Anticâncer

Anticâncer David Servan-Schreiber

Resenhas - Anticâncer

Sandra 13/02/2024

Anticâncer
A história de um médico que se descobriu portador de um câncer aos 30 anos. Descoberta totalmente inusitada. É o princípio de uma saga na pesquisa e descoberta do que pode estimular o sistema imunológico a criar as defesas necessárias para vencer a doença.
O livro traz inúmeras pesquisas e dados. E conclui como essencial, a atenção à
atividade física, alimentação, meditação ou tempo para si mesmo, a serenidade e saúde mental, além do tratamento médico como fatores para prolongar o tempo e a qualidade de vida com o diagnóstico.
Recomendo a leitura. Me permitiu entender melhor o processo e garantir sobrevida de qualidade até agora.

Bruna 04/01/2024

Não é charlatanismo. Leia antes de julgar.
Esse livro não recomenda que não se use os tratamentos tradicionais para tratamento de câncer. Ao contrário, ele propõe mudanças no estilo de vida para o seu sistema imunológico seja fortalecido de forma que potencialize os tratamentos tradicionais bem como ajude seu corpo a ter mais chances de vencer o câncer ou tentar prevenir.

Em momento algum o livro promete cura ou desencoraja o uso de quimioterapia, radioterapia, cirurgias e outros métodos de tratamento contra o câncer.

Este maravilhoso livro deveria ser lido por todos para promover saúde de modo geral, independente do câncer. Existem tantas informações valiosas nele, que seria impossível resumir todas aqui. Mas deixo esse trecho para incentivar a leitura:

?A medicina ocidental que trata uma doença determinada com uma intervenção ou um medicamento preciso é maravilhosamente eficaz em situações de crise. Todos os dias, ela salva vidas graças a uma operação de apendicite, à penicilina para uma pneumonia, à epinefrina para uma reação alérgica aguda. Mas ela revela rapidamente seus limites quando se trata de doenças crônicas. O exemplo do infarto é sem dúvida o mais marcante.

Uma paciente chega à emergência à beira da morte ? pálida, sufocando, o peito esmagado pela dor. A equipe médica, guiada por anos de pesquisa de ponta com dezenas de milhares de pacientes, sabe exatamente o que fazer: em alguns minutos, o oxigênio corre como um fluxo pelas cânulas nasais, a nitroglicerina dilata as veias, o betabloqueador diminui a frequência cardíaca, uma dose de aspirina impede a formação de coágulos adicionais e a morfina alivia a dor. Em menos de dez minutos a vida daquela mulher foi salva. Ela respira normalmente, fala com a família, chega a ser vista sorrindo. É este o milagre da medicina no que ela tem de mais espetacular, e de mais admirável também.

Contudo, para além desse sucesso maravilhoso, a doença propriamente dita ? a obstrução progressiva por placas de colesterol das artérias coronárias acometidas de uma inflamação crônica ? não foi tocada pela intervenção dos médicos da emergência. Mesmo a instalação de um stent, essa proeza técnica que consiste em colocar um pequeno tubo no interior da artéria coronária entupida para restabelecer o fluxo sanguíneo, não impede suficientemente as recaídas. Para evitá-las de maneira mais duradoura, é preciso mudar o terreno: corrigir a alimentação, modificar a atitude mental e reforçar o organismo por meio de exercício.

As descobertas recentes sobre os mecanismos de desenvolvimento do câncer nos levam a uma conclusão similar. O câncer é a doença crônica por excelência. É pouco provável que possamos suprimi-lo focalizando todos os nossos esforços nas técnicas de tratamento dos tumores.?

É importante ressaltar que há muita, muita mesmo, base científica permeando o livro todo. Mas é preciso se atentar: não há patentes sobre alimentos e, consequentemente, nenhuma vantagem financeira em se investir em longas pesquisas sobre o tema. Por isso, não espere que tudo seja absolutamente comprovado por meio de pesquisas.

Não concordo com absolutamente tudo que o livro recomenda, mas ainda assim não deixo de recomendar que todas as pessoas leiam!

Ju Ragni 08/12/2022

Conhecimento valioso
Achei esse livro muito útil e valioso para o conhecimento da luta contra o cancer. A abordagem proposta é diferente da medicina tradicional, que se concentra em destruir as células cancerosas com remédios poderosos, e conjuntamente a isso, destrói também as células de defesa do organismo, pois é impossível separá-las no ataque. Aqui, a proposta inicial é retirar a alimentação do tumor ao invés de atacá-lo. Não deixar que ele se desenvolva. E isso é conseguido através de alimentação anticancer, uma alimentação saudável, que além de combater o cancer serve para prevenir várias outras doenças. Além disso, essa segunda edição traz uma parte voltada para os benefícios da meditação, yoga, exercícios e mudança da forma de pensar que podem ajudar no tratamento. O autor é um médico que teve um cancer agressivo, que se encontra estacionado, embora no diagnóstico tivesse sido desenganado e posteriormente, sofrido rescidiva. Como sua teoria é recente, traz pesquisas e estudos que ainda não são referendados pela medicina tradicional, o que sabemos, leva muito tempo para acontecer. Mas sua bibliografia é muito vasta, ancorando bem sua teoria. Um livro intrigante e desafiador, que nos faz pensar bastante no que traz nas entrelinhas: o poderio economico da industria farmacêutica, que leva a medicina tradicionail a recusar a tentativa de métodos alternativos em pacientes que poderiam se beneficiar deles. No final desta edição há ainda um Plano de Ação Anticancer, um adendo para ser salvo e consultado com frequência.

Dea 14/05/2022

Qual sua escolha?
Penso que é sobre isso que fala esse livro: Escolhas. Seja na descoberta ao ouvir um diagnóstico, seja no tratamento difícil que se segueba este, seja no pós tratamento e todas as incertezas que ocorrem com ele, sempre serão escolhas.

Escolhas no modo de ver a situação, escolhas no estilo de vida a se adotar ou não, escolhas em sempre estar com a mente aberta para acolher novas possibilidades.

As práticas integrativas e complementares não são em absoluto práticas alternativas, ou seja, não substituem o tratamento convencional, mas elas podem melhorar e muito a qualidade de vida de pacientes que passam pelo tratamento, seja na gestão do estresse ou no manejo dos sintomas deste ou da Doença em si.

Nutriçao, exercícios, natureza, medicinas tradicionais, todas levam a essa reflexão: somos mente, corpo e espírito. Como temos cuidado desse templo e dessa dádiva concedida a nós chamada vida?

Embasamento científico, alguns ainda em estudo, escrita fácil e leitura muito proveitosa.

Dr David Servan-Schreiber até a data da publicação dessa edição ainda convive com o seu câncer, mas, segundo ele, ele convive bem com ele já há 18 anos. Faz a gente pensar, não é mesmo?

Super recomendo.

Polyane.Gimenes 16/04/2022

Livro interessante e muito informativo, traz várias mudanças que podemos fazer nos nossos hábitos (algumas bem simples) para ter uma vida mais saudável.

Bia Torrezam 10/10/2021

Gostei
Achei um livro muito bom, com várias dicas para previnir e tratar o câncer. Não sei se concordo com tudo, mas realmente vários dos pontos devem ser colocados em prática

Karine.Maco 05/08/2021

Mudança de vida
Esse livro mostra como a vivência de experiências que nos faz ficar perto da morte, como um câncer influencia as pessoas a mudarem os hábitos a fim de viver uma vida melhor. São mudanças desde a alimentação, prática de exercícios fisicos e a forma de lidar com os problemas cotidianos afim de evitar o estress. Esse livro mostra tudo isso com exemplo de estudos científicos executado por pesquisadores e experiências do próprio autor, que teve câncer no cérebro. É uma leitura super necessária, pretendo relê-lo no futuro.

Larissa 15/02/2021

Comprei esse livro para o meu pai, que já teve câncer de pele (melanoma) e câncer de próstata. Ele acabou não lendo, então resolvi ler por ele e contar para ele.

Porém, o livro foi transformador para mim. Ele não fala só de câncer como eu imaginei, mas sim de como ser saudável. Tudo aquilo que sempre admirei na medicina tradicional chinesa e indiana, vi explicado com embasamento científico!

Vou tentar colocar em prática esse guia de como viver mais e melhor, tanto na minha vida como na de meu pai.
Adorei sua resenha!
Saúde e paz para o seu pai, você é sua família ?

Claudio 04/01/2021

A Cura
Nesta obra o autor procura aprofundar um pouco mais de sua experiência pessoal da luta contra o câncer ao descobrir um tumor aos 31 anos. Manteve em segredo sua doença por 14 anos, quando seu prognóstico a partir da descoberta do tumor era de poucos meses de vida.

O livro mostra com David procura formas de vencer o câncer. Reforça sua mudança de hábitos alimentares. Descreve uma série de dietas que ajudam a prevenir ou controlar o desenvolvimento de células cancerosas. Mostra como uma alimentação saudável por si só faz um enorme bem para o organismo. Também propõe a prática de exercícios físicos regulares e por fim desafia o leitor a ter uma nova postura em relação à vida. Sugere o uso de técnicas de meditação que auxiliam no conhecimento de si mesmo e promovem uma sensação de bem estar que ajuda a vida das pessoas em todos os sentidos.

Considero um livro inspirador pela experiência do autor, das sugestões que ele nos oferece e a oportunidade de revermos muito de nossos hábitos alimentares e o modo como lidamos com a nossa vida até o momento.

Gabriel Seixas 13/01/2020

Um legado do autor: uma lista com pequenos e grandes transformadores de vida
Primeiramente, este é um livro para todo mundo. Segue a informação na orelha da capa: “Um dia, um brilhante psiquiatra e pesquisador na área de neurociência resolveu substituir o estudante que ficara de comparecer a uma de suas experiências neurológicas. Entrou na máquina de ressonância magnética, mas seus colegas logo interromperam o procedimento com uma alarmante notícia: havia um tumor em seu cérebro. E pior: pessoas diagnosticadas com esse tipo de tumor poderiam ter, no máximo, seis meses de vida. O episódio ocorreu há quase vinte anos e desencadeou uma mudança radical no pesquisador. Determinado a compreender a doença, fez um extensivo levantamento de estudos científicos sobre alimentos, terapias complementares e fatores que poderiam ajudar na sua recuperação. O resultado é uma abordagem inédita: uma prática de prevenção baseada em evidências científicas que, associada a tratamentos tradicionais, contribui para uma poderosa biologia anticâncer.”
Tive a curiosidade de ler este livro por diversos motivos, porém o principal deles é porque estou estudando a área de terapias complementares e gostaria de aprender mais sobre o seu uso em pessoas com câncer. De que forma é possível complementar tratamentos convencionais? Quais terapias já foram utilizadas e o que os estudos dizem sobre seus resultados? O que o autor modificou em sua vida e o que aconteceu depois?
Todas as minhas perguntas foram respondidas ao longo do livro? Sim. E muito mais veio com elas. Algo que procuro estudar e praticar na minha vida são os hábitos saudáveis, sejam eles alimentares, de exercícios físicos, de pensamento, de atitude. E esses pontos também são abordados ao longo da história do David. “[...] O dr. Bouillet conhecia também os mecanismos múltiplos pelos quais a atividade física transforma toda a fisiologia: em primeiro lugar, ela reduz a quantidade de tecido adiposo, principal local de estocagem de toxinas cancerígenas – como nos ursos polares (ver capítulo 6). Na Universidade de Pittsburgh, Devra Lee Davis fala de nosso excesso de gordura como o “depósito de lixo tóxico” do corpo humano. Para ela, toda forma de atividade física capaz de reduzir a gordura – e com ela seu depósito de contaminadores – é o primeiro método de “desintoxicação” do corpo. Além disso, o exercício físico modifica em profundidade o equilíbrio hormonal. Ele reduz o excesso de estrógenos e de testosterona que estimulam o crescimento dos cânceres (particularmente os cânceres de mama, de próstata, de ovário, de útero e de testículo). Reduz também a taxa de açúcar do sangue e, consequentemente, a secreção de insulina e IGF (ver capítulo 6) que contribuem tão dramaticamente para a inflamação dos tecidos – e, através dela, para a disseminação dos tumores. Ele age até diretamente sobre as citocinas responsáveis pela inflamação, fazendo baixar seu nível no sangue. Finalmente, a atividade física – da mesma maneira que a meditação – atua diretamente sobre o sistema imunológico. Ela parece protegê-lo contra o estresse das más notícias. [...]”
Com muitos estudos científicos, história da evolução de comportamentos e hábitos de seres humanos em diferentes partes do mundo e também relatos de outras pessoas com câncer, este livro explora o desenvolvimento da doença, o que é feito atualmente, o que pode ser complementado e uma lista de pequenos e grandes transformadores de vida, criado pelo autor. Deixo aqui, de forma resumida, algumas de suas contribuições:
. Evitar os produtos químicos industriais quando for possível;
. Comer produtos orgânicos de animais alimentados a pasto;
. Reequilibrar a alimentação;
. Filtrar a água da torneira;
. Fazer 20 a 30 minutos de atividade física diariamente;
. Tomar sol durante 20 minutos por dia quando por possível;
. Praticar um método de autocentragem e tranquilidade;
. Resolver os traumas passados;
. Aprender a acolher as próprias emoções;
. Aprender a deixar as emoções se dissiparem sem se prender a elas e;
. Encontrar uma pessoa com quem possa compartilhar as emoções.
Viky.Lorenna 20/05/2022minha estante
Uau, que resenha mais completa!!!
Obrigada Obrigada Obrigada
Você é médico?

Estela 16/03/2018

Surpreendente
Melhor livro de não ficção que já li. Acompanhei as histórias dos pacientes e das pesquisas com a mesma curiosidade que sinto quando leio uma trama de suspense. O livro despertou tantas emoções que estou lendo uma segunda vez, agora conseguindo absorver os ensinamentos sobre alimentação.
Adorei sua resenha ?

Karine 24/01/2016

Todos deveriam ler
Apesar do título levar a conclusões erroneas antes da leitura (ah tudo da câncer,  não quero ler um livro depressivo,  não estou doente... ),  o livro é um verdadeiro guia para a vida. O autor,  médico psiquiatra,  aborda de forma leve (algumas vezes emocionante) e de fácil compreensão assuntos como alimentação,  bem estar,  mente, e como esse fatores influenciam na proteção (ou não) do nosso corpo. Não se trata de um manual "coma isso,  faça aquilo" mas sim uma reunião preciosa de informações e,  se assim quiser,  orientações. Comecei a ler o livro pelo interesse na nutrição,  mas o autor trás muito mais que a simples lista dos alimentos benefícios ou não;  ele mostra (com bases em casos reais e em pesquisas publicadas) a importancia do bem estar psicológico e o quanto a mente/sentimentos/pensamentos interfere no físico. Recomendo a leitura a todos :)

Claudia Cordeiro 28/02/2012

Excepcional
Livro que deveria ser obrigatório!

Luciana 11/09/2011

Conhecendo as nossas armas contra as doenças crônicas
Recomendo muito a todas as pessoas interessadas em recuperar e/ou manter a própria saúde não só em relação ao câncer como em relação a todas as doenças crônicas. Um resumo científico com referências bibliográficas confiáveis e acessível ao público leigo, mostra que uma mudança de paradigma na abordagem da saúde é necessária e urgente para a nossa sobrevivência na vida moderna. Parabéns e muito obrigada ao autor que prestou um grande serviço à sociedade!

Paula 16/01/2011

Excelente.
Mudou minha forma de me alimentar.
Recomendo muito.