Quadrinhos e arte sequencial

Quadrinhos e arte sequencial Will Eisner
Alessandra Neymar

Resenhas - Quadrinhos e arte sequencial

Gabi 17/03/2024

Mais um pra tese! Eu gosto de como é fácil ler a teoria pelas mãos do Eisner. Ansiosa pra começar o Mccloud.

PedroTOS Ribeiro 22/02/2024

Conhecer de quadrinhos é bom...
Entender seus entremeios, regras, técnicas e subversões é ainda mais interessante nos permitindo testar a nossa maneira a partir dos nossos próprios projetos, é sempre muito no. Aprender com os melhores para fazer o seu próprio caminho.

Thaís 01/06/2023

A Complexidade dos Quadrinhos
Esse livro é simplesmente incrível! Will Eisner passa por cada área (de inúmeras) presente e desenvolvida pelos quadrinhos, e usa exemplos próprios para representar o que ele quer dizer.
Esse livro mostra o quão complexo é fazer um quadrinho, a quantidade de áreas diferentes presentes nesse trabalho, que vão desde técnicas de escrita, de desenho, conhecimentos sobre a natureza humana, e sobre o mundo de modo geral. Cada detalhe é pensado e é muito importante continuar se aperfeiçoando tecnicamente, e nas observações do mundo à nossa volta também.

Jose 22/02/2023

Quadrinhos e Arte Sequencial é um trabalho feito por Will Eisner, um dos maiores desenhistas e roteirista de quadrinhos que já viveu. A ideia para este livro veio da necessidade que Eisner tinha de conteúdo formal para ministrar aulas, no período em que foi professor do curso sobre Arte Sequencial da Escola de Artes Visuais de Nova York.
Essa é a segunda edição, publicada em 1995 pela WMF Martins Fontes e traduzido por Luís Carlos Borges.

O livro não tem exatamente um caráter prescritivo, ele não tem a pretensão de ensinar como fazer quadrinhos, mas sim demonstrar princípios e métodos utilizados para contar histórias. É uma leitura muito rica, porque ela decompõe aspectos dos quadrinhos que nós nunca paramos para pensar sobre.

Eisner utiliza exemplos práticos retirados do seu trabalho nas revistas d’O Espírito para demonstrar conceitos como luz, perspectiva, requadro, anatomia, relação entre arte e texto, componentes como os balões de fala e pensamento, função emocional, etc.
Ele também toca em assuntos mais conceituais. Por exemplo, a relação do quadrinho com o leitor e a construção do sentido baseada na experiência individual de cada pessoa. Há também trechos sobre a compreensão de tempo e movimento existentes nessa forma de arte considerada “sequencial” e “estática”.

Recomendo este trabalho para qualquer pessoa que se interesse minimamente por quadrinhos. Seja você um aspirante a quadrinista, roteirista, fã ou editor. É uma leitura interessantíssima que, mesmo sendo da década de 90 e tendo alguns detalhes que hoje em dia já não são aplicáveis, continua sendo um marco importante para a construção do conhecimento sobre essa forma de arte. A prova disso é que ainda há exemplares de fácil encontro por aí no mercado, com edições mais atuais e revisadas.

Aprender com um gigante da indústria como o Will Eisner é uma grande oportunidade, e ler esse livro só me fez ficar ainda mais apaixonado pelos quadrinhos.

cris 04/11/2022

Leitura obrigatória
Se você se interessa por quadrinhos,eu acho que o Will Eisner é um caminho obrigatório. O cara é um gênio. Me fez refletir bastante.

Kaicchan 26/03/2022

Leitura obrigatória para acadêmicos dos quadrinhos
Eisner foi um dos primeiros, talvez até mesmo o primeiro, a fazer um livro com uma análise tão profunda sobre as comics, inclusive cunhando o termo das "artes sequenciais". Esse livro é uma leitura obrigatória para qualquer acadêmico dos quadrinhos, mesmo que não seja assim tão profundo e, por vezes, falte com exemplos.

A maior parte do livro é composta por exemplos tirados das próprias Strips de Eisner, o que facilita muito na visualização, mas as explicações e as partes escritas acabam por ser mais superficiais. Entretanto, como dito, esse foi um dos primeiros livros escrito sobre o que são e como são feitas as comics, então certamente colaborou muito para criar as bases necessárias para livros mais aprofundados e o estudo dos quadrinhos atuais.

Canuto 09/01/2022

Interessante
É um livro bem interessante para quem está entrando agora no mundo dos quadrinhos e arte sequencial, no geral. Muito bom

Secco 21/06/2021

PONTO DE PARTIDA
Do célebre e aclamado Will Eisner, QUADRINHOS E ARTE SEQUENCIAL, é o início da trilogia, de livros técnicos sobre a arte sequencial, excelente ponto de partida para os iniciantes e curiososos da nona arte, dando uma ideia geral sobre o assunto nada muito profundo ou complexo demais, nada medida.

"A função fundamental da arte dos quadrinhos, que é comunicar ideias e/ou histórias por meio de palavras e figuras ..."

Está sendo a edição revista e atualizada de 2020, tem uma diagramação as vezes confusa, prejudicando o ritmo de leitura. Ele como manual de técnica, se baseia em um estilo de quadrinhos clássicos, sendo uma base perfeita para o início de seu desenvolvimento.

" Ao que tudo indica, a personalidade, ou individualidade, na prática da arte sequencial continuará sendo fruto da combinação entre a capacidade de produzir ideias e o domínio das técnicas narrativas."

Não esquecendo de procurar mais fontes de aprendizagem, pois a arte sequencial continua em evolução constante !

Joao.Lucas 13/06/2021

Feito por um gênio dos quadrinhos, esse livro abarca tudo de básico e avançado que precisamos saber sobre a construção e análise de uma história em quadrinhos.

O livro é repleto de exemplos práticos do próprio Will Eisner, e, além das explicações sobre como cada recurso deve ser utilizado, cada um dos exemplos vem com uma nota mostrando porque cada coisa está ali e seu significado.

Recomendo a qualquer um que queira entender melhor esse universo!

Paulo 23/04/2021

Acho que se eu posso falar de um material que seja essencial para qualquer um que deseja trabalhar com quadrinhos esse é um deles, sem dúvida alguma. Seja para roteiristas, artistas, curiosos, críticos. Eisner é um dos grandes artistas da era moderna e deu uma outra visão ao que significa fazer quadrinhos. E ele explora ao longo das páginas desse livro todas as nuances por trás da narrativa gráfica. Ele usa vários de seus trabalhos como exemplos para falar sobre um determinado assunto. E é algo único ter um assunto exemplificado com páginas de The Spirit, ou Ao Coração da Tempestade.

A obra também teve vários complementos acrescentados em que aspectos da obra de alguns autores contemporâneos como Jason Lutes e Alison Bechdel serviram para mostrar como estes abordam determinadas características chave. Inclusive há um capítulo dedicado a falar sobre web quadrinhos, suas características e importância na atualidade. Uma modalidade de publicação que serviu para lançar inúmeros novos talentos.

Podemos até dizer que a obra possui alguns pontos ultrapassados, mas isso é devido à própria pesquisa sobre o fazer quadrinhos. Como qualquer teoria, ela está sempre em reformulação. Mesmo Scott McCloud é motivo de debate hoje com suas ideias. É natural que tudo avance de uma forma ou de outra. Mesmo assim, é um livro necessário para compor as bases, as fundações para o pensar quadrinhos.

site: www.ficcoeshumanas.com.br

CarsMatheus 28/06/2020

Gramatica Visual dos Quadrinhos
Te digo isso com toda tranquilidade que há no meu ser.
Essa obra é o conteúdo teórico definitivo pra quem quer produzir ou estudar Histórias em Quadrinhos.
Eisner é didático com suas explicações dos verbetes e elementos que fazem parte das narrativas da arte sequencial

darosalari 08/04/2020

Li este livro por indicação do meu orientador de mestrado, pois pesquiso jornalismo em quadrinhos. O livro é acessível e de fácil entendimento, creio que é a leitura base para quem quer entender melhor os quadrinhos como linguagem e estrutura. O que mais achei fantástico no livro foi a questão do ritmo das HQs, onde ele traz conceitos da música para explicar como o ritmo está implicado na leitura visual.

Rbk 05/03/2020

Quadrinhos são arte
Eisner consegue defender esta ideia ate o final deste ensaio de 1985. O autor consegue mostrar que as histórias sequenciais tem uma linguagem própria e explicar conceitos que qualquer um que tenha interesse em produzir esse tipo de arte precisa dominar. Afirma que o ideal é que o autor seja ao mesmo tempo roteirista desenhista pois assim a história ficará mais equilibrada mas explica as diferentes tarefas envolvidas na produção de uma história em quadrinhos.

FelipeCe 07/03/2017

Imprescindível para o quadrinista
Este livro é um cânone dos quadrinhos. Um verdadeiro manual a ser relido anualmente por quem quer dominar a linguagem dos quadrinhos. O meu único problema é quanto à edição. Essa edição tem alguns comentários que julgo desnecessários, sem contar a "atualização" e acréscimo do final, que se propõe a contemplar as novas tecnologias, mas não chega nem perto do Eisner. Na verdade, esse apêndice não é merecedor de dividir as páginas com ele. É raso. Muito raso, para falar a verdade.
Fora isso, tudo lindo.

Lorran.Nery 12/05/2016

Ótimo
Livro excelente, segue de forma didática todo processo de fazer arte sequencial. Não é só um manual que te joga uma técnica com explicações esdrúxulas, mas sim um ensinamento completo de como um fazer um ótimo quadrinho.