Fahrenheit 451

Fahrenheit 451 Ray Bradbury

Resenhas - Fahrenheit 451

Cleber 02/06/2021

Distopia clássica
No prefácio dessa adaptação, o próprio Ray Bradbury nos deixa um desafio com a pergunta, qual livro nós quardariamos na mente para a prosperidade? Qual livro você seria?
Interessante reflexão

Cleber 02/06/2021minha estante
Oi Fabi, que livro você guardaria?

Anna 02/06/2021minha estante
Dizem que O imitador de homens é quase uma continuação desse livro ai.

Fabi 02/06/2021minha estante
Oi, Cleber! Estou entre dois: Mulheres que correm com lobos, inclusive peguei pra reler pela 3 vez e As intermitências da morte. E vc?

Cleber 02/06/2021minha estante
Interessante Rosana, preciso muito ler esse livro então?

Cleber 02/06/2021minha estante
Fabi, acho que tbm fico em dúvida, se pudesse escolher três eu ficaria com O Senhor dos Anéis, Grande Sertao: Veredas, Crime e Castigo e O Conde de Monte Cristo, ops... Foi mais de três?

Hahahaha

vidiana 18/01/2023

Oráculo, Profeta...Viu a frente de seu tempo.
"Não é sobre estar no mundo, é sobre o que você faz por ele. Todos deixamos algo para trás quando morremos: um filho, um livro, um quadro, um jardim, um par de sapatos... algo que você tenha genuinamente criado e tocado e, após partir, quando as pessoas olharem para sua pequena criação, possam te enxergar ainda viva ali."

Fahrenheit 451 me cativou pois, se eu não soubesse que foi escrito na década de 1950, poderia jurar que era um contemporâneo. Aqui, Ray Bradbury narra um futuro distópico que, lendo hoje em dia, facilmente poderia se passar no cenário da década de 2020 de tantas correlações presentes.

Criticando como o mundo se tornou de tamanha futilidade, onde ninguém mais pare para pensar, refletir, conversar e simpatizar com o mundo, onde tudo é um tremendo "pão com circo" em que as pessoas se divertem com violência (fictícia ou real) e debocham e fazem piadas com assuntos que deveriam ser sérios, um mundo em que o ideal é "jamais se sentir mal" e buscar constantemente por dopamina e serotonina temporárias, viver sempre no "190 km/h" pois na velocidade não há tempo para pensar e quando pensa, sentirá a dor e consequentemente, ficará mal; e isso deve-se evitar a todo custo.

Poderia escrever páginas relatando de como esse livro me tocou profundamente, com uma escrita um tanto poética (sério, TUDO era descrito através de metáforas, as vezes tinha de ler o mesmo parágrafo 10 vezes para ter certeza de que eu conseguisse captar ao absoluto o que o autor queria transmitir) me senti acolhida por este livro, acolhida com os personagens sedentos e curiosos sobre os mistérios do mundo os quais pude me identificar, acolhida também com todas suas frases que, só não chamo de "ensinamentos" pois são aprendizados que todos nós já estamos habituados e um tanto digo, "clichezados", porém como o próprio autor cita: "Não há nada de mágico nos livros, não, pelo contrário, eles apenas eram um relato do que já sabíamos, uma ferramenta para guardar tudo aquilo que receávamos perder, uma fotografia para relembrar o que havíamos vivido".

Só não dou 5 estrelas porque, apesar de ser bem desenvolvido na maior parte, senti que deixou algumas pontas soltas, em que muitas vezes ficava confusa com determinadas atitudes de personagens contraditórias a sua personalidade ou a trama (Mildred sendo astuta e inteligente em uma parte sendo que??? a bichinha é uma completa tola alienada), também admito que a visão do autor ao falar sobre minorias me deixou irritada, uma vez que ele mesmo não pertence à essas logo, jamais poderia as julgar pois não sabe o que é viver na pele o que elas vivem.
MARAVILHOSO INCRÍVEL LINDO LINDO LINDO LINDO LINDO LINDO LINDO LINDO

Letschmitz 18/01/2023minha estante
eu amei a sua resenha quase me fez querer ler o livro (cult demais)

????

vidiana 18/01/2023minha estante
KKJJKKKKKKKKKK tudo pelos meus fãs!! ((minha fã Letícia

Everton Vidal 03/02/2021

Um futuro no qual ler é um delito e onde há bombeiros cuja missão não é apagar fogos, mas provocá-los. Um sistema de educação (muito interessante, diga-se de passagem, ainda que para mal) que não busca que as pessoas compreendam, mas que memorizem.

É inevitável não pensar – dada a forma como as coisas estão sucedendo atualmente - que chegar a esse ponto não é algo tão longínquo. No fim das contas, uma sociedade sem inquietudes seria uma sociedade mais dócil. Assim, mais que um bom passatempo, Fahrenheit 451 é uma das distopias sociais mais clarividentes da literatura.

Um grande livro!
Ri :) 03/02/2021minha estante
Este livro é sensacional. Fecha bem a tríade das distopias. Junto com 1984 e Admirável mundo novo.

Vitória Marcone 04/02/2021minha estante
Amei esse livro, quero reler.

Everton Vidal 04/02/2021minha estante
Verdade Ri! Adoro os 3.

Everton Vidal 04/02/2021minha estante
Vitória, também está na minha lista de livros pars reler ?.

Barbarella 06/06/2021

Impressionante
Nesse livro, Montag é um bombeiro que não apaga incêndios e sim, queima livros. Um dia ele conhece Clarisse, sua vizinha que reflete sobre o mundo a sua volta, fazendo com que ele perceba que sua vida é muito vazia. Assim, ele começa a se rebelar contra à sociedade e vai em busca de seus ideias, sendo perseguido por seus superiores.

O livro tem uma gosto muito interessante e a ilustração é bem sombria. A leitura é rápida e o livro é muito bom.
ivy! 06/06/2021minha estante
meu Deus q livro lindo é esse?!

????

amei essa edição!!!!

@srlucasm 17/03/2021

Incêndio da ignorância
Bem-vindo(a) a distopia de um mundo novo, onde um robô caça criminosos, onde pessoas não abrem as portas com a chave, onde o pessoal viaja de trem com ar comprimido e onde os bombeiros queimam livros em casa. Espera um pouco! Bombeiros causar incêndios? Que história é essa, Lucas? Calma, é disso que vou tratar sobre o livro de Ray Bradbury.

O protagonista dessa história chama-se Guy Montag. Nesse lugar, existe uma coisa que é contra a lei: ler livros. A função desse homem, que trabalha nos bombeiros, é queimá-los.

Além disso, precisa lidar com uma esposa que apenas se interessa sobre a sua novela nas telas. Volta e meia ele encontrava-se com uma adolescente que tinha uma vida diferente da dele, embora os outros a taxassem como louca.

Ele acabou tendo em sua casa aquilo que ele tanto combatia: livros. Como será que Guy Montag vai lidar com esse item cheio de páginas e palavras, correndo o risco de ser pego? Em 256 páginas, essa dúvida será resolvida.

Uma distopia não muito distante do mundo real, é o que penso deste livro. Muitos estão nas telas distraindo-se em entretenimento e esquecendo-se daquilo que agrega para o desenvolvimento intelectual. O livro já alertava e é perceptível no mundo real o fato das pessoas serem antissociais, vivendo do jeito mais monótono possível. O livro também trata da questão da audiência. Nem sempre o que é posto pode ser verdadeiro.

Pior que o fogo da salamandra, é o fogo da ignorância. Vale muito a pena atentar-se ao diálogo do chefe dos bombeiros Beatty explicando a Montag sobre a censura aos livros. O mais triste disso eram que as pessoas recusavam o conhecimento por conta própria. Se um livro não agradava uma parte, era censurado. Também era censurado se outro livro não agradava outra parte.

Ficou interessado em imaginar um mundo sem livros? Recomendo a leitura sem medo dos bombeiros queimar ou do sabujo mecânico te pegar. Tenho o privilégio em lê-lo novamente depois de anos. Escrito no século passado, tudo que ele previu está quase sendo cumprido neste século. Cabe a nós não repetir futuramente o que o autor está nos alertando agora!

Att,
Lucas M.
Rogério 17/03/2021minha estante
Você gostou do final do livro? Da maneira como ele é concluído pelo autor?

@srlucasm 17/03/2021minha estante
Rogerio, boa tarde. O final é extraordinário. Eu quero muito ter o dom desses caras. Não vou dar spoiler, kkkkkkk Recomendo

Rosangela.Chaves 17/03/2021minha estante
Esse é um livro que quero muito ler, comecei a ver o filme, mas a ignorância, a falta de humanidade e a omissão quase total, para não dizer pior... não consegui. Minha fé na humanidade se esvai principalmente quando a fantasia está tão parecida com a realidade. Quero ler, mas é um título que vou adiando (fraqueza), mas quem sabe.

Josy 26/10/2019

Fahrenheit 451
Uma história encenada, que nos faz questionar os dias atuais.
É assustador visualizar algumas semelhanças fazendo o comparativo.
O domínio da exclusão de qualquer pensamento lógico, onde pessoas executam tarefas, pelo simples fato de que foram programadas para isso. Pensar, raciocinar, é algo muito perigoso.
Os livros são perigosos...
Faz algum tempo que não lia história ilustrada. Essa com certeza, me fez amar ainda mais os livros da estante, a liberdade de pensamentos, e a certeza de que o conhecimento é algo inesgotável.
Josy 12/02/2020minha estante
Amei!

Vivi 10/08/2020minha estante

Ocelo.Moreira 04/12/2018

The Fire Man – (Fahrenheit 451)
“The Fire Man”, segundo o autor esse era o primeiro título do livro quando ainda estava sendo escrito na década de 1950. Depois passou a chamá-lo de “Fahrenheit 451” cujo título faz jus ao enredo da obra.

O autor revolucionou a literatura com um texto que condena não só a opressão anti-intelectual nazista, mas principalmente o cenário dos anos 1950, revelando sua apreensão numa sociedade opressiva e comandada pelo autoritarismo do mundo pós-guerra.

Mesmo tendo sido escrito e lançado nos anos 50 o livro ainda é bastante atual e presente. Mesmo não vivendo uma opressão ou ditadura como nas décadas anteriores, sabemos muito bem que presenciamos uma geração cheia de bestialidades!

Onde infelizmente, muitos valorizam cada vez mais a vulgaridade, a superficialidade, a imbecilidade e a epidêmica alienação! Essas são as grandes opressões ou ditaduras atualmente na sociedade dita como moderna.

As pessoas se prendem ou se apegam facilmente as coisas superficiais que nos rondam diariamente. Deixando a essência da beleza da vida se escaparem por entre os dedos. E assim a verdadeira arte vai sendo desprezada e ignorada por quem deveria conhecê-la e apreciá-la.

Leitura boa, história bem criativa e muito interessante até para os dias de hoje. Ao meu ver só há um problema, tem passagens que parecem ou se tornam meio arrastadas como se o autor desejasse que seu livro se tornasse verboso. Tais partes do livro chegam até se tornar um pouco enfadonho!

Não sei se foi o fato de ter lido um livro de bolso, pois não gosto muito de livros de bolso (letra miúda, livro pequeno...)! Afora isso eu o recomendo para quem gosta de uma boa obra de ficção científica.
Bia Alper 05/12/2018minha estante
eu amo esse livro demais, foi a primeira distopia que eu li e eu guardo com muito carinho algums passagens

Ocelo.Moreira 05/12/2018minha estante
Ele é muito bom mesmo, Bia Alper, também guardarei boas lembranças desse livro.

Paloma 18/02/2020

"Somos todos pedaços da história e da literatura".
Apesar de achar algumas partes confusas e mal organizadas, a adaptação é muito boa! Despertou em mim a vontade de (finalmente!) começar a ler o livro e conhecer mais profundamente esse universo tão maluco.

Não consigo imaginar minha vida sem livros. Então automaticamente, já me coloquei dentro da história, e fiquei imaginando qual seria a minha reação e as minhas ações em relação a tudo.

Vale muito a leitura!

"... Entende por que os livros são odiados e temidos? Eles revelam os poros no rosto da vida."
Katia.Vanderleia 22/03/2021minha estante
Onde que aperta pra lê sou nova por aqui

Paloma 22/03/2021minha estante
Infelizmente, por aqui não tem como ler o livro, Katia. :((

O Skoob é um aplicativo para você compartilhar suas experiências literárias, organizar sua "estante" e realizar trocas de livros.

30/11/2013

A história situa-se em uma época futura, onde os livros e qualquer material de leitura são proibidos. Quando encontrados, são incinerados pelos bombeiros, cuja função é exclusivamente essa: queimar livros. A única forma de acesso às informações é a TV. Opiniões pessoais e questionamentos por parte da população também são vetados pelo sistema.
Guy Montag é um bombeiro dedicado e orgulhoso de sua profissão que, após conhecer sua nova vizinha, Clarisse, uma garota de pensamento livre e questionador, passa a rever o seu próprio estilo de vida e sua forma de pensar.
A história dá margem à várias interpretações. Uma delas, muito interessante e atual, seria mostrar como a TV acaba se sobrepondo à leitura e manipulando as pessoas, criando uma sociedade comodista e desestruturada.
Gostei do livro, mas acho que as ideias poderiam ter sido mais desenvolvidas. Tive a sensação de que algo ficou faltando.
Curiosidade: O próprio livro Fahrenheit 451 chegou a ser banido de algumas bibliotecas do mundo, por fazer referência, em algumas partes, ao consumo de drogas e à violência.
sonia 19/03/2014minha estante
O filme é bom, já viu?

20/03/2014minha estante
Já vi, sim, do Truffaut. Gostei. Foi o filme que me instigou a ler o livro.

Andréa 27/09/2017

Abril/2012
Tenho para mim, secretamente, que Jogos Vorazes é inspirado numa pseudo continuação deste livro. Notem que o texto é de 1953, cinquenta e três, gente.
Zicardo 04/10/2017minha estante
undefined

Laura Regina - @IndicaLaura 21/02/2020

um Livro sobre as burrices por aí

Numa sociedade, as artes e os livros foram abolidos, as pessoas são treinadas para executar apenas trabalhos braçais, todos são vigiados e aqueles que não se adequam são presos.

“A escolaridade é abreviada, a disciplina relaxada, as filosofias, as histórias e as línguas são abolidas, gramática d ortografia pouco a pouco negligenciadas e, por fim, quase totalmente ignoradas. (...) Por que aprender alguma coisa além de apertar botões, acionar interruptores, ajustar parafusos e porcas?”

A sociedade caracterizada aqui é vazia, não traz beleza ou reflexões, não há espaços para outras ou novas opiniões, todos são achatados em regras de condutas e pensamentos - tudo muito bem vigiado e manipulado pelo Governo e pela mídia.

Este livro é mais conhecido por seus ‘bombeiros’: empregados públicos que confiscam livros e outros objetos proibidos e os queimam! 🔥 E o pior, está parecendo tanto com nosso momento atual... 😣 Mas o que mais me chamou a atenção foi a manipulação feita sobre a população através da mídia e da educação sucateada - é pra ficar de olho!

Mais indicações no Instagram @indicalaura

site: https://www.instagram.com/indicalaura/?hl=pt-br
Adauto 21/02/2020minha estante
Gostei muito de sua resenha. O livro está na minha lista para esse ano... ;)

Fernando.Lopes 05/01/2018

Clássico literário que vale a alcunha
Um livro de conteúdo denso e reflexivo, que, porém, é de uma leveza na linguagem inesperada, sendo de muito fácil compreensão as ideias propostas pelo autor e de trabalhar a reflexão no leitor, pondo personagens humanos e criveis, muito próximos da realidade, apesar da situação distópica.
Um dos principais debates do livro gira em torno de algo muito comum a nossa sociedade moderna, pondo em prática nosso pensamento comparativo.
Com uma ambientação muito bem construída, a imersão na história é muito fácil, tornando a leitura, que já é simples, ainda mais agradável, e ainda mais fácil de se compactuar com os objetivos propostos, quanto a história, não apenas o debate.
Em síntese, por ser um livro que trabalha de forma muito boa o seu universo e seus objetivos, tudo nele se torna indispensável, apesar de uma clara queda de qualidade no ato final, não sendo algo tão relevante pra obra como um todo, portanto, Farenheit 451 é sim um clássico literário que conseguiu romper as barreiras das gerações e continua muito atual.
Elo 17/05/2018minha estante
Atualiza esse feed, pelo amor de deus

Luisa Cruz 26/10/2020

Amei
Livro muito importante em nossas vidas que mostra a importância dos livros.S2
Ana 29/10/2020minha estante
muito ansiosa pra começar esse livro

André Fiamoncini 20/02/2020

Essencial
Ótimas ilustrações e uma história essencial nos dias de hoje.
Luciana Storino 20/02/2020minha estante
Também gostei dele