Macunaíma

Angelo Abu

Resenhas - Macunaíma

Pedro.Henrique 29/05/2024

Ai, que preguiça!
Fiquei muito surpreso em ver que a nota média desse livro é tão baixa aqui no skoob. Até pensei em ler as reviews negativas mas só consigo pensar: ai, que preguiça! A média abaixo de 4 é um absurdo pra um livro tão gostoso como Macunaíma. Foi minha primeira vez lendo um romance que utiliza de estruturas narrativas mitológicas e foi maravilhoso. O uso expressões do português falado (em sua riqueza e pluralidade das variações regionais) produz um efeito estético tão bom que a perda do sentido de algumas palavras nem chega a fazer falta. Macunaíma é um tesouro a ser guardado para não perder.

Morango.Azedo 29/05/2024

Um herói sem caráter NENHUM
Que erva o Mário usou para criar esse livro? Ele é tão complexo e ao mesmo tempo tão bobo. Eu sou suspeita para falar sobre folclores brasileiros, mas UAU. Eu amo a loucura desse país e acredito que o autor também. Ele é um ícone do modernismo por algum motivo.
Me senti perturbada pela história mas ao mesmo tempo me senti presa para saber qual seria a próxima ação do Macunaíma.
Mas falando sobre o quadrinho (que foi o único que eu li, perdão professor) eu achei as ilustrações tão engraçadas e bizarras! Eu estou na bagunça do amor e ódio com esse livro. Achei muito bom as cores e o traço dos quadrinistas são legais!
????

Dd/Ju 23/05/2024

E o livro não foi bom não
A passagem mais legal fica fora da história no 2° prefácio em que o autor diz que "o que me interessa mesmo é dar para mim o destino que as minhas possibilidades me davam. E que tenho sido útil: as preocupações, as tentativas, as amizades e até as repulsas (dinâmicas?) que tenho despertado provam bem. Principalmente disso vem o orgulho tamanho que possuo e me impede completamente qualquer manifestação de vaidade. Eu não me contentei em desejar a felicidade, me fiz feliz." (p. 225).
Sobre Macunaíma ele devia ser chamado "o herói sem nenhum fã" ou entediante e por aí vai. Eu sei bem que tem todo um significado por trás (estudando de Letras resenhando isso aqui), mas tirando fora toda a significância das lendas indígenas que compõem o livro e a sátira que a gente enxerga por trás dele o que resta? Aqui temos uma obra genial disfarçada de ruim, e creio que foi proposital. Me desculpem grandes críticos, mas eu não gostei. Genial o Mário de Andrade, mas o enrolado da obra chatei. Esse livro é bom para estudar os significados por trás e entender de forma bem clara a estética da forma do Modernismo, apesar da contradição do autor quanto a isso, e só.
As artimanhas do Macunaíma são até que engraçadas em parte, o que choca é o inusitado. Acho que é uma grande obra o filme retirado do livro, é como uma espécie de Laranja Mecânica brasileira que retrata uma realidade que a gente não quer viver, mas, de certa forma descreve o brasileiro em parte.

max ? || cr: hdo5 23/05/2024

Chato
O livro é muito massante, ele fica 3 páginas falando só sobre uma árvore. Achei entendiante e enjoativo

Oby 22/05/2024

Confuso e belo
Amo clássicos da literatura, adaptados pra quadrinhos então... Melhor ainda! Porém achei difícil de entender algumas coisas, não sei dizer se é a língua antiga ou norma culta. O estilo dessa HQ é simplesmente único e combina perfeitamente com a história, gostei muito. Alguns detalhes da história me pegaram de surpresa, Macunaíma era pra lá de tenebroso...
Mais uma experiência incrível graças a biblioteca da escola!

Marcos 18/05/2024

Um livro bem interessante
Macunaíma é um livro bem interessante, com muito bom humor. Uma mescla de lendas e mitos com o cotidiano dos brasileiros, uma completa bagunça. Recomendo ler com o auxílio de um dicionário para não perder nenhum detalhe da história. Leia o livro de mente aberta, pois será muito divertido.

CinMeireles 17/05/2024

Eu sempre digo que é super válido amar um livro ruim e odiar um livro bom, porque gosto pessoal não tem nada a ver com a qualidade da obra. Macunaíma está aí para não me deixar mentir: é um livro fantástico, genial, inovador - e foi uma das leituras mais maçantes que tive esse ano.

Eu geralmente gosto de livros que brincam com o absurdo e rompem com as convenções. O problema de Macunaíma é que o "absurdo" dele não gira em torno de algum eixo central que dá forma à história - a história É o absurdo. Não há uma lógica interna a ser seguida. É o caos.

Usando uma narrativa em estilo folclórico, em que absolutamente nada é impossível, ele brinca de misturar lendas com fatos, faz críticas sociais, homenageia as diversas culturas que formam a identidade nacional - e isso é muito legal. Só que, por não seguir nenhum tipo de lógica, a história se torna solta demais, meio sem rumo, tudo é muito exagerado e muito caótico - novamente, um caos sem nenhum centro que lhe dê forma - e isso tornou a leitura muito cansativa para mim.

Agora, não dá pra negar a genialidade desse livro. Sua fama é merecida. É engraçado, irônico, debochado, irreverente. Faz críticas sociais, homenageia diversos aspectos da cultura popular, e Macunaíma é, de certa forma, uma mistura de homenagem e crítica ao próprio povo brasileiro. É um livro riquíssimo, e eu queria ter tido a paciência pra apreciar ele melhor. Infelizmente, não foi pra mim.

VitAria.Matuno 17/05/2024

Assim como Vida e Morte de Gonzaga de Sá, eu li esse livro para a escola e digo a mesma coisa: entendo a importância para a literatura, identifiquei características do modernismo, mas não gostei de leitura. Para mim, um livro bom é aquele que emociona e envolve, no entanto, a história não me fez sentir nada. O final foi o mais próximo de emocionante, mas o resto parecia ter muitas besteiras e coisas que chegaram a me fazer rir, mas só porque eram muito ridículas.
É realmente importante para a literatura, mas não creio que seja uma leitura envolvente.

M. Candido 14/05/2024

FALTA QUEIJO!
Que livro perfeito, meu Deus.

Eu achei que ia ser mais difícil do que foi, acredito que as aulas sobre Macunaima na faculdade ajudaram bastante.

O livro é muito engraçado (e triste), é incrível pensar que o Mário escreveu esse livro em 6 dias.

Não sei muito o que falar, só sei que amei.

Os gregos têm Odisseu,
Os romanos têm Eneias,
Os portugueses têm Gama,
Nós temos Macunaíma.

g.enumo 13/05/2024

Comecei curiosa, li horrorizada, acabei confusa
Não entendi absolutamente nada desse livro, ainda comprei a versão dele em quadrinhos se eu entendia melhor e fiquei na mesma, as ilustrações são maravilhosas, eu amei como elas são meio rabiscadas mas a historia não ajuda, apesar de ser um classico da literatura brasileira, é um pessimo livro.

odeiol1vros 11/05/2024

Ah... que preguiça! foi penoso ler porque não existe nada no mundo parecido com a linguagem deste livro. quantas vezes lia cenas em que pensava COMO alguém pode imaginar uma coisa dessas genial espantoso maluco e engraçado ao mesmo tempo. Ultrapassou toda a estética literária. Me diverti.

Maia.Schiavon 09/05/2024

Realmente um clássico, não dá pra perder um livro do Mário de Andrade, a história é muito intrigante

Grazi 06/05/2024

Complexo
Confesso que no início eu não entendi nada desse livro, e questionei muito sobre o caráter do personagem principal. Porém, quando compreendi que essa era realmente a intenção do autor, com um personagem que realmente não tem caráter algum (como um brasileiro), passei a apreciar mais o livro que fala sobre o povo brasileiro, suas misturas e diferenças. Acho legal para quem não entender, procurar um pouco sobre o que o autor quis transmitir com o livro.

RaquelSales17 28/04/2024

Chocadaaaa
Nunca imaginei que o Macunaíma seria um livro que falasse sobre canibalismo, estupr0 e muito, muito sexo. ?