Em busca do prato perfeito

Em busca do prato perfeito Anthony Bourdain

Resenhas - Em busca do prato perfeito

Leo Brust 17/03/2021

Comida, viagem e Anthony Bourdain
Livro bom de ler, para quem gosta desses 3 itens. Muitas histórias de viagens e suas comidas, além de sempre uma reflexão e olhar crítico do local. Vale a pena!

Carina 09/09/2013

A volta ao mundo em muitos pratos
Um chef de cozinha sai pelo mundo procurando o prato perfeito: este é o enredo básico deste livro de Anthony Bourdain. Para quem gosta de gastronomia ou de relatos de viagens, é um prato cheio (com o perdão do trocadilho).

O próprio escritor revela que a ideia de procurar a refeição ideal foi só um pretexto pra tirar umas férias e conhecer vários lugares do planeta – e, ao final, não se decide por nenhum prato, pois o que importou realmente foi a descoberta de novos sabores e culturas.

O que não me agrada é o fato de Bourdain se descrever como o típico americano machista, drogado e bebum. Contudo, apesar de todos esses defeitos, ele se mostra verdadeiramente humano frente a outras culturas. Quando encontra, no Vietnã, um homem deformado pelo napalm (um dos melhores momentos do livro), pensa seriamente na sua futilidade frente ao sofrimento causado por sua nação.

O chef é do tipo que arrisca tudo e é essa sua mente aberta que o faz conseguir mergulhar de fato nas tradições e na culinária de cada país. De pão cozinhado sob a areia do deserto até coração de cobra latejante, o cara não pensa duas vezes antes de colocar qualquer coisa na boca – e sabe admitir, mesmo a contragosto, quando algo é bom (por exemplo, testículos de carneiro).

Enfim, é uma boa leitura, que revela muito sobre gastronomia, diferentes culturas e sobre a natureza humana.