A Bíblia de Barro

A Bíblia de Barro Julia Navarro

Resenhas - A Bíblia de Barro

Rosemary 06/02/2023

Resenha: A Bíblia De Barro
O livro começa com Clara que é arqueóloga e tenta achar as tabuinhas que contém os escritos de tal Shamas um escriba a quem Abraão teria contado a criação do mundo, ou seja, o Génesis, porém a escavação é no Iraque que está preste a ser invadido pelos Estados Unidos e que está sobre o regime de Saddam Hussein. No entanto além de Clara outras pessoas também desejam não só as tabuinhas como eliminar ela e o avô Alfred que a acompanha na expedição.

Bom explicando melhor “A Bíblia De Barro” se desenvolve envolta de quatro grupos distintos, o primeiro um grupo de quatro amigos Carlos, Mercedes, Hans e Bruno que ainda crianças juram vingança e desejam matar o homem que destroçou suas vidas na Segunda Guerra Mundial, o segundo grupo gira em torna de Alfred e Clara. Alfred é o homem que está jurado de morte, e Clara sua neta também entra no pacote porque a vingança dos quatro amigos é que nenhum descendente de Alfred viva pra contar história, o terceiro grupo são também três amigos que desejam roubar as tabuinhas que Clara quer encontrar e estes também estão dispostos a tudo. E por último temos o Padre Gian Maria que tenta salvar Clara do destino cruel que a aguarda.

O livro tem uma premissa boa: descobrimentos arqueológicos envolvendo a Bíblia, a guerra do Iraque em 2005, uma vingança, um salvador da pátria e por aí vai, porém o final foi decepcionante eu sei que nem sempre temos finais felizes, mas este final se superou é péssimo, porque é um livro grande que te exige tempo e sem contar que tem alguns fatos que não foram explicados na história, ou seja fiquei com algumas perguntas no ar. E já vou avisando não é um romance, não é um drama, é suspense quase um trilher psicológico porque tem umas cenas meio cabulosa.

Enfim, fica a dúvida, a história é legal? E respondo o pano de fundo é principalmente a procura das tabuinhas e a parte que volta no tempo e vemos Abraão e o escriba conversando sobre Deus e a criação do mundo, porém é só. A maioria dos personagens são maus, assassinos e sem um pingo de humanidade, Alfred basicamente é o próprio demônio na terra, até a Clara não salva ela é mimada egocêntrica e as vezes até cruel. Já o Padre que eu achei que fosse o melhorzinho chega ao final ele dá uma declaração que acaba com a credibilidade dele, já que ele estava protegendo uma pessoa que realmente não merecia tal ato.

site: https://leituracomigo.blogspot.com/

Fernanda 29/11/2021

Uma longa história
Esse livro tem tanto enredo em sua história, quanto eu com ele para concluir a leitura.
Já fez parte dos meus sonhos de ser arqueóloga e por isso me foi dado de presente, para me incentivar, mas eu nunca fui em busca disso, os sonhos mudam, ou mundo nos faz mudá-los.

Mas em fim eu o terminei e posso dizer que é um livro longo e por vezes cansativo por alguns detalhes, mas o enredo, que histórias, que se cruzam e e surpreendem, gostei muito. Alguns acontecimentos me pegaram de surpresa, e em geral gostei muito deste livro.

Rodrigo Thadeu 21/06/2021

Muito bom!
Leitura fácil, que prende atenção do começo ao fim... tema interessante que gosto muito... Achei excelente o livro!

Mariucha 20/01/2018

Não quer parar de ler
Esse é o típico livro que eu gosto... a gente nunca sabe qual fato é realmente verdade ou criado pelo autor.
Temos 3 grupos digamos assim mas com um denominador comum e eu não queria parar de ler para saber o que iria acontecer.
Adorei !