Os Vizinhos morrem nos romances

Os Vizinhos morrem nos romances Sergio Aguirre

Resenhas - Os Vizinhos morrem nos romances

Marcos Ogre 06/05/2014

Eu cada vez pego mais respeito pelos argentinos.
Bem, pelas pesquisas que eu fiz, percebi que pouca gente conhece Os vizinhos morrem nos romances, e isso é uma tremenda pena. É meio chato perceber como as pessoas supervalorizam os mesmos velhos autores, e se impregnam, sem abrir portas a novos talentos. como Sergio Aguirre. Mas, bem, sejamos sinceros, é meio difícil ouvir falar de certos livros... Eu mesmo, nunca havia ouvido falar do argentino até o momento em que encontrei esse fino livro lá na estante da minha biblioteca. E, bem, agradeço pela oportunidade. Enfim, estou comentando isso apenas pra deixar claro que, a partir de agora, lerei mais livros de nomes desconhecidos.

Porque minha experiência com esse foi demasiadamente agradável.

Bem, já que a sinopse aí acima não dá informação nenhuma, vou abrir um pouco o jogo. Mas só um pouquinho, ok?

O livro tem como protagonista o Sr. Bland, um escritor de romances policiais que está de mudança para uma casa no campo, na Inglaterra, com sua (quase inútil da história) esposa. Trata-se de um local bem isolado, cheio de árvores e com uma precária vizinhança. Após receber uma ligação de seu pai, a Sra. Bland tem de fazer uma viagem às pressas para a cidade, e acaba que deixa o marido lá, largado, como já é meio que de costume no tipo de situação repetitiva que ele vêm presenciando. E, então, nesse momento de "solidão", o Sr. Bland resolve por em pratica o seu costumeiro hábito de ir conhecer os moradores da redondeza, mas... bem... Só há uma moradora.

E é isso. O livro se passa, basicamente, no mesmo cenário, no mesmo cômodo de uma mesma casa. Entediante? Pelo contrário. A causa está no incrível diálogo transcorrido pelos dois personagens principais (e efetivos) na trama. Acho que o fato de ter poucos personagens foi um grande ponto a favor para Os vizinhos morrem nos romances, que é um livro de poucas páginas; isso proporciona um tempo melhor para o aprofundamento de cada um, e, embora o livro acabe sem demasiadas características físicas de ambos, isso passa quase que despercebido. Afinal, o não é uma obra muito estética. Isso é perfeitamente coberto por uma aura psicológica, o que bem diz respeito ao autor, que tem grandes conhecimentos da área.

Quanto à narração, eu divido opiniões, ainda que não encontre pontos negativos a serem destacados. Digamos que ela não segue uma linha uniforme: uma hora é em terceira pessoa, outra em primeira. Entretanto, Aguirre guia muito bem o discorrer dos fatos, de modo a nos preparar para tal mudança de maneira sutil e bem funcional. Porém, o que mais me agrada é como ele conseguiu adaptar essas mudanças. Sinceramente, se ele fosse bem menos sutil, ainda sim eu perceberia a mudança do narrador. Não só a perspectiva toma uma partida diferente, mas inclusive a maneira das coisas serem narradas, o estilo de "história" que cada um dos personagens conta é extremamente pessoal e especial, de modo que você é levado a um texto fluido e rápido.

E, se tenho uma exigência a fazer a vocês, leitores, é: prestem muita atenção nas frases, em todas elas, mesmo nas menos perceptíveis. Os vizinhos morrem nos romances (mas que título mais genial!) é um livro para pessoas atentas, portanto, não leiam quando estiverem cansados e etc.

Ai, que vontade de tagarelar sobre o final...

Entrementes. É uma ótima leitura. Não espere algo que vá mudar a sua vida, ou um seguidor de Um Estudo em Vermelho, mas, de maneira alguma, menospreze-o. Uma ótima pedida para uma tarde fria, para uma xícara de chá...

Conheça mais no meu blog!

site: http://pensadoremserie.blogspot.com.br/
Cristiane190 06/01/2015minha estante
Li esse livro em meio período na escola haha é muito bom!!

Dimi 01/07/2017minha estante
Eu li ele, e caramba que livro bom. Uma recomendação de outro livro desconhecido é Onde as arvores cantam, é muito bom, mas tem uma temática diferente (mais aventura).

Lindy 22/11/2023minha estante
A narração tem uma conotação psicológica forte digna de Agatha Christie. Senti a mesma sensação angustiante de qdo li "E não sobrou nenhum". Foi intenso!

Júlia 21/01/2024minha estante
Achei muito bom

Fê A. 24/02/2017

Nunca julgue o livro pela capa
Quando olhei o livro achei que seria horrível pois não gostei do título, mas resolvi dar uma chance, e ao ler as primeiras paginas não consegui mais parar de ler, EU ADOREI
Silvia341 20/11/2017minha estante
Oi, vc tem ele em ebook?

Fê A. 11/01/2018minha estante
Infelizmente não ?

Janaina 31/05/2018minha estante
Oi. Vc gostaria de troca-lo ou vende-lo?

Fê A. 09/12/2018minha estante
Não o possuo. Peguei emprestado da biblioteca

Marinara.Klem 23/06/2020

Sou suspeita para este caso:
Li, quando era criança, e simplesmente me apaixonei por histórias policiais, nem me recordo de quantas vezes reli esse livro do fundamental até o ensino médio (ficava na biblioteca da escola).
Enfim é envolvente, o autor brinca com a nossa capacidade de encontrar soluções para as histórias, mas sabemos que à um assassino(a) na história e que tudo pode não passar de uma grande mentira...
Na Tancredi 05/10/2020minha estante
Acho o final especialmente diferente do q se espera num livro infantil. Uma professora me deu ele na quinta serie e guardo até hj ?

Marinara.Klem 21/10/2020minha estante
Sim, eu já acho que esse livro não é infantil, eu amava quando criança, mas outras ficariam assustadas ?

Na Tancredi 21/10/2020minha estante
Acho que é pra crianças sim, só não pra todas kkk. Assim como Coraline e outras histórias assim.

Jhenniffy.Cibelly 06/09/2022

Detalhes fazem Diferença, e percebi isso no livro.
História : um casal se muda para um campo vasto, existindo apenas duas casas : a deles e de uma senhora que vive por perto. Com sua mania de visitar seus novos vizinhos, vai até esta e lá, acontece loucuras ( que para mim, estes precisam de um psicólogo ).

Gostei do livro, a princípio, não havia prendido minha atenção mas continuei a dar chance, feliz por ter continuado, pois me surpreendi. Recomendo pois, tem que prestar atenção a cada detalhe, que no decorrer do conto tudo faz sentido.
Naiely.Grisostomo 07/09/2022minha estante
Deu até vontade de ler

Matheus 10/06/2024minha estante
Também estudo Espanhol, e também já tinha lido esse livro em Português uns anos atrás. Eu quero perguntar se vc tá lendo uma versão digital ou física. Não consigo achar a versão física em espanhol dele em lugar nenhum. E quando eu acho, é caríssima kkkk

sousa1 15/02/2023

" - ...Quando estamos às escuras, as vozes nos dizem tudo, não nos podem enganar. Sabe, é necessário um pouco de luz para enganar, ou para se esconder... "

kikikko 15/10/2022

não foi nada emocionante ou surpreendente. foi previsível e sem graça, mas não foi uma história ruim, foi interessante ouvir os dois lados, mas sem graça

Fabiana 21/02/2023

Os vizinhos morrem nos romances
Uma visita, um chá tarde e a contação de uma história. A história é tão improvável que só pode ser fruto da imaginação da velha senhora, ou não? Uma leitura envolvente que nos prende do início ao fim e desperta o questionamento: houve ou não um assassinato? Tudo o que aconteceu é fruto de uma imaginação fértil?

Virginia.Laurindo 08/05/2023

Metalinguagem
Ótima obra para trabalhar com os adolescentes o gênero textual romance policial, além do conceito de metalinguagem.
Para além das questões pedagógicas, é uma leitura que nos prende. Ao longo do texto, imaginamos diversas possibilidades, até que o final nos surpreende.

Railson 04/06/2023

Maravilhoso
Que livro top, o suspense, o medo, tudo junto em pouco menos de 100, uma leitura muito gostosa e perfeita para uma tarde de domingo apreciada com um ótimo chá.
Super recomendo ??

Witor2 16/07/2023

Eu gostei bastante desse livro e realmente não esperava pelo final, me surpreendeu! li em 1 dia e a história e até q interessante, recomendo!!!

Sandrielle2 04/07/2024

Não esperava muito deste livro, porém ele me surpreendeu, gosto de romances policiais e esse livro com certeza vai ser um dos meus favoritos.

Vanessa 15/02/2024

"O único alívio para uma noite ruim é ver a luz do dia"
Esse livro foi indicação de uma amiga.
É uma história curtinha mas envolvente, com um plot super bacana.
Tem tudo pra ser uma leitura bem rápida, tem algumas expressões que acabam sendo bem "difíceis", mas a história te deixa curiosa.
O único ponto negativo são as falas em aspas.