Lethycia Dias 16/04/2020Leitura proveitosaNeste livro curto, Gaudêncio Torquato se debruça sobre temas ligados à comunicação empresarial e institucional, com foco principalmente em como empresas, instituições e organizações podem estabelecer um relacionamento com seus próprios funcionários e com o público externo, como essa comunicação deve ser pensada e planejada e como ela é fundamental para a opinião pública e para a manutenção de um ambiente de trabalho coeso, seguro, livre de intrigas, fofocas e com maior capacidade de evitar e/ou resolver conflitos.
É um livro que pode ser útil tanto para profissionais da comunicação (jornalistas, assessores de imprensa, relações públicas, publicitários, profissionais de marketing, etc) como também por gestores, administradores e profissionais de recursos humanos, porque foca no ambiente organizacional e na maneira como uma visão integrada da comunicação dentro de uma empresa ou instituição pode influenciar em tudo.
A primeira parte é voltada para conceitos, diferenciando comunicação de massa e comunicação empresarial, diferenciando redes de comunicação e categorizando níveis de fluxos e processos comunicacionais. E a segunda trata de planejamento e análises sobre comunicação aplicada a instituições.
Li este livro logo depois de ler um manual sobre assessoria de imprensa, e posso dizer que foi uma visão diferente, porém complementar ao que eu já conhecia. Tive certa dificuldade com conceitos próprios do universo empresarial, mas foi uma leitura bastante proveitosa
site:
https://amzn.to/2Vteawo