O Filho da Luz

O Filho da Luz Christian Jacq

Resenhas - Ramsés: 1 - O Filho da Luz

Valfloripa 17/04/2014

A constituição social e humana de um HOMEM.
Tenho uma grande admiração em relação ao “mundo dos Faraós” Ramsés veio para contemplar ainda mais o meu desejo de sempre buscar saber mais sobre esse momento histórico e social da humanidade.
A narrativa não poderia deixar de ser escritos e repassados por esse “escriba”, nos seus blocos de argila seus manuscritos encontraremos um conjunto de fatos, valores, conceitos, condutas, invejas, traições, posturas e principalmente partindo das várias demonstrações que o grande Faraó Sethi buscou para repassar os conhecimentos ao seu filho caçula Ramsés. Não esquecendo e respeitando as leis da sua nação, quando permitiu que seu filho mais velho “Chenar” continua-se desenvolvendo o seu papel. Além da supremacia de ordem e poder que Sethi transmitia aos seus súditos destaco a figura com a mesma importância a presença da esposa real Touya.
Mas com a partida do grande faraó Sethi, a nova dinastia constituída por Ramsés sua esposa real Nefertari e alguns amigos fiéis, estão dando inicio a uma nova batalha.
Até breve com Ramsés – O Templo de Milhões de Anos.

Sandra 16/03/2014

Eu gostei muito do livro. Por se tratar de uma obra que mistura fatos históricos e ficção, fiquei achando que poderia ser um pouco maçante. Mas que nada, vc se envolve na história e o mais legal é que vai conhecendo o dia a dia de uma época tão interessante da história.

Marcia 17/12/2013

Uma historia real
Se não for, bem poderia ter sido. De qualquer forma, muito bem contada, detalhada, tem aventura, romance, politica e ate um pouco de erotismo, são cinco volumes e a gente não se cansa de ler, pelo contrário, fica louco para ler o próximo volume, vale a pena enfrentar essa maratona.

Karine74 14/11/2013

Eu amei o livro! Estou ansiosa para ler a seqüência. O autor escreve de modo a tornar a história muito empolgante e cativante. Os personagens são bem diversos, com personalidades marcantes de maneiras diferentes. Particularmente, meus personagens favoritos foram as rainhas Touya e Nefertari, e Amani, amigo de Ramsés. Com personagens femininas fortes, equilibrando uma história com personagens masculinos marcantes. Vale muito à pena ler esse livro, não apenas para quem gosta da antiga cultura egípcia, mas para qualquer um que goste de uma boa história de aventura.

site: http://www.orquideadepapel.blogspot.com.br/

Só Sobre Livros 24/05/2013

Christian Jacq e a série "Ramsés"
Confira resenha no blog http://sosobrelivros.blogspot.com.br/2012/05/christian-jacq-e-serie-ramses-carla.html

Roni 17/05/2013

Uma boa história, porém em alguns momentos repetitivo
O desenrolar da história em alguns momentos é óbvia, porém em alguns trechos o escritor tem exito, principalmente quando descreve o Egito e o ambiente onde vivia Ramsés em nossas imaginações. Talento, ou melhor, favorecimento explicado pelo seu grande conhecimento cientifico tem sobre a egiptologia.
Considero bom, mas não me instigou a continuar a série, é como aqueles filmes que você gosta, mas que provavelmente não iria gostar de sua sequencia.

Hebson 27/02/2013

Abaixo do esperado
Bem, eu esperava muito mais do livro, pretendia aprender bastante coisa a respeito da civilização Egípcia, porém o livro é muito fraco em relação às descrições, não só dos personagens, como também dos lugares em que a história se passa, além da cultura do antigo Egito.

Ana Carolina 22/02/2013

é óbvio que devemos conhecer e valorizar a História. Contudo, se esse livro e os demais da mesma série fosse escrito com a metade das páginas daria o seu recado, contaria a história e seria muito mais envolvente.

Rosangela 12/11/2012

Ótima série. Quando lí o primeiro livro me apaixonei pela história e tive que adquirir todos.
Devorei todos. Leitura fácil e gostosa.
ana maria 13/11/2016minha estante
estou lendo a coleção e devorando como você. Estou adorando .

Taciana 13/08/2012

Viciante
Como posso descrever esse livro... Acho que a palavra "Viciante" cairia bem para ele. Li este livro em apenas 1(um) dia e tenho vontade de reler. A série Ramsés é um livro escrito por Christian Jacq. Contém 5 volumes onde retrata a vida do Faraó Ramsés II. Esta série conta também com histórias fictícias a vida do Faraó, além de detalhar a vida e os costumes do povo do Egito naquela época. Publicado em 29 países, incluindo o Brasil, vendeu mais de 12 milhões de cópia. Este primeiro volume, chamado de “O filho da luz”, conta sobre a vida de Ramsés, da sua infância, o seu casamento com Nefertari até a morte de seu pai.

É um livro bastante interessante e empolgante, é uma ótima pedida para quem se interessa por esta cultura milenar tão vasta.

Killjoy 22/07/2012

Personagens vazios
Que tristeza ver um livro que aborda uma cultura tão rica ter personagens tão sem graça. A história é previsível, os personagens agem de forma conveniente para o andamento dos objetivos do autor e não como seria mais lógico de acordo com suas personalidades. Falando nisso, que personalidades? Se retirassem os nomes no meio do livro você jamais saberia quem são. Isso para mim é o maior pecado de uma história. Terminei o livro já sabendo como seria o final e sem um pingo de interesse nos protagonistas, afinal, os melhores personagens ou morrem ou têm apenas duas páginas de foco.

Vanessa.Pitsch 30/06/2012

Ramsés
Não saberia dizer quais dos 5 volumes é mais interessante. O autor recria o Egito Antigo na época do faraó Ramsés e toda sua trajetória em 60 anos de reinado. Com descrições dos costumes, da cultura e da geografia, me fez imaginar exatamente o que só fui buscar em fotos depois de ler os livros. Apesar de misturar um pouco fatos históricos com fatos irreais é uma leitura que te faz sentir como se tudo tivesse realmente ocorrido.
Mais que recomendado!

Marcos 26/04/2012

Eu li essa coleção com 14 anos e adorei. Peguei ano passado para reler e, que decepção, o livro é péssimo. A única coisa que consegui foi perder uma boa lembrança.
Herick 30/11/2012minha estante
Engraçado as pessoas pensando que evoluem, quando na realidade regridem...

Coruja 24/03/2012

Acho que já contei essa anedota, mas vou relembrá-la assim mesmo... À época em que conheci essa coleção, ela ainda estava sendo publicada. Devo ter passado uns dois anos esperando até chegar ao final, numa época em que eu tinha de esperar até meu aniversário ou natal para ganhar livros, em vez de comprá-los na pré-venda em inglês com seis meses de antecedência, como faço hoje em dia (ai, meu deus...).

O caso é que dois anos e cinco livros depois, ao chegar ao final da história e da vida de Ramsés II numa existência admirável e repleta de reviravoltas tive uma crise de choro que chegou ao ponto de assustar minha mãe, que achou que eu estava passando mal.

A idéia da saga criada por Christian Jacq era mostrar Ramsés de adolescente, ainda bastante imaturo, dando os primeiros passos rumo ao trono que viria a ocupar por mais de sessenta anos um dos reinados mais longos da história dos faraós até a velhice quase tranqüila após uma vida inteira de batalhas, intrigas e traições.

Claro que Jacq romanceou bastante a vida de Ramsés... Independente disso, porém, ele conseguiu formar um risco e vasto painel social da época, nos levando dos canteiros de obras de inúmeros templos (e uma inteira cidade) até os rituais mais secretos, os Altos Mistérios conduzidos pelos sacerdotes para a continuidade do Império. Da intimidade da família real à casa dos pedreiros que ajudaram a erguer as magníficas obras que marcam o reinado de Ramsés, ele nos leva a conhecer um pouco de todos os estratos sociais.

Isso por si já valeria a leitura dos livros. Mas há muito mais... Há a amizade fiel dos companheiros de juventude Setaou, Ameni, Acha e Moisés, todos peças importantes no jogo para conservação do poder do futuro rei -, o romance com Nefertari, para quem ele construiu o templo de Abu Simbel; e as absolutamente fantásticas cenas de batalha com destaque para Kadesh, é claro.

Há intrigas pelo poder, tentativas de assassinato, revolução, religião e é interessante a forma como Moisés evolui até se transformar de melhor amigo do jovem Ramsés em seu inimigo mais acirrado por causa da heresia de Aquenáton há especulações que o culto a Áton teria sido a primeira religião monoteísta, base assim para a crença judaica.

É espantoso, a se considerar o tamanho da obra por baixo, deve dar umas duas mil e tantas páginas que ela não seja, nem de longe, cansativa ou repetitiva. Ramsés viveu a vida ao máximo ao menos no romance de Jacq intenso e passional em todos os momentos. Vale à pena conhecê-lo, viver a vida que ele viveu (ou poderia ter vivido) mais de três mil anos atrás uma época em que homens alcançavam a estatura de deuses e continuavam inteiramente humanos.

(resenha originalmente publicada em www.owlsroof.blogspot.com)
Fabia.Santos 16/11/2018minha estante
Tive essa crise de choro também...rsrsrs