Os Irmãos Karamázov

Os Irmãos Karamázov Fiódor Dostoiévski

Resenhas - Os Irmãos Karamázov

Luã 26/09/2023

Sempre me perguntei o porquê de "Os irmãos Karamazóv" ser uma obra tão aclamada, ao ponto de ser considerada por alguns como a maior da literatura universal. Lendo-a, descobri o motivo. Trata-se de uma obra profundamente filosófica, teológica e intelectual, onde cada personagem é um arquétipo das experiências e contradições humanas.

Helena 15/09/2023

O advogado de defesa fez a seguinte pergunta no julgamento: "o que é ser pai?" e apesar de toda extensão do livro, vejo que essa questão é a mais importante da história. Não pela história em si, mas pela própria psicologia que Dostoievski utilizou para compor a narrativa.
Os Irmãos Karamázov é uma obra bastante cansativa, não tem uma leitura fluída e muitas vezes temos que nos forçar a continuar lendo. E digo que vale a pena o esforço. As cenas finais do julgamento tem dois monólogos tão ricos em detalhes e contradições que podemos ser levados pelas duas opiniões. Isso que é maravilhoso da escrita de Dostoievski, há e não há dualidade entre bem e mal, certo ou errado. Não importa somente fatos e lógicas; o ser humano é mais complexo que isso.

Alemão 13/09/2023

Os irmãos Karamázov vol. 2
A conclusão deste romance histórico (segundo Volume) é realmente muito boa. Fiodor Dostoiévski consegue mostrar através de seus inúmeros personagens um retrato da Rússia do século XIX, com uma narrativa brilhante. Ao mesmo tempo, o autor consegue adentrar os recantos mais sombrios e luminosos da alma humana, através destes personagens!!! Indico a todos a leitura desta obra prima!!!

GabrielMacambira 09/09/2023

Os Irmãos Karamázov por Guilherme Beaurepaire

?Os Irmãos Karamázov? é o último romance publicado de Dostoiévski. E considero, entre todos que li, o mais complexo. Muitas discussões estão embutidas nesse romance, muitas facetas diferentes da vida. Penso que a tentativa de isolar algumas de suas ideias principais e analisá-las isoladamente destrói a unidade essencial do romance. Talvez, penso eu, a grandeza dessa obra esteja na capacidade do autor de integrar diversos elementos divergentes em um todo unificado.

?Os Irmãos Karamazov? explora diversas questões, como o livre-arbítrio, apresentando e contestando diferentes explicações do comportamento humano. O romance desafia a noção de que, na ausência de leis morais, o homem é livre para fazer o que ele escolhe, ou seja, tudo é permitido: personagens que defendem uma liberdade amoral tendem a ser mais ansiosos e autodestrutivos no romance. Mas o romance também desafia o determinismo psicológico e social, isto é, a ideia de que tanto nossa composição psicológica como nossa posição na sociedade controla o modo como agimos.
Alice Aras 11/09/2023minha estante
Ótima resenha! Espero ler esse romance em breve.

Isa 07/09/2023

Esse livro é um daqueles que te faz refletir do início ao fim, são tantas questões levantadas desde religião até psicologia que não tem como terminar de ler e continuar ileso. Eu amei, não só a trama, mas principalmente as reflexões e a escrita. Com certeza vale a pena a leitura, fica a recomendação.

Vanessa1139 31/08/2023

Nunca li um livro tão grande com tanta rapidez, li em uma semana, mas eu estava de férias e o livro nem era meu, tinha um prazo pra devolvê-lo.
Como qualquer história do Dostoiévski, essa é incrível, muito bem escrita e com tantos desdobramentos que te prende do início ao fim, o problema é a quantidade de nomes que cada personagem tem, o que acaba te confundindo às vezes, e também aquela sensação de que seria necessário um segundo volume pra fechar toda a história de uma forma mais satisfatória.

Eduardo.Weiland 27/08/2023

No geral, gostei de como a história se desenvolveu. Ao longo dela, o autor foi descrevendo os episódio com uma grande riqueza de detalhes, e sempre apontando pequenos acontecimentos que pareciam insignificantes no momento e declarando que eles seriam relevantes mais a frente. Acho que isso ajudou a manter o interesse pela história até o fim, o que foi bem importante, considerando-se o tamanho da obra. Apesar disso, em alguns trechos mais "filosóficos", a história se tornava um monólogo repetitivo e cansativo, quase me fazendo desistir da leitura. Mas, no geral, foi uma boa experiência, melhor do que eu esperava quando comecei a ler.

Clio0 26/08/2023

Há duas coisas a manter-se em mente ao ler Os Irmãos Karamazov: a tragédia da vida em família e a busca incessante pela moral.

Dostoievski, ávido combatente do incipiente nihilismo, teve como proposta básica na maioria dos seus livros a evolução do Homem. Diferente de Nietzche, no entanto, o autor não julgava isso como um imperativo biológico-social, mas como uma luta incessante entre as novas ideias e o julgamento ético.

É justamente a trama parricida do trio de irmãos Dimitri, Ivan e Alexei que coloca em cheque os comportamentos individuais julgo decentes e a necessidade - ou não - da convenção para o bem social.

A metáfora entre a velha Rússia czarista e a nova revolucionária aparecem na disputa entre a paixão do Dimitri e o racionalismo de Ivan que ganha dimensões quase sobre-humanas na visão filosófica de Alexei - aquele que seria o julgador inocente que precisa medir a validade das novas ideias contra a tradição.

Tudo isso parece muito abstrato, mas na verdade o autor lança mão de acontecimentos comuns e sensacionalistas e aquilo que hoje se refere como conversa-de-botequim para coloror o texto e enriquecer a sensação de se estar vivendo o drama de uma pequena vila.

Críticos ainda discutem se essa é magnum opus de Dostoivesky, porém não há nenhuma dúvida sobre a sua complexidade.

Minha edição sofreu um pouco com o passar dos anos, já se foram quase trinta. As folhas estão um pouco amareladas e o material, feito com uma espécie de courvin parece umedecer com facildade.

Recomendo.
Yanne0 26/08/2023minha estante
Amo esse livro ??

Thamiris Flor 27/08/2023minha estante
Quero muito ler!

AndrAa58 31/08/2023minha estante
Um dos meus preferidos. Depois de ler sua resenha espero poder reler em breve ?

13marcioricardo 26/08/2023

A psicologia é uma arma de dois gumes.
Nesta obra Dostoiévski demonstra porque é considerado mestre em perscrutar a alma humana.

O livro conta a historia de três irmãos ( ou serão quatro ? ) com um conturbado pai. Entre amor, religião, assassinato e uma boa sessão de tribunal se desenrola a história.

Eu sou todo o Ivan, os outros me pareceram demasiado tolos para o meu gosto.

Uma obra-prima.

Maria4935 22/08/2023

Irmãos Karamazov
Um livro muito bom, fala muito bem sobre sentimentos humanos porém ao mesmo tempo contando da vida de cada um dos personagens e seus pensamentos. Descreve os sentimentos e cada pensamento, desde os bons até os pensamentos considerados como loucura e crueldade, facilmente. Expressa a religiosidade cristã entre as vivências de alguns personagens e leva o leitor a se questionar sobre a relação entre Deus, fé, existência de deus, mente e alma do homem.

isa.fsgomes 22/08/2023

Os Irmãos Karamazov, Fiódor Dostoiévski (1879)
Apesar de minha grande paixão por Dostoiévski, não consegui desfrutar muito dessa leitura.
O enredo é maravilhoso, cheio de personagens marcantes e interessantes, porém, a leitura não fluía graças aos monólogos intermináveis e divagações religiosas e filosóficas que não me causaram interesse nenhum. Outro detalhe são as mulheres que eram todas excessivamente histéricas. Apesar desse ser um marco das personagens femininas de Dostoiévski, nessa obra ficou realmente exagerado. Entretanto, é uma pena que ele não tenha conseguido continuar seu segundo romance, terminamos a leitura com aquele sentimento que falta algo.

Aline330 21/08/2023

Finalmente fiz essa leitura, graças a edição tão linda do CLC. Não é uma leitura fácil, pelo tamanho e linguagem, mas fica totalmente leve lendo sem pressa, você é instigado cada vez mais com as histórias e angústia particulares de cada personagem, as discussões filosóficas, tudo.
Fiquei bem impactada com a cena da decisão final no tribunal, acredito que é o sentimento que mais vou lembrar acerca desse livro nos próximos anos e me levará a uma releitura.

Kyo Garden Mayfair 18/08/2023

Como sempre um dos melhores.
Adorei a leitura, mesmo em certos pontos sendo um pouco arrastada, afinal é um livro demais de 900 páginas, mas mesmo assim foi ótimo, pena que ele não consegui terminar essa história já que ele queria que fosse um livro com mais volumes e a gente só ficou com esse, recomendo demais e adorei o personagem Aliocha.

dmfg85 17/08/2023

Magistral. Monumental. Um colosso. De aplaudir de pé. Alterou a minha química cerebral pra sempre.