Wenceslau de Moraes e outras evocações

Wenceslau de Moraes e outras evocações Jorge Fonseca Júnior

Resenhas - Wenceslau de Moraes e outras evocações

erika 09/03/2012

Estudo do biógrafo brasileiro sobre o autor da minha pesquisa de mestrado, esse pequeno livro é um apanhado de informações que Jorge Fonseca Júnior pôde reunir entre leituras, viagens e contatos com amigos na Europa e mesmo no Japão.
A linguagem um tanto rebuscada me incomodou e atravancou as primeiras páginas de leitura. Passado esse “efeito”, a experiência de ler esse livro foi proveitosa no sentido de que Fonseca Júnior conseguiu agregar algumas novas informações (a maioria delas curiosidades) ao meu trabalho, mesmo ele tendo lido apenas cinco títulos de Moraes. Um outro detalhe que também me deixou um pouco desconfortável durante a leitura foi a falta de referências. O autor usa várias citações de Moraes sem indicar o livro e a página de onde elas foram tiradas.
Em termos de reflexão, penso que Fonseca Júnior corrobora com o pensamento geral da crítica portuguesa sobre Moraes, possivelmente pelo fato de ter tido acesso a poucas fontes para elaborar suas teorias.