Código de Ética Profissional do Psicólogo

Código de Ética Profissional do Psicólogo Conselho Federal de Psicologia

Resenhas - Código de Ética Profissional do Psicólogo

Lara 01/04/2024

3 semestre de psico então li o código, literalmente minha obrigação, então to só registrado pra manter o controle dos livros mesmo.

AliceFonseca.25 24/03/2024

O Código de Ética do Psicólogo é uma ferramenta essencial na regulamentação da conduta profissional dos psicólogos. Ele estabelece princípios éticos fundamentais, normas de comportamento e responsabilidades inerentes à prática da psicologia. O código visa proteger os direitos dos clientes, promover o bem-estar psicológico e garantir a qualidade dos serviços prestados.

Uma das principais características do código e que me enche os olhos e o coração é sua capacidade de adaptação às mudanças sociais e culturais. Ao longo do tempo, o código tem sido revisado e atualizado para refletir sobre as transformações na sociedade e nas demandas da profissão. Isso demonstra um compromisso contínuo com a ética e a integridade por parte da comunidade psicológica.

Seria lindo se tudo fosse realmente colocado em prática, mas depende da integridade dos profissionais. Frequentemente vejo futuros profissionais de psicologia discutindo questões contra levar a psicologia para dentro da igreja mas no próprio código encontro segurança ética para levar informações para essa comunidade nos fundamentos éticos : I. O psicólogo
baseará o seu trabalho no respeito e na promoção da liberdade, da dignidade, da igualdade e da integridade do ser humano, apoiado nos valores que embasam a Declaração Universal dos Direitos Humanos.
II. O psicólogo trabalhará visando promover a saúde e a qualidade de vida das pessoas e das coletividades e contribuirá para a eliminação de quaisquer formas de negligência, discriminação, exploração, violência,
crueldade e opressão.
V. O psicólogo contribuirá para promover a universalização do acesso da
população às informações, ao conhecimento da ciência psicológica, aos
serviços e aos padrões éticos da profissão.

Para promover essa universalidade consiste em levar a informação dentro de princípios éticos a todos sem exclusão!

Jô Santos 31/12/2023

Devia ser obrigatório
Meio que é né, mas ainda assim MUITOS profissionais não conhecem seu próprio código de ética. Isso é alarmante. Só esse ano eu já li ele umas 3 vezes. É algo essencial.

Gabrielle517 14/06/2023

Para a construção de um bom profissional
Creio é imprescindível todo psicólogo em formação ou formado, ler ou ter lido o código de ética, são princípios e deveres de como tratar os seres humanos com dignidade e respeito.

É importante demais e não deve deixar de ser lido pois auxilia para a construção de um bom profissional

ThaAs146 31/01/2023

Eita gente tem até o código de ética aqui skoob n falha
Li ano passado pra fazer provas, trabalhos, discussões, debates.... O código de ética é uma coisa que vai me acompanhar durante todo o curso e depois dele também, disso eu sei kkkkk.
Muito f0d4 ele, se todo psicólogo seguisse o mundo melhorava.

isabel_fmelo 29/01/2023

Fazendo a leitura completa pela primeira vez, sabendo que essa leitura será refeita milhares de vezes.

Gabi 17/11/2022

O código de ética deixa claro quais princípios o psicólogo deve seguir, eu li por conta da faculdade, mas acho que é importante todos conhecerem ele para saber se o psicólogo está sendo profissional e agindo de maneira ética.

Giselle.Martins 10/05/2022

Fundamental!
Leitura fundamental para profissionais de psicologia e estudantes da área. Releio sempre que necessário. Nessa ocasião, como graduada em psicologia, me preparando para realização de concurso público.

Larissa Freitas 07/10/2021

Estamos estudando o Código de Ética do Psicólogo no 2º semestre e ele deixa bem claro que a nossa profissão é radicalmente a favor dos direitos humanos, isso significa que temos que preservar sempre a dignidade das pessoas. Como sociedade, não podemos normalizar o sofrimento alheio. Como psicólogos, não podemos nos anular, ficar em cima do muro e falar ?Que pena! É assim mesmo??, precisamos agir.

Mariana113 08/07/2021

Futura psicóloga
Estou no segundo ano do ensino médio e pretendo ser psicóloga, por isso li o código de ética para me manter informada. Também é bom para caso minha futura psicóloga não cumpra com alguma regra.

Gi Marinho 09/02/2021

1ª leitura - 2016
2ª leitura - 2021.

Dai 22/04/2020

Base da profissão.
O código de ética é essencial para o desenvolvimento da profissão, como prática e ciência. A leitura recorrente é recomendada.