Comunicação empresarial, comunicação institucional

Comunicação empresarial, comunicação institucional Francisco Gaudêncio Torquato do Rego




Resenhas - Comunicação Empresarial / Comunicação Institucional


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Lethycia Dias 16/04/2020

Leitura proveitosa
Neste livro curto, Gaudêncio Torquato se debruça sobre temas ligados à comunicação empresarial e institucional, com foco principalmente em como empresas, instituições e organizações podem estabelecer um relacionamento com seus próprios funcionários e com o público externo, como essa comunicação deve ser pensada e planejada e como ela é fundamental para a opinião pública e para a manutenção de um ambiente de trabalho coeso, seguro, livre de intrigas, fofocas e com maior capacidade de evitar e/ou resolver conflitos.
É um livro que pode ser útil tanto para profissionais da comunicação (jornalistas, assessores de imprensa, relações públicas, publicitários, profissionais de marketing, etc) como também por gestores, administradores e profissionais de recursos humanos, porque foca no ambiente organizacional e na maneira como uma visão integrada da comunicação dentro de uma empresa ou instituição pode influenciar em tudo.
A primeira parte é voltada para conceitos, diferenciando comunicação de massa e comunicação empresarial, diferenciando redes de comunicação e categorizando níveis de fluxos e processos comunicacionais. E a segunda trata de planejamento e análises sobre comunicação aplicada a instituições.
Li este livro logo depois de ler um manual sobre assessoria de imprensa, e posso dizer que foi uma visão diferente, porém complementar ao que eu já conhecia. Tive certa dificuldade com conceitos próprios do universo empresarial, mas foi uma leitura bastante proveitosa

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Gi 25/07/2010

LIVRO MOSTRA A IMPORTÂNCIA DA COMUNICAÇÃO EMPRESARIAL
Esse livro mostra a importância da comunicação empresarial e que o campo de trabalho para jornalistas aumenta cada vez mais nessa área. A empresa que não investe em comunicação, quebra. Acontece a cultura de marca (principalmente no mundo globalizado pulando para glocalizado), fidelização dos clientes, comunicação interna e externa, planejamentos de ações – inclusive para momentos de crises. No livro, a comunicação é considerada como uma ação integrada de meios, formas, recursos, canais e intenções.

O autor diz que “uma empresa não apenas gera lucros, mas tem importante papel em gerar empregos, avanços tecnológicos, e que é necessário definir o sistema para organizar os circuitos internos e externos da empresa para ajustar com outros sistemas: meio ambiente físico, meio ambiente social, comportamento dos indivíduos, outras variáveis que podem influir nas questões de cooperação - como recursos tecnológicos, políticas de remuneração, etc”.

No papel da economia Torquato diz que “eficiência comunicativa também está relacionada a um conceito de economia, pois há sempre algum investimento gasto quando acontece um ato comunicativo. A economia de comunicação é parte do problema eficiência = eficácia / Gasto. O resultado não é imediato, é preciso ter plano de ação – os resultados acontecem em determinado tempo”.

Assim vemos que comunicação é mais um poder organizacional que está ao lado do poder remunerativo, do poder coercitivo e do poder normativo. E deve ser conduzida por pesquisas, estratégias, táticas, políticas, normas, métodos, processos, canais, fluxos, pois a comunicação trabalha no sentido de mediar certos conflitos e traumas gerados pelos negócios. Se ocorrer alguma tragédia, a comunicação não pode “salvar” a imagem e muito menos justificar as falhas ou garantir maior segurança. O certo é informar a imprensa, abrir as portas da empresa para os veículos de comunicação. Assim amenizando a crise enfrentada para reconquistar a credibilidade – que também é um produto.

Fica bem claro que a comunicação empresarial no Brasil já não é nenhuma jovenzinha e tem ganhado cada vez mais espaço, com grande poder para equilibrar várias situações, mas ainda precisa ser inventada para não repetir mais tantas fórmulas e algumas delas já defasadas.

twitter @giselesantos_
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dri 17/01/2014

A contribuição das pesquisas de Guadêncio Torquato para o jornalismo empresarial
Pioneiro da comunicação organizacional no país, Guadêncio Torquato é um dos maiores especialistas brasileiro na área. Responsável por iniciar o debate sobre comunicação organizacional no meio acadêmico, Torquato escreveu, uma das primeiras e principal obra sobre o assunto. Comunicação organizacional, comunicação institucional: conceitos, estratégias, sistemas, estrutura, planejamento e técnicas é como um manual para aqueles que querem se aprofundar no jornalismo empresarial.

Gaudêncio procura traduzir as suas experiências ao longo dos anos, em áreas especializadas do jornalismo. A comunicação organizacional é uma área em expansão, mas que é ainda pouco valorizado no meio acadêmico. Neste livro, ele procura tratar sobre todos os aspectos que envolvem a comunicação nas organizações, desde questões mais teóricas, como conceito de comunicação, até questões mais práticas, como planejamentos e estratégias que podem ser aplicados nas empresas e instituições. Além disso, ele enfatiza a importância de sistemas de comunicação eficiente dentro das empresas e também a complexidade do jornalismo empresarial.
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Kamila 26/06/2015

Desatualizado
Francisco Gaudêncio Torquato do Rêgo é uma referência dentro do campo da Comunicação Social. Esse seu livro, que fala a respeito da comunicação empresarial e da comunicação institucional é estruturado como uma série de artigos em que o autor, além de encarar a comunicação como um verdadeiro sistema, vai dissecando o que é necessário para fazer esse chamado sistema funcionar de uma forma eficiente e eficaz, cumprindo o seu papel dentro das organizações, por meio do relacionamento com os seus diversos públicos. A leitura chega a ser maçante, em vários momentos. Além disso, esse livro, que encontra-se esgotado nas editoras e só pode ser encontrado nos sebos, necessita, urgentemente, de uma atualização/revisão. Não existe uma menção sequer a respeito da nova fase da comunicação, com o uso de mídias sociais e mídias convergentes.
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