Orgasmos Fatais

Orgasmos Fatais Fernanda W. Borges

Resenhas - Orgasmos Fatais

Gustavo Drago (Drago Editorial) 14/06/2011

Orgulho!!!
Queridos e prezados leitores aqui do Skoob, primeiramente eu gostaria de ressaltar o prazer que foi ter podido trabalhar na criação de capa e revisão desse livro tão polêmico, ousado e repleto de reviravoltas.

Fernanda Borges soube, no seu livro de estreia, se sair muito bem, como autora de romances policiais, usando termos técnicos precisos e sem tornar a leitura cansativa, demonstrando, de forma convincente, que sabe mesmo do assunto... tanto da rotina numa delegacia de polícia, quanto de literatura contemporânea.

Apesar do seu estilo nu e cru de escrever, ela conseguiu ir além e fazer os leitores se apaixonarem por certos personagens (Daniela), e odiarem outros (Rodolfo, Mariana). Conseguiu também causar controvérsias diante do seu final, não sendo o preferido pela maioria dos leitores, mas o correto, se tratando de justiça e honestidade.

Ou seja, em meio a cenas de sexo, mentiras, traições, intriga, mortes e inveja, Fernanda Borges conseguiu entrar, de forma expressiva e definitiva, nesse mundo ilimitado e fascinante que é a literatura de ficção. Ler o seu primeiro trabalho é uma experiência única - múltipla! -, tanto que o nome já diz tudo. Então, não perca mais tempo, desfrute você também das volúpias de um...

Orgasmo FATAL!!!

Por Gustavo Drago (autor RELíQUIA)
Jujuzinha 14/06/2011minha estante
Eu estou com o meu livro aqui e em breve farei meus comentários aqui. E vou ler o seu também,, viu Gustavo Drago!

Gustavo Drago (Drago Editorial) 15/06/2011minha estante
Obrigado... valeu pela força... tenho certeza que vc vai gostar dos dois... beijos!!!

Cris 26/05/2013

Absolutamente surpreendente!!!
Quando decidi ler Orgasmos fatais foi motivada pela curiosidade em ler o próximo livro da Fernanda, e como só tinha lido boas críticas quis ler o primeiro antes de sair o segundo. Em momento algum subestimei a capacidade da escritora, até porque sou uma entusiasta da nova safra de escritores brasileiros. Apesar de achar que gostaria da leitura não imaginava que fosse tão bom, e bem escrito como foi. Encontrei um errinho ou outro de pontuação ou de alguma letra trocada; que deve ter passado despercebido na edição.
Logo após o assassinato e o desenrolar da trama policial eu achei um toque nítido de instinto selvagem,e principalmente na personagem Daniela e Catherine Tramell. Não foi surpresa ao ler no fim do livro que a história teve influência em seu livro.
Não errei em minha opinião em quem seria o assassino desde o começo, o que de modo algum tirou o brilho do desfecho e a surpresa de como ele se dá.
Só tenho a agradecer pela ótima história, bem desenvolvida, bem explicada, onde percebemos uma cuidadosa pesquisa, com embasamento em suas colocações, tanto jurídicas como policias. Sua escrita é fluida, não tem vícios de linguagem ou alguma 'muleta verbal'. Fernanda Borges é uma escritora iniciante que já chegou com jeito de veterana, e seu livro nos deixa claro o seu dom. Recomendo para quem gosta de romance policial, e antes de tudo para quem gosta de um livro bem escrito. Muito ansiosa pelo próximo lançamento!
Fernanda W. Borges 27/05/2013minha estante
Instinto Selvagem é meu noir preferido, então, foi uma singela homenagem que tentei fazer ao roteiro.
Obrigada por dividir conosco, Cris. Grande abraço!

Cris 27/05/2013minha estante
Não posso deixar de dividir, ainda mais quando é ótimo, uma surpresa boa demais, so tenho o que agradecer!

Andarilho® 17/05/2012

Sem dever nada a ninguém
Uma mulher é brutalmente assassinada em seu apartamento no bairro de botafogo e as suspeitas reacem sobre sua rival, uma mulher sedutora, enigmática e provocante.

Esse é o início de "Orgasmos Fatais", escrito por Fernanda Borges. Um romance policial que não tem nada a dever para grandes autores estrangeiros como Tess Gerritssen, mas com um tom tipicamente carioca nos personagens e na narrativa.

Douglas, o policial civil encarregado do caso, é um homem que ainda acredita na justiça, por mais cega e preguiçosa que ela às vezes seja. Ele não se importa de em forçar os limites da lei, para para acordá-la um pouco, como ocultar dados da investigação até o último momento ou blefar em interrogatórios.

Em meio a investigação, ele se envolve com sua principal suspeita e o texto de Fernanda Borges nos deixa em suspense até o surpreendente final se este relacionamento é real ou apenas parte de um jogo para ludibriar o honesto investigador.

Com um texto bem escrito, personagens bem elaborados, e uma trama envolvente, a autora nos conduz em um caso onde vemos que todos têm segredos obscuros à esconder.

Uma ressalva deve ser feita: Este não é um livro para crianças! Existem cenas extremamente picantes, e aqueles que se incomodam com isso devem evitar este livro.

Fora isso, a única crítica que posso fazer ao livro é uma certa "quebra" de ritmo em alguns momentos, parecenco que algumas palavras ou frases foram adicionadas na revisão e não encaixaram tão bem quanto poderiam. Isso, entretanto, não atrapalha de sobremaneira a leitura. Cheguei a pensar em usar esta crítica para provocar a autora dando-lhe quatro estrelas, mas isso seria uma injustiça para com ela e com seu trabalho, por isso, dou cinco estrelas e aguardo ansioso pelo seu próximo trabalho com o detetive Douglas em "O Reverso do Destino".
Fernanda W. Borges 18/05/2012minha estante
Olá Sandro!

Muito obrigada pela resenha e por apontar os pontos que considerou mais frágeis. Não houve qualquer interferência do revisor no conteúdo propriamente dito, tais quebras vieram de mim, rs.

Mas você poderia ter avaliado da maneira que achasse melhor, pois o importante é ter lido e deixado sua sincera opinião. A única coisa que me chateia é quando a pessoa não lê tudo e avalia mesmo assim com estrelas, dando nota à obra como um todo.

Mas, tenho uma ressalva: a morte ocorre no Grajaú. Botafogo está relacionado com o local de trabalho da suspeita e também com uma cena mais dramática onde um (a) personagem se despede.

Em agosto creio que você já poderá conhecer a trama de O Reverso do Destino.

Obrigada mais uma vez e abraços!

Fernanda Borges.

Andarilho® 20/05/2012minha estante
Oi Fernanda,

Realmente a cena em botafogo deve ter me marcado pra eu confundir os bairros desse jeito. rs

Eu avaliei como achei melhor. As quebras de ritmo são tão pequenas que eu não consegui lembrar de uma específica para citar na resenha, talvez uma pessoa menos chata do que eu nem as perceba, e seria muita babaquice minha tirar uma estrela merecida por causa disso.

Quell 04/01/2012

Sabe aqueles livros que já começam com cenas de tirar o fôlego?
Pois é, assim foi a leitura de Orgasmos fatais pra mim.
A trama se desenvolve de forma envolvente e a gente se percebe querendo até mesmo aconselhar os personagens. O final do livro tbm é mt bom.
Eu simplesmente amei a leitura do livro e indico a todos.
Ioná 09/01/2012minha estante
Tb achei tudo isso, Quell.
Otimo livro!

sunny 29/01/2012minha estante
Um livro que prende nossa atenção do inicio ao fim. Uma trama bem arquitetada sem enrolação,assim que peguei o livro e comecei a ler, não consegui parar, amo livros de suspense, crime, policiais e esse realmente tem tudo isso e mais um pouco! :)
Recomendadíssimo, quem ainda não leu pode apostar que não sabe o que esta perdendo!!!
Bjão menina e que venha o proximo!!!!!!!!!!

Jheyscilane 09/06/2011

ELETRIZANTE... Livro Nacional surpreedente!
Antes de mais nada, obrigado Fernanda pela leitura maravilhosa!

Pra começo de conversa, eu adorei a capa rsrs *Imagina eu lendo esse livro dentro do ônibus ahaha* eu li sim! Não podia ficar meia hora sem ler mais um pouquinho desse livro!

Esse Romance Policial se incia com um assassinato, Mary encontra sua filha Mariana agonizando na sala, instante depois a vítima morre, e então começa as investigações sobre o caso, é nesse momento que eu *leitora louca para saber quem a matou e conhecer mais da vítima* me senti “estagiando” no caso ahaha a autora descreve a rotina dos policiais de forma clara e sem rodeios, vemos como é que funciona as hierarquias dentro de um departamento. Um ponto alto do livro são esses momentos!

O que seria de um homícidio sem as suspeitas de quem o fez?
Conhecemos Douglas, um policial justo e dedicado no quesito fazer justiça, muito homem na minha opinião, que cuida das investigações que apontam para a esfuziante Daniela, a suspeita é uma mulher sarcástica, inteligente e sem papas na língua, daquelas que não perdem a oportunidade de sair por cima. Uma mulher incrível... Daniela e suas tiradas dá ao livro um toque a mais... Conhecemos mais de Mariana a vítima (que no decorrer da história se mostra uma pessoa superficial e baixa , minha opinião: Mereceu morrer!), Dani e Mariana eram inimigas assumidas, uma sempre procurava alfinetar a outra *estou sendo bem delicada aqui, pois o quê essas mulheres aprontavam era muito mais que alfinetações, claro elas tinham seus motivos rsrs*

E Rodolfo, o noivo da vítima, e ex-amante de Dani, o pivô da acusação cair sobre Dani e claro o homem asqueroso e super filho de uma P*** (Homem nojento argh! =@)

Nesse rebuliço de quem matou Mariana, vemos a família da vítima em busca de justiça *ou seria vingança?* Daniela do outro lado com sua língua afiada e um envolvimento com Douglas, eles dois se atraem e cedem a tentação, as cenas deles são intensas e muito bem descritas *não é pornografia barata* é pura escrita de qualidade, novamente Parabéns Fernanda, as cenas fatais são maravilhosas e não destoou da trama.

Tem vários outros personagens, vemos Kika *melhor amiga de Dani* e Deborah outra amiga impulsiva de Dani, tem Isadora *irmã fútil nº 2 da vítima*e Ana *essa é sofredora, ganhou minha admiração*, Márcio *eu senti pena dele, tudo foi demais para ele, que era um fraco*, Luís *ainda existem policiais sonhadores, gostei muito dele e sofri também*

Eu me apego aos personagens, eu “pego” as dores deles e me sinto no dever de estar do lado deles, loucura né? Talvez por isso o final tenha me pegado desprevinida mas eu entendi... Douglas me surpreendeu mais ainda nesse final super digno para o livro!

Maravilho! Muito bom, adorei a escrita, a trama, os personagens e o andamento... e amei o punhal e a rosa no fim! Dramático e perfeito. Mais uma coisa, Rodolfo é o personagem destruidor do livro, e ele parece nem ter consciência disso aff !
Só mais uma coisa: Quando sai o próximo livro? =)
Nanda Meireles 19/06/2011minha estante
Achei sua resenha, Jhey! rs
Tu indicou lá no Blog e vim conferir.
Uau! Parece mesmo fantástico.
Fiquei mega-ultra-hiper curiosa agora, rs.
Arrasou na resenha, tem jeito pra coisa, hein! rs
Beijão

Raredes 23/05/2013

Um suspense delicioso e cheio de reviravoltas. Vale a pena ler.
Mary Alves encontra sua filha, Mariana, agonizando no sofá da sala após levar várias facadas no tórax. Depois de pedir por ajuda, Mary ainda teve tempo de escutar as últimas palavras da filha: “Foi ela, foi ela.”.

Durante a investigação desse assassinato, o Inspetor Dougas, designado para investigar o caso, acaba conhecendo Daniela.

Daniela é linda, loura, poderosa e policial civil também – como Douglas. A partir desse ponto, Douglas trava uma batalha com ele mesmo: uma parte dele quer Daniela e por isso precisa acreditar que ela é inocente; outra parte, a profissional, sabe que se envolver com um suspeito é altamente errado.

Partindo dessa atração que policial e suspeita têm um pelo outro, uma série de acontecimentos se desenrola e a trama fica muito, muito interessante. De fato, em certos momentos fica muito difícil de saber quem é bom ou mau, quem cumpre a lei e quem não. Certo e errado se enredam de tal maneira que fica difícil saber quando acaba um e começa outro.

O que o livro tem de bom:
A trama é muito bem pensada e a escritora domina a técnica de fazer suspense. Sabe exatamente a hora em que deve mudar de assunto pra manter o leitor curioso sobre o desenrolar de um evento.
Os diálogos são rápidos, e muito bem escritos.
O que não é tão bom:
A narrativa poderia ser mais coloquial.

O uso de palavras como genitora ao invés de mãe e de expressões como “a(o) mesma(o)” ou “este(a)” pra se referir a um sujeito comprometem a narrativa e dão a impressão, ao leitor, de que se está lendo um B.O.ou uma daquelas declarações feitas em cartório.

Pra quem nunca leu um B.O. vou dar um exemplo do que digo com um trecho da página 50 do livro: “… disse ele, dando um sorriso simpático para Daniela. Esta permanecia aparentemente calma…”

O que esperar do livro:
A trama é realmente muito boa, e cheia de reviravoltas. O texto tem alguns problemas de revisão e de diagramação, coisa muito comum em produções independentes mas nada que prejudique o andamento da história.

Eu mesma já peguei absurdos como “chícara” e “sinto de segurança” em publicações da Suma de Letras e da Intrinseca então, pessoalmente, acho que Orgasmos Fatais mandou muito bem.

A ambiguidade ou dualidade dos personagens também me agradou muito. Sobretudo com relação ao herói da história. Douglas não é aquele homem perfeito, profissional irrepreensível que alguns autores teriam apresentado. É um homem tão cheio de defeitos quanto de virtudes. De fato, em alguns capítulos eu me peguei questionando o caráter e o profissionalismo dele. É um anti-herói.

O texto também carrega duras críticas ao sistema de comando e ao funcionamento organizacional da Polícia Civil do Rio de Janeiro. Pareceu que, às vezes, pra um crime ser resolvido, é preciso um cavaleiro solitário que se disponha a trabalhar sem apoio e sem suporte.

Vale a pena ler Orgasmos Fatais?
A gente aqui no LeVo lê de tudo, sem preconceito e, quem já leu a sessão Quem Somos do blog lembra que pra gente, não existe livro bom ou ruim. O que gostamos mesmo é de uma boa história.

Mas, é claro, que temos nossos julgamentos pessoais, e eu tenho um método muito particular pra decidir se eu acho um livro bom ou não.

Pra mim, um livro é bom quando: ou eu sonho com a história dele, mesmo que seja acordada; ou eu não consigo parar de ler até ver o final.

Orgasmos Fatais entrou na minha pele antes do fim do segundo capítulo. Esse foi o tempo que eu precisei pra me acostumar com o estilo da narrativa e mergulhar de cabeça na história. Depois disso, só sosseguei quando cheguei ao final da história.

Fernanda W. Borges 23/05/2013minha estante
Que bom que gostou! E essa redação policial e jurídica estão ainda entranhadas na pele, rs. Estou trabalhando nisso, vamos ver se na próxima obra fica melhor.

Abraços!

Fábio 07/08/2011

Até que enfim, alguém que escreve sobre aquilo que conhece!
*Depois da moda que virou escrever sobre vampiros, anjos e demônios (It sucks!), eu que sou fissurado em histórias policiais, começo a temer que os "escrevinhadores" (esse povo que pensa que escreve) comecem a querer escrever também suspenses policiais. Não cometam tal sacrilégio, por favor!

*O que posso dizer desse livro? Começando pelo título: você entende só depois que lê; aí passa a fazer sentido. Mas adianto que a expressão "Orgasmos Fatais" sugere um simbolismo ligado aos relacionamentos perigosos, aos maus sentimentos cultivados entre as pessoas, tais como: luxúria, inveja, rivalidade, posse, vingança, etc. Quem leu a sinopse percebe isto logo nas primeiras frases interrogativas: "Até que ponto...?". Em relação à capa, se eu não estiver enganado, a modelo representa a vítima Mariana, numa pose que mescla sensualidade e medo, pois ela parece estar se defendendo de um ataque. Tipo um quadro que aparece em uma cena.

*Curti muito a frase utilizada de Oscar Wilde, sobre as tentações, além de outras mencionadas ao longo do texto (muito bem escrito, por sinal; os pouquíssimos erros que encontrei, mais pareciam de impressão e/ou digitação).

*O que mais me empolgou na leitura, foi o fato de a todo momento ter uma reviravolta, um suspense sobressaindo sobre o outro. E o mais legal é que ficou tudo bem amarrado, sem discrepâncias.

*O ponto alto, na minha opinião, foi a autora ter demonstrado que conhece sobre a rotina dos policiais, assim como sobre os aspectos penais e processuais. Uma cena em que o STF é mencionado (não posso dar detalhes pra não contar spoiler) ficou 10! Fora que o roteiro de investigação foi bastante lógico. Existem autores até consagrados, que escrevem histórias policiais, mas que sabemos (só pesquisar no Wikipedia) não terem a menor noção de como um detetive ou inspetor trabalhe na vida real. A grande Agatha Christie, por exemplo, era enfermeira e conhecia muito sobre venenos. Só! Adoro seus romances, mas ela não entendia patavinas de polícia e quem discordar, procure pesquisar e verá que é verdade. Seu forte era o suspense puro.

*No resumo sobre a autora Fernanda Borges, é mencionada sua especialização na área Penal, mas parece que seu conhecimento vai além da formação acadêmica. As críticas ao sistema de segurança pública, o fato dela descrever três delegados bem diferentes e policiais honestos e outros nada confiáveis, isto demonstra alguém que parece estar "em casa". Até mesmo a questão dos pontos para inquéritos com suspeitos indiciados, isto revelou conhecimento interno da instituição.

*Então, espero que ela escreva outro livro nessa mesma linha, porque mandou muito bem! Em relação à química entre certos personagens, às cenas de sexo, posso dizer que são eróticas, mas não vulgares. E quem é puritano tem que ler livros infanto-juvenis, porque esse que avalio aqui é para adultos.

*No geral, parece que quem lê, se sente na pele do inspetor Douglas e no final temos certeza disto. Final este surpreendente (como alguém comentou e eu repito), não só pela revelação de quem matou, mas pelo que vem depois. PUNK!!!

*Eu comprei o livro e digo que valeu à pena cada "pataca" que paguei pelo mesmo. E gostaria muito de ter o telefone de uma certa personagem loira, hahahahahaha. Que mulheraço!

@_Moshou ((M) 10/08/2011minha estante
Muiiit muiiito boom!!

PaulaFa 19/03/2012

Brilhante!
Existem livros q me fazem parar a leitura e ficar conversando (alto) sobre o q eu acho, sobre os suspeitos, personagens, estratégias... como se eu tentasse descobrir os propósitos do assassino e quem é ele. Existem aqueles livros em q o psicopata é um ser distante q vem e destrói tudo ao redor, em outros o assassino está ali bem perto de todos. E nesses livros, geralmente, é bem difícil vc descobrir quem é. Tenho muita dificuldade (mais do q o normal) em escrever sobre livros q gosto muito, mas vou tentar escrever :)

leia o restante dela: http://ssombradovento.blogspot.com.br/2012/03/lido-orgasmos-fatais.html
Neto 31/03/2012minha estante
Puxa... fiquei curioso. Vou ter que ir lá no blog ler.

Renato420 11/09/2016

Realmente Fatais
Sabe aquele livro que o título, a capa e até a sinopse indicam certo enredo, e voce se motiva pra ler, mas que no transcorrer da leitura voce vai descobrindo que se trata de algo muito mais além? Pois bem foi essa prazerosa sensação que pude desfrutar recentemente.

Escrito pela carioca Fernanda Borges e publicado em 2011 pela editora Biblioteca 24 Horas, “Orgasmos Fatais” faz jus ao título. Com 270 páginas, o livro é uma aventura policial, recheada com muito suspense e com pitadas eróticas bem, bem quentes. Eu sinceramente pensei que o erotismo seria maior, mas a dose presente é de bom tamanho.

A trama gira em torno do trio Mariana, Daniela e Douglas, com participação efetiva de outros(as) personagens. Mariana é encontrada pela mãe, Mary, com quem morava, ensanguentada, agonizante. Antes de dar o ultimo suspiro, a moça murmura para a mãe as palavras “foi ela”. Essa “ela” se trata da Daniela. As duas moças possuíam atritos, e os motivos deles era Rodolfo, jornalista e advogado influente, noivo da Mariana. O cara já tinha sido amante da Daniela!

O policial responsável pela investigação é o Douglas. Ele já possuía experiência em casos semelhantes, mas o emaranhado que se desenha diante dele parece muito complexo. A moça acusada de cometer o crime apresenta-se na delegacia e em seu depoimento ela afirma que no dia e hora do crime estava em outro lugar, na companhia de sua amiga, álibi esse que é confirmado por outras testemunhas.

Diante dos fatos, Douglas parte para descobrir o culpado e nessa busca ele esbarra em possíveis suspeitos, como o próprio noivo da Mariana, sua irmã e seu cunhado. Todavia, muitas surpresas estarão reservadas para o policial.

As moças são muito bonitas. E além da beleza, a luxúria também faz parte de suas vidas. Surge uma forte atração entre Douglas e Daniela, mas eles não podem dar lugar a esse desejo. Ou podem? O policial luta e muito para não deixar sua libido falar mais alto que seu dever. A tentação é grande...

O que o final reserva? Você precisa ler. O desfecho é sim, surpresa. E particularmente uma parte deste desfecho fez com que eu me tornasse ainda mais admirador da obra.

A historia não fica devendo nada aos grandes best sellers que seguem a mesma linha. Uma das coisas boas de ter acesso a livros de autores e autoras desconhecidos(as), fora do círculo dos famosos, é poder saborear uma leitura boa, envolvente, e poder também indicar para aqueles(as) que também gostam de se deliciarem com boas leituras
Fernanda W. Borges 27/01/2018minha estante
Fico feliz que meu trabalho tenha sido prazeroso para ti, Renato! Espero que tenha a oportunidade de ler as sequências O Reverso do Destino e Sob o Signo de Escorpião - parte 1, pois Orgasmos Fatais deu tanto o que falar que acabou gerando a série neo-noir. Grande abraço!

Luciane 01/12/2011

O livro tem uma trama policial muito boa, algumas reviravoltas e uma grande surpresa no final. Gostei bastante, só achei um pouco exageradas algumas cenas de sexo, perversões e coisas desse tipo (eu sou mais romântica).
Como sou do ramo do Direito, quando estava lendo o livro pensei: a autora (que é amiga aqui no skoob) deve ter formação jurídica. Descobri (ao ler as informações sobre a autora no livro), tem mesmo.
Fernanda, acho que tens um grande futuro como escritora. Parabéns!
Este livro é do Grupo Livro Viajante: http://www.skoob.com.br/grupo/1284-livro-viajante
Luciane 01/12/2011minha estante
Fernanda, o livro é realmente muito bom. Espero que tenhas muito sucesso. Quero ler o teu segundo livro. Bjs.

Xandy Xandy 07/05/2017

Thriller erótico eletrizante!!!
A história começa quando Mary Alves resolve fazer uma visita e acaba por encontrar sua filha Mariana no sofá, gravemente ferida. As últimas palavras de Mariana foram: “Foi ela, foi ela”.

Entra em cena então, o inspetor de polícia Douglas, que é designado para o caso. Ele começa por ouvir os membros da família da vítima e um nome surge como possível autora: Daniela. Mas quem era a tal mulher?

Ao conhecê-la, Douglas descobre que Daniela é uma belíssima loira e ex-namorada de Rodolfo, político poderoso e influente e de quem Mariana era apaixonada a tal ponto de criar um perfil falso no Orkut sobre ela, dizendo que ela seria uma garota de programa. Ela também era uma inspetora de polícia licenciada, que mantinha um restaurante de frutos do mar.

Douglas acaba por envolver-se com Daniela a ponto de apaixonar-se por aquela bela, sedutora e inteligente mulher, que demonstra uma frieza capaz de levantar suspeitas em sua cabeça: mesmo tendo um álibi sólido para a hora do crime, seria ela a autora de um crime tão cruel?
Quer saber mais, visite: https://lendomuito.wordpress.com/2017/05/07/orgasmos-fatais-fernanda-w-borges/

Mah 22/08/2011

Surpreendente
O livro como um todo me surpreendeu, e a melhor coisa: foi de forma super positiva. Fiquei feliz e orgulhosa de ter sido escrita por uma brasileira.
Eu sou viciada em Romances Policiais, Agatha Christie é minha autora favorita no mundo, então eu sou um pouco critica com esse tema.
Uma das coisas que eu mais gostei do livro foi o modo como a Fernanda contruiu os personagens, com profundidade. Ao mesmo tempo todos eles tem um 'quê' de mistério e isso me fez devorar o livro em pouquissimo tempo.
O final pra mim foi totalmente inesperado e escrito de maneira maravilhosa. Eu nunca pensaria nisso, e a Fernanda soube coloca-la de forma a se encaixar completamente na trama e você pensar "nossa é mesmo".
Eu com certeza quero te-lo na minha estante e vou ficar de olho nas próximas publicações da Fernanda.
Fica a dica de livro nacional, de suspense, MUITO BOM [na minha humilde opinião]
Obrigada pela oportunidade Fernanda.

Giovana Marin 19/09/2011

Adoro romances policiais e fiquei bastante curiosa quando vi que a escritora é brasileira. Nunca tinha lido um ‘adulto’ – digamos assim – nacional... Logo um gênero que é tão popular, mas que nem sempre encontramos a nossa realidade, com nossas leis e todas as particularidades do nosso sistema.

A Fernanda nos apresenta de forma real todo o nosso sistema, mas sem ser de uma forma chata ou moralista, e todos os detalhes técnicos são bem explicados, então você não se sente perdida, e novamente sem se tornar enfadonho.
É um livro simples, que flui de maneira agradável, tornando a leitura bastante ágil.

Achei peculiar a forma como a trama se desenvolve e o culpado é apresentado. Não posso falar muito sobre este ponto, senão posso acabar com a surpresa. Quem está habituado a ler policiais e suspenses pode até descobrir o culpado antes do final, mas novamente digo que achei que foge um pouco do lugar comum. E com o culpado apresentado o desfecho também é surpreendente.

Tenho que citar a construção dos personagens, que é muito bem trabalhada! Há várias nuances para cada um, e os atos são coerentes com o perfil traçado.

É o primeiro livro da Fernanda, e acho que só tende a melhorar, já que o principal já está bem feito!!!

Este livro foi disponibilizado pela comunidade Livro Viajante.