A Fúria dos Reis

A Fúria dos Reis George R. R. Martin...

Resenhas - A Fúria dos Reis

Jaqueline 11/06/2011

Meu primeiro pensamento ao começar a leitura de “A Fúria dos Reis” foi “Como vou conseguir resenhar i-s-s-o?”. Avaliar este livro sem entregar grandes spoilers é uma tarefa superior a minha capacidade, admito, então aviso de antemão que se você NÃO leu o primeiro livro da saga, poderá se deparar com algumas informações sobressalentes aqui.

Segundo volume da série “As Crônicas de Gelo e Fogo”, esta obra de George R. R. Martin foi lançada no Brasil pela editora LeYa em uma edição que primeiramente deve ser elogiada por sua parte gráfica, com uma belíssima capa, e sua revisão. O trabalho muitíssimo bem feito neste sentido garante a qualidade geral do livro, que não desaponta o leitor apesar de todas as questões relacionadas a tradução do texto.

“A Fúria dos Reis” dá continuidade à história de “A Guerra dos Tronos”. Após a morte do rei Robert Baratheon, uma série de reis emerge na tentativa de dominar o Trono de Ferro, colocando Westeros sob um único domínio legítimo. O clima de instabilidade está no ar, tornando antigas rivalidades e alianças ainda mais profundas. Entre maquinações políticas, estratégias de combate e temperamentos exaltados, percebemos pela ótica de diversos narradores o que existe de mais humano em cada personagem graças à escrita envolvente e crua de George R. R. Martin. Dentre estes narradores, destaco Tyrion Lannister, o anão que agora ocupa o cargo de Mão do Rei no domínio de seu sobrinho Joffrey em Porto Real e rouba a cena com suas observações perspicazes e comentários sarcásticos.

Cada capítulo funciona exatamente como uma crônica, nos trazendo o um relato subjetivo sobre a situação de diversas regiões dos Sete Reinos. A relação política entre estas regiões e seus líderes é o que move o livro, apesar de questões como lealdade, sobrevivência e honra também pautarem a obra. Alguns tentam se impor, como a jovem Daenerys Targaryen, agora uma verdadeira Mãe de Dragões. Outros tentam se afirmar, como Robb Stark, atual Rei do Norte. Alguns tentam sobreviver em um mundo abalado por mudanças, como Arya Stark, enquanto outros deslizam por densas redes de poder e influência, como Tyrion Lannister.

Uma coisa que fica clara neste volume da série é o aumento da intensidade e da influência da magia no cotidiano das pessoas. O que parecia extinguido retorna com força total, revelando o poder das tradições. Falo aqui em “magia” não apenas em seu sentido mais sobrenatural, mas também em seu formato institucionalizado - o caso da religião. A trama que envolve Stannis Baratheon, a sacerdotisa Melisandre e o ex-contrabandista Davos é calcada nessa relação de emergência e queda, afirmação e negação de novos e antigos deuses e nas conseqüências marcantes que isso gera. Afora isso, muitos outros elementos fantásticos estão presentes no livro, gerando sentimentos que oscilam entre a ansiedade, o temor e a segurança.

“A Fúria dos Reis”, assim como seu livro predecessor, é leitura mais do que recomendada – deveria ser obrigatória! Sem delongas, destaco alguns pontos marcantes do livro:

1 - a rivalidade entre Renly Baratheon, que se autoproclama rei de Westeros, e seu irmão mais velho, Stannis Baratheon;
2 - Melisandre, a Sacerdotisa Vermelha do Senhor da Luz;
3 - o sentido da predestinação, noção que mexe com o ego dos personagens e pauta todas as ações políticas e estratégicas do livro;
4 – a questão da honra, que é ironicamente mais visível naqueles personagens de menor tamanho (Tyrion), menor influência (Jon Snow) ou donos de um caráter maculado (Davos).

George R. R. Martin não poupa descrições sangrentas de combates, assim como não tenta velar a brutalidade que as relações humanas podem atingir. O autor não poupa a vida de personagens queridos ao leitor, faz prosperar os núcleos mais corrompidos dos governos e não livra mocinhos da dor, da traição e da humilhação. Essa aparente “inversão de valores” na série funciona como um grande chamariz: diferentemente da pasmaceira que vemos (e lemos) por aí, “As Crônicas de Gelo e Fogo” se conecta com a vida real mostrando que quando grandes metas estão no alvo, a moral se prova algo totalmente maleável. Não existem bons ou maus, mas apenas jogadores tentando conquistar o que desejam. Que vença o melhor!

>> Resenha publicada em www.up-brasil.com
Marcia Lopes 04/09/2011minha estante
E a Dani?O que acontece? Ela e Aria são minhas personagens preferidas...

Thalles 09/09/2011minha estante
Dani é a personagem que mais cresce ao longo dos livros, e nesse segundo o final dela é no mínimo interessante ^~
Aria é um dos personagens mais legais na minha opnião tbm, tbm tem bons momentos no livro, não vou entrar em detalhes pra evitar spoilers*

Diego Claudino 04/01/2012minha estante
Estou lendo ainda, mas A Aria é sensacional.. rsrs Ela e seu gênio indomável são únicos..

Jaqueline 04/01/2012minha estante
Mit, contar o que acontece com elas é dar spoiler! Como falaram aqui embaixo, Dani só faz crescer ao longo doas livros MESMO. Neste ela mostra realmente a que veio. Já a Arya é uma personagem que passa a maior parte do tempo "sobrevivendo" nesse livro. Ainda não consigo simpatizar com ela e aquele temperamento...

Alan Ventura 16/01/2012minha estante
Excelente resenha! Parabéns.

Firmino 27/01/2012minha estante
muito boa mesmo
terminei o primeiro e vou começar a ler esse!!!

Flávia 13/02/2012minha estante
Considero Tyrion Lannister um mestre nessa "guerra dos tronos". Adoro as análises excelentes dele. Sempre que surge um próximo capítulo que tratará dele, minha empolgação aumenta. É sem dúvida, meu personagem favorito

Cristiam 24/02/2012minha estante
Parabéns pela resenha, muito boa. ;)

Lucas 13/07/2012minha estante
No livro há muitos erros ortográficos, mas a trama é muito contagiante

Tk 25/10/2012minha estante
Gostei de ler o livro. Parabéns...

Lara 04/12/2012minha estante
Nossa, a tua resenha está ótima! Pretendo ler esse livro daqui a algum tempo, estava meio desanimada, mas depois de ler o que escreveste (e assistir à segunda temporada), estou novamente com vontade de lê-lo.

Renato 12/12/2012minha estante
Parabéns, Jaqueline. Resenhar essa obra de arte sem entregar spoilers realmente não é para qualquer um, e você conseguiu fazer de forma clara. Esse livro é realmente muito bom, é fantástico ver como Martin consegue prender o leitor mesmo com uma história sem tanto suspense como a guerra dos tronos.

VinixD 17/12/2012minha estante
Primeiramente parabéns pela resenha Jaqueline. Realmente esta saga de George Matin está perfeita, estou no livro 3 agora (A tormenta de espadas), no meu ver está se saindo o melhor de todos até agora, sensacional!!!
O meu personagem favorito, embora não apareça tanto em "A Fúria dos reis" é o Jon Snow; nos capítulos sobre ele, realmente parece q vivencio pessoalmente a cena, hehehe. Sem contar o jeito dele sempre honroso de lhe dar com as situações, chega a arrepiar!!

Luciana 07/03/2014minha estante
Ótima resenha, Jaqueline. Parabéns!
Assisti a série antes de ler os livros, então não fui pega de surpresa pelo autor (infelizmente). A escrita do George Martin é tão gostosa que as mais de 600 páginas passam correndo entre os dedos.
Neste volume, senti falta de mais capítulos sobre a Daenerys - minha personagem favorita.
Gostaria de ressaltar que quem assistiu a série primeiro, como eu, deveria ler o livro. Ao contrário do primeiro volume, A Fúria dos Reis tem várias cenas diferentes da segunda temporada de Game of Thrones.

marakraml 19/05/2015minha estante
Terminei o primeiro livro no domingo e já emendei o segundo, o primeiro apenas o destino de Ed Stark não me agradou.
E sim, para mim os melhores personagens são Dani, Aria e Tryon.

Isabelle.Lima 29/01/2017minha estante
Que resenha maravilhosa!

Belaciel 26/06/2020minha estante
Uma incrível resenha!

FlAvia.Alessandra 11/01/2022minha estante
Tyrion é o melhor personagem nem adianta me dizer ao contrário. Ele faz valer a pena ler a saga completa.

vitor_yago 04/04/2023minha estante
Aaaaai mais que resenha maravilhosa. Estou por terminar o livro um, mas é ainda mais emocionante futricar o que ainda vai acontecer no segundo. Apaixonante.

Ademir14 23/05/2023minha estante
O Tyrion é impagável, com seu humor ácido

Leandro 06/07/2017

Leitura cansativa!
Não me entendam mal, mas a demora no acontecer dos fatos me deixou tão entediado que demorei quase 3 meses para terminar de ler essa aventura. A escrita, como do primeiro volume, é impecável, mas tudo demorava tanto pra acontecer que eu quase abandono. Apesar disso, sigo firme e forte no intuito de saber o que vai acontecer com os protagonistas. Só deixo o aviso para os que estão começando ou pretendendo ler esse volume: prepara a cabeça, que a leitura pode ser bem cansativa... Ainda assim é um bom livro.

site: dicadoleandro.wordpress.com
Fabi @entrepaginaslinhas 07/07/2017minha estante
Demora muito pra acontecer as coisas, eu gostei, principalmente os capítulos da Arya, Sansa, Tyrion (grande pequeno homem kkk) e do Jon. Capítulos como Theon, Catelyn, foram bem arrastados...

Leandro 07/07/2017minha estante
Pois é Fabi, mas ainda sigo empolgado pra continuar na leitura ?

Fabi @entrepaginaslinhas 09/07/2017minha estante
Hahaha eu tbm, a esperança é a última que morre

Gabriel1346 13/07/2017minha estante
Nunca nem terminei de ler o meu ainda ainda falta eh coisa . Só num abandonei ainda pq eu sei q tem coisa melhor por vir

Leandro 15/07/2017minha estante
Abandona não Felipe! Oh, vai seguir arrastado até o ultimo capítulo, mas esse deixa um gostinho de quero mais bem legal.

JunoCacau 22/11/2017minha estante
Concordo! O primeiro li em uma semana... Esse eu estou me arrastando pra ler!

Polly 23/11/2017minha estante
Tá meio difícil mesmo... O primeiro volume, no começo é meio devagar, mas antes da página cem as coisas já tinham se movimentado. Esse, no entanto, estou quase na metade do livro e nada acontece...

Daniel 08/01/2020minha estante
Eu to achando um saco ler esse livro, muito cansativo, nada acontece, vcs leram o terceiro livro, sabem me dizer se melhora?

Polly 08/01/2020minha estante
O terceiro é bem mais movimentado, Daniel. O quarto é mais lento, mas eu gosto muito dele, porque tem muito jogo político. O quinto ainda irei ler, pretendo que seja esse ano ainda.

Jow 28/10/2011

Um caos perfeito.
"Na política não há amigos, apenas conspiradores que se unem."
Victor Lasky

A construção efetiva de uma história se dá pelos mais diversos motivos; Narrativa envolvente e personagens cativantes, certamente darão um toque de sucesso a essa trama. Mas, quando além de tudo isso um autor se propõe a enveredar por caminhos espinhosos como honra, lealdade, política e merecimento a tendência é de que a história ser contada realmente ganhe configurações galácticas. Quando pensávamos que George Martin já tinha feito uma obra excepcional em “A Guerra dos Tronos” ele potencializa ainda mais a sua história com essa obra genial que é “A Fúria dos Reis”.

O clima de instabilidade está no ar, tornando rivalidades e antigas alianças ainda mais profundas e melancólicas. Entre maquinações políticas, estratégias de combate e temperamentos exaltados, é possível perceber pela ótica de diversos narradores o que existe de mais humano em cada personagem graças à escrita envolvente e crua de George Martin. Dentre os inúmeros narradores da trama, torna-se impossível não destacar a importância e a potencialidade da narrativa de Tyrion Lannister. O anão que agora ocupa o cargo de Mão do Rei em Porto Real rouba a cena com suas observações perspicazes e comentários sarcásticos. Tyrion me parece o único que realmente sabe o que está fazendo para impedir que o reino desmorone. Ele é o pilar que sustenta grande parte das tramas políticas, e acompanhar a sua linha de raciocínio proporciona ao leitor uma experiência divertida e excepcional.

Cada capítulo da trama funciona como uma espécie de crônica, nos trazendo um relato subjetivo sobre a situação de diversas regiões dos Sete Reinos. A relação política entre estas regiões e seus líderes é o que move o livro, apesar de questões como lealdade, sobrevivência e honra também pautarem a obra da uma forma constante. É uma verdadeira confusão de símbolos, insígnias e juramentos. As rebeliões e as tramas eclodem a cada página virada, mas Martin consegue dar uma dinamicidade assombrosa, graças a sua capacidade de explorar com extrema competência o verdadeiro objetivo de todos os personagens. Alguns tentam se impor, como a jovem Daenerys Targaryen, agora uma verdadeira Mãe de Dragões. Outros tentam se afirmar, como Robb Stark, atual Rei do Norte. Alguns tentam sobreviver em um mundo abalado por mudanças, como Arya Stark, enquanto outros deslizam por densas redes de poder e influência, como Tyrion Lannister.

A Magia ganha contornos interessantes a partir dessa obra. O que parecia extinguido retorna com força total, revelando o poder das antigas tradições e costumes. Grandes lendas antigas são contadas dentro do contexto da obra, e as possibilidades e maquinações que essas antigas representações lançam, podem revelar um futuro literalmente fantástico para a saga. Falo de “Magia” não apenas em seu sentido mais sobrenatural, mas também em seu formato institucionalizado, que é o caso da religião. A trama que envolve Stannis Baratheon, a sacerdotisa Melisandre (olho nela!) e o ótimo personagem chamado Davos, é calcada nessa relação de emergência e queda, afirmação e negação de novos e antigos deuses e nas conseqüências marcantes que isso gera. Afora isso, muitos outros elementos fantásticos estão presentes no livro, gerando sentimentos que oscilam entre a ansiedade, o temor e a segurança.

As Crônicas de Gelo e Fogo é literatura fantástica para adultos! Não existe meia palavra ou alívio textual. Martin não poupa o leitor de cenas impactantes, situações e comentários constrangedores. Ele não vacila em entregar à morte os personagens mais carismáticos, dar vitória ao mais vil dos homens e perpetrar agressões, insultos e humilhação aos queridinhos do leitor. Martin extirpa a inocência e o espírito galante e salvador dos heróis que encontramos em praticamente todos os livros de fantasia. Sendo assim, a leitura de “A Fúria dos Reis” é mais que obrigatória, e a expectativa em torno da leitura de “A Tormenta das Espadas” torna-se enorme.
Alan Ventura 29/10/2011minha estante
Que interessante, a cada linha que li de sua resenha, aumentei minha vontade de ler essa série. Parabéns.

anabnas 02/11/2011minha estante
Sua resenha transmitiu todos os meus sentimentos acerca do livro, parabéns! Se eu ainda não tivesse lido nenhum dos livros, sua resenha me apaixonaria.

Luh Costa 03/11/2011minha estante
Depois de ler sua resenha tive mais vontade de ler a série. Isso sempre acontece quando leio seus textos. Você escreve maravilhosamente bem!
Parabéns!

Fran Kotipelto 03/11/2011minha estante
Descreveu de maneira perfeita tudo o que cerca "A Fúria dos Reis",e a tal da Melisandre hein? olho nela, (grande conselho). Parabéns dear Jow, como sempre dando aula de como se resenhar magistralmente.

Vinícius 02/09/2013minha estante
Uma das melhores resenhas que eu já li aqui. Parabéns.

Neto 03/05/2012

A fúria dos reis é certamente um dos melhores livros de fantasia já escrito. Soberbo do início ao fim, o livro acerta em cheio em deixar o leitor preso a cada página e querendo ler cada vez mais.

O livro, como seu antecessor, se divide não em capítulos, mas em PoVs (Points of View, ou Pontos de Vista, em português), onde Martin narra a ação em volta de cada personagem principal de cada divisão do livro, sempre sob o olhar deste. O livro possui vários PoVs diferentes, incluindo dois novos personagens principais: Theon Greyjoy e Davos Seaworth.

A fúria dos reis mostra os eventos que seguem A guerra dos tronos, primeiro livro da série As crônicas de gelo e fogo, mostrando uma Westeros agora toda dividida, com vários reis. Agora Martin não narra tão-somente um jogo político, pois o então reino do Rei Joffrey agora se encontra em guerra entre todos os reis envolvidos. Em meio a essa guerra, o personagem de maior destaque é agora Tyrion Lannister, o Duende, substituindo Eddard Stark, que fora o principal no primeiro livro da série.

Talvez um ponto baixo seja o excesso de magia e o aparecimento maior de coisas sobrenaturais, o que faz a trama sair um pouco do chão firme em que se encontrava em A guerra dos tronos. Pode não ser um revés para todos, mas penso que é algo indesejável e até mesmo desnecessário: dragões e os Outros já são até um excesso desde o primeiro livro.

Indispensável para todos que gostem de uma trama bem arquitetada, personagens apaixonantes e bem construídos, A fúria dos reis só vai deixar o leitor cada vez mais envolvido no cotidiano das pessoas de Westeros, preparando-o cada vez mais para o gigantesco A tormenta de espadas, o terceiro livro da trama.
João Pedro 05/05/2012minha estante
Excesso de magia? Acho que Martin conseguiu ser bem moderado até aqui. Eu, particularmente, adoro livros com muita magia, e As Crônicas de Gelo e Fogo não possuem toda essa magia não... Ainda assim, curto. :)

Neto 06/05/2012minha estante
***Pode conter spoilers o comentário abaixo. Se não leu A FÚRIA DOS REIS, não leia!***

João Pedro, obrigado pelo comentário! Mas achei que a Melisandre dando à luz sombras por exemplo, uma coisa muito boba e até despropositada nessa altura do livro, que prezou bastante pelo "realismo" no primeiro livro... isso sem contar os sonhos verdes, sonhos de lobo e afins...

Mas como disse na resenha, isso não é revés para todos :P

Neto 06/01/2013minha estante
Camila, espere até ler A Dança dos Dragões então... 1000x mais lento e arrastado do que A Fúria dos Reis!

Obrigado pelo elogio! :D

Gabriel 01/06/2012

Intrigante
A história deste livro é intrigante, porem como sempre, selvagem. Este livro ele te chama atenção, mas o autor peca demais usando a tragedia e o terrorismo como meio principal. Muitas coisas se salvam, como o modo como ele vê o ambiente em que se passa a história, as falas são bem realistas e emocionantes e a história puxa sempre uma ótima coerência com o clima e os próximos momentos que sempre te surpreendem, poderia ser ótimo, mas para mim apenas um muito bom.
Lucas 12/07/2012minha estante
Você não vê o livro como um todo, apenas parte dele

Gabriel 12/07/2012minha estante
Talvez o que vc queira dizer com isso, é que eu ñ li a historia inteira para eu poder dar a opinião na integra. Mas ñ é necessário ler todos os livros para se perceber o espírito ou intenção do autor no final da historia. Eu posso fizer isso pq eu já li livros em série como esse, percy Jackson tem 5 livros, saga crepúsculo 3, Harry Potter 7, narnia 7 e senhor dos aneis 3, todos sempre começam com estilo do autor e terminam com o estilo do autor, e o estilo desse autor ñ me agrada tanto quanto os citados, pois ele ñ é nenhum pouco sentimental e na maioria das vezes maquiavélico. Talvez agrade a muitos, mas a mim ñ agrada e tenho certeza que lendo todos os livros ñ vai mudar minha opinião.

Tainara 20/07/2012minha estante
Trata-se de guerra, como não vai ter tragédia? Alô, acorda do teu mundo de faz de conta aí. Nem tudo são flores e arco-íris.

Gabriel 21/07/2012minha estante
Nunca falei mal desse livro, até acho que esse livro tem as seus lados positivos nunca li um livro antes que fosse tão real igual a este, mesmo sendo um livro de fantasias, vc entra na historia e vive todos os momentos como se fosse o personagem. O sentimento que o autor transmite das coisas e das pessoas é lindo e extraordinário, mas ele sempre, em todos os momentos, em todas as palavras conta uma história trágica, ele sempre visa contar sobre o lado escuro do ser-humano, em todos os momentos que eu li esse livro, nenhum me fez ficar feliz ou rir de alguma coisa, tudo é dramático, violento e principalmente triste, não que eu acredite num mundo só de flores e arco-íris, mas também não acredito num mundo só de tragédia, porque até a natureza mostras isso, pois rosas tem espinhos. Eu penso que os starks tenha um final feliz,isso se tiver um, mas acho ridículo compararem esse livro com senhor dos anéis, mesmo porque mostra muito evidente a luta do bem contra o mal, o que deixou totalmente equilibrado, o que não acontece nesse livro quem nem mesmo o romance e o amor salva. O romance que tem nesse livro só mostra pelo da ganancia pela matéria, até tem amor verdadeiro, mas o autor faz questão de dar um final infeliz. Acho que é muito importante manter o equilíbrio na vida e em tudo o que vc faça, pois nesse planeta que vivemos, devemos ser bons com merece e devemos ser ruins com que merece e o autor peca muito porque além de não manter o equilíbrio ainda pesa totalmente a balança para o lado negativo se você gostou desse e do primeiro livro, parabéns considere-se por mim totalmente negativo e trágico, visando que só para esses livros porque os outros eu não li. Nem precisa comentar que não vai mudar minha opinião.

Alecio Miari 20/01/2012

Vamos separar as coisas??
Livro muito bom, melhor que o primeiro - acho que se deve ao fato de já conhecermos os personagens - mas seguindo a mesma linha.
O livro é bom pois o autor consegue mostrar a mesma situação sobre diversos pontos de vista em vários personagens - o legal é não sabermos ao certo quem é mocinho e quem é vilão, parece que todo mundo tem um pouquinho de cada (é mais parecida com nossa realidade). Outro ponto interessante é a narrativa em teia onde cada personagem está em um canto do mundo desempenhando sua aventura própria, porém os caminhos vão se cruzando e suas narrativas vão se entrelaçando chegando todos - ao que tudo indica - no centro da teia da aranha. Na boa? Isso daqui é novela da Globo! Personagens intrigantes, traições, luxúrias, riquezas, busca pelo poder... Não estou desmerecendo o livro, acho ele muito bom e tenho vontade de ler todos os 7 prometidos (já tenho o 3 em casa pronto para a leitura), mas vamos admitir que ele tem muito a estrutura destas novelas.
Não ganha 5 estrelas de mim pois as histórias são cortadas sempre em momentos de ápice nos deixando uma frustração e há muitas cenas inúteis que poderiam fazer diminuir este tijolão.

COMPARAÇÃO COM SENHOR DOS ANÉIS
Comecei a ler o primeiro livro pois me falaram que "era no mesmo estilo de Senhor dos Anéis" - me decepcionei pois não tem nada a ver, mas mesmo assim é bom.
Quando estava terminando este livro, li uma reportagem da vejaonline com o título: "Dez razões pelas quais 'A Guerra dos Tronos' é (muito) melhor do que 'O Senhor dos Anéis'". Fui ver os argumentos e são RI-DÍ-CU-LOS! Desmoralizaram um dos maiores e melhores livros de todos os tempos de tal forma que fez Tolkien parecer um amador. Falaram de um jeito que mais parecia se tratar de um livrinho de colégio para vestibular do que uma saga de fantasia e aventura (vamos começar a comparar Frodo com Brás Cubas).
Só para constar, Senhor dos Anéis ganhou 11 Oscars com somente o filme "Retorno do Rei" e influenciou George Lucas e sua saga Star Wars (http://moongadget.com/origins/lotr.html).
CHUPA ESSA MANGA!
Renato 20/01/2012minha estante
Qualquer coisa que você ler na Veja vai ter um potencial extremamente alto de ser ridículo :D

Alecio Miari 20/01/2012minha estante
rs, isso não sei dizer Renato, mas que eles pisaram na bola com esta reportagem específica isso sim!
Você curte estes livros de fantasia? Estou para terminar de ler uma trilogia chamada Dragões de Eter, conhece? Achei bem legal! (e brasileiro o autor)
Abraço!

Samuel. 23/08/2012minha estante
A reportagem da Veja é, de fato, ridícula, mas "livrinhos de colégio para vestibular" geralmente são clássicos e seus autores tampouco são amadores. Não seria ofensivo a Frodo ser comparado a Brás Cubas.

Alecio Miari 13/09/2012minha estante
Concordo com você Samuel que estes "livrinhos de colégio para vestibular" são considerados clássicos. Mas eu odeio estas histórias. Eles sempre me desestimularam a ler e não acredito que a molecada de hoje em dia se interesse por eles não.
De qualquer forma, quer mexer comigo é falar mal de Senhor dos Aneis, rs. Sou super fã, adorei os livros e amei os filmes.

Abraço!

Monte Cristo 04/06/2012

Carta aberta à editora Leya
O DESRESPEITO AO LEITOR DE GEORGE R. R. MARTIN

Imaginem, nobres editores da LeYa, modernos Garamonds, que fossem ver um filme. Mas não se trataria de qualquer lançamento e, sim, de uma continuação há muito ansiada de um outro filme. O volume II. Um episódio cuja potencialidade de angariar fileiras incontáveis de fanáticos multiplica-se de forma viral, ainda que virtual, arrebanhando-os todos às salas de cinema, em homenagem ao sucesso que fizera o primeiro lançamento.
Visualize o frêmito elevar-se à medida que a apetecida estreia se avizinha, reverberando em nossa cinegrafia fictícia. Curiosos acotovelando-se às portas do cinema, lutando por seu lugar na sala, denunciado seus êmulos a partir do comportamento arredio.

Agora, pince ao acaso um dentre todos esses ansiosos espectadores e perceba o quanto ele está satisfeito e seguro. Seguro, porquanto poderá assistir a continuação da saga e ver o desnudar da trama lançada no filme pioneiro, sem que algum egoísta antecipe seu desvelar. Este espectador naturalmente nutre inúmeras hipóteses e teorias, ora semeadas por sua própria imaginação, ora especuladas pelo soprar do vento, nas quais ele se regozija por saber apenas que todas são possíveis. A incerteza do meio faz com que qualquer final apregoado se mostre inverossímil, qualquer rumo que seguisse aquela continuação seria surpreendente. A fantasia nada rejeita e tudo aceita, basta lançar.

Advirta-se, porém, que o desconhecimento não se deve a inocência ou ingenuidade. Antes, os espectadores desconhecem o que ocorrerá, certos de que anseiam desconhecer. Querem ver o fio de Ariadne enrolar-se, centímetro por centímetro, em suas mãos até que venha a saída. Não pretendem apenas por abaixo as paredes do labirinto. É como um dos vários véus que seguidamente caem ao ritmo da dançarina, que, por sua vez, os poupa a fim de despertar a fome.

Ocorre que, justamente quando as portas do cinema estão prestes a se abrirem, os condutores do cinema fictício ligam um painel luminoso que revela ao enredo da trama à guisa de propaganda daquele mesmo filme. Escancara sem cerimônia o que irá ocorrer no segundo episódio, alheio as expectativas dos espectadores que ainda não sabem de nada, e mais alheio ainda aos espectadores que ainda não assistiram ou terminaram de assistir o primeiro filme da série.

No entanto, os proprietários nada disso vêem. Sem consideração, lançam sua propaganda como lhes aprove. Alienados, eles pensam: “antecipar que o jogo irá para os pênaltis, não significa antecipar o final do jogo. Coloque aí na propaganda que irá para os pênaltis.”

Agora imaginem que, ao invés de um filme de 2 horas de duração, a pérfida revelação se deu em um livro que ultrapassa as mil páginas.
Essa afronta ocorreu (ocorre) e foi capitaneada por vocês, editores da LeYa, em desfavor de todos os leitores de As Crônicas de Gelo e Fogo.

O que passou na cabeça de vocês para colocar na orelha da capa e na contracapa do segundo volume, A Fúria dos Reis, que [...]. Não vou repetir para não repassar o spoiler para quem ainda não leu o livro dois.

Acaso não imaginaram que alguém que ainda não tenha lido o livro I, A Guerra dos Tronos, fosse ter o Livro Dois em suas mãos, mesmo que por um segundo?

Que os Outros os levem.
Alexandre 08/06/2012minha estante
Sem falar nos erros ortográficos encontrados, como por exemplo "Stranis"

Lucas 12/07/2012minha estante
verdade, a ortografia não é das melhores.

Tainara 20/07/2012minha estante
É bem óbvio que se você não leu o livro 1, nem pensei em ler a sinopse do 2. Isso acontece com qualquer série, por favor.

Monte Cristo 20/07/2012minha estante
Tainara, por favor. Leia novamente a carta. Tente extrair desta vez que quem escreve (aquele que está descontente) já tinha lido o livro 1. Basta prestar mais atenção.

Bruno.Moraes 26/01/2021

Absolutamente fantástico!!! O anão é o melhor personagem até agora.
Loovx 27/01/2021minha estante
Uma hr eu tenho coragem de ler todos

Bruno.Moraes 27/01/2021minha estante
Kkkkkkk cara, é muitoooo bom. Pena que minha rotina atrapalhou na leitura :(

Bruno.Moraes 27/01/2021minha estante
Eu tenho box... então num futuro próximo eu termino de ler os outros eegauahwu

Loovx 27/01/2021minha estante
Eu tenho todos tbm, e há muito tempo kkkkkk é a coragem

readsmor 07/06/2021

Vamos lá, esse livro é infinitamente melhor que o primeiro. Enquanto no anterior sofri para pegar no tranco, esse foi bem mais fluido e tudo começou a acontecer. Confesso que fiquei um pouco desanimada com a história e por pouco não a abandonei, mas agora posso dizer que o negócio está ficando bom e não vejo a hora de ler os outros livros. ⭐️ 4.5
Dinha 07/06/2021minha estante
simmmm! acho que porque no primeiro livro são muitos personagens, muita coisa acontecendo...Nesse segundo, a gente já consegue entender o papel de cada um, começa a se apegar. Muito bom mesmo!

Fernando Baricati 07/06/2021minha estante
A partir daí só fica melhor !!! O terceiro e o quinto são, para mim, os melhores

Celton 07/06/2021minha estante
O próximo livro ,a tormenta de espadas , é fenomenal. Meu favorito da saga.

rezendegio 25/04/2021

uma ótima leitura
descobri agora que pra participar do desafio do skoob eu preciso resenhar e eu odiei pq nao sou boa com resenhas mas vamos lá
o George R. R. Martin é um cara mto foda, por vezes eu acho alguns capítulos meio cansativos mas isso vai do quanto eu gosto do personagem que tá em questão, ao final eu já tava devorando o livro, independente do personagem dono do capítulo, pq eu tava desesperada querendo saber o que tava rolando
e eu acho incrível o quanto o cara consegue narrar coisas acontecendo em lugares diferentes mas simultaneamente, baita inteligência bicho
fiquei com vontade de reassistir as duas primeiras temporadas de game of thrones
Milenia 25/04/2021minha estante
Hahaha me identifiquei muito contigo. No início achava muito difícil resenhar (ainda é um pouco), mas é algo que faz ler mais atenta e já pensando nos pontos fortes. E falando especificamente do livro, eu amo demais as Crônicas de Gelo e Fogo. Simplesmente surpreendente de bom a complexidade inteligente. O volume 3 é o meu preferido, super recomendo!

rezendegio 25/04/2021minha estante
ainda tenho apenas os dois primeiros volumes, por isso estava pensando em reassistir as duas primeiras temporadas da série até que eu consiga o restante dos livros
vou ficar mais atenta agora nas minhas leituras pra que eu consiga fazer resenhas um pouco melhores hahahaha

Milenia 25/04/2021minha estante
Ah sim. As duas primeiras temporadas são muito boas e ainda estão bem ligadas aos livros, então é um deleite assistir. Desejo ótimas próximas leituras ??

Leticia 13/06/2021

quem disse que ser gente boa compensa? quem disse isso, hein? o título mais adequado seria "a fúria de vivianne tendo que ler um monte de boçais ganhando todas". vou ficar porque vai ter bolo apenas (jaime e brienne).
Amanda 20/06/2021minha estante
HAHAHAHAHA

Amanda 20/06/2021minha estante
vida real ?

Leticia 22/06/2021minha estante
Verdadee

André 18/01/2019

Enfadonho
É a primeira obra que tenho a mais plena convicção que a série é muito melhor que o livro. Autor cansativo, prolixo, enfadonho... Puro engodo! Infelizmente comprei 4 livros de uma só vez e parei no segundo. Doei para um sobrinho para incentivar a leitura. Tenho inveja de quem acha graça e beleza nesse autor. Pode ser que do terceiro livro em diante possa melhorar à história, mas não tive paciência para acompanhar.
Becca.Lodoli 02/02/2019minha estante
Também não curto a escrita do Martin. Parei na página 160 do primeiro livro. Concordo com o prolixo e enrolado. Fora que haja memória pra ficar indo e voltando em personagem, me perco toda.

Daniel 28/12/2019minha estante
Ah eu tbm nao curti os livros do Martin, nao consigo entender pq o pessoal gosta tanto dos livros, é muito bla bla bla, pouca ação

Daniel 28/12/2019minha estante
Parei no segundo livro e ah como me arrependo de ter comprado os 5 livros

kristiansx 28/06/2021

Perfeito!
Tem ação do começo ao fim, a história é bem envolvente e o jeito que é contada é muito cativante, por enquanto achei o melhor!
Luc 28/06/2021minha estante
A Tormenta de Espadas é perfeito! Espero que ame.

Carol 28/06/2021minha estante
Sou apaixonada pelas Crônicas de gelo e fogo. E eu curto muito a fúria dos reis. Mas se você achou isso do 2... Se prepara pra tormenta de espadas! É o meu favorito, é impecável. Boa leitura.

kristiansx 28/06/2021minha estante
obrigado gente, agora tô animado pra começar o outro KKKKKKKK

Sarah L.T. 21/04/2020

"Também não estou morto."
A guerra continua nos Sete Reinos e além deles, com seus inúmeros reis. Contudo, só existe um trono de ferro.
A Fúria dos Reis, assim como imagino que aconteça nos próximos livros, é inesperado. Você quase nunca consegue prever o que acontecerá nesses livros. Pode até ter uma ideia, mas dificilmente vai ser a resposta mais óbvia.
A teia de acontecimentos e personagens que o George Martin consegue fazer, amarrando-os todos, é surreal.
Nenhum personagem está seguro na guerra e, é claro, podemos ter nossos favoritos. Porém, de repente, você se vê torcendo por algum personagem específico do exército inimigo que supostamente é contrário a outro que você gosta. Bom, pelo menos nós não somos os cavaleiros juramentados que precisam ser leais a um só Senhor, não é mesmo?
Kiara25 21/04/2020minha estante
"Bom, pelo menos nós não somos os cavaleiros juramentados" Né?!
Real kkkk boa sacada.

Marquinhos 22/04/2020minha estante
Ansioso pra ler mas a quarentena e livrarias fechadas me privam. :-(

Sarah L.T. 23/04/2020minha estante
Vale a pena ler, ainda mais pra quem gosta de O Senhor dos anéis.

@charles.jv88 12/02/2019

Da hora
Tyrion Lenister é a surpresa desse livro, impossível não se apaixonar por ele, muito bom!
Aline.Andrade 15/02/2019minha estante
Já me apaixonei por ele no primeiro kkkk o mais inteligente da série até agora... Comecei o segundo livro essa semana... Vamos ver como vai ser o desenrolar da história

@charles.jv88 15/02/2019minha estante
Melhor personagen de todos! Vc vai adorar o segundo livro!

Gelli.Oliveira 16/02/2019minha estante
É o melhor personagem dessas crônicas!!! Espero que continue assim até o final!