Mar Morto

Mar Morto Jorge Amado

Resenhas - Mar Morto

juliana.spineli 26/05/2022

Simplesmente MA-RA-VI-LHO-SO
Virou um dos meus favoritos, da pra sentir na pele a angustia da Livia quando Guma vai pro mar , e o amor dele pelo mar e por Iemanjá , o companheiros dos mestres de saveiro , a vida deles , as dificuldades , tudo ...
Quase chorei com o final .

Juliana 21/05/2022

Livro muito bom. Como outros do Jorge Amado, relata uma época da história do Brasil. A crítica social está bem exposta, mostra a realidade pobre e triste dos trabalhadores do mar. Muito emocionante.

Nessa 16/05/2022

O mar é vivo.
Que Jorge Amado tem uma sensibilidade com seus personagens eu já cansei de falar. Nunca fiquei tão preenchida lendo um livro. Não digo que é o melhor livro de Jorge que já li, mas que foi o mais intenso e poético.

O título do livro já denuncia o fim. Mas para mim, o mar é vivo. Vivo com as memórias de todas as mulheres que perderam seus amados nas águas de Janaína. Vivo na memória daqueles que o amam.

E é por isso que é doce morrer no mar.
José Amorim 09/06/2022minha estante
Qual o seu favorito dele?

Nessa 10/06/2022minha estante
Até então, Gabriela Cravo e Canela

Josana.Baltazar 13/05/2022

Uma linda e triste história de amor, mas tbm a história de homens e mulheres que vivem no cais, na nossa amada Bahia, a miséria que vivem, o amor ao mar e a Iemanja, trás a força da mulher e a força do mar, trata tbm de escolhas e crenças. Gostei e indico a leitura do mestre Jorge Amado, meu primeiro livro do autor amei a escrita

Leticia2510 09/05/2022

Mar Morto
Que linguagem mais diferenciada, nunca havia lido um livro tão poético e com essa linguagem simples, foi uma experiência maravilhosa, de verdade

Zé Vinícius 18/04/2022

Uma aventura desventurada do cais da Bahia
Confesso que não havia lido nada de Jorge Amado antes de começar esse livro e, após lê-lo, vislumbro esse fato com o carinho de uma pessoa que prova um dos melhores vinhos na sua primeira bebedeira. Em Mar Morto, Jorge amado nos leva a uma época relativamente distante e acompanha um povo entregue ao mar tendo somente a crença em Iemanjá como um alento e proteção contra o mundo desigual e cruel que os cercavam. Melancolia poética, diálogos mundanos e ao mesmo tempo profundos, uma ambientação deliciosamente imersiva e personagens icônicos e complexos: Mar Morto nos entrega uma mitologia, uma realidade e uma maré de sentimentos. Uma leitura surpreendente que faz rir, palpitar o peito e chorar a face. Super recomendo. Viva a literatura nacional!!!

allebasæ 04/04/2022

Mar Morto, Vidas Mortas
Essa obra-prima merece ser lida e relida, quantas vezes você quiser extrair dela as miudezas da vida dura de veleiro, de pescador, de quem mora em cidade litorânea e vive em contato com a água, a areia, os peixes e as gaivotas, pessoas simples e humildes.

Mar Morto é a síntese dessa vida praiana dura, que rodeia uma história de amor ardente, beijos e os "ai ai ai" da paixão. Entre as redes penduradas e as velas levantadas, esse romance curto de transporta para essa Bahia do século XX, tão característica desse autor que tenho muito carinho por sua escrita, por sua escolha afiada de temas e em como ele consegue nos dar personagens tão vivos e cotidianos, mesmo lendo em um século tão distinto e "distante" do dele.

Esse livro é um dos meu xodós, estarei relendo para trazer de volta a memória a histórica com mais precisão, refrescar diálogos e sensações & emoções sentidas, traçar agora trechos e destacar o que internamente vibrei ou chorei para fazer uma análise mais detalhada. Mas por hora, diante essa primeira edição que li, tenho apenas as mais graciosas saudações à essa obra que tive a oportunidade de ler.

William LGZ 30/03/2022

Emocionante, profundo e maravilhoso.
Definitivamente uma das melhores leituras de 2022 para mim, se não a melhor, até agora. Um livro extremamente poético e emocionante que simplesmente amei mesmo que não fosse o meu tipo de leitura!

Jorge Amado não cansa de me surpreender e me encantar em cada um de seus livros, mesmo tão diferentes um dos outros.

A profundidade da narrativa deste e sua beleza me emocionaram demais em diversos momentos, e mesmo seguindo com uma linguagem mais filosófica eu não ficava entediado ou sem vontade de acompanhá-lo em momento algum.

Eu sou incapaz de apontar defeitos sobre esta obra, principalmente ao lê-la como um produto de sua época a acho ainda mais perfeita, e recomendo demais e urgentemente sua leitura! Principalmente para os fãs de clássicos, mas acredito que não ser um não é um bloqueio também.
Rodrigo 30/03/2022minha estante
Foi o melhor Jorge Amado até agora?

William LGZ 30/03/2022minha estante
Pra mim sim! Mas além desse apenas li Tieta do Agreste e Farda Fardão Camisola de Dormir hdkshdkfjd

ju 30/03/2022minha estante
deu muita vontade de ler esse!

Ãlex Santos 31/03/2022minha estante
??????

Emilly 17/03/2022

Nunca decepciona
Muito bom.
Jorge Amado tem histórias incríveis que fazem vc se apegar a cada um dos personagens. Senti um pouco de raiva de Guma mas faz parte.
O final eu já imaginava que seria assim.
Recomendo.

Montillowski 13/03/2022

É doce morrer no mar...
"Muito caminhou Lucia, e ao longo de seu caminhar ia sempre acompanhada pelos ecos daquelas vozes distantes que ela tinha escutado, com seus olhos, na infância. Lucia não tornou a ler aquele livro. Não o reconheceria mais. O livro cresceu tanto dentro dela que agora é outro, agora é dela."

Trecho do conto "A função do leitor/1" de Eduardo Galeano, no "Livro Dos Abraços".

É assim que me sinto depois de ouvir as vozes dos personagens e as músicas cantadas no cais, com meus olhos, nessa obra criada (ou contada) de Jorge Amado. Como se o livro tivesse crescido tanto dentro de mim que agora é outro, que agora é meu.

Mariana 11/03/2022

Bem capaz de você não gostar
Se a repetição de falas ou pensamentos das personagens reforça a intensidade de seus desejos em Capitães da areia e Gabriela, aqui, acaba ficando chato, repetitivo e massante.
O livro traz um paralelo interessante entre enredo, umbanda e complexo de édipo (lenda grega e psicologia), mas desperdiça tudo com personagens sem carisma e uma narrativa cansante. Se terminei foi pq me forcei ...

Lorenna.Lory 07/03/2022

É doce morrer no mar...
Jorge Amado é um gênio. O livro conta a história do dia a dia dos marinheiros, do porto, das idas e vindas do Saveiro e de Iemanjá.
Iemanjá, deusa de cinco nomes que lança seus cabelos prateados nas águas nas noites de luar, solta sua fúria nas tempestades e é amante para quem perde sua vida nas águas.
O livro é muito lindo, simbólico, leve de ler e retrata tão bem o cotidiano da população ligada ao mar que nos sentimos igualmente ligados ao mar.
Ao mar que de tudo é dono, mar que é belo, é verde água, outros dias é quase roxo que reflete os raios das poderosas tempestades. O mar que completa o ciclo da vida também se torna límpido para aqueles que vão encontrar Iemanjá e morto para quem dependente do cais teve que ficar.

Christiane.Souza 05/03/2022

Primeiro contato com a escrita desse autor e já posso dizer que virei fã. Escrita poética e fluida, nos faz vivenciar a história real. Já quero ler outros livros de Jorge Amado!!!

Letícia.Paradela 28/02/2022

Emocionante, mágico
Esse é o segundo livro que leio do Jorge Amado (o primeiro foi capitães da areia) e preciso destacar aqui como a escrita dele é apaixonante e linda! Em "Mar Morto", o autor conta a trágica história de amor de Lívia e Guma, na mágica atmosfera do porto e do cais da Bahia e entre a pobreza e a morte que permeiam a existência dos marinheiros e de suas famílias.

O destino dos homens do mar é afirmado em toda a obra, assim como a tristeza de suas mulheres. É uma tragédia extremamente fascinante, poética e profunda. Um livro lindo, que celebra os mistérios do mar e a junção entre amor e morte. Maravilhoso!