Mar Morto

Mar Morto Jorge Amado

Resenhas - Mar Morto

Carolina.Palomo 30/10/2023

É doce morrer no mar
No meio da leitura descobri o álbum ?canções praieiras? de dorival caymmi (recomendo pra todo mundo que for ler ou ja lei) a mistura da música com a leitura simplesmente me fez entrar em conexão profunda com o livro. Um romance que traz a beleza e simplicidade da vida no cais. Leve, profundo, bonito.

Giaquelli 27/10/2023

Venha conhecer a vida na beira do cais
Venha conhece a vida na beira do cais, dos saveiros, suas mulheres, a vida da gente que vive e depende do comércio dali.
Aqui conhecemos a história de Guma, um rapaz que começou a vida de Saveiro muito cedo ensinado pelo tio Francisco, cheio de sonhos e esperanças sobre sua vida. Sempre ligado muito ao mar, de uma grande fé em Iemanjá e com o sonho de explorar o mundo. Junto dele, temos diversos personagens que vão mostrando sua trajetória pessoal e te envolvendo cada vez mais na história, com a sua forma de ver a vida, suas convicções, conquistas e derrotas.

Jorge amado como sempre não decepciona! trás essa história do povo brasileiro mostrando todos os lados e como as pessoas são: nem toda boa nem de toda ruim. Talvez por isso seus personagens sejam tão apaixonantes, você sentir suas angústias junto com eles, suas dores, suas alegrias, seu dilemas, as vezes sentir raiva de suas atitudes e outras vezes até orgulho. Ver essa gente com a vida sofrida mas muito batalhadora e mesmo com tantas dificuldades, felizes, religiosas e sempre esperançosas de uma vida melhor.

Vinicius.maris 23/10/2023

"É Doce Morrer no Mar"?
"Mar Morto", de Jorge Amado, superou todas as minhas expectativas. Uma história perfeitamente construída, repleta de reviravoltas e críticas sociais, narrada de forma lírica que envolve o leitor do início ao fim. Com maestria, Amado nos transporta para a Bahia, para a beira do mar, onde podemos sentir a intensidade da vida dos marinheiros e a magia que permeia o cais.

Suas descrições poéticas nos fazem mergulhar nas águas profundas que guardam tantos segredos e histórias dos saveiros e suas tripulações. O livro é um verdadeiro mergulho na cultura baiana, repleto de referências e personagens marcantes. Através do dilema dos marinheiros, "É doce morrer no Mar", somos levados a refletir sobre a relação entre o homem e o mar, entre a vida e a morte. É uma obra rica em emoção e beleza, que nos faz apreciar ainda mais a grandiosidade da literatura de Jorge Amado. Como é descrito no último verso do livro, "o leitor que mergulha nestas águas entenderá o motivo".

Esse romance clássico, uma experiência eterna, com palavras tão belas e ternas. Levo para a vida, a estética sublime, desse livro a me encantar.

Ps:Até playlist esse livro ganhou, pois tem várias músicas e canções que me fazem lembrar dessa história que me veio a cativar.
carlosmanoelt 13/05/2024minha estante
simplesmente incrível!

Vinicius.maris 13/05/2024minha estante
??

Fabiana 19/10/2023

Sensibilidade
Jorge amado tem um jeito especial escrever, de nos fazer viver os pensamentos dos personagens e sentir tudo que eles sentem. Leitura necessária!

saraguiarz 18/10/2023

?porque o mar é amigo, é doce amigo. e talvez seja o próprio mar a terra de aiocá que é pátria dos marítimos?

isa farinacio 18/10/2023

Não sei exatamente o que estava esperando, mas com certeza não era uma narrativa bonita desse jeito

No início teve aquela estranheza de me encontrar com um mundo muito diferente do meu, mas conforme a história avançava me vi completamente envolvida pelos dramas e lutas dos personagens

E a prosa poética maravilhosa??? (tenho um fraco por livros assim rs)

Quem quer me levar pra Bahia?

Obs.: só n ganhou 5 estrelas pq os homens tretando por besteira me deram raiva

Mariana 12/10/2023

Paquete voador
Melhor livro do Jorginho ! Amei muito a narrativa . Muito lindo como o Jorginho fala da dor e da vida sofrida dos mestres de saveiro de uma forma doce e poética. Na obra , È retratado o amor de Lívia e Guma e é emocionante a história dos dois.

Carla.Parreira 07/10/2023

Mar morto
A historia em si tem um estilo de lenda por expor as tragédias de Guma e Lívia. O romance trata da vida e costumes das pessoas e principalmente pescadores do recôncavo baiano, na cidade de Salvador, Bahia. Mostra também as tradições religiosas do candomblé, descrevendo as crenças nos orixás enquanto deuses africanos. Jorge Amado mostra neste romance o trabalho dos homens do mar e a preocupação de suas esposas, mães e filhos com respeito à sua volta para casa. Os diálogos dos personagens são escritos com o linguajar típico da região. O livro detalha o respeito que todos sentem com relação à ?deusa do mar? e às festas típicas em homenagem a ela. Iemanjá é conhecida por muitos nomes. Os canoeiros a chamam de Dona Janaína, os pretos de Inaê, Princesa de Aiocá e as mulheres que esperam por seus homens a chamam de dona Maria. Iemanjá adora as noites de lua cheia, o canto dos negros e as preces das mulheres do mar. É ela que causa as tempestades e escolhe os homens que levará para as profundezas do mar. Os marinheiros têm sua crença de que os raios da lua são os cabelos da mãed?água que surgem na superfície das águas fazendo-a ficar prateada. Os negros tocam, dançam e dão presentes para ela. Além disso, o livro conta sobre o fato de Iemanjá ser mãe e esposa, pois diz que as águas do mar surgiram quando seu filho Orungã a possuiu. Ela o teve com o deus da terra firme chamado Aganju. Essa história eu ainda não escutara. Orungã cresceu sendo o deus dos ares, de tudo o que fica entre o céu e a terra. Mesmo rodando o mundo e os ares ele nunca conseguiu deixar de sentir veneração, paixão e admiração pela mãe. Ela era a mais bonita de todas e os desejos dele eram todos para ela. E um dia, não resistiu e a violentou. Iemanjá fugiu e nisso seus seios romperam-se surgindo as águas, e também a Bahia de Todos os Santos. E do seu ventre, fecundado pelo próprio filho, nasceram os orixás mais temidos, aqueles que mandam nos raios, as tempestades e trovões. É por isso que os marinheiros crêem que ela ama os homens do mar como mãe enquanto eles vivem e sofrem, mas no dia em que morrem, são levados por ela para serem seus maridos. O livro conta mais um monte de coisas entremeio ao romance principal. Até que é um livro legal.

arqueofarias 06/10/2023

Mais uma obra prima do mestre Amado. Não há mais o que dizer pelo tanto que eu amo ler as suas obras. Essa narrativa, Diferente dos outros romances dele que eu li, Traz uma linguagem mais dramática e poética e foi isso o que me pegou e me arrebatou. Os personagens são maravilhosos e bem construídos. O mar é um grande personagem, Vilão e mocinho dessa história. Simplesmente incrível.

?É doce morrer no mar??
Guma, nunca esquecerei.

Beca 06/10/2023

Maravilhoso demais
Meu Deus que livro incrível, cheio de cultura,cheio de aventura,amor,etc fazia tempo que não ficava tão presa num livro assim,espetacular demais . Não bati o santo com Guma de início,no meio quase gostei,me decepcionei dnv kkkk e no fim já gostava mais dele,não tava esperando esse final. Já a Lívia gostei dela desde o início, sempre sonhando e com medo de perder o amor da vida dela,lutando pela família,mulher incrível demais,as histórias são maravilhosas e chocantes o livro é composto de contos da vida de Guma,muito bom,acho que se não fosse pelo vestibular que pretendo fazer nunca teria conhecido esse livro e aprendido tanto com ele.

Bru 01/10/2023

Odoyá
Primeiro livro que leio do Jorge Amado e foi uma surpresa muito boa. A carga cultural presente no enredo remete-nos à uma ancestralidade que, muitas vezes, ignoramos. A religião afro é representada com tamanha beleza que é difícil não se emocionar com a angústia e amor dedicados ao mar por Guma.

emiS2 26/09/2023

Jorge amado é um sentimento
QUE LIVRO SENTIMENTAL LINDO E TRISTE
o jorge amado sabe como construir uma história que te faz sofrer e sorrir, refletir e se indignar
mesmo com o romance em primeiro plano nenhum dos outros aspectos ficou para trás, me apaixonando cada vez mais por esse autor

Ana Carolina 24/09/2023

É doce morrer no mar...
Que livro bonito.
Era livro de ler aos poucos, sorvendo, e agradecer a todo momento a quem inventou a linguagem, essa magia humana de colocar sentimentos em símbolos - e depois decodificá-los na leitura.
Era de parar de ler por achar tão bonito, passar minutos perdida no mar da Bahia, pois o domínio de Iemanjá dos Cinco Nomes é belo demais...

isadora979 23/09/2023

Impecável
Perceptível como o autor consegue, nas entrelinhas, interligar a realidade dos ribeirinhas em uma simples e concreta história. perfeito.??