Derrotando um inimigo chamado mediocridade

Derrotando um inimigo chamado mediocridade John Mason

Resenhas - Derrotando um inimigo chamado mediocridade

Marcio 25/11/2020

Depois de lido ainda te acompanha.
Uma leitura agradável e a cada capítulo um confronto, o livro promove no leitor a vontade de sair da mediocridade, parar de ser mediano, e impulsiona através da bela escrita do autor e suas muitas referências a oportunidade de sermos melhores, nunca marquei um livro como marquei este com observações para ler depois, é um livro que merece ser lido uma vez por ano pelo menos, é um tipo de livro que mesmo depois de lido te acompanha.

Nogueira 30/06/2020

Muito importante a compreensão.
São fatos e atos que devemos seguirmos em nosso dia a dia ,a paz e a fonte de tudo .

Albino 20/02/2020

Um titulo que poderia ser outro.
Um livro cheio de maximas, de aforismos e citações, algumas ate fora do contexto do capítulo, mas wue nao se dispensa.

Ao longo dessa leitura que pode ser demorada, profunda e introspectiva, pode ser fluida e rápida para algumas horas.

Muitas provocações e revisitações sobre nossos sentires e nossos julgamento.

Seguramente um livro para rever em uma outra oportunidade.

Angell 16/02/2018

Frases que (nem sempre) funcionam
Um livro pra ir lendo aos poucos (pelo menos eu não tenho paciência de ler direto um livro assim).
Apenas senti falta de um pouco da experiência do autor (como espera-se deste tipo de livros, creio eu)... porque ele não tem uma narrativa contínua, mas é cheio de "frases feitas" por outros autores... mas não deixa de ser um pouco motivacional, e às vezes, a gente precisa disso!

Raquel Comunale 17/08/2017

O livro é bem curtinho e traz diversas dicas e citações de outras personalidades.
Me fez pensar bastante em diversos cenários da minha vida e como eu acabo ficando na zona de conforto sem a menor necessidade.
Abaixo os meus tópicos e trechos favoritos.

Ignore os seus limites
"Sempre tem alguém fazendo o que outra pessoa dizia ser impossível. Ouse pensar no impensável."
Formidável. As vezes nos limitamos por pura preguiça. Outra vezes plea opinião equivocada que outras pessoas insistem e nos impor.

Faça parte do grupo que faz alguma coisa
"Alguns fazem as coisas enquanto outros ficam sentados por aí e se tornam especialistas em como as coisas deveriam ser feitas. O mundo está dividido entre os que fazem as coisas e os que falam sobre fazer coisas. Junte-se ao primeiro grupo — a competitividade lá é muito menor!".
Que tapa na cara. Conheço MUITA gente que ama dizer o que outra pessoa tem que fazer mas é dotada de tanta atitude quanto uma porta. Em vez de perder tempo exigindo ação de outras pessoas comece a agir.

Carrinhos de mão, trailers ou canoas
"Existem muitas pessoas que são como carrinhos de mão, trailers ou canoas; que necessitam ser empurrados, puxados ou impulsionados com remos para que cheguem a algum lugar."
Enquanto a passividade for seu sobrenome o destino não será capaz de resolver os seus problemas. A decisão de mudar de rumo ou abandonar o barco precisa partir de você.

Quem fica parado no tempo
Algumas pessoas simplesmente ficam estagnadas na mesma posição durante anos. Não se sentem condicionadas a mudar, a seguir um novo rumo ou a enfrentar novos desafios. A zona de conforto pode ser macia e agradável mas sair dela pode ser tudo que alguém precisa.

Mindset
"Não é a nossa posição, e sim a nossa disposição, que nos torna felizes. Lembre-se: algumas pessoas morrem de frio no inverno; outras esquiam. Uma atitude positiva sempre gera resultados positivos. A atitude é uma coisa pequenina que faz uma enorme diferença.".
Um fato simplesmente indiscutível. Quem passa a vida reclamando acaba preso num loop eterno de insatisfação e acaba contagiando todos ao seu redor.

site: http://desencontre.blogspot.com.br

Su 28/01/2016

Bem, esse livro me chamou a atenção principalmente pela capa que é, a meu ver, bem engraçada. E, depois, claro, pelo título que é bem sugestivo.
Nesse livro, Jhon Mason pretende nos ajudar a sair da inércia através de cinquenta e duas mensagens, divididas em três partes: Parte 1 – Olhando para dentro; Parte 2 – Olhando para fora e Parte 3 – Olhando para cima. Vou falar um pouco sobre as que mais chamaram a minha atenção.
A quarta mensagem nos diz que é impossível percorrer a estrada do sucesso sem trocar um ou dois pneus furados. E, não é verdade? Somos humanos. Se não errarmos em algum ponto, talvez, não estejamos prestando real atenção nos nossos objetivos.
“Os erros são sempre os melhores professores. Na Bíblia, o livro de Eclesiastes aconselha: "Quando os dias forem bons, aproveite-os bem; mas, quando forem ruins, reflita" (7:14). Oswald Avery aconselha: "Sempre que cair, apanhe alguma coisa". Quem inventou o apagador conhecia muito bem a raça humana. Quem jamais comete erros não realiza nada durante toda a sua vida. E verdade: você pode lucrar com os seus erros; e exatamente por isso estou convencido de que ficarei milionário.”
A trigésima segunda diz que não há futuro no passado. E, realmente, não há. Talvez, o passado pareça tão perfeito por não estar aqui na nossa frente, junto com os problemas que já deixamos para trás.
“Se olhar demais para trás, logo estará andando naquela direção. Mike Murdock aconselhou: "Pare de olhar para onde esteve e comece a olhar para onde pode estar." O seu destino e chamado na vida é sempre para frente, nunca para trás. Katherine Mansfield sugeriu: "Tenha como regra de vida jamais se lamentar e nunca olhe para trás. Lamentar-se é um terrível desperdício de energia que nada pode produzir de bom. Só é bom para que nos afundemos ainda mais.”
Ai, ai. Esse livro me deu a inspiração necessária para deixar a preguiça de lado e fazer algo para alcançar o que eu realmente quero. E, olha que ele é pequenininho!

site: http://detudoumpouquino.blogspot.com

Angelo Miranda 22/08/2012

Um livro que nos provoca e desafia
Já escutei várias críticas direcionadas para leitores de livros de auto-ajuda. Não me considero um leitor assíduo desse gênero, mas gosto de vez em quando ler alguns livros que me deem dicas para levar uma vida melhor, a obter maiores sucessos na carreira pessoal e profissional, a lidar com pessoas difíceis entre outras temáticas abordadas por esse tipo de literatura. Acredito que enquanto alguns perdem tempo criticando e tendo os mesmos problemas pessoais, profissionais, financeiros, afetivos, etc., eu ganho tempo aprendendo como lidar com eles por meio da leitura de livros de auto-ajuda.

Verdadeiramente não vejo motivo para tantas críticas que eu escuto por aí. O engraçado é que toda a vez que eu peço então para o sujeito me explicar as razões da crítica, elas acabam não vindo e eu continuo sem entendê-las.

Os autores desses livros, de forma geral, possuem um grande experiência de vida e tem a mais clara intenção de transmitir para os leitores algumas formas e dicas de como sermos bem-sucedidos em todas as áreas de nossas vidas.

No limite, para mim todos os livros são de auto-ajuda, pois em todos eu consigo retirar deles um aprendizado, todos têm algo a ensinar e uma experiência a ser transmitida, quer ela seja de dor, de alegria, de medo, de pânico, de satisfação, etc. Claro que isso está implícito nos textos, bem diferente dos livros "puro sangue" de auto-ajuda, que descobrirmos ter essa característica logo no título, na capa ou nas primeiras páginas e cujo objetivo principal é explicitamente indicar uma forma de termos sucesso em tudo o que formos fazer.

Discussões a parte, o livro que eu acabei de ler é um representante do gênero, ou seja, um "puro sangue". Com o título "Derrotando um inimigo chamado MEDIOCRIDADE - 52 mensagens de inspiração para chegar ao sucesso fugindo do lugar comum", Ed. Thomas Nelson Brasil que faz parte da Ediouro, o escritor - muito conhecido nos Estados Unidos e que já vendeu mais de 1,3 milhão de livros traduzidos em 25 línguas - John Mason, traz como informa o subtítulo do seu livro, um total de 52 mensagens cada uma ocupando no máximo duas páginas. Portanto, o resultado é termos um livro fininho, mas com um poder muito grande de nos impactar.

Como bem afirmou o autor na Introdução do livro, o objetivo da obra é justamente nos desafiar "como nunca o foi anteriormente" e entre uma e outra mensagem, sem dúvida, essa meta é alcançada. O mérito do livro está justamente em proporcionar em nós um momento de reflexão sobre os nossos atos, sobre as nossas escolhas e de forma geral, de como estamos conduzindo a nossa vida.

Ao longo da obra, o autor além de trazer os seus pensamentos sobre os mais variados assuntos como amor, sucesso, amizade, honestidade, entre outros, há a presença do pensamento de outras pessoas muito importantes, como Goethe, George Bernard Shaw, Helen Keller, Francis Bacon, São Tomás de Aquino, Eleonor Roosevelt, Franklin Roosevelt, Cervantes, Oscar Wilde, Martin Luther King Jr., Winston Churchill, Ralph Waldo Emerson, Thomas Carlyle e Montesquieu tornando a obra ainda mais interessante.

Marinélia 13/04/2010

Reflexões

É um livro com mensagens recheadas de citações. Vale a pena ler aos poucos, uma mensagem por dia, por exemplo. Abaixo deixo um trecho contido na 15ª mensagem:

Você deseja realizar algo em sua vida? Então, seja como um escultor. Jacob Riis declarou: "Olhe para o escultor martelando uma rocha cem vezes talvez sem produzir uma única rachadura. No centésimo-primeiro golpe, porém, ela se divide em duas e eu sei que não foi por causa da última martelada, mas por todas as que a antecederam." Qualquer coisa que você desejar realizar na vida requererá persistência.