Expulsos da Terra

Expulsos da Terra Ursula K. Le Guin

Resenhas - Expulsos da Terra

Lili Machado 27/05/2014

A estória explora diferentes formas de organização social e política, do anarquismo pacifista à violenta oligarquia.
No século 22, numa antiga colônia prisão num planeta chamado Victoria, dois grupos de exilados – os fazendeiros de Shantih (O Povo da Paz – descendentes de presos políticos) e os moradores da cidade (descendentes do ex-presidiários da colonia) – vivem em aparente harmonia, porém sem comunicação com a Terra.
Entretanto, nada é o que parece ser.
Enquanto os fazendeiros amantes da paz trabalham incessantemente para fornecer comida para a cidade, os governantes reinam sobre Shantih com pulso de ferro.
Quando um grupo de fazendeiros decide formar um novo assentamento mais afastado da cidade, os governantes entendem como rebelião e os ameaçam, para não perderem o controle sobre eles.
Luz Marina entende que não tem escolha. Seu pai (Luis Burnier) é um dos governantes e sempre a controlou como um tirano. Ela gostaria de saber como seria ter suas próprias escolhas. Ser livre para escolher seu próprio destino.
Quando a crise sobre o novo assentamento atinge seu ponto máximo, Luz terá sua chance.
Ela deixa a cidade e seu pai, para liderar o grupo de fazendeiros, numa aventura perigosa para descobrir um mundo de esperança, dentro do caos... um lugar que irão chamar de Heron.
O título em inglês, The eye of the Heron, refere-se a um animal do planeta Victoria, assim chamado porque era parecido com a garça (heron em inglês) da Terra. O encontro dos personagens com esse animal ocorre em momentos de significante introspecção, particularmente quando estão preocupados com o que consideram estranho entre seus pares.

Antonio Cesar 16/11/2013

“... Todos eles, na escola da Vila e na Casa da Reunião, aprenderam os princípios e as tácticas, conheciam as vidas dos heróis-filósofos Gandhi e King, e a história do Povo da Paz, e as ideias que tinham inspirado essas vidas, essa história. ...”

Pág.: 56
5º período
Expulsos da Terra
Titulo original: The eye of heron
Ursula K, Le Guin.

Em época não determinada, criminosos indesejados foram embarcados numa viagem sem volta para um planeta distante e largados a própria sorte. Anos mais tarde, depois de uma grande marcha, a liderança de ativistas da não violência foram embarcados em uma das ultimas naves disponíveis e despachados também numa viagem sem volta para o mesmo planeta. Se no inicio a chegada de gente com vocação camponesa trouxe beneficio para a comunidade em expansão, os conflitos seriam inevitáveis. O questionamento feito na pequena introdução do editor “A não violência poderá ser uma resposta à violência? Até que ponto?” perpassa boa parte da história. Como me soe acontecer ao ler a obras da mesma autora, os paralelos com nosso mundo e nossas relações aconteceram. Esta em especial remeteu-me para o inicio da colonização das Américas e principalmente Austrália pelos europeus e, pouco depois para formação dos quilombos no Brasil. Mesmo ficando devendo para outras obras da mesma autora, gostei.