Cartola

Cartola Arley Pereira

Resenhas - Cartola

Grindi 25/01/2024

Uma biografia leve e surpreendente
Ainda estou empolgada com tantos fatos interessantes do livro.. a origem do codinome Cartola, a fundação da Mangueira, a paz do Casal Zicartola!

O autor não coloca os acontecimentos de forma tão linear.. O que no início, me deixou um tanto inquieta, mas logo percebi o quando deixou os fatos mais surpreendentes e o leitor mais curioso por relacioná-los!

Particularmente meu pai é um admirador do Cartola, o que me fez ter um grande carinho nessa leitura!

Mumu 22/06/2011

Ele sabia sentir o sentimento.
Cartola é um daqueles personagens enigmaticos, daqueles que você acredita saber tudo a respeito, mas descobre sempre mais e mais. Bem este livro de Arley Pereira, que era amigo do Cartola, conta a vida desse ilustre cidadão brasileiro revisitando cada etapa da vida do "Divino".

Muito bem escrito, não deixa passar ninguém, todos os personagens que conviveram com Cartola (Heitor dos Prazeres, Nelson Cavaquinho, Paulinho da Viola, Noel Rosa, Carlos Cachaça entre outros) estão magistralmente citados no livro. Há um espaço muito bem cuidado para as tão importantes mulheres de Cartola, Dona Deolinda e Dona Zica.

O livro é tão bem escrito e empolgante, em dinamica de leitura, que terminei em uma sentada. Depois ainda folheei algumas historias e revi as fotos.

Acredito que o livro mostra exatamente o que o Divino sabia fazer melhor, sentir o sentimento.