Os Irmãos  Karamázov

Os Irmãos Karamázov Fiódor Dostoiévski

Resenhas - Os Irmãos Karamázov

Joao.Hippert 01/07/2020

Com certeza é um dos grandes livros que eu já li tanto em relação ao tema quanto ao tamanho (900 páginas). Escrito no final do século XIX, o livro acompanha, basicamente, três irmãos: Aliocha, Mítia e Ivan. Cada um deles tem o seu protagonismo e suas características individuais que engrandecem a narrativa como um todo. Mítia é um libertino, que se envolve em discussões nos bares, traições, paixões e é terrivelmente acusado pelo assassinato de seu pai. É um personagem que trata da degradação moral do homem russo, da culpa cristã, da mudança de valores. É um ser essencialmente sofredor. Ivan, por outro lado, talvez seja um dos grandes personagens de Dostoiévski: um verdadeiro niilista.
- Se Deus não existe, tudo é permitido!
Seu pensamento e suas posições viriam a influenciar diversos filósofos no século XX. Por fim, Aliocha é o irmão sensato, puro, ligado à religião e que é amado por todos. É nesse personagem que Dostoiévkski aborda as diversas questões religiosas no livro, tratando de temas como a fé, a pureza da alma, o perdão, sempre de maneira trágica e carregada: tudo aqui é bastante dramático. Meu destaque vai para dois grandes momentos narrativos da obra: ?O Grande Inquisidor? um diálogo entre Ivan e Aliocha, onde aquele exprime a sua visão sobre a igreja e sobre como seria uma possível volta do Cristo naquele tempo e o julgamento de Mítia, onde o autor consegue abordar, de maneira clara, lados antagônicos dentro de um processo ao mesmo tempo em que aproveita para apresentar alguns dos anseios do povo russo no final daquele século. É o meu primeiro clássico russo finalizado e a sensação é muito boa.

David Laurindo 03/07/2020

Minha superação literária.
Confesso que ler os irmãos Karamázov não foi fácil, para mim, uma grande superação de leitura. No livro temos uma análise moral muito profunda, e um livro também, profundo.

Sibele Brito 08/07/2020

Como gostamos de dizer no mundo literário, um calhamaço com mais de 700 páginas e que valeu cada uma delas.

Benício 18/07/2020

Os irmãos Karamázov
Nada que já li neste mundo se compara a esse livro. Me fez lembrar minha própria vida -quando ainda criança- tive os mesmos problemas familiares, em partes. Ele atravessou o meu ser como uma espada. O que há no livro? Tudo, do amor ao ódio, de Deus ao diabo.

Mayara 20/07/2020

Os irmãos Karamázov
Que livro sensacional, mesmo sendo grande vale totalmente a pena, me prendeu do início ao fim. Dostoiévski é realmente indescritível.

Joana 21/07/2020

Adorei
Me instigou a ler o livro e ainda me tirou de uma ressaca literária. Já coloquei Dostoiévski na lista de leitura.

Angelica75 25/07/2020

Comecei pelo último...
Comecei pelo último livro de Dostoiévski... confesso que esperava mais.
Não posso negar a excelência das discussões filosóficas principalmente acerca da religião e religiosidade. O contraponto entre os irmãos Alexey e Ivan é muito interessante! Porém, a história da morte do pai, achei fraca.
Esperava mais, achei simplória. Li
por E-Book em uma edição escrita com o português de Portugal.
Não dificultou muito, mas temos sim nossas diferenças linguísticas.
Ainda vou insistir em Dostoiévski.

Sâmya Mesquita 26/07/2020

Niilismo otimista?
Não é um livro fácil de se ver, principalmente se for acostumado a leituras ágeis. Mas cada fato, cada cena, cada fala dos personagens é tão cheia de paixão que nos encanta e nos contagia a ler o próximo capítulo.
Não leia se não estiver pronto pra esse tipo de leitura mais robusta, sóbria, internalizante, cotidiana. Mas, se tiver pronto, será uma das melhores obras da sua vida.
E como se diz? Somos todos Karamazov!

Estela.Mayra 06/08/2020

Um clássico é um clássico
Um grande clássico da literatura! Um livro extenso, muito bem escrito. Uma leitura para as férias, pois a que se ler com calma e atenção. Muitos assuntos são abordados, de psicologia a política passando por questões filosóficas, familiares e morais.

Alyne.Queiroz 08/08/2020

Primeira literatura russa que leio, talvez devesse ter começado por alguma coisa mais leve, mas assisti vários comentários de booktubers sobre o livro o que tornou a leitura mais fácil, o livro é muito interessante, é gostoso acompanhar a saga dessa família e ver as características interessante e sentimentos do povo russo naquela época, no final ficou parecendo que talvez o autor fosse escrever outro livro como continuação já que o destino de vários personagens ficou esquecido pelo meio, mas talvez seja só o autor nos mostrando como nossa própria vida está cheia de assuntos "pela metade" "descartados sem conclusão".

Gianny 09/08/2020

Não tenho condições de fazer uma resenha de um livro tão grandioso, posso sim afirmar que ler literatura russa é um caminho sem volta, este livro em particular cheio de reviravoltas nos leva a profundas reflexões sobre os seres humanos com suas diversas emoções e comportamentos.

Daniel 09/08/2020

Perfeito
Esse livro é simplesmente fantástico, aborda questões muito relevantes sobre diversos aspectos da vida, é impossível alguém ler e não absorver pelo menos um décimo do que essa obra proporciona, esse livro é tão bom que deveria ter mais páginas, obrigado Dostoiévski.

Nataly 21/08/2020

Os irmãos Karamázov
"- Acho que todos no mundo devem, antes de tudo, passar a amar a vida.
- Passar a amar mais a vida que o sentido dela?
- Forçosamente é assim, amar antes que venha a lógica."

Fazia muito tempo que eu não tinha contato com os grandes romances de Dostoiévski. Nos últimos tempos, me dediquei à leitura de suas novelas e contos, e só nesse ano retomei a leitura dos grandes livros, começando por O idiota e passando agora para Os irmãos Karamázov.

Esse romance teve muita importância para Dostoiévski, que passou muitos anos arquitetando os motivos e as ideias que seriam o alicerce desse livro tese.

Penso que foi até interessante ter demorado um pouco mais para ler essa obra, tendo passado por vários outros trabalhos dele antes, já que Os irmãos Karamazov reúne em si os principais pensamentos e as maiores preocupações filosóficas do autor.

Todas as ideias presentes ali já haviam sido apresentadas em outras obras anteriores, então foi muito interessante observar essa reunião de teses amarradas em torno do enredo dos três irmãos. A legitimidade da igreja e sua relação com o Estado, a existência de Deus ou sua invenção, os tribunais de julgamento, as motivações para crimes, a loucura e a epilepsia são exemplos de assuntos que preocupavam Dostoiévski e que são abordados nesse livro.

Segundo as palavras de Dostoiévski sobre o livro registradas em correspondência, "[...] tenho um enorme apego, pois coloquei nele o que há de mais íntimo no meu ser."¹ (DOSTOIÉVSKI, 2011, p. 226).

O romance é muito bem dividido entre as perspectivas de Dmitri, Ivan e Alieksei Karamázov, personagens que possuem suas próprias questões e inquietações e que são reunidos por tragédias e escândalos familiares depois de anos separados.

É nesse livro que é melhor formulada a famosa questão "se Deus não existe, então tudo é permitido?", que atormentará os três irmãos que buscarão, cada um a seu modo, seja pela religião ou pela ciência, solucioná-la.

O enredo é intrigante e desperta muito a curiosidade, e a linguagem é clara, mesmo que perpassada pela polifonia - conceito do teórico Bakhtin desenvolvido no livro Problemas da poética de Dostoiévski - caracterizada pela mistura de vozes destoantes das personagens, que se contradizem, nunca se afirmam e nunca chegam a uma conclusão final sobre o mundo e sobre si mesmas.

Uma das melhores leituras do ano, com certeza!

¹ DOSTOIÉVSKI, F. M. Dostoiévski: correspondências 1838-1880. Porto Alegre: 8Inverso Editora, 2011.