Momo e o senhor do tempo

Momo e o senhor do tempo Michael Ende

Resenhas - Momo e o Senhor do Tempo

Nado 02/03/2022

O livro conta a história de Momo, uma criança órfã, que veio de lugar nenhum, e que vive em um anfiteatro. Ela tem como amigos pessoas de todas as idades que vão até lá para conversar e ouvir seus conselhos tão sábios para uma pessoa com tão pouca idade.
Nessa história de fantasia, o autor ilustra para o leitor como o tempo é importante e nos alerta sobre como o gastamos ou economizamos. O que é perda ou ganho de tempo?! É isso que o leitor começará a questionar ao adentrar na aventura dessa criança que tem como missão salvar o mundo dos "homens cinzentos" que se alimentam do tempo das pessoas.
É uma obra para se lida e aprendida por leitores de qualquer faixa etária.
Jorge 02/03/2022minha estante
Ende é fabuloso! Essa é uma de suas melhores obras.

Nado 02/03/2022minha estante
Amei esse livro, já quero conhecer as outras obras dele.

Augusto 02/03/2022minha estante
"A História sem Fim" também é excelente.

Nado 02/03/2022minha estante
Já coloquei na lista de próximas leituras.

Mariana 02/03/2022minha estante
JÁ TERMINOU, NADO?

Terminei ontem, Mari

Wesley Santos 04/03/2022minha estante
Um dos livros que mais quero ler!!! A história sem fim foi o livro que me fez apaixonar pela leitura! Um dia quero ler Momo também!!!

Nado 04/03/2022minha estante
Estou bem curioso para ler A História Sem Fim

Alê Guimarães 28/02/2022

Ende e suas fábulas
Michael Ende nos traz mais uma fábula leve e cheia de reflexões sobre a vida. Depois de ter lido A história sem fim, um dos meus livros da vida, sou mais uma vez enfeitiçado pela narrativa de Ende. Dessa vez o autor nos leva a refletir sobre um dos males da contemporaneidade, o (bom) uso do tempo. O dom de saber ouvir é o poder mágico de Momo, a encantadora protagonista dessa fábula. Vale os segundos ganhos já leitura ? .

fernandes 26/02/2022

Li para um trabalho da escola e gostei.
Indico esse livro para iniciantes. Além de ser um livro fácil de ler ele tem capítulos curtinhos que facilitam a leitura e tem margens largas.
Na minha concepção, o livro é uma crítica ao consumismo e ao captalismo, ele faz essa crítica de forma descontraída e, por assim dize: fofa. Mostra como as pessoas não aproveitam a vida: vivem para trabalhar em vez de trabalhar para viver.

Felten 19/02/2022

Um excelente livro para ler e refletir.
Que belo livro! O Michael Ende cria personagens tão carismáticos e encantadores!
Eu recomendo esse livro para quem não lê a um tempo, que quer voltar os livros e viver aventuras e conhecer novos mundos. O tempo que temos é preciso. Por isso leia Momo e aproveite cada momento!

Mara 06/02/2022

Um livro sobre o tempo...
Momo é uma menina que apareceu num lugarejo, vindo de lugar nenhum. Simplesmente apareceu, e cativou os moradores do lugar. Todos se propuseram a adota-la, mas ela preferiu morar nas ruínas de um anfiteatro ali perto. Era cuidada por todos, e todos a procuravam para contar seus problemas, pois Momo tinha um talento muito especial: ela ouvia as pessoas. Enquanto isso, em outro canto da cidade, Homens Cinzentos abordam pessoas e as convencem a "economizar tempo" no seu dia a dia, para que possam usufruir o tempo economizado no futuro. Assim, começam a deixar de fazer muitas coisas que consideram "perda de tempo", e a vida passa a ser corrida e agitada. Mas o tempo não pode ser economizado, pois tempo é vida, é o que se vive a cada instante. Ele não volta e não é possível recuperar o tempo que se perde. Mas os Homens Cinzentos precisam dele para existir. Momo percebe que algo está acontecendo, e ela é vista como uma ameaça pelos Homens Cinzentos, que passam a persegui-la.

Assim como A História Sem Fim, do mesmo autor, Momo também é uma fábula infanto-juvenil recheada de críticas sociais e "pitacos" para os adultos (em uma parte do livro, os Homens Cinzentos tentam seduzir Momo com a "boneca perfeita", numa crítica ao consumismo e à propaganda direcionada às crianças).

Em ambos os livros temos uma personagem criança que carrega a responsabilidade de salvar o mundo de um perigo despercebido pelos adultos. E Michael Ende dá um toque especial ao inserir o leitor na história em algum momento. Meio assustador se perceber parte daquilo, ou a história como parte da nossa realidade. Como dizer que os Homens Cinzentos, que perseguem Momo e roubam o tempo das pessoas, não existem se cada vez temos menos tempo para aquilo que realmente importa?

Victor.mcrv 08/01/2022

Livro ótimo
Segundo livro do autor que leio, e a imaginação dele é surpreendente, muito gostoso de se ler, o livro é escrito com palavras simples, mas suas entrelinhas e que nós faz refletir, é um livro para se ler criança e reler quando adulto.

Franceline0 03/01/2022

O que dizer, explicar ou compartilhar após a leitura de "Momo e o Senhor do Tempo"?

A princípio, sinto-me privilegiada e grata pela oportunidade do encontro com este livro. É impressionante como Michael Ende consegue traduzir de forma tão sensível os dilemas atuais do ser humano para lidar com o seu tempo. Nos vemos correndo de lá pra cá, como baratas tontas, sobrecarregados de trabalho, com uma agenda cheia, apressados em tudo (nos relacionamentos, no lazer, na alimentação, no sono, no pensar, no falar, no ouvir, no descansar) e com a falsa ideia de quanto mais rápido fazemos as coisas, mais tempo estamos poupando.

Afinal, é possível poupar tempo?

Momo é uma criança, moradora de um anfiteatro em ruínas. Muitos dos moradores da cidade tornam-se seus amigos. Se por um lado, seus amigos a ajudam com comida, a menina se torna também super importante para aquelas pessoas, pois os escuta, como ninguém nunca fez. Consegue resolver conflitos, angústias, cria laços com as crianças, tudo isso somente parando e escutando-os de forma muito atenta.

Mas tudo muda na cidade com o aparecimento dos homens cinzentos, aqueles que convencem todos os adultos da cidade que eles estão desperdiçando seu tempo. E, que portanto, é preciso poupá-lo para o futuro, na Caixa Econômica de Tempo. Poupar tempo significava trabalhar mais depressa e deixar de lado tudo o que não era considerado essencial.

A história se desdobra numa grande aventura e encontros inesperados de Momo com a tartaruga Cassiopeia, o Senhor das Horas e muito mais... Como o próprio título adianta "a extraordinária história dos ladrões de tempo e da criança que trouxe de volta às pessoas o tempo roubado".

Impossível chegar ao fim do livro e não se perguntar, se a ideia de desperdiçar ou poupar tempo tem feito parte dos nossos dias também. O que podemos fazer a respeito? Respostas? Poucas, já que os caminhos e desdobramentos desse livro se encontram dentro de cada leitor. Até porque o tempo é único e raro para cada um.

Para os meus caminhos, tomo emprestado e espero nunca esquecer as palavras de Beppo Varredor, um dos melhores amigos de Momo:

" _ Veja só, Momo- certa vez ele disse, por exemplo- é assim. Às vezes temos à nossa frente uma rua muito comprida. Achamos que ela é terrivelmente comprida e que nunca seremos capazes de chegar até o fim. [...] _ Então começamos a nos apressar. E nos apressamos cada vez mais. Cada vez que levantamos os olhos temos a impressão de que o trabalho que temos pela frente não diminuiu em nada. Nosso esforço aumenta, começamos a sentir medo, acabamos ficando sem fôlego e completamente esgotados. E a rua continua inteirinha na nossa frente, tão comprida quanto antes. Não é assim que se deve fazer. [...] _ Nunca devemos pensar na rua inteira de uma vez, está entendendo? Devemos pensar apenas no passo seguinte, na respiração seguinte, na varrida seguinte, e continuar sempre pensando só naquilo que vem a seguir." [...] _ Fazendo assim, temos prazer. Isso é importante, e o trabalho sai bem-feito. Assim é que deve ser. [...] _ De repente, verificamos que, passo a passo, chegamos ao fim da rua cumprida, sem perceber e sem perder o fôlego."

site: @soescrevohoje @fran.rodriguesilva

Lay 30/10/2021

Ouvir...
? Esse livro me ensinou uma coisa muito importante, e de uma maneira muito leve e tranquila, a pequena Momo com sua simplicidade e jeitinho de criança, não deixa de nós ensinar uma grande lição. Ouvir as pessoas é mais importante do que imaginamos e Momo nos ensina isso na prática.
Amei 1000/10!

Isabela 03/10/2021

Momo e o Senhor do Tempo
A pequena Momo tem um incrível dom: ouvir as pessoas de uma forma nunca vista antes. Ela é adorada pelos seus amigos e passa os dias se divertindo. Até que estranhos homens cinzentos começam a roubar o tempo das pessoas, mudando toda a vida da garota.
A história desse livro é muito delicada e suave, ela traz uma reflexão sobre como usamos o tempo e como isso afeta nossa vida e nossas relações.

Mariele.Fabbri 21/09/2021

Infantil mas nem tanto
A princípio uma história infantil mas nem tanto, muitas reflexões super atuais sobre o tempo que perdemos ou não..., mais uma ficção do Michael Ende bem escrita e que lhe fisga até o fim.

Leandro Souza 26/07/2021

O Tempo é vida
Um ótima leitura. Para refletir sobre várias coisas.
Acho que todos deveriam tirar um tempo para ler esse livro.

22/07/2021

Uma aventura estranha, e ainda assim única!
Já passaram por isso alguma vez? De encontrar um livro do nada, ele por alga razão te chamar a atenção. Você o lê sem qualquer expectativa, sem saher nada alem do título e da sinopse vaga, e experiencia tudo de forma completa. Depois, nunca mais se ouve falar dele. Isso foi quase tão mítico quanto a história do livro pra mim (risos!).

Deixe-me então, caro leitor, explicar o que é esse livro: um infanto-juvenil das eras clássicas, é o que me parece, sem ter visto mais nenhuma notícia sobre ele. Ele fala coisas de criança: brincadeira, imaginação, e inocência. Mas sua primícia principal é profunda e poderia muito bem ser de um livro mais adulto. No entanto, se encaixa muito bem no olhar de Momo, nossa protagonista infantil.
Aliás, esse livro nos deixa mistérios mesmo depois que acaba. Afinal de contas, quem é a Momo? Ela vem do nada, sem pais, sem casa, e ainda assim é a que apresenta uma sabedoria absurda que prende tanto seus colegas quanto os adultos que tem contato com ela. No início do livro ela é descrita quase de forma mítica, me deixou sérias duvidas se ela era ou não uma criança comum, ou algo além disso, como um ser mágico. No fim das contas o livro prossegue com a primícia de ela ser uma menina comum, mas muito especial. Eu gostaria que explicasse mais sobre isso, mas entendo que é algo que o livro deixa no ar meio de propósito (ao menos foi a minha impressão).
O Dono do tempo, os homens de terno, todos os personagens adultos no geral, sejam eles pessoas ou essas entidades questionáveis (ainda não sei se os homens de terno são de fato homens) tem uma construção muito boa, apesar de não tão profunda. Ninguém ali passa por construções profundas pessoais, mas o que é construído ao longo de todo o livro é a narrativa sobre a importância e a preciosidade do Tempo. É feito de uma forma tão complexa apesar de usado em termos simples, que eu me peguei perguntando se esse livro era de fato pra crianças.
Foi uma das leituras mais fora da caixinha que já fiz, e digo isso de a forma muito boa! Adoraria reler, depois de certos anos, e tentar desvendar os mistérios que ainda estão comigo. Mas, de forma geral e objetiva: é uma aventura e tanto! Lúdico e profundo, não escrito de forma complexa, mas trazendo um assunto que é mais do que algo superficial. É um livro para ficar encantado!
João 22/07/2021minha estante
Já inclui na lista de leituras. É ótimo quando uma leitura vai além das expectativas! Parabéns pela excelente resenha!

Marília 05/07/2021

O tempo perguntou pro tempo quanto tempo o tempo tem...
Homens cinzentos aparecem para convencer os seres humanos a economizar tempo, mas quanto mais tempo as pessoas poupam, mais supérfluas se tornam suas vidas. Momo, uma jovem garota, descobre a verdade sobre esses seres misteriosos e os seus planos de contaminar a população, mas o que ela pode fazer contra essa ameaça?

Uma história super fofa e de rápida leitura que aborda sobre uma preocupação constante de nossas vidas: o tempo. Apesar de no começo eu ter ficado meio perdida sem entender, quando a segunda parte chega a narrativa engata e fica super interessante. Um livro de linguagem simples, que aborda temas relevantes, na qual mensagem perdurará na mente por muito tempo.

Bianca.Seminotti 24/03/2021

Uma bonita história sobre o tempo
O livro é muito bonito, uma história que emociona e nos faz refletir sobre o passar do tempo. Principalmente como usamos o nosso tempo. Uma leitura leve e que traz um sentimento bom de quem nem tudo está perdido. Aquele tipo de livro que, ao ser relido em diferentes épocas da vida, trará diferentes reflexões e impressões.