A Fúria dos Reis

A Fúria dos Reis George R. R. Martin...

Resenhas - A Fúria dos Reis

Jaqueline 11/06/2011

Meu primeiro pensamento ao começar a leitura de “A Fúria dos Reis” foi “Como vou conseguir resenhar i-s-s-o?”. Avaliar este livro sem entregar grandes spoilers é uma tarefa superior a minha capacidade, admito, então aviso de antemão que se você NÃO leu o primeiro livro da saga, poderá se deparar com algumas informações sobressalentes aqui.

Segundo volume da série “As Crônicas de Gelo e Fogo”, esta obra de George R. R. Martin foi lançada no Brasil pela editora LeYa em uma edição que primeiramente deve ser elogiada por sua parte gráfica, com uma belíssima capa, e sua revisão. O trabalho muitíssimo bem feito neste sentido garante a qualidade geral do livro, que não desaponta o leitor apesar de todas as questões relacionadas a tradução do texto.

“A Fúria dos Reis” dá continuidade à história de “A Guerra dos Tronos”. Após a morte do rei Robert Baratheon, uma série de reis emerge na tentativa de dominar o Trono de Ferro, colocando Westeros sob um único domínio legítimo. O clima de instabilidade está no ar, tornando antigas rivalidades e alianças ainda mais profundas. Entre maquinações políticas, estratégias de combate e temperamentos exaltados, percebemos pela ótica de diversos narradores o que existe de mais humano em cada personagem graças à escrita envolvente e crua de George R. R. Martin. Dentre estes narradores, destaco Tyrion Lannister, o anão que agora ocupa o cargo de Mão do Rei no domínio de seu sobrinho Joffrey em Porto Real e rouba a cena com suas observações perspicazes e comentários sarcásticos.

Cada capítulo funciona exatamente como uma crônica, nos trazendo o um relato subjetivo sobre a situação de diversas regiões dos Sete Reinos. A relação política entre estas regiões e seus líderes é o que move o livro, apesar de questões como lealdade, sobrevivência e honra também pautarem a obra. Alguns tentam se impor, como a jovem Daenerys Targaryen, agora uma verdadeira Mãe de Dragões. Outros tentam se afirmar, como Robb Stark, atual Rei do Norte. Alguns tentam sobreviver em um mundo abalado por mudanças, como Arya Stark, enquanto outros deslizam por densas redes de poder e influência, como Tyrion Lannister.

Uma coisa que fica clara neste volume da série é o aumento da intensidade e da influência da magia no cotidiano das pessoas. O que parecia extinguido retorna com força total, revelando o poder das tradições. Falo aqui em “magia” não apenas em seu sentido mais sobrenatural, mas também em seu formato institucionalizado - o caso da religião. A trama que envolve Stannis Baratheon, a sacerdotisa Melisandre e o ex-contrabandista Davos é calcada nessa relação de emergência e queda, afirmação e negação de novos e antigos deuses e nas conseqüências marcantes que isso gera. Afora isso, muitos outros elementos fantásticos estão presentes no livro, gerando sentimentos que oscilam entre a ansiedade, o temor e a segurança.

“A Fúria dos Reis”, assim como seu livro predecessor, é leitura mais do que recomendada – deveria ser obrigatória! Sem delongas, destaco alguns pontos marcantes do livro:

1 - a rivalidade entre Renly Baratheon, que se autoproclama rei de Westeros, e seu irmão mais velho, Stannis Baratheon;
2 - Melisandre, a Sacerdotisa Vermelha do Senhor da Luz;
3 - o sentido da predestinação, noção que mexe com o ego dos personagens e pauta todas as ações políticas e estratégicas do livro;
4 – a questão da honra, que é ironicamente mais visível naqueles personagens de menor tamanho (Tyrion), menor influência (Jon Snow) ou donos de um caráter maculado (Davos).

George R. R. Martin não poupa descrições sangrentas de combates, assim como não tenta velar a brutalidade que as relações humanas podem atingir. O autor não poupa a vida de personagens queridos ao leitor, faz prosperar os núcleos mais corrompidos dos governos e não livra mocinhos da dor, da traição e da humilhação. Essa aparente “inversão de valores” na série funciona como um grande chamariz: diferentemente da pasmaceira que vemos (e lemos) por aí, “As Crônicas de Gelo e Fogo” se conecta com a vida real mostrando que quando grandes metas estão no alvo, a moral se prova algo totalmente maleável. Não existem bons ou maus, mas apenas jogadores tentando conquistar o que desejam. Que vença o melhor!

>> Resenha publicada em www.up-brasil.com
Marcia Lopes 04/09/2011minha estante
E a Dani?O que acontece? Ela e Aria são minhas personagens preferidas...

Thalles 09/09/2011minha estante
Dani é a personagem que mais cresce ao longo dos livros, e nesse segundo o final dela é no mínimo interessante ^~
Aria é um dos personagens mais legais na minha opnião tbm, tbm tem bons momentos no livro, não vou entrar em detalhes pra evitar spoilers*

Diego Claudino 04/01/2012minha estante
Estou lendo ainda, mas A Aria é sensacional.. rsrs Ela e seu gênio indomável são únicos..

Jaqueline 04/01/2012minha estante
Mit, contar o que acontece com elas é dar spoiler! Como falaram aqui embaixo, Dani só faz crescer ao longo doas livros MESMO. Neste ela mostra realmente a que veio. Já a Arya é uma personagem que passa a maior parte do tempo "sobrevivendo" nesse livro. Ainda não consigo simpatizar com ela e aquele temperamento...

Alan Ventura 16/01/2012minha estante
Excelente resenha! Parabéns.

Firmino 27/01/2012minha estante
muito boa mesmo
terminei o primeiro e vou começar a ler esse!!!

Flávia 13/02/2012minha estante
Considero Tyrion Lannister um mestre nessa "guerra dos tronos". Adoro as análises excelentes dele. Sempre que surge um próximo capítulo que tratará dele, minha empolgação aumenta. É sem dúvida, meu personagem favorito

Cristiam 24/02/2012minha estante
Parabéns pela resenha, muito boa. ;)

Lucas 13/07/2012minha estante
No livro há muitos erros ortográficos, mas a trama é muito contagiante

Tk 25/10/2012minha estante
Gostei de ler o livro. Parabéns...

Lara 04/12/2012minha estante
Nossa, a tua resenha está ótima! Pretendo ler esse livro daqui a algum tempo, estava meio desanimada, mas depois de ler o que escreveste (e assistir à segunda temporada), estou novamente com vontade de lê-lo.

Renato 12/12/2012minha estante
Parabéns, Jaqueline. Resenhar essa obra de arte sem entregar spoilers realmente não é para qualquer um, e você conseguiu fazer de forma clara. Esse livro é realmente muito bom, é fantástico ver como Martin consegue prender o leitor mesmo com uma história sem tanto suspense como a guerra dos tronos.

VinixD 17/12/2012minha estante
Primeiramente parabéns pela resenha Jaqueline. Realmente esta saga de George Matin está perfeita, estou no livro 3 agora (A tormenta de espadas), no meu ver está se saindo o melhor de todos até agora, sensacional!!!
O meu personagem favorito, embora não apareça tanto em "A Fúria dos reis" é o Jon Snow; nos capítulos sobre ele, realmente parece q vivencio pessoalmente a cena, hehehe. Sem contar o jeito dele sempre honroso de lhe dar com as situações, chega a arrepiar!!

Luciana 07/03/2014minha estante
Ótima resenha, Jaqueline. Parabéns!
Assisti a série antes de ler os livros, então não fui pega de surpresa pelo autor (infelizmente). A escrita do George Martin é tão gostosa que as mais de 600 páginas passam correndo entre os dedos.
Neste volume, senti falta de mais capítulos sobre a Daenerys - minha personagem favorita.
Gostaria de ressaltar que quem assistiu a série primeiro, como eu, deveria ler o livro. Ao contrário do primeiro volume, A Fúria dos Reis tem várias cenas diferentes da segunda temporada de Game of Thrones.

marakraml 19/05/2015minha estante
Terminei o primeiro livro no domingo e já emendei o segundo, o primeiro apenas o destino de Ed Stark não me agradou.
E sim, para mim os melhores personagens são Dani, Aria e Tryon.

Isabelle.Lima 29/01/2017minha estante
Que resenha maravilhosa!

Belaciel 26/06/2020minha estante
Uma incrível resenha!

FlAvia.Alessandra 11/01/2022minha estante
Tyrion é o melhor personagem nem adianta me dizer ao contrário. Ele faz valer a pena ler a saga completa.

vitor_yago 04/04/2023minha estante
Aaaaai mais que resenha maravilhosa. Estou por terminar o livro um, mas é ainda mais emocionante futricar o que ainda vai acontecer no segundo. Apaixonante.

Ademir14 23/05/2023minha estante
O Tyrion é impagável, com seu humor ácido

Fabio Shiva 24/09/2020

Envolvente e divertido!
É uma delícia quando encontramos um livro com o poder de nos transportar completamente para dentro de uma história! E certamente George R. R. Martin é um autor que tem essa capacidade quase mágica de envolver o leitor em suas tramas. Gostei ainda mais do volume 2 de “Game of Thrones” que do primeiro. Livre da necessidade de apresentar o leitor aos Sete Reinos de Westeros, tarefa já cumprida a contento no livro anterior, Martin engata numa torrente de ação que faz a leitura fluir fácil e divertida ao longo das mais de 600 páginas de “A Fúria dos Reis”.

Aqui pude apreciar melhor um dos muitos truques do autor, que consiste em apresentar um determinado personagem de forma desagradável, para depois castigá-lo de forma tão severa que o leitor acaba se apiedando e torcendo por ele. Esse recurso, embora cruel, é muito criativo e ainda tem a vantagem de conferir mais força e profundidade ao personagem.

Tive novamente a impressão de ver referências mais ou menos explícitas (e pouco lisonjeiras) ao cristianismo, dessa vez no estandarte do Senhor da Luz, que é um coração em chamas, tal como o símbolo do Sagrado Coração de Jesus.

Em determinado ponto da leitura, descobri que meu personagem favorito da Guerra dos Tronos é mesmo o Tyrion. Mas o coitado sofre ainda mais no livro que na série!

site: https://www.facebook.com/sincronicidio

Sl@ck 04/03/2022

A continuação não deixou a desejar nenhum pouco, Martin soube pegar os acontecimentos do primeiro e dar continuidade nesse segundo, pada mim os melhores capítulos sem dúvida é do Tyrion, a inteligência é de outro mundo. Espero que os próximos sejam tão bons quantos os dois primeiros.

Victoria (Vic) 28/03/2020

Eu AMEI A Fúria dos Reis! Adorei as estratégias políticas, e meus capitulos favoritos foram da Dany e do Tyrion

Daniela.Fernandes 20/08/2023minha estante
Ainda nao comecei esse segundo livro, mas no primeiro, eu fazia resumos do capítulo em um post it e colova no inicio do capítulo. Me ajudou bastante.

@omeunomeemaira 27/10/2020

Assim como o primeiro, esse livro é muito bom, a única coisa que me incomoda é o excesso de detalhamento em algumas cenas, mas é completamente entendível, nada tira da minha cabeça que esse livro já foi escrito na intenção de virar uma adaptação cinematográfica! Os acontecimentos aqui são mais interessantes, a gente sai da ?introdução? e entra verdadeiramente na história e nos conflitos, estou me preparando para ler o próximo, espero que daqui até lá já tenhamos o final tão esperado! ??
@cristacompropositos 27/10/2020minha estante
Tenho ele, vou ver se animo de ler

@omeunomeemaira 27/10/2020minha estante
Olha, paciência viu kkkk
Eu dividi ele de acordo com os dias que eu queria terminar e fui lendo a meta diária

thais.moore 20/06/2020

Perfeito
Que continuação maravilhosa . George não peça em nada nesse livro . Cada trama cada guerra é descrita com muita perfeição .

Isadora Alves 18/11/2021

Preparando o terreno para as tragédias que estão por vir
Como sempre a escrita do RR Martin é muito densa e por isso eu demorei tanto pra finalizar esse livro. Eu achei o começo e a metade muito lenta, parecia até muita encheção de linguiça mas tudo que a gente vê nos livros anteriores é para preparar o terreno pros próximos volumes, realmente eu só consegui engatar a leitura mesmo mais pro finalzinho.
O que eu mais gosto nessa leitura é ver o amadurecimento dos personagens, pegar cada detalhe que talvez a série não tenha conseguido transmitir.
Espero que o próximo livro seja mais dinâmico e não me deixe tão estagnada na leitura.

Caio 09/05/2023

Tudo neste livro me agrada de um jeito que não sei explicar. Tantos personagens, coisas acontecendo a todo momento, lugares e paisagens descritas de modo simples e satisfatório. Acredito que a história demora um pouco para engrenar, uma vez que a marcha correta é acionada, impossível parar de ler. O jogo político é maravilhoso. Estou ansioso para o próximo.

Jéssica Nascimento 12/11/2023

Política e guerras
Não tem como definir esse livro com outra palavra que não seja, chato, muita política, é super tradicional. Ele teve que existir apenas para dar continuidade na história. Você raramente fica empolgado o que faz a leitura ficar bem arrastada, diferente do primeiro livro que a leitura é bem fluida (na medida do possível).

GLÓRIA, GLÓRIA ALELUIA, ATÉ QUE ENFIM EU ACABEI! ?

matheushlm 19/04/2023

Achei chato, o livro desencontrou um pouco da série. É mt informação nesse livro, novos pontos de vistas e alguns personagens novos.
vitor_yago 19/04/2023minha estante
Coincidentemente também já estou acabando ele, kkkkkk sério, acabei de fazer o histórico.

Robim 02/05/2021

A Fúria dos Reis
Simplesmente sensacional, continuação que a cada capítulo te deixa mais empolgado e impossível prever os futuros acontecimentos. A Suma só poderia ter colocado uma fonte maior com um espaçamento melhor, pq foi complicado ler. Mas tirando isso, a história do senhor George é fantástica e estou ansioso para ver os próximos livros.

Pedro 15/02/2022

A fúria dos reis
A fúria dos reis sem sombra de dúvida é mais um excelente livro..Este livro mostra-nos a excelência de escrita do autor.
Adorei o livro,por momentos parece que estamos dentro do livro a viver aquilo tudo junto das personagens..
Fantástico ????