Macunaima

Angelo Abu

Resenhas - Macunaíma

euathos 21/04/2024

Macunaíma, revolucionário
Nunca li, nem vi, nem sequer imaginei algo parecido com as coisas que li neste livro. E não me contenho apenas às cenas, mas também às palavras... tantas sonoridades que nunca antes havia pronunciado. O livro de Macunaíma é cheio de episódios alucinantes e chocantes e em muitos momentos da minha leitura começava a ler cada vez mais rápido de tão impressionado que ficava, pensando: "como pode alguém imaginar algo assim?" É impressionante como Mário de Andrade conseguiu colocar várias partes do Brasil, diversas culturas e épocas em uma única história e fazer de um livro com tantos valores uma leitura divertida. Com certeza entrou para um dos meus livros preferidos!

Evelin 21/04/2024

Bom, posso dizer que me diverti lendo esse livro. Não entendi muito coisa por causa da linguagem que estou pouco acostumada, mas no geral, foi uma leitura interessante e até engraçada; com certeza nada foi previsível e nem fácil de imaginar kskskks
Adriana791 21/04/2024minha estante
Eu nunca tinha conseguido ler e li mês passado. A linguagem é difícil, mas gostei muito. Fiquei surpresa com o quanto me agradou.

Izadora 19/04/2024

Macunaíma
Bom livro
Achei meio complicado pra ler por conta da escrita, mas a mistura que o autor faz é um dos pontos interessantes do livro.
A história é interessante é em muitas partes engraçada.

Yasmin1290 18/04/2024

Confuso e sem objetivo
Macunaíma é um clássico da Literatura brasileira, bastante comentado e aclamado por muitos. Decidi ler e me aventurar na história, entretanto me decepcionei muito. É um livro bem difícil de ler, pois a história é extremamente confusa, só compreendi ela devido a minha professora e essa versão que esclarece melhor devido aos desenhos. Sei que há uma riqueza de lendas, um tom engraçado e irônico, ..., mas o livro como todo é decepcionante. Macunaíma é preguiçoso, mesquinho, vingativo, só pensa em fazer festinha, ..., e sua saga é muito estranha.

Bom, mas quero desenvolver outra coisa desta versão: os desenhos. Foi uma surpresa extremamente agradável! Fiquei muito mais motivada a terminar de ler. Os quadrinhos ficaram ótimos! E ver um pouquinho da criação deles foi bem daora! Você percebe que foi feito com muita dedicação e amor :3

Layzxx 15/04/2024

Macunaíma é um clássico da literatura modernista, e não é atoa. Uma obra riquíssima, com muita variedade linguística e apreciação cultural brasileira. Em alguns momentos a leitura pode ser incômoda, o enredo muitas vezes violento, faz menção a colonização esmagadora que tivemos. Mario de Andrade faz uma construção estilística bebendo de fontes da cultura indígena, de matriz africana e até mesmo erudita. Apesar dos incômodos durante a leitura, recomendo.

Vítor 15/04/2024

Um clássico incontestável
Macunaíma não é a maior obra da literatura brasileira, talvez nem uma das maiores. Tanto que eu ouvi falar sobre esse livro pela primeira vez faz pouco tempo (não que seja um parâmetro).

É de uma literatura penosa, difícil, tinham frases que mais pareciam palavras aleatórias soltas em uma folha.

O tema? Confuso e pouco atrativo, é verdade. Não tem bem uma construção lógica em torno da história.

Contudo, é inegável a importância de Macunaíma para a nossa cultura. É certo que o próprio Mário de Andrade afirma no livro não ter a pretensão de que o livro seja utilizado para estudos do folclore, uma vez que ele o fantasia inventando a todo momento características marcantes para a obra.

Aos que avaliaram mal o livro com a justificativa de que não o entenderam, não estavam na mesma vibe ou que não entenderam a mensagem, não julgo, pois de fato não é fácil compreender certas passagens. Digo apenas que vale a pena dar uma segunda chance para o herói sem caráter, afinal ele é o retrato de muitos brasileiros.

nini.francini 14/04/2024

Antihero
Definitivamente não é o meu tipo de leitura, pra mim foi quase ilegível. entendo a crítica, mas a ironia e a confusão me deixou frustrada.

Beatriz 14/04/2024

Ai! que preguiça!...
Macunaíma fez com que eu quase me esquecesse que leio por gostar, porém, uma vez começado, senti a obrigação de terminá-lo.

Só consegui essa proeza pois ouvi junto da leitura o audiolivro, se não tivesse lançado mão dessa ferramenta eu não conseguiria concluir.

Perdoe-me os amantes da obra, os que a acham incrivelmente sensacional, mas eu achei o livro pavoroso, logo no início lia, totalmente pasma, horror atrás de horror. Várias vezes quis abandonar a leitura, e, em outras tantas, quis jogar o kindle na parede por saber que minha consciência me acusaria por não terminar o livro.

Mas, para não me alongar, está feito, terminei o livro e não tirei dele nenhum bom proveito, só a sensação estranha de que perdi meu tempo debruçada sobre os devaneios de um homem que escreveu sobre o dia em que ele pegou todos os seus pesadelos, bateu em um liquidificador e a mistura de todo o delírio resultou em Macunaíma.
Anna Picoli 09/05/2024minha estante
resumiu o que eu pensei KKKKK

Anna 12/04/2024

Maluquice, incrivel
O livro mais irônico e absurdo que já li. A mensagem que o autor nos passa sobre nossa própria sociedade e a critica aos paisagistas são incríveis quando percebidas.

Claro que há coisas que são desnecessárias,como a primeira cena da Ci.

DrieleCouto 06/04/2024

Pra ser bem sincera eu não entendi nada ? pra mim foi uma grande confusão. Me perdi algumas vezes e continuo sem saber de nada rsrs.

wawaw 05/04/2024

"...Foi uma chispada mãe por esses matos que chii! os passarinhos se tornaram pequetitinhos pequetitinhos de medo e a noite levou um susto tamanho que ficou paralítica..."

Luís Gustavo 05/04/2024

Até tentei entrar na história, mas não dá
Entendo a importância desse livro, entendo o lugar dele na (tentativa de) construção da identidade do país, sua inserção num contexto de 100 anos de independência e sua importância dentro da historiografia da História do Brasil. Mas, enquanto narrativa e ficção, pelo menos pra mim, foi impossível de entrar no livro.
São várias fábulas/contos - seja lá como quiser chamar - interligadas, mas que faziam pouco ou nenhum sentido, sem contar algumas questões que, mesmo entendendo que o livro foi escrito em outro tempo, incomodam.

Sobre a edição em si, não tem muito o que falar. É muito bem editada, com desenhos lindos e muitas notas de rodapé explicativas.
Eu só senti falta de algum posfácio escrito por historiadores.

Enfim, daqui uns anos eu releio e vejo se mudo minha percepção.

Choquei.amo-te 02/04/2024

Não foi uma leitura fácil, abandonei o livro ano passado e esse ano tentei novamente... e dessa vez engatou. O livro é uma mistura de vários elementos, ricos em cultura indígena mas apresenta elemento de todos o Brasil. Mário de Andrade cria em sua obra um espectro do povo brasileiro o qual n possuí caráter, seja caráter personal e psicológico, seja caráter originário étnico. Outro ponto interessante é o contraste do moderno com o "primitivo", das paisagens da mata virgem à grande São Paulo capitalista, terra das inúmeras "máquinas" como dito no livro. Por último, é digno de comentário a crítica que se pode fazer ao capitalismo encorporado no gigante paimã, o devorador de homens, um burguês colecionador com uma fome insaciável. Assim sendo, Macunaíma é um livro muito difícil e confuso o que acaba afastando o público desta obra, entretanto, é sublime a leitura de uma obra tão bem escrita e rica como esta

ThomasRoycer 30/03/2024

Recomendo a leitura
O livro é interessante. Apresenta diversos elementos do nosso cotidiano: lugares, objetos, árvores e animais. É uma mistura de conceitos e culturas. As aventuras são empolgantes e extraordinárias.

jennibel 27/03/2024

8/10
Macunaíma é um obra muito boa, muito inteligente, e com uma boa crítica.

Mas tem um efeito que eu reparo muito em outras coisas como o twitter, linguagem neutra, e outras lutas de classe hoje. Que é o efeito de tentar incluir tudo e todos, falar de todos e os representar, e acaba que nenhum fica incluso KJK

Isso que tornou o livro difícil, mas ele é engraçado e descontraído, só muito difícil e cansativo, é fácil se perder e precisa reler e reler pra entender umas partes.

É um livro pra se fazer com material de pesquisa do lado. Mas a tentativa é boa a de tentar integrar tudo, representar todo o Brasil, que é o que o Macunaíma, e adorei a forma que ele é totalmente voltado aos desejos internos, porque a nossa política e estrutura foi formada, e é assim até hoje.

E querendo ou não o Brasil é uma bagunça, achei a obra bem brilhante, e acho que quem pegar as forma que ele quer espelhar o brasil, e rir das partes engraçadas, pode achar tbm.

Acabou que ficou parecendo um sonho maluco muito criativo e engraçado, com teor confuso. Mas me fez pensar, nesse efeito que acontece, de querer representar todos e nem isso ser o suficiente para incluir e na realidade acaba excluindo. Isso acontece demais na nossa sociedade.