The Alloy of Law Brandon Sanderson

Resenhas - The Alloy of Law

Ricardo.Teixeira 09/04/2024

Cosmere Campyness
"The Alloy of Law" inicia a Segunda Era de Mistborn com uma história simples, cheia de clichês e particularidades caricatas, apresentando um elenco de personagens exagerados e um enredo quase teatral. No entanto, tudo isso resulta em um livro divertidíssimo, com um ritmo certeiro que me prendeu do início ao fim.

Diferente da primeira era, o tom aqui é muito mais leve. Os personagens são um tanto unidimensionais, mas suas interações são ótimas, e o universo é expandido e evolui brilhantemente. A Alomancia continua sendo um dos melhores sistemas de magia da fantasia, e as adições são muito inteligentes.

O enredo é simples, mas funciona para o que é proposto. Aqui, não temos um escopo épico de mudanças e inimigos catastróficos. Em vez disso, o foco está em problemas mais centrados e nos desenvolvimentos dos personagens. Além disso, o livro possui cenas de ação incríveis de se ler, além de referências aos acontecimentos da primeira era e como eles moldaram a sociedade de Scadrial, tudo muito bem pensado.

Iaszz 14/03/2024

Eu não gosto muito de livro de investigação, é uma questão pessoal minha, então por quase 80% do livro eu não tava muito interessada no que tava acontecendo, eu tava me divertindo, os personagens são legais, eu acho que o ritmo da história é bom, mas a trama em si não me chamou atenção, no fim eu acabei gostando mais do que eu achei que ia gostar - o jeitinho Brandon Sanderson de finalizar os livros - eu não adivinhei o plot mas também não achei ele muito surpreendente, o que me prendeu é o gatilho que ficou que com certeza tem a ver com algo envolvendo a construção de mundo de Scadrial, que eu particularmente amo muito.
Eu amei muito o Marsh e o Sazed interagindo com os personagens, e tô adorando os novos personagens até então, a Marasi é super interessante e a dinâmica do wax e wayne é muito divertida. Eu também amei a forma como a alomancia "evoluiu" com a tecnologia, não tem jeito, o homem sabe muito o que tá fazendo.

katerpillar 11/02/2024

Como sempre, nosso amado Brandon Sanderson entrega personagens muito bem trabalhados e impossíveis de não nos apegarmos.
Entendo que essa segunda era de Mistborn é uma proposta diferente da primeira e tudo mais, mas não consigo gostar tanto de fantasia com arma de fogo? pra mim perde um pouco da magia da coisa toda kkkk. Sempre acabo gostando mais de uma fantasia medieval, como foi a primeira era de Mistborn. De qualquer forma, nada do que esse cara escreve perde a graça e com certeza quero dar continuidade nesse universo incrível que ele criou.

Loh Valente 22/12/2023

The Alloy of Law
Que maravilhoso!!!! Gostei bastante, esse foi bem mais relax do que os três primeiros.
Foi bem divertido e deu pra rir em várias partes.
A ação ficou mais incrível ainda pq agr temos armas e NOSSA, INCRÍVEL!!!!

Kalel_ 02/08/2023

Mto poggers, wayne eh pika
Muitas vezes na vida a gente julga algo pelo q a gente queria que o q aquele algo fosse, não pelo que ele é. Alloy of Law não é a trilogia passada de Mistborn, não é uma fantasia épica e a história não é sobre um deus imperador "malvado" todo poderoso, uma entidade de destruição, ou uma sociedade em colapso.

Em vez disso, Brandon nos dá algo mais simples, mas ainda assim mto bom. Wayne, principalmente, é, talvez, o personagem mais carismático da Cosmere. Wax é muito interessante como protagonista, e a breve história, apesar de simples, é bem cativante.

Mto bom 5/5

Rafaelle 27/06/2023

Um bom começo pra era 2
Um livro bem introdutório dos personagens, eu já sabia que não ia ser épico como o final do terceiro mas eu me diverti lendo, Wayne é muito divertido e a dinâmica do grupo deles é cativante. As partes mais interessantes são as menções a coisas da primeira era.
O Brandon desenvolveu ainda mais o sistema mágico e eu acabei gostando bastante, não esperava isso já que armas de fogo não me interessam tanto em livros de fantasia.
O final como sempre deixando um gostinho de quero mais, ansiosa pra os próximos.

Vinicius39 22/05/2023

Mistborn: The alloy of law
Sabendo que não era uma história com os mesmo personagens eu me surpreendi bastante ao gostar da história.

Achei uma história policial bem legal, com momentos engraçados que me tiraram risadas.

Quero continuar pois faz parte da Cosmere e estou amando as novas informações.

Mariottoni 02/05/2023

Mistborn c arma ?, realmente gostei bastante da evolução desse mundo e de cm o sistema de magia está sendo explorado nesse cenário mais tecnológico e os personagens n tem nem oq falar né, é brandon sanderson = personagens perfeitos

Eduardo 02/04/2023

Um ótimo começo para a segunda era de Mistborn!
Eu fui com expectativas bem baixas pra esse livro, já que amigos me disseram que a segunda era é mais fraca que a primeira (pelo menos até o último lançamento, The Lost Metal, que tem dado o que falar!).

Considero esse livro um começo bem satisfatório pra segunda era, já que cumpriu o propósito de apresentar os personagens centrais, trazendo ar fresco, ao mesmo tempo em que recupera o ar da primeira trilogia. As referências aos acontecimentos de 300 anos antes aparecem várias vezes, mas os personagens que já conhecemos são chamados por outros nomes, o que me fez dar uma pesquisada por fora.

As cenas de batalha ganham um toque especial com as armas de fogo. Eu dei alguns pulinhos com a ação ao longo da leitura.

Sobre a dinâmica da dupla Wax e Wayne: me passaram a vibe Dean e Sam de Supernatural. O Wax ainda não me cativou, mas não foram poucas as gargalhadas que eu dei com o Wayne. Que personagem cheio de graça e cativante! Foi um ótimo alívio cômico no meio das desgraças do enredo.

O epílogo me deixou empolgadíssimo pra começar o segundo volume. Parece que o Brandon olha pra nossa cara e fala: "Você quer? Então segura essa!".

Roger 15/11/2022

The Alloy of Law
Em teoria era para ser uma releitura dos primeiros três livros da segunda era de Mistborn mas o Enem aconteceu e deu tudo errado, mas ainda consegui ler esse primeiro.

A primeira vez que eu li esse livro eu achei ele horrível, o pior livro que o Sanderson já tinha escrito, mas depois de Bands of Mourning eu acabei me apegando a esses personagens então essa releitura foi muito gostosinha de fazer. Eu ainda acha que é uma história bem fraca para começar essa segunda era de Mistborn, parece que é o prólogo do prólogo do prólogo de uma história, porém como de costume nas histórias do Sanderson é um livro com foreshadowing do que vem pela frente e como um todo uma parte impotente dessa grande história. Após reler já gostando dos personagens esse livro deixa de ser um ranço meu e passa a ser uma história Ok da Cosmere.

gabrisingr 13/11/2022

bang bang
um clima faroeste bem diferente da primeira era e com personagens mais velhos
eu curti esse estilo investigação, crime e tiroteio mas queria um pouco mais de aprofundamento nos personagens e em alguns aspectos desse novo mundo
acho que não dá pra comparar com a primeira era pq a intenção é outra aqui e o Brandon Sanderson sabe escrever livro bom e divertido
enfim, vou começar a ler o segundo imediatamente após o primeiro pq fiquei arrepiada e curiosa demais com esse final

Bárbara P. 22/09/2022

Apesar de eu ter me interessado pelo universo de Mistborn muito mais pelo sistema de magia e a ambientação do que pelos personagens e pela trama em si, eu gostei o suficiente para terminar os livros principais e começar a ler os secundários que se passam no mesmo universo.

Eu ainda acho que esses livros teriam um impacto muito maior para mim se eu tivesse lido quando era mais nova, antes de já ter lido tantos outros livros do gênero. Mas uma coisa que eu gosto bastante no Brandon Sanderson é justamente perceber nos livros que ele é antes de qualquer coisa um leitor de fantasia também. No caso dessa saga, ele mesmo deixa claro no seu site pessoal que o público alvo é young adults mesmo, então temas mais adultos não chegam a ser tão explorados, o que pra mim acabou deixando alguns personagens rasos e alguns desfeixos meio batidos ao longo da saga. Enfim.

No caso de the alloy of law, a história começa já muitos anos depois do final da saga Mistborn, no mesmo universo, depois da queda do (spoiler) e da morte da nxjsjsso e do ndjdjwskjs. (Inclusive esse final eu achei surpreendentemente bom, para não falar que eu só reclamo). Esse livro tem os melhores personagens que já apareceram no universo de Mistborn, o que fez para mim com que esse fosse o livro mais divertidos de Mistborn até então.

Ele explora bem os elementos mais criativos da parte fantástica de Mistborn sem ficar tão paradão e tão denso em termos de fantasia quanto os primeiros livros, que eu sinceramente não indico para leitores iniciantes de Fantasia, que podem ficar decepcionados com o famoso efeito lero lero do gênero ("Elemis Braques Eldíades precisava ratatar o Boblobox antes que Finofílis buxculucasse seu Pfófis em Liliudutam").

É lógico que não é justo comparar o ritmo de três livros enormes nos quais um universo inteiro foi desenvolvido com um livro de história curta que simplesmente foi ambientado em universo já pronto e conhecido pelos leitores, mas que a velocidade que as coisas acontecem e a pouca enrolação deixaram a história mais legal, com certeza deixaram.

Ah, e esse livro também tem um tom um pouco mais adulto, com temas mais pesados, embora eu ainda ache que se enquadre bem no young adults.

Personagens maravilhosos, nenhum clichê escrachadamente óbvio e um final que deu uma dorzinha no coração.

notawant 21/09/2022

Saudades que eu estava de Mistborn
Gostei mais do que eu esperava! Estava com muita saudades do universo de mistborn e fiquei caçando referências aos personagens da primeira era hihihi.

No geral eu gostei do livro, mas não é nenhuma obra prima, e a experiência em audiobook foi bem imersiva e é interessante para ouvir os sotaques kkkkkk.

Bea Barbe 15/09/2022

Faroeste só q a bebida é ferro
Adorei, leitura rápida e divertida, é como se fosse um filme de ação no faroeste só q com gente engolindo metal.

saraborgess 07/09/2022

Ok, definitivamente uma pegada diferente da Era 1, ao menos nesse primeiro livro.

O arco da história foi algo muito mais contido, um evento em pequena que escala que pode tanto se expandir ou não.

Tem um tom descontraído, os personagens são carismáticos e o sistema de magia tá de parabéns. Agora pra mim o destaque principal é o sistema de magia, que o Sanderson deu um jeito de desenvolver ainda mais.