Os Irmãos Karamázov

Os Irmãos Karamázov Fiódor Dostoiévski

Resenhas - Os Irmãos Karamázov

Italo139 02/06/2023

Na Sibéria pai autoritário conflitos romance brigas serio obra prima, a vamos la leia isso logo e incrível

Michela Wakami 29/05/2023

Embora eu tenha gostado bastante desse livro, Crime e castigo ainda é o meu favorito do autor, até o momento. (Não li todos dele ainda)

A espiritualidade é latente aqui, embora não condiz totalmente com a minha, agradará bastante quem segue a mesma doutrina.

Os personagens são muito marcantes e inesquecíveis.

Teve algumas partes que achei maçantes, mas a grandeza do livro supera isso, facilmente.
Janaina Edwiges 29/05/2023minha estante
Também gostei mais de Crime e castigo do que este.

Rogéria Martins 29/05/2023minha estante
Adorei a resenha! ??

Michela Wakami 29/05/2023minha estante
Janaína, estamos juntas então.???

Michela Wakami 29/05/2023minha estante
Rogéria, obrigada.???

Raimundo.Sales 02/06/2023minha estante
Belíssima análise! Parabéns!

Michela Wakami 24/01/2024minha estante
Obrigada, amigo!

Dani 28/05/2023

Clássico
Um livro muito grande e às vezes cansativo de ler, mas a narrativa dramática e agitada prende. É interessante a metalinguagem em algumas partes que o autor se desculpa pelo jeito que escreveu, por exemplo, e isso nos deixa mais próximos dele.

Uma família desequilibrada: Um pai que paga de bobo da corte, um filho quieto que não crê em nada, um filho revoltado com o pai, um filho tranquilo e discípulo de monge.
Uma mulher que dois membros da família amam.
Um crime e um julgamento.
E vários personagens secundários interessantes, inclusive o... demônio.

Muito bom.

Ale 22/05/2023

Apesar de não ser o tipo de livro que me faz querer ler tudo de uma vez só, precisei dar 4 estrelas simplesmente pela escrita genial do Dostoiévski. Ansiosa pelo volume 2.

Maria10726 18/05/2023

A última obra de Dostoiévski

? Os irmãos Karamazóv, 1250 páginas; 1879 - 1880.

? Considerado por Freud "o maior romance já escrito", está obra aborda análises psicológicas profundas e muito bem detalhadas, construído através de um realismo absurdo. Confesso que no decorrer do livro eu me decepcionei, achei a leitura repetitiva e monótona, alguns capítulos desnecessários e extremamente longos, porém, penso que a descrição profunda do Dostoiévski fazia parte de toda a complexidade da obra.

? Demorei alguns meses para finalizar o romance, haja vista que tive dificuldade e muitas vezes pensei em desistir, mas persistir pelo amor e admiração que sinto pela literatura russa, e por ter lido alguns livros do autor que eu me apaixonei.

? Inicialmente somos apresentados a todos os irmãos Karamazóv e suas particularidades, Pavlovich é o genitor, irresponsável e péssimo pai, um homem arrogante e esnobe, que passa a vida gastando dinheiro com mulheres e bebidas.

?Dimítri é o filho mais velho, fruto de um casamento por interesse, apesar de possui as mesmas características do pai, altera com momentos de compaixão. Seguiu carreira militar e retorna ao lar paterno para reunir os irmãos e reivindicar herança, muitas vezes esse personagem me irritou, devido a sua obsessão, insistência e imaturidade.

? Aliocha é o filho favorito, bondoso e totalmente diferente do pai, seguiu vocação eclesiástica e é muito interessante esse contexto de religião no tempo russo, a vida no mosteiro, os aprendizados e a loucura pela religião. Aliocha faz o meio campo entre a família, dando conselhos e amenizando os conflitos familiares.

? Ivan é totalmente diferente de ambos os irmãos, ambicioso e com teorias sobre o universo e a existência divina. Possui um amor obsessivo, assim como seu irmão Dimítri. Ambos os irmãos possuem particularidades que se destacam e constrói a história.

? Dimítri se envolve em algo monstruoso, que se desencadeia em embates jurídicos e policiais, com questões filosóficas, que expõe a mente humana. Foi nessa parte que me perdi, a repetição me cansou e espero que um dia eu possa compreender a magnitude da obra frente aos acontecimentos da vida. Dostoiévski é magnífico.

Ramiro.ag 16/05/2023

"Pois o homem ama a queda do justo e a sua desonra"
"Para que seja possível amar um homem, é preciso que ele se esconda. quando ele mostra a sua face, o amor desaparece"

Eu não sei nem por onde começar, eu tinha expectativas altíssimas para esse livro, mas a obra conseguiu superar todas. Com toda a certeza meu modo de ver o mundo vai ser altamente impactado por essa leitura.

A obra retrata a família Karamazov, o pai Fiodor, completamente negligente e insensível com o seus filhos, e os irmãos que possuem personalidades distintas. Alexei, o mais novo, é um religioso, muito bom e cândido, e ao meu ver, é até um remediador dos outros personagens, uma figura de luz. Ivan, o do meio, é um intelectual, e de certo representa a juventude russa niilista da segunda metade do século XIX, nunca para de "pensar com a razão", sendo constantemente atormentado por sua consciência (o que no final, vai ficar ainda mais evidente). E por fim, o mais velho, Dmitri, uma figura intensa, orgulhosa e instável e que vai vir a disputar financeiramente e amorosamente com seu pai.

"Mas as hesitações, a ansiedade, as lutas entre a crença e a descrença, às vezes se tornam tal tortura, para um cheio cheio de escrúpulos como você, que é melhor enforcar-se."

Dostoiévski consegue transmitir até o fundo de todos os personagens e o exterior que os cercam, traçando um retrato geral da Rússia e de seu povo. Além de impor grandes questionamentos filosóficos, religiosos e morais, principalmente nos que diz respeito a reforma judiciária, a construção das bases da sociedade e da estruturação da família.

Há tantas passagens intensas no livro, que me fizeram refletir, parar e respirar um pouco, como a morte do mestre Zozimo e a mudança psicológica intensa do Aliocha. O debate sobre a morte de Deus entre Aliocha e Ivan. Os delírios de Ivan. A defesa do Dmitri. A jura em lembrança ao pequeno Illiucha. Sinto que vou precisar reler esse livro logo, a intensidade com que fui atingida é aburda.

"Seu crime não seria um crime, mas a simples revolta contra a força que injustamente o oprime."

É uma obra que todos devemos ler, traz lições e ideias que levarei para a vida toda.

"Essas pessoas não se preocuparam com o meu destino, não fizeram nada para me educar, para me instruir, para me transformar em um verdadeiro homem. Essas pessoas não saciaram a minha fome, nem aplacaram a minha sede, nem me visitaram, nu em minha prisão, e são elas que me enviam à condenação."
Erika Sá 17/05/2023minha estante
Ótima resenha ?

Pamela 14/05/2023

Um bando de canalhas
Rapaz, eis aqui a "grande família" da Rússia, sinceramente um negócio desse nem Freud explica, não sei quem é mais doido.
Tem um bocado de nome difícil, geralmente terminados em sufixos de "ski's", "vitch's" (uma transcrição fonética de um capítulo desse livro é de endoidecer qualquer um tá).
É treta pra tudo quanto é lado. Tem debate de religião, de moralidade, tem santo que não é santo, tem personagem secundário que faz a gente chorar.
Olha, que cabaré viu.
E no meio disso tudo o que ficou martelando na minha cabeça foi a 🤬 #$%!& de uma cebola.
Eu amei demais, amei pega de surpresa. Só sabia que era um clássico e o cretino do Dostoiévski vai, e rouba meu coração.

Manu1201 12/05/2023

12 de Maio de 2023
Ler Os Irmãos Karamazov é uma experiência!

Não esperava tanta entrega e exposição do âmago de todos os personagens como foi. Mostrando o coração, mente e facetas de todos os integrantes dessa pequena longa história, Dostoiévski nos entrega divagações, interrogações, meditações e esperança.

Por diversos momentos me senti frustrada por demorar a ler o livro mas, analisando agora, foi a melhor coisa que poderia ter feito. Cada coisa e acontecimento foi absorvida em seu devido tempo, atenção e emoção. Eu amei demais acompanhar a família Karamazov, mostrando de forma visceral e arrebatadora suas imperfeições, fé, loucura e paixão.

Ao final do livro entendi a frustração de alguns leitores e o porque do próprio Dostoiévski pronunciar que faria uma continuação. É muita coisa e depois que você engaja na história ela voa! E você vai ficar sedento por mais, pelo menos eu fiquei kk

Renata.Carmo 09/05/2023

Depois de pouco mais de um ano lendo consegui terminar. Um livro cheio de tretas familiares. Muito bom de ler

Karime 07/05/2023

Todo mundo deveria ler.
Em os irmãos Karamazov encontramos 3 Irmãos diferentes em diversas maneiras, suas ideias, religiões e ideias são únicos em cada um.

Fiodor e um Pai que foi tão duro com eles que negligencia a todos enquanto vive a vida de forma egoísta, egocêntrica e farrista, deixando os 3 à mercê da própria sorte e eles crescem as suas próprias maneiras e somente na vida adulta que todos se encontram.

Aliocha é um religioso temente a Deus que tem fé na bondade humana, ele é gentil, fofo e extremamente apaixonante. Cuida de todos e ama os irmãos, ainda que seja mais próximo de Dmitri.

Ivan e ateu que estudou, cresce e se vê sendo egoísta em relação aos irmãos e à vida, sendo cético sobre a religião de Aliocha e a vida livre de Dmitri.

Dmítri é vivaz e vive a vida de forma livre, liberta e tem sentimentos reais para com Aliocha ainda que admire as conquistas de Ivan.

Em os irmãos Karamazov vemos uma Rússia cega aos seus próprios preconceitos e hábitos, onde religião, ceticismo e cinismo caminham lado a lado entre dos cidadãos.

Fiodor Dostoievski nos leva à essência da humanidade, mostrando o egoísmo, religião, ceticismo e luxúria em cada um dos personagens de forma sincera e humana.

É difícil descrever as sensações que esse livro me passou, tendo uma leitura difícil e densa em diálogos longos e cheios de verdades atemporais, nos fazendo refletir nos grandes discursos e nas pequenas frases.

Fiodor consegue nos prender enquanto apresentar o crescimento e desenvolvimento dos personagens humanizados conforme a vida é difícil.

Jussara 03/05/2023

Acho q nunca demorei tanto pra finalizar um livro.
Os irmãos Karamazov são diferentes entre si, e ao mesmo tempo tem suas semelhanças, trazem cada um sua própria perspectiva de vida, visões diferentes do mundo, mas ainda assim caminham lado a lado. Sempre atormentados pelo nome Karamazov.

jackpveras 01/05/2023

I ?? Dostoiévski
Não há palavras, em nenhum idioma existente ou imaginado, capazes de expressar a grandiosidade de Os Irmãos Karamázov.
Sem dúvidas, uma das obras de arte mais incríveis e perfeitas já criadas pela mão do homem. É impossivel fechar o livro e olhar o mundo, as pessoas e as relações humanas da mesma forma de outrora. Cada Karamázov é uma fragmentação de mim mesmo e isto, por si só, gerou um mim uma catarse inédita, intensa e avassaladora.

Grande parte de mim, neste exato momento, tem orgulho de estar viva e de respirar o mesmo ar que Fiódor Dostoiévski um dia respirou.

heriks.ribeiro 27/04/2023

Casos de família russa
Um trecho: "ora, a natureza dos Karamázovi se resume assim: sensuais, ávidos no ganho e malucos!

Um grande clássico mundial. Aqui Dostoiévski reúne toda sua genialidade. É incrível como ele consegue alcançar o âmago da consciência de cada personagem da narrativa. A obra traz aspectos teológicos, morais, éticos entre tantas outras abordagens.

Acompanhamos através de um terceiro narrador nas histórias e tramas da família. Toda a trama se rodeia em volta de cinco (ou seriam quatro?) homens Karamázovi. De forma impressionante, Dostoiévski consegue discriminar a personalidade única de cada personagem sem ser taxativo. Apenas nos revelando através de diálogos e fluxos de consciência.

Como um bom clássico, alguns momentos da história são lentos e o leitor pode se perguntar se realmente alguns trechos são importantes para a obra de modo geral.
Enfim, minha recomendação é que leiam com paciência e apreciando cada trecho.

Tata 21/04/2023

Me disseram que quando eu terminasse ia precisar de terapia, e sim, eu preciso
O livro faz você refletir sobre todos os aspectos da moral e da mente humana, fazendo vc questionar sobre tudo que vc acredita ser o certo. Um livro inteligente. Pretendo ler mais do autor