Homunculus nº 12

Homunculus nº 12 Hideo Yamamoto

Resenhas - Homunculus n°12

Maicon172 20/03/2024

A Autotrepanação
Esse é um dos volumes mais insanos de Homunculus até agora!

A 12ª edição da incrível história de Susumu Nakoshi em busca do seu "eu" é mais uma amostra do quão visceral é esse mangá.

Nas últimas edições, acompanhamos a perturbação de Nakoshi ao perceber que não estava mais conseguindo ver os Homunculus ao tapar o seu olho direito.
Ele acredita que ao continuar enxergando os Homunculus, encontrará respostas da vida que ele esqueceu.

Ocasionamente, ele descobre e "rouba" as informações e instrumentos de cirurgia da casa de Ito e decide fazer a Trepanação por sua conta, ou seja: a Autotrepanação.

E aqui, meu amigo, é mais uma daquelas cenas em que você tem que ter estômago. Nakoshi então, sozinho e em um banheiro, começa a fazer os procedimentos de furar a sua própria cabeça. As cenas são agoniantes e inacreditáveis na mesma proporção.

Ao contrário de momentos incômodos em volumes anteriores, esse até que é bem rápido.
Nakoshi é um personagem que se mostrou calmo e bem centrado ao longo desse mangá. Mas, nesses últimos volumes, percebemos o quanto ele já está insano e fora de si.

Será de fato que tudo não passa de alucinação? Os poderes homunculi parecem voltar quando ele encontra uma mulher com quem ele já havia se relacionado e ela parece assumir a forma de várias outras que ele conheceu.

Mais uma vez, eu destaco o quanto esse mangá é surreal de bom e fora da curva. Mais uma vez também, eu digo a maestria em que Hideo Yamamoto dá um show com a sua quadrinização, não deixando que a gente deixe de sentir nenhuma das sensações, com seu controle absurdo de traçado e narrativa. É genial!

Essa edição mostra também como Nakoshi é um personagem cheio de camadas. Sozinho, ele é capaz de conduzir uma edição inteira apenas com os questionamentos sobre pra onde ele vai, e como (quando e se) vamos descobrir quem ele é de verdade.

.emii ;) 14/12/2023

Homunculus #12
Novamente, gostei bastante desse volume. O autor se superou no assunto de cenas grotescas e agonizantes, com quadros muito lindos e bem feitos. Não faço a mínima ideia do rumo que a história tomará.

Heloyse 31/10/2023

Pqp
Isso aqui tá muuuuito bom!
To gostando demais do rumo que a história tá tomando
Quem será o Nakoshi de verdade?

Gandalfa12 20/10/2023

Cada vez mais...
Esse volume foi avassalador , a arte desse manga é absurda e tendo em vista os acontecimentos ficou incrível demais. Eu não sei que rumo a história vai tomar mas estou cada vez mais curiosa e estou amando essa leitura. Recomendo!!

Raeder 10/05/2023

Nossa, tá ficando muito bom
Aaaaaaah, eu gostei muito desse volume. Estamos começando a entender bem mais sobre o protagonista, sobre seu passado e sobre a sua obsessão crescente com os homunculus. Ótimo gancho pro próximo volume.

Max 19/06/2022

Nojento demais,jesus
Esse tomou um rumo totalmente inesperado e grotesco,esse foi o mais nojento até agora pq tenho pavor de sangue mas não deixa de ser incrível
ansiosa pelo próximo.

Lucas1659 07/06/2022

Viceral
Um dos volumes mais vicerais e gore. Tem uma parte ali que li na ponta dos pés. O protagonista está completamente mauluco, doido. Eu senti ele enfiando o dedo no meu cérebro e fazendo cócegas!

jordanpessanha1 15/01/2022

Gostei bastante desse volume
Mais um volume concluído, e nesse o protagonista mostra que está cada vez mais fora de si.

Adorando esse mangá, mas com algumas ressalvas. O autor mais uma vez criou quadros excelentes, banhando as páginas com sua criatividade e experimentações.

A história não deu indícios de qual caminho vai tomar, mas estou gostando do que está sendo feito. Só espero que não tenha mais nenhuma decepção como foi o volume 5.