois pontos com bom humor. A escrita é simples e ideal para uma leitura sem compromissos. A autora intercala acontecimentos da vida – ligados à família, amizade, namoros e aos caminhos percorridos no jornalismo – com os momentos mais marcantes da carreira, além de dicas para lidar com celebridades. Estas últimas são, antes de tudo, fontes como outras quaisquer – e não apenas estrelas do cinema ou da música.

Ao mesmo tempo em que desconstrói o glamour no jornalismo, presente no imaginário de muitos; a autora também alimenta as esperanças de jovens repórteres. O primeiro trabalho de Jancee como jornalista foi na revista Rolling Stone, na década de 80. A revista proporcionou um contato próximo com a realidade do meio artístico, levando-a também ao programa Good Morning America e ao canal televisivo MTV2, onde trabalhou como VJ.

Em poucas palavras, Dunn consegue acabar com a idealização das celebridades por parte dos fãs: apesar da fama e dos incontáveis admiradores, elas são extremamente rudes. Por outro lado, a autora tenta desfazer conceitos reforçados – os quais considera um tanto equivocados - por muitos colegas de profissão.

É o caso, por exemplo, de Christina Aguilera. A jornalista diz não entender o porquê da fama de antipática atribuída à cantora no início da carreira. E em sua defesa, ao elogiar a moça, acrescenta: "Christina Aguilera é a nova Cher, pense nisso! Vamos ser legais…"

Cada episódio não passou de um mero momento de trabalho para a Dunn, mas deixa até mesmo quem não tem ligação com a profissão com uma pontada de inveja. Afinal, quem não gostaria de presenciar Brad Pitt tocando air guitar ou de ser confundida como a nova namorada de Ben Affleck?

A escrita, apesar de descompromissada, traz dicas muito úteis jornalistas iniciantes – tanto para conduzir bem uma entrevista, quanto para tentar obter alguma informação importante. E ainda tenta incentivar – sem soar como autoajuda – a não desistir perante as primeiras dificuldades, utilizando, para tanto, exemplos vividos por ela.

Publicada em: http://ow.ly/8aw3d

Aline Memória 27/04/2010

Vamos lá: quem já não se sonhou indo aos show do momento, entrando no camarim e entrevistando sua banda favorita... e o melhor, sendo pago para isso?! Esse foi meu motivo de ter lido o livro; pensei que fosse encontrar várias passagens falando das bandas, artistas entrevistados, mas não encontrei o suficiente pra me satisfazer.

O livro foca mais na própria história da autora, da sua caminhada até construir sua carreira de jornalista na Rolling Stone, VJ da MTV, da VH1... Não é nada de mais, mas é legal pra saber dos bastidores desse mundo - o que não é grande novidade: drogas.

Enfim, não é tem nada de especial, nem para os amantes de música, nem para os fãs de uma boa leitura, mas dá pra passar o tempo.