Spinoza

Spinoza Benedito de Espinosa

Resenhas - Spinoza

Mariah 21/07/2022

AZONIPS
É foi uma leitura complicada de conceber, não li li, não me entreguei.

100% cética não consigo criar contato real nem me entregar a leitura caso me entregasse eu ficaria doida, posso até estudar bastante matemática antes de ler, pra evitar a mariah-extra-teorica mas tenho medo de estudar muita matemática, ler, e mesmo assim não significar nada pra mim e eu nao gostar desse fato, e por causa disso tentar dar algum sentido da minha cabeça. No entanto, esse esforço de criar um sentido próprio (conseguir claro) me cansar atoa, e isso sim me deixar maluca o cansaço, não muito obrigada.

Mariah auto análises e auto métodoskkk se permitir ser idiota as vezes pra frear pensamento ansioso é ótimo, pensar dói

Aliás ouvi hoje: "Namorar com você deve ser cansativo." Sim, namorar comigo é como namorar com uma empresa, eu fico me tratando como se eu fosse uma empresa, eu sou filha da pós modernidade eu vou fazer o que. eu ein, sim vou terminar com virgula

Mah 10/06/2022

Não é um livro que lerei completo novamente
Para isso coloquei vários post it's. E vou consultar apenas as passagens que gostei, pois o resto não gostei.

Começou excelente, a "vida e obra" é objetivo e super bem explicado. Mas o resto do livro...

Ele fala tanto em provar a existência de Deus que chega a ser irritante, daí quando ele para e foca em coisas legais, e começo a curtir, ele fala uma merd4 gigantesca na pág 364. Aí terminei o livro por obrigação mesmo.

Sei que ele é de outro tempo e bla bla bla, mas fod4 C :)

Lista de Livros 04/05/2017

Lista de Livros: Os Pensadores – Baruch de Spinoza
“A existência de Deus é explicada de maneira muito diferente daquela que os homens admitem comumente, pois confundem a existência de Deus com a sua própria, e por isso imaginam Deus como se fosse uma espécie de homem, sem dar atenção à ideia verdadeira de Deus que está neles, ou ignoram totalmente que a possuem. Decorre daí sua impossibilidade para demonstrar a existência de Deus tanto a priori, isto é, pela verdadeira definição de sua essência, quanto a posteriori, isto é, enquanto têm uma ideia dele, e não podem, muito menos, conceber essa existência.”
Mais em:
“Seguindo os ensinamentos da religião, cada um deve amar o próximo como a si mesmo, isto é, defender como seu próprio o direito de outrem; mas nós mostramos já como esta persuasão pouco poder tem sobre as emoções. Triunfa, na verdade, quando se está perante a morte, quer dizer, a doença venceu as paixões e o homem jaz inerte, ou ainda nos templos onde os homens não têm interesses a defender; mas não possui eficácia perante os tribunais ou na corte, onde seria mais necessário que a tivesse.”
Mais em:
“Certamente que a sorte da humanidade seria muito mais feliz se estivesse igualmente na potência do homem tanto falar como calar-se. Mas a experiência ensina suficiente e superabundantemente que nada está menos em poder dos homens que a sua língua e não há nada que eles possam menos fazer que governar os seus apetites. Daí resulta que a maioria julga que a nossa liberdade de ação existe apenas em relação às coisas que desejamos debilmente, pois o apetite que nos inclina para essas coisas pode ser facilmente contrariado pela recordação de qualquer outra coisa de que nos recordamos muitas vezes; enquanto que julgam que de modo algum somos livres quando se trata de coisas para que somos inclinados com uma afecção violenta que não pode ser acalmada pela recordação de outra coisa. Todavia, se eles não soubessem, por experiência, que muitas vezes lamentamos as nossas ações e que frequentemente, quando somos dominados por afecções contrárias, vemos o melhor e fazemos o pior, nada os impediria de crer que todas as nossas ações são livres. É assim que uma criancinha julga apetecer livremente o leite, um menino irritado a vingança, e o medroso a fuga. Um homem embriagado julga também que é por uma livre decisão da alma que conta aquilo que, mais tarde, em estado de sobriedade, preferiria ter calado. Do mesmo modo, o homem delirante, a mulher tagarela, a criança e numerosos outros do mesmo gênero julgam falar em virtude da livre decisão da alma, enquanto que, todavia, são impotentes para reter o impulso de falar. A experiência faz ver, portanto, tão claramente como a Razão, que os homens se julgam livres apenas porque são conscientes das suas ações e ignorantes das causas pelas quais são determinados.”
Mais em:

site: http://listadelivros-doney.blogspot.com.br/2017/04/etica-os-pensadores-benedictus-de.html