Direita e esquerda

Direita e esquerda Norberto Bobbio

Resenhas - Direita e Esquerda

marcelinho 30/03/2024

Livro curto. Mas não se engane: ele é denso!

Esse é um dos livros que li, porém precisarei ler novamente após outras leituras complementares. Muito bom, porém ele utiliza muitos termos e conceitos que não tenho domínio.

Eduardo634 25/03/2023

Mais no centro que goleiro de futebol
Demonstra, por diferentes fontes, não apenas a utilidade quanto a atualidade dos termos Direita e Esquerda para se pensar a política - que é para ele um universo de antagonismos necessários -.

Romeu Felix 23/02/2023

Fiz o fichamento sobre esta obra, a quem interessar:
O livro "Direita e Esquerda: Razões e Significados de uma Distinção Política", de Norberto Bobbio, publicado em 1995, busca compreender a distinção política entre esquerda e direita, analisando as raízes históricas, as transformações e as diferentes interpretações que esses conceitos adquiriram ao longo do tempo.

O autor começa explicando a origem da distinção esquerda-direita, que surgiu na Revolução Francesa de 1789, e como ela foi sendo reinterpretada e adaptada por diferentes movimentos políticos ao longo dos anos. Bobbio também discute a relação entre esquerda e direita e as ideologias que cada uma representa, como o liberalismo, o socialismo e o conservadorismo.

Ele também aborda a questão da relação entre democracia e direita e esquerda, e como a polarização desses conceitos pode ser um obstáculo para o desenvolvimento da democracia. Por fim, o autor aponta as dificuldades de definir esses conceitos na atualidade, uma vez que há uma grande variedade de movimentos políticos que se declaram de esquerda ou de direita, mas que possuem diferenças significativas entre si.

O livro "Direita e Esquerda" de Norberto Bobbio é uma obra fundamental para compreender as origens, evolução e significados políticos desses termos que são amplamente utilizados na linguagem política e social. O autor explora os diferentes contextos históricos, filosóficos e ideológicos que contribuíram para a formação dessas categorias, bem como as mudanças significativas que ocorreram ao longo do tempo. Bobbio destaca a importância dessas categorias para a compreensão da política e da sociedade, mas também alerta para as limitações e ambiguidades que podem surgir ao utilizá-las.

Em suma, "Direita e Esquerda" é um livro indispensável para aqueles que desejam compreender melhor o significado político desses termos e a importância deles para o entendimento da política contemporânea. Bobbio apresenta uma análise profunda e clara que ajuda a desvendar muitas das questões e contradições que permeiam a linguagem política atual.
Por: Romeu Felix Menin Junior.

Fabricio.Macedo 20/01/2023

Texto de fácil e rápida leitura. Conceitos bastante explicados. Sugiro a leitura atenta das notas de rodapé. Talvez não seja interessante a partidários mais radicais. O viés é bem moderado o que torna as reflexões sobre a leitura mais ricas e interessantes. Vale muito à pena!

Japa 15/05/2022

Perfeito demais
Repassando as leituras da minha antiga conta pra essa.

Pra ver a resenha desse livro completa:

*ID antigo: @7073934*

Albert 14/03/2022

Fundamental
Esqueça os conceitos rasos de direita e esquerda, infelizmente estamos vendo isso com frequência nas redes sociais e nos debates superficiais. Bobbio esclarece as vertentes da díade, justifica o que alguns contestam essa distinção política e analisa os extremistas e moderados; aborda a direita e esquerda nas perspectivas da igualdade, desigualdade, liberdade e autoridade. E nem tudo parece ser tão óbvio quanto nós achamos a princípio que seja a direita e esquerda. A díade vai muito além do que imaginamos. Ambos possuem um contexto muito mais amplo e não se resume apenas a uma discussão tola. Infelizmente essas duas posições políticas sofreram uma banalização com consequências negativas na percepção da ideologia pela sociedade. A obra fica ainda melhor quando o leitor é premiado no apêndice com uma ótima discussão entre Bobbio e o ensaísta político Perry Anderson. Não ignore este livro, ele é fundamental para compreendermos essa distinção política.

Rafael 28/02/2022

Um livro fundamental
Até mesmo hoje a necessidade e impacto desse livro me surpreende. Seus conceitos são ainda complexos e sua explicação demanda atenção, o que deixa ainda mais interessante o seu assunto. Enfim, leiam!

Marcelo 03/02/2022

Embora tenha lido que o livro é acadêmico, sua escrita é muito acessível e em nada nos faz lembrar as maçantes leituras obrigatórias da universidade.
O autor demonstra preocupação com a isenção na apresentação das informações, embora deixe sua opinião sempre muito clara e direta, algo que eu aprecio muito nas minhas leituras que envolvem temas ligados a política e sociedade.
O livro é sensacional ao apresentar os argumentos de um debate sobre direita e esquerda no âmbito político e social, bem como as críticas a tais argumentos.
Aprofunda nos temas de maneira leve e didática e me levou, em diversos momentos, àquelas situações de fechar o livro para digerir o que acabo de ler antes de retomar a leitura (no meu caso específico, tb falar sozinho por 5 ou 10min).
O autor usa exemplos da política e debate sobre o tema na Itália (autor italiano) e isso não acrescenta muito à leitura de um brasileiro, mas nada que chegue a atrapalhar o entendimento.
Recomendo a todos que querem compreender um pouco mais essa dualidade esquerda e direita.

Kira Kastro 31/01/2022

Complexo
Só me foi útil e totalmente compreensível um dos últimos capítulos. De fato não é um livro acessível para que adolescentes compreendam mais a política, mas acredito também que não era um dos objetivos principais do autor, então não posso dizer que foi uma falha e, sim, um deslize. Por fim, é um bom repertório porém exige um bom vocabulário pessoal.

Luã 31/12/2021

Seminal
Na faculdade aprendemos sobre as contribuições que Bobbio deu ao Direito, à Ciência e a Filosofia Política etc. Nesse sentido, esse livro revela todo o seu peso e importância para o delineamento atual dos conceitos de "esquerda" e "direita". Trata-se de uma obra que deve ser lida por todos os que se interessam pelos estudos da política.

Gisele 19/11/2021

Leitura cansativa e grande parte dos conceitos específicos para a realidade italiana. Porém, apresenta bons pontos informativos.

Simone 21/09/2021

Esse livro é recomendado para quem já tem um entendimento sobre os espectros políticos.
Para mim que estou iniciando no estudo sobre o assunto, senti que o livro me confundiu muito.
Basicamente o autor fala que tanto a direita quanto a esquerda usam teses similares especialista no tocante a igualdade e liberdade.

Luiz 26/08/2021

O debate de direita e esquerda continua.
Livro: Direita e Esquerda: Razões e significados de um distinção política

Autor: Noberto Bobbio

"[...] a pessoa de esquerda é aquela que considera mais o os homens que têm em comum do que o que os divide, e a pessoa de direita, ao contrário, dá maior relevância política ao que diferencia um homem do outro do que ao que os une, a diferença entre direita e esquerda revela-se no fato de que, para a pessoa de esquerda, a igualdade é a regra e a desigualdade, a exceção. Disso se segue que, para essa pessoa, qualquer forma de desigualdade precisa ser de algum modo justificada, ao passo que, para o indivíduo de direita, vale exatamente o contrário, ou seja, que a desigualdade é a regra e que, se alguma relação de igualdade deve ser acolhida, ela precisa ser devidamente justificada."

Bobbio faz uma análise das diversas perspectivas de definições entre Direita e Esquerda ao longo dos anos e contrasta com a sua própria, supracitada.

Ainda que seja bem interessante sua forma de fazer tais análises e definições, me parece ser um tanto estranho partir justamente do pressuposto da igualdade para tal definição, porém é um leitura interessante para uma perspectiva política, sabendo-se que existiram vários que abordaram o tema antes dele.

João 24/07/2021

Segue atual!
Apesar de ter sido escrito em meados da década de 90, a obra continua atual, abordando uma temática polêmica de forma clara e objetiva, se tornando essencial dentro da filosofia política.

O autor se propõe a definir a direita e a esquerda dentro da política. Para tal, ele inicia seu pensamento consolidando a importância da aplicação e análise dos termos, rebate argumentos contrários a essa classificação, como o de Sartre, e reafirma seu ponto de vista de que os termos estão mais vivos do que nunca.

Bobbio traz sua visão sobre algumas díades além de direita-esquerda, como extremismo-moderantismo, trata dos tipos de centro que existem, aborda rapidamente sobre os "verdes" e outros temas.

Seu ponto central sobre a distinção dos termos é em relação a como cada lado apreacia o conceito de igualdade, mostrando as duas visões antagônicas de Russeau e Nietzsche para exemplificar como essa questão pode gerar percepções completamente diferentes. De acordo com sua tese, a esquerda buscaria a igualdade, mesmo em detrimento da liberdade, e a direita a liberdade, mesmo que ela gere desigualdade. Através dessa classificação, unida a díade extremismo-moderantismo, descreve alguns dos vários tipos de direita e esquerda.

Um fato interessante, bastante positivo ao meu ver, é o autor deixar claro seu posicionamento, sendo, dessa forma, honesto com o leitor e assumindo a intenção de ser o mais coerente possível. É uma obra muito importante para ciência política, apesar de não se aprofundar nos temas abordados. Recomendo demais para quem se interessa pelos assuntos tratados.

Hugo.Lousada 09/06/2021

Ótimo livro
Trata-se de filosofia política básica, a diferenciação entre direita e esquerda tal como as vertentes principais de cada lado.

É realmente muito bom, com linguagem não muito difícil. O autor desvenda e retira as cortinas da esquerda e da direita de uma maneira muito interessante.

Apesar de ser um livro bem curto (as últimas 40 páginas são apêndices), é um tanto denso, com bastante conteúdo.

Não tenho grandes reclamações sobre esse livro, ele é maravilhoso. Indico pra quem gosta de História, Sociologia, Política, História da Política e assuntos próximos!