Mar Morto

Mar Morto Jorge Amado

Resenhas - Mar Morto

Luciana.Lira 06/03/2024

A vida real
Que leitura incrível, envolvente e ao mesmo tempo triste. É a realidade de quem tira do mar o seu sustento. A história apresenta o triste encontro de trabalhadores do mar com Janaína, ao mesmo tempo encantadora, bela e perigosa. Realidade e fantasia se misturam no ritmo da maresia.

Longa 29/02/2024

A vida no mar sempre me encantou e revisitar esse livro foi um grande prazer. A forma de escrita simples de Jorge, como se fosse um dos personagens, nos deixa confortáveis na leitura.

Rodrigo 22/02/2024

Não se abandona o mar
Meu autor brasileiro predileto, Jorge Amado já mostrava, desde o primeiro romance, seu amor poético à Bahia.

Narrando as lutas e amores de um povo guerreiro e sofrido, o autor constrói o imaginário do cais e das viagens que rasgam o território de Iemanjá. Ela acompanha tudo: atenta, amorosa; severa!

O início do livro é um tanto repetitivo, com a insistência sobre as qualidades do mar, bem como sobre o destino imutável dos marítimos. Após alguns capítulos, o autor sossega, e a história se desenvolve, com toda a beleza característica da obra de Amado.

Nutri expectativas sobre um levante dos marinheiros, que se materializa apenas parcialmente. Assim, o autor propõe o embrião de uma revolução que fica para o futuro. No entanto, isso também demonstra a realidade: a vida é luta que se ganha a cada pequeno passo. Mais real, impossível.

Terminei o livro devastado, mas Jorge Amado me avisou: "ninguém pode nascer ou morar no mar sem o amar como amante ou amigo. Pode-se amar o oceano com amargura. Pode esse amor ser medo ou ódio. Mas é um amor que não se pode trair, que nunca se abandona. Porque o mar é amigo, é doce amigo" (p. 249).

Recomendo demais!

Rodrigo 22/02/2024minha estante
acho que sua resenha deveria estar marcada como spoiler! rsrsrs

Raissa844 26/02/2024minha estante
Nossa, você deu spoiler do livro, um baita spoiler. Que chato!

Natty 18/02/2024

Mar de Paixões,Mortes e Aventuras
A canção diz que é doce morrer no mar...e talvez seja porquê todos os homens marítimos tem uma história pra contar e aumentar,muitas vezes.Mais no cais do porto do Mar Morto tudo é tudo mágico,misterioso e Iemanjá, a rainha do mar sabe do destino os pescadores.?

Guma e Lívia sabem disso,e vivem intensamente suas vidas e amores porquê todo dia pode ser o último de uma noite de amor.O saveiro Valente se falasse...?

Com uma linguagem poética cheia de paixao,desejos de corpos quentes sobre outros o autor não escreveu nada vulgar sobre o sexo.Muito pelo contrário, o amor ,a paixão é vivido pela vontade de estarem juntos e não apenas por prazer.

Mais uma vez um dos meus livros preferidos??.

Maria 17/02/2024

Sinestésico
Eu gosto muito de livros com temática de mar, e com Mar Morto não foi diferente. Foi a minha primeira leitura de Jorge Amado, foi uma leitura obrigatória para vestibular, mas que nem por isso deixou de ser cativante. Eu diria que aqui, o mar é um personagem a parte, talvez até o personagem principal. Com certeza irei procurar mais obras do autor.

Jonathan153 14/02/2024

Um dos mais belos e mais tristes livros já escritos na Literatura Brasileira. Infelizmente teve uma péssima adaptação na globo.

Eduardo.Silva 08/02/2024

O destino fatalista dos homens do mar
O livro mais lírico e sério que já li do Jorge Amado, mas carrega aquele forte teor de retrato da vida baiana de todos os seus livros. Em alguns momentos, parecia que as narrações e falam se repetiam, mas percebi que faz parte da descrição das vidas destas pessoas. A morte inevitável dos homens do mar, a espécie de prisão e fascínio que sempre os impede de abandonar o cais. É um tanto melancólico a fatalidade do destino, bem diferente do que estou acostumado com o autor.

Zorro_do_cerrado 24/01/2024

É Doce Morrer no Mar
A Bahia de Dori Caymi e Jorge Amado nasce neste livro, alegre, pulsante, cheia de vida e cultura. Influenciou diversas produções artísticas, cinematográficas e principalmente literárias por construir de forma sólida a primeira visão da Cidade Baixa da Bahia!!!

Hoje, infelizmente, quase um século depois resta quase extinta a centenária cultura dos saveiros que cobriam o mar da Bahia de todos os santos com várias cores dando ainda mais graça e cultura ao mar, entretanto os que restam são bravos saveiristas que como Guma sabem que É Doce Morrer no Mar nos braços de Janaina....

F!

OSSSS

Céu cheio de estrelas 23/01/2024

Ah, a Bahia de Jorge
Como todo (?) Livro de Jorge Amado, Mar Morto é um ode à Bahia e aos baianos, e aqui especialmente enfatizando o que de mais lindo existe nesse Estado brasileiro: o mar, a pele preta, e o candomblé.
O livro é pra lá de poético, o mais lírico que li até hoje do autor. Nesse, o coadjuvante é o mar, quase uma personificação divina, não fosse o protagonismo maior ainda de Iemanjá, a deusas das águas. Apresentados os principais e mais adorados elementos da obra, passa-se então a Guma, um jovem que foi criado por seu tio mestre de saveiro e segue o mesmo ofício e mesmo amor pelas águas do reconcavo baiano, amor que é estendido depois para Lívia, sua namorada. Através da historia de paixão dos jovens mergulhamos nas dores ( e algumas delícias) da profissão de pescador, da falta de oportunidades, das alegrias do povo pobre, do apego à religião pra suportar aquela vida sofrida e injusta para homens que se aventuram em águas inóspitas e para suas mulheres que ficam esperando o pior acontecer, com a resignação que só os mártires e santas podem ter.
É doce morrer no mar...

Clebeca 19/01/2024

História envolvente
Uma leitura bastante fluida, história com personagens fortes e toda uma mitologia por trás do enredo. Um livro muito bom, mais um de Jorge Amado que gostei.

@szpbl 13/01/2024

É doce morrer no mar
Apesar de ser minha primeira leitura de Jorge Amado, já tinha expecativas altas. Fiquei encantado. Pretendo continuar a ler mais obras do autor.

Embora o tema seja apresentado a partir da história de Guma e, posteriormente, da união com Lívia, a cultura dos navegadores da Bahia é ricamente apresentada pelo escritor.

Poeticamente descrito, o mar baiano de Jorge Amado é deslumbrante. Sob a proteção de Janaína, os marítimos fazem suas viagens e vivem o código que foram destinados a seguir - entregar-se a ele por completo.

Destino tão forte que Lívia, mesmo sempre tentando afastar o filho desse futuro, acaba ela mesmo assumindo o saveiro de Guma para que ele seja herdado pelo menino.

A escrita simples e cheia de significados traz uma discussão política de forma relativamente sutil e sem fantasiar um futuro perfeito com a solução rápida.
Fernanda 25/03/2024minha estante
leia Capitães de Areia, você vai se apaixonar mais aindaaa

Fernanda 25/03/2024minha estante
Na verdade, todas as obras de Jorge são perfeitas. Não tem um ruim

Vinicius.Chiquito 31/12/2023

História/Romance Homérico
Particularmente está entre meus livros favoritos, o vocabulário, a forma com que a trama se desenvolve, a paixão e a dignidade dos "saveiros e homens do mar, que buscam sua sobrevivência naquilo que aprenderam a amar e respeitar".
É o tipo de livro que te deixa triste por terminá-lo (rsrs) E claro, Jorge Amado, esse gigante da literatura, consegue dar vida aos personagens, me passa a impressão de que conseguirei enxergar GUMA, RUFINO e o velho FRANCISCO nas ruas das cidades da Bahia.
Realmente MARAVILHOSO.

revista suja 29/12/2023

MEU DEUS
Incrível, incrível e incrível. É um livro ótimo pra quem deseja se acabar de chorar, emocionante, te faz apegar aos personagens de uma maneira até inexplicável. Tudo é lindo. Tudo é doce. Como o mar é doce, como o mar é lindo. Nossa, me encontro devastada.