Macunaíma

Angelo Abu

Resenhas - Macunaíma

André 15/06/2024

Complicado e Fascinante
Macunaíma é, de longe, o livro mais difícil que já li. As palavras, metáforas, as tangentes da história... foi bem complicado de terminar. Por vezes me peguei rindo das atitudes do "Herói", em outras, me senti um analfabeto.
O protagonista é o jeitinho brasileiro em sua essência mais pura e devassa, sempre buscando se sobressair, muitas vezes de forma "não convencional".
Uma leitura que vale a persistência!

~Elisabeth Darcy~ 13/06/2024

Tive que ler essa bomba por causa da escola e tudo o que tenho a falar é: que livro ruim. Eu sei que pra época que foi lançado ele era revolucionário, mas isso não faz dele bom.

Laura3766 13/06/2024

Ai blz a gnt sabe de toda a importância e significado dessa obra p literatura br mas PQP CHATÍSSIMO DE LER KK

@acumuladoradelivros 09/06/2024

Dos clássicos nacionais não vou poder dizer que é meu favorito mas é sempre válido conhecer clássicos.

costa.literaria 09/06/2024

Macunaíma é um marco da literatura brasileira!

desmistificando e reconstruindo a identidade nacional com humor, críticas sociais e ironias, o romance apresenta o protagonista como "herói sem nenhum caráter", que encarna a complexidade e a multiplicidade do Brasil.

construído como uma colagem de mitos e tradições populares, a narrativa é uma paródia da busca romântica por uma identidade nacional pura e homogênea.

Mário de Andrade utiliza a narrativa como critica às políticas de imigração, saúde pública, exploração da natureza, a imposição cultural estrangeira e a idealização do progresso urbano.

Macunaíma é atemporal porque captura a essência contraditória do Brasil, onde tradições indígenas, africanas e europeias se entrelaçam.

o herói sem caráter é, paradoxalmente, uma representação completa do caráter nacional, mostrando que a verdadeira identidade do Brasil está presente na diversidade e na capacidade de integrar diversas influências culturais.

através de uma linguagem rica em oralidade e humor, desafiando os estereótipos e convenções literárias da época, a obra reafirma a unicidade e a riqueza da identidade brasileira ?

Cilene 06/06/2024

Uma jornada pela identidade brasileira.
A narrativa de Andrade é marcada por uma linguagem experimental qumistura termos coloquiais, neologismos e expressões regionais. A prosa é repleta de humor, ironia e lirismo, criando um texto que é tanto uma paródia quanto uma homenagem às tradições literárias e orais do país.
Uma das grandes forças de " Macunaína" é sua capacidade de entrelaçar diferentes aspectos da cultura brasileira_ indigena, africana e europeia_ uma narrativa coesa e envolvente. A jornada de Macunaína é uma metáfora para a busca da identidade nacional, explorando temas como miscigenação, hibridismo cultural e o conflito entre tradição e modernidade. Andrade não idealiza a cultura brasileira, mas a apresenta em tida sua complexidade e contradição.
Através das aventuras do protagonista, Andrade nos convida a refletir sobre nossa própria identidade e a natureza multifacetada da nação brasileira.

alicefannii 31/05/2024

O cara realmente nao tem caráter!!
Li esse livro, e ele é bom, mas não incrivel.
a história é bem interessante, mas a forma como ela é contada me deixou meio entediada; achei uma leitura bem difícil, tem muitas metaforas que nao fizeram sentido ate eu pesquisar, mas quando vc entende é bem legal.
fiquei chocada com as atitudes do macunaima, ele é realmente um heroi sem NENHUM CARATER!!

Isa409 30/05/2024

Achei bem interessante a leitura.
A leitura é um pouco difícil por causa do vocabulário, mas deu para ler. Achei bem legal como retrata vários elementos da cultura indígena. Gostei bastante!

Pedro.Henrique 29/05/2024

Ai, que preguiça!
Fiquei muito surpreso em ver que a nota média desse livro é tão baixa aqui no skoob. Até pensei em ler as reviews negativas mas só consigo pensar: ai, que preguiça! A média abaixo de 4 é um absurdo pra um livro tão gostoso como Macunaíma. Foi minha primeira vez lendo um romance que utiliza de estruturas narrativas mitológicas e foi maravilhoso. O uso expressões do português falado (em sua riqueza e pluralidade das variações regionais) produz um efeito estético tão bom que a perda do sentido de algumas palavras nem chega a fazer falta. Macunaíma é um tesouro a ser guardado para não perder.

Morango.Azedo 29/05/2024

Um herói sem caráter NENHUM
Que erva o Mário usou para criar esse livro? Ele é tão complexo e ao mesmo tempo tão bobo. Eu sou suspeita para falar sobre folclores brasileiros, mas UAU. Eu amo a loucura desse país e acredito que o autor também. Ele é um ícone do modernismo por algum motivo.
Me senti perturbada pela história mas ao mesmo tempo me senti presa para saber qual seria a próxima ação do Macunaíma.
Mas falando sobre o quadrinho (que foi o único que eu li, perdão professor) eu achei as ilustrações tão engraçadas e bizarras! Eu estou na bagunça do amor e ódio com esse livro. Achei muito bom as cores e o traço dos quadrinistas são legais!
????

Dd/Ju 23/05/2024

E o livro não foi bom não
A passagem mais legal fica fora da história no 2° prefácio em que o autor diz que "o que me interessa mesmo é dar para mim o destino que as minhas possibilidades me davam. E que tenho sido útil: as preocupações, as tentativas, as amizades e até as repulsas (dinâmicas?) que tenho despertado provam bem. Principalmente disso vem o orgulho tamanho que possuo e me impede completamente qualquer manifestação de vaidade. Eu não me contentei em desejar a felicidade, me fiz feliz." (p. 225).
Sobre Macunaíma ele devia ser chamado "o herói sem nenhum fã" ou entediante e por aí vai. Eu sei bem que tem todo um significado por trás (estudando de Letras resenhando isso aqui), mas tirando fora toda a significância das lendas indígenas que compõem o livro e a sátira que a gente enxerga por trás dele o que resta? Aqui temos uma obra genial disfarçada de ruim, e creio que foi proposital. Me desculpem grandes críticos, mas eu não gostei. Genial o Mário de Andrade, mas o enrolado da obra chatei. Esse livro é bom para estudar os significados por trás e entender de forma bem clara a estética da forma do Modernismo, apesar da contradição do autor quanto a isso, e só.
As artimanhas do Macunaíma são até que engraçadas em parte, o que choca é o inusitado. Acho que é uma grande obra o filme retirado do livro, é como uma espécie de Laranja Mecânica brasileira que retrata uma realidade que a gente não quer viver, mas, de certa forma descreve o brasileiro em parte.

max ? || cr: hdo5 23/05/2024

Chato
O livro é muito massante, ele fica 3 páginas falando só sobre uma árvore. Achei entendiante e enjoativo

Oby 22/05/2024

Confuso e belo
Amo clássicos da literatura, adaptados pra quadrinhos então... Melhor ainda! Porém achei difícil de entender algumas coisas, não sei dizer se é a língua antiga ou norma culta. O estilo dessa HQ é simplesmente único e combina perfeitamente com a história, gostei muito. Alguns detalhes da história me pegaram de surpresa, Macunaíma era pra lá de tenebroso...
Mais uma experiência incrível graças a biblioteca da escola!

Marcos 18/05/2024

Um livro bem interessante
Macunaíma é um livro bem interessante, com muito bom humor. Uma mescla de lendas e mitos com o cotidiano dos brasileiros, uma completa bagunça. Recomendo ler com o auxílio de um dicionário para não perder nenhum detalhe da história. Leia o livro de mente aberta, pois será muito divertido.

CinMeireles 17/05/2024

Eu sempre digo que é super válido amar um livro ruim e odiar um livro bom, porque gosto pessoal não tem nada a ver com a qualidade da obra. Macunaíma está aí para não me deixar mentir: é um livro fantástico, genial, inovador - e foi uma das leituras mais maçantes que tive esse ano.

Eu geralmente gosto de livros que brincam com o absurdo e rompem com as convenções. O problema de Macunaíma é que o "absurdo" dele não gira em torno de algum eixo central que dá forma à história - a história É o absurdo. Não há uma lógica interna a ser seguida. É o caos.

Usando uma narrativa em estilo folclórico, em que absolutamente nada é impossível, ele brinca de misturar lendas com fatos, faz críticas sociais, homenageia as diversas culturas que formam a identidade nacional - e isso é muito legal. Só que, por não seguir nenhum tipo de lógica, a história se torna solta demais, meio sem rumo, tudo é muito exagerado e muito caótico - novamente, um caos sem nenhum centro que lhe dê forma - e isso tornou a leitura muito cansativa para mim.

Agora, não dá pra negar a genialidade desse livro. Sua fama é merecida. É engraçado, irônico, debochado, irreverente. Faz críticas sociais, homenageia diversos aspectos da cultura popular, e Macunaíma é, de certa forma, uma mistura de homenagem e crítica ao próprio povo brasileiro. É um livro riquíssimo, e eu queria ter tido a paciência pra apreciar ele melhor. Infelizmente, não foi pra mim.