Emoções que Curam

Emoções que Curam Daniel Goleman

Resenhas - Emoções que Curam

Iga1.diass 21/12/2022

Uma incrível iniciativa do Mind & Life Institute
O livro possui uma característica única, pois foi feito a partir da transcrição de uma série de conversas entre grandes neurocientistas, psicólogos e o maior líder religioso do budismo tibetano.

Este encontro por si só é muito rico em troca de experiências, visões e culturas, pois une a visão oriental e religiosa da mente humana com a perspectiva da ciência e medicina ocidental. Porém, ambos os assuntos são tratados de uma forma aprofundada, e por essa razão, apenas recomendo a leitura para quem já possui uma base sobre filosofia budista e neurociência.

Faço também uma ressalva em relação a algumas informações desatualizadas, por exemplo, na definição das emoções e na aceitação da teoria Paul Ekman sobre as microexpressões faciais (aquela que o Canal Metaforando adora utilizar, mas que já se encontra obsoleta na ciência). Essa desatualização se deve ao fato de o encontro ter ocorrido 1987.

Desta forma, caso o leitor tenha mais interesses sobre o estudo das emoções, recomendo os livros da Lisa Feldman Barrett.

Por fim, gostaria de comentar sobre os organizadores do encontro: trata-se de um Instituto chamado Mind and Life, que até hoje atua na divulgação científica envolvendo o entendimento holístico da mente. Eles também possuem um site e podcast (em inglês), caso alguém se interesse.