A Galeria da Fama dos Cientistas Malucos

A Galeria da Fama dos Cientistas Malucos Daniel H. Wilson...

Resenhas - A Galeria da Fama dos Cientistas Malucos

Lores 13/03/2023

Dividido em várias partes, cada uma pra um determindado tipo de cientista, o livro trás bem mais que curiosidades, ele faz uma análise na mente e comportamento de cientistas reais e fictícios, contando um pouco de suas vidas e mostrando seus problemas.
No final do livro ainda tem um teste para verificar se você é ou não um cientista maluco e dicas de como se tornar um rsrsrs

Manu 04/02/2018

Muito mais legal do que esperava
Escolhi este em uma feira de livros achando que seria uma lista de curiosidades sobre famosos cientistas malucos, mas é muito mais do que isso. Escrito por um doutor em robótica e uma doutora em psicologia clínica, esse livro não só reúne os cientistas malucos mais conhecidos da história e da literatura, mas faz uma análise completa de psicologia forense, sugerindo um provável diagnóstico clínico de seus distúrbios mentais segundo o DSM-IV. Desse modo, me diverti muito com a leitura, já que mistura vários temas de meu interesse (ciência, literatura, cultura pop e psicologia) e trata a história de cada cientista de maneira bem abrangente (sua origem, relevância, feitos, diagnóstico clínico). Cada um deles também é classificado em níveis de genialidade e insanidade, pois nem sempre "maluco" quer dizer esquizofrênico, já que é um termo geral para qualquer pessoa que sofra um distúrbio mental (seja narcisismo, seja depressão, TOC, estresse pós-traumático, autismo, paranoia). Alguns eram perigosos, outros inofensivos mas um pouco excêntricos. Adorei e li rapidinho.

Peterson Boll 16/01/2019

No cômputo geral, médio para baixo. O texto consegue por várias incitar atenção e o gosto pelo seu conteúdo, mas quando começa a explanar tecnicamente sobre fatores e determinações de cunho psicanalítico, perde o interesse. Digno de nota que cita cientistas reais, tanto como daqueles da ficção (literatura, HQs, Cinema)