Fahrenheit 451

Fahrenheit 451 Ray Bradbury

Resenhas - Fahrenheit 451

Hugo.Filipe 25/06/2020

Um clássico moderno e relevante
Certamente esta obra politica e distópica não se tornou um fenômeno literário por acaso. O autor foi extremamente visionário e sensível aos presságios do futuro, e se colocou como um membro do grupo que critica o status quo, o efeito manada e a subserviência da informação, sabedoria e conhecimento. Ler esta obra em um cenário como este de 2020, em um mundo polarizado, quando a informação tem sido uma arma de guerra para reforçar a ideologia e a vaidade dos homens, me fez pensar no quanto nossas guerras são tolas, e como somos insensíveis ao valorizar tanto a alegria e o (falso) contentamento próprio, fugindo de nutrir empatia e amor ao próximo. Mas, na atual realidade: quem é meu próximo?

Walison Rodrigues 17/06/2020

essa é a primeira HQ que eu leio, e eu n sabia nada sobre a história e nem sobre o livro original. acho que eu deveria ter lido o livro antes de começar essa HQ.
foi uma das leituras mais confusas que já fiz...

Alex Barbosa 09/06/2020

Extremamente Atual!
Ray Bradbury apresenta uma distopia onde os livros não são mais permitidos e o papel dos bombeiros agora é de gerar incêndios e não mais controlá-los. A forma como o autor aborda toda a transformação social que aconteceu para que se chegasse naquele cenário, os questionamentos, os motivos e toda a filosofia na qual os transgressores se apoiam com o objetivo de manterem viva as obras clássicas da literatura, sem falar nas críticas ao comportamento humano que, sem sombra de dúvida, são mais atuais do que nunca com a ascensão dos aparelhos mobiles e telas em todos os cômodos da casa, agrega ao leitor muito material para repensar não apenas suas próprias atitudes, mas também a sociedade na qual está inserido.

site: https://ospqsdavida.wordpress.com/

Joyce.Sarmento 03/06/2020

Confesso que esperava mais do livro, mas ele cumpriu com o prometido. Acho que faltou maiores explicações sobre o cenário (momento político, conflitos) do qual se passava, apesar da pouca descrição ter dado conta. No mais, traz grandes reflexões como uma boa distopia propõe.

Vivi 02/06/2020

Uma leitura necessária
Eu já queria ler este livro e quando ganhei a versão em HQ aproveitei a oportunidade. A história se passa em um mundo distópico, onde as pessoas são proibidas de ler. Ao serem pegas lendo ou com livros em casa, são queimadas vivas juntamente com seus livros. O objetivo disso tudo é fazer com que as pessoas reflitam e questionem cada vez menos, não tendo liberdade para pensar, concordando com o que lhe é imposto.

A distração da população são as telas de televisão que passam a mensagem de que as pessoas não precisam pensar e que seguir o que lhe é sugerido é bem mais fácil. As pessoas vivem em uma sociedade com pouca informação e interação. Esta distopia ainda se mostra bem atual em muitos aspectos. Esta versão em HQ me trouxe uma boa experiência, pois a cada ilustração pude visualizar as cenas a cada fato relatado. Foi uma leitura bem rápida.

Nathi 02/06/2020

Fahrenheit 451
A HQ retrata a importância dos livros para a sociedade, em um tempo onde os livros não eram permitidos, e até queimados, um homem descobre o poder que este objeto tem!

Fran Ferreira 30/05/2020

Bom, eu tinha muita vontade der ler Fahrenheit 451, mas tinha um certo medo, então, quando fiquei sabendo da HQ, vi a oportunidade de tentar ter uma noção da história e talvez começar a dissipar meus receios com os clássicos.
Li esta versão no App do Kindle, não sei se foi por causa do celular, mas a leitura não foi tão proveitosa assim, tive muita dificuldade de ler, tentei colocar a fonte no ultimo nível possível, mas não alterou nada, tentei dar zoom e não funcionou, enfim, não absorvi de fato a história, contudo, o conteúdo que consegui aproveitar, me serviu para querer ler de fato o livro e me deu vários arrepios de pensar na possibilidade da história acontecer, principalmente com o cenário caótico que estamos vivendo. Espero que nunca passemos por isso, é assustador.
Espero que na leitura do livro eu aproveite mais e dê mais estrelas na avaliação e quem sabe se torne um favorito.

Nathi Ribeiro 24/05/2020

Uma utopia perfeita!
Aaaaaah... Que livro, que leitura maravilhosa, não consigo escrever muito sem dar Spoiler, mas consigo dizer que amei!

Mary @maryreadit 13/05/2020

uma história muito intrigante e interessante, com uma ideia de mundo distópico não tão distópico assim. uma perspectiva bem interessante do tema que me deixou pensando em muitas coisas que acontecem nos dias atuais.

Nick 12/05/2020

Espetacular
Fiquei presa do início ao fim. Um excelente livro para quem curte distopias - e as relações delas com a nossa realidade.

Vivi 07/05/2020

Confuso
Achei muito corrido e confuso, o prefácio contou toda a história resumida e quando li nada me surpreendeu. Mas compensou a experiência, vou lê o livro agora.

Gabriel Castro 05/05/2020

Distopia digna de leitura
Dentre as distopias mais conhecidas, este não deixa a desejar em nada, tem momentos de tirar o fôlego, críticas bem elucidadas e inteligentes

Edson Camara 01/05/2020

UM ALERTA SOBRE A ALIENAÇÃO E SUPRESSÃO DA INFORMAÇÃO
451°F é igual a 232,7°C, esta é a temperatura na qual o papel dos livros pega fogo e queima. Esta frase está logo no início do livro, como um sinal de “não brinque com fogo”.
Ray Bradbury escreveu este livro em 1953, naquele tempo havia uma grande preocupação sobre o totalitarismo e as utopias. E é mais ou menos sobre isso que trata este livro, controle das pessoas, neste caso através da informação, da leitura e dos livros.
Bradbury escreve com frieza sobre o comportamento humano e já naquela época já lançava uma luz sobre para onde a raça humana estava se dirigindo.
Não tempos Grandes Irmãos ou proibição de ler livros pelo governo, mas, olhe em volta e veja que estamos caminhando para o auto controle de nossa cultura quando cada pessoa esta imersa em seu próprio universo e em sua tela de 6 polegadas.
Este livro não assusta pelo medo de que um dia possamos vir a queimar livros, mas assusta no que nós mesmo, como humanos, possamos a vir nos infligir em prol da alienação da informação útil e função daquilo que cada um quer e deseja se instruir.
Não saí feliz da leitura, mas é um livro que recomendo ser lido como base de uma reflexão do que podemos nos tornar através do controle da informação.

Que Ideia Vivi 27/04/2020

Necessário | @QueIdeiaVivi
"Então, vê agora por que os livros são tão odiados e temidos? Eles mostram os poros no rosto da vida. As pessoas acomodadas só querem rostos de cera, sem poros, sem pelos, sem expressão."
Fahrenheit 451, clássico distópico escrito por Ray Bradbury, retrata um mundo onde um governo autoritário queima livros para reprimir o pensamento de oposição, em fogueiras a 451 graus Fahrenheit (ou 233ºC), a temperatura de combustão do papel comum. Logo, dos livros.
Se estivéssemos em uma realidade onde lér é crime, o que você faria ? Algumas pessoas preferem queimar até a morte a viver sem livros. Por quê? O que há de tão importante nesses papeis?
A trama apresenta diversos questionamentos importantes, e o livro ainda encaixa perfeitamente na nossa atualidade, com o mundo alienado nas notícias, nas fake news e coisas do gênero.⁠
Uma obra incrível que perpassa a linha tênue entre uma obra de ficção e uma obra meramente política. "Precisamos de conhecimento" é a lição que fica. Em tempos sombrios, a leitura pode ser a janela conta a alienação.
Minha avaliação só poderia ser 5/5, entra pra lista das minhas distopias favoritas.

site: https://www.instagram.com/queideiavivi/

Vitória Susin 27/04/2020

Gostei, foi bem o que imaginei enquanto lia o livro.